É a hora do adeus ao Internet Explorer! Browser da Microsoft chega ao fim de vida esta semana
O Internet Explorer é um browser que é um marco da Internet e fez parte da sua construção ao longo dos anos. Esta proposta da Microsoft está presente há muito tempo e sempre foi uma das mais usadas pelos utilizadores em muitas situações.
O Internet Explorer teve o seu fim anunciado há algum tempo, com data definida e tudo. Esse momento chega esta semana e por isso é hora de dizer adeus a este browser. As alternativas não faltam e até a Microsoft tem uma nova proposta que todos estão a experimentar.
O fim do Internet Explorer chegou
Não é normal um software ter uma vida útil tão longa como o Internet Explorer. A Microsoft manteve o seu browser ativo por 27 anos, nem sempre da maneira mais lógica e atualizada. Ainda assim, foi capaz de se atualizar e navegar na Internet todos estes anos.
O seu fim era uma certeza e isso mesmo foi anunciado pela Microsoft há algum tempo. Após ter parado os seus desenvolvimentos, limitou-se a manter apenas as atualizações de segurança, enquanto tentava limitar a sua presença no Windows, com o novo Edge.
Microsoft acaba com o suporte a este browser
Pois o momento anunciado em maio do ano passado está mesmo a chegar e esta semana chega ao fim o Internet Explorer. Será já no dia 15 de junho, amanhã, que este browser da Microsoft perde o suporte da bem conhecida criadora de software.
Desse momento em diante, o browser que marcou a Internet vai perder todo o suporte da Microsoft. Isto significa que deixa de ter novas versões, atualizações de segurança e qualquer outra atividade associada para se manter livre de problemas.
Edge será a alternativa que é oferecida
Naturalmente que a Microsoft não vai deixar os seus utilizadores sem uma solução para navegar na Internet. Falamos do Edge, o substituto do Internet Explorer, que esta está já a ser usada por muitos e está até presente no Windows 10 e no 11.
Este é um momento importante e que marca o fim de uma era no mundo da tecnologia. O Internet Explorer foi um dos browsers que abriu a World Wide Web para muitos utilizadores, muito antes da Google e de muitos outros gigantes existirem e serem os pesos pesados que são hoje.
Este artigo tem mais de um ano
Aleluia irmão..
Aleluia porque explica lá melhor
Porque não interessa a ninguem a não ser a totos presos ao passado. So se usa chrome e safari hoje em dia
@Tomas, mais TóTó é quem fala sem saber qual a realidade e que vem para aqui armado em superior e sabichão. Leia o meu comentário sobre a submissão de ficheiros SAFT no e-fatura e vai perceber (espero) o que estou a dizer, e que o mundo real é bem diferente do seu mundo imaginário.
Tanto software de faturação que faz a submissão do SAFT via API automaticamente, e ainda há quem use o IE, via JAVA, para submeter o documento no site do e-fatura manualmente… Qualquer das formas, acredito que seja desta que o website do e-fatura fará as necessárias atualizações para se enquadrar na década atual, e ultrapassar essa dependência do JAVA que mencionas, mas que eu desconhecia.
Mas isso é a falta de planeamento e visão visto em tudo o que é software publico/do estado.
Quando começas por desenvolver um software vais escolher uma plataforma final legacy ou a atual stable?
@RPG, nem todos os softwares de gestão, mesmo sendo certificados, teem essa opção de envio de documentos via WebService, pelo que, a única alternativa é gerar o ficheiro SAFT e depois ir ao e-fatura fazer a submissão. Aos anos que se fala que o IE vai acabar, e a Autoridade Tributária continua a manter a utilização do Java para algumas coisas. Enfim.
Talvez agora com o fim por parte da Microsoft e mesmo que a Microsoft acabe com o suporte, o IE continuará a funcionar, o fim do suporte não significa o fim do seu funcionamento, pelo menos até a Microsoft criar um pack que remova o IE do PC do utilizador. No entanto talvez com esta postura da Microsoft a AT tome uma posição quanto à necessidade de criar uma alternativa.
Estás completamente fora da realidade, amigo. Antes de falar vai-te informar. Todas as empresas em portugal, sem excepção, são obrigadas a enviar mensalmente um ficheiro com a faturação (saft) do mês passado para as finanças, É através de uma aplicação horrivel que ainda corre em java e o único browser em que ainda consegues correr essa app java sem problemas é o velho IE.
Portanto, entre todas as empresas e/ou contabilistas em Portugal, ainda são um número bastante maior que “ninguém”.
Não sabes patavina do que dizes… Para navegar na web hoje em dia, o chrome para si é bom, otimo, mas existem outros browsers melhores na minha opinião.
Quanto as funcionalidades legacy que o explorer tem, neste momento mais nenhum tem! logo é complicada a situação, pois os sites/softwares tem que evoluir, e tal ainda não aconteceu.
Mas não fazes a mínima ideia do que falo. As pessoas que usam o IE não são totos. estão presas ao IE devido as suas necessidades.
Se não fosse importante não seria noticia.
Na tua opinião, que outros browsers são melhores que o chrome, e em que aspetos?
@iDroid- Eu tenho como primeiro fator de escolha a segurança, e por isso prefiro o firefox, mas uso o Edge e o Brave para os sites de entretenimento, cultura, etc, sendo que se fizer um teste com vários browsers neste site fica com a sua própria opinião:
https://browserbench.org/Speedometer2.0/
Mas volto a referir que em termos de browsers, o Edge, Brave, Vivaldi, e Chrome tem o código fonte do Chromium, mas na minha opinião prefiro o Edge da Microsoft(integrado no windows) e o Brave devido as funcionalidades, entre elas a que gosto mais e de usar o youtube e sites sem publicidade, sem ter que instalar extensão de terceiros duvidosos, já que a maioria instala as extensões mas não sabe quem as faz…
Desculpe a resposta longa, mas vem de quem tem responsabilidades, usa o Firefox desde sempre (venho do Netscape…) e vi o Internet Explorer nascer.
@ Tomas, o mês passado tive de usar o IE para fazer o download de um software para um dispositivo, no site de suporte da Worten. Parece estranho hoje em dia, mas funciona assim. Imagino os coitados que só conhecem Chrome ou Safari!
É que nem um nem outro…vá chrome muito raramente. Uso principalmente Brave e Firefox.
Esta mania que alguns têm de falar por todos…
Eu nem uso Chrome nem Safari.
Enfim…
Porque ‘obriga’ as empresas a evoluir os seus produtos cheios de pó e legacy.
Então, o seu Pentium outro navegador? Tadinho..
@João *Então, o seu Pentium não aguenta outro navegador? Tadinho..
Tem um substituto à altura!
Para os que submetem ficheiros SAFT no e-fatura e que apenas o IE funcionava por causa do Java, a solução é usar o EDGE, e indicar que a pagina do e-fatura é para ser aberta em modo Internet Explorer.
Neste caso a solução terá de passar pela AT, que terá de reformular o processo de entrega, já muito tempo tiveram para reformular o processo, aliás, outras declarações já deixaram cair o java devido à falta de suporte, não percebo porque ainda mantêm neste caso. Não poderão continuar com este modelo dado que a segurança começa a ser (mais) questionável.
Antonio obrigado pela dica.
Tava com esperanças que a AT fizesse update do site até a ao dia.. mas é pedir muito
@TS, para ativar essa opção no EDGE, vais a Definições, Browser Predefinido e ativas o “Permitir que os sites sejam recarregados no modo Internet Explorer”. Depois quando entrares no e-fatura, vais os … e no menu vai aparecer qq coisa como “Reabrir este site como Internet Explorer”
Pergunta genuina, já testaste mandar um saft pelo modo IE dentro do Edge recentemente? Ou estás a assumir que funciona porque o modo de compatibilidade é suposto ser para isso?
Digo isto porque esse modo sempre existiu no edge e quando foi lançado aqui à uns anos, eu pensei da mesma maneira mas quando testei, nunca o consegui por a dar. Só mesmo no real deal IE. Desde então nunca mais experimentei porque não fez falta.
@k, todos os meses o faço ao submeter os SAFT’s dos meus clientes, sem problema algum
Automaticamente, TODOS as empresas em PT ficaram mais seguras por não serem forçados a usar isto para enviar o saft todos os meses.
Tal como respondi na vossa página do FB,:
Tenho as minhas duvidas mas estou curioso em ver o que a empresa onde trabalho vai fazer para resolver isto ainda para mais quando usam o Windows 7 Enterprise…
A culpa das empresas e governo de investirem em carros topo de Gama para políticos, polícia (radares para caça à multa) e diretores de empresas em vez de irem melhorando o parque informático não é de ninguém que não deles mesmos.
Um PC com W7 (novo) e IE saiu / saíram há uns 10 anos ou mais. Se trocassem cada 7 ou 8 anos, não caía no degredo. Mas claro, a tentar deixar faturas para o governo ou gestão seguintes…
Finalmente.
Agora esperamos que As finanças / Governo ande das pernas para modernizar os sites que somente funcionam com IE.
O governo devia uniformizar tudo com uma equipa de software livre que funcione nas plataformas mais comuns, ou seja W7 a W11, MacOS/Safari, Linux. No deveria ser obrigado a usar um SO e Browser específicos para enviar coisas para o governo…
@Estradiol, nas páginas do estado, em praticamente todas (Portal das Finanças, Segurança Social, SNS, etc) já podemos usar qualquer browser (logo qualquer SO) para navegar. No caso que refiro em comentários anteriores é explicitamente no e-fatura, que ainda utiliza o JAVA, logo temos que usar o IE ou o EDGE (em modo de IE)
Quanto mais experimento outros, mais gosto do Firefox…. fiável, estável, discreto e frendly.
Grande notícia para mim pelo menos que desenvolvo software. O Internet Explorer é um aberração.
Já não uso IE há uns 20 e tal anos.
Para mim o Firefox continua a ser o melhor.
Já não me lembro se usei o Firefox ou o Edge para fazer o IRs este ano mas IE deste lado já não existe há muito tempo mesmo
No Microsoft Edge há a possibilidade de abrir novas janelas no modo do internet explorer por compatibilidade.Eu pessoalmente como uso mais o Brave browser bastou descarregar a aplicação IE Tab e é espectacular.Quando preciso de fazer qualquer coisa basta-me clicar no modo IE Tab já dentro do browser e assim fico servido.