PplWare Mobile

Cuidado, o Edge vai enviar para a Microsoft todas as imagens que visualizar no browser

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rambo says:

    Cada vez fico com mais vontade de rir desse sistema operacional. Isso ta mais para mineiracao de dados. Alguem acredita mais na microsoft? O proximo windows sera “Windows 12 NSA Copilot” by IA. É mesmo coisa que ter sexo de casal com copilot kk

    • Jorge says:

      “É mesmo coisa que ter sexo de casal com copilot kk”.
      Há quem pratique.
      😉

    • O casebre feudal says:

      – O Edge não é um sistema operacional

      – enviar dados =! (é diferente) espiar

      – todos os veículos atuais guardam dados e são lidos pela marca quando vais a uma revisão; o teu smartphone e aplicações fazem o mesmo; muitíssimos jogos fazem o mesmo; no caso dum SO, ao enviar dados anónimos está a enviar o teu hardware, que tipo de uso estás a dar, velocidades, erros, logs dos erros, etc.. Tudo isto são “dados” e não necessariamente algo importante de ti.

      – se muitos jogos e apps (desde a produtora, ao steam / epic / Google / Apple) fazem o mesmo e estão milhões todos contentes, porquê quando é a MS ou a Google pelo motor de busca passa a ser algo horrível. Não fazes ideia do que já te monitorizam…

      – conclusão: este serviço é OPCIONAL e enviam as fotos para um servidor para optimizar E NÃO para as estarem a ver. Típico de falar por falar e fazer histórias…

      • Fusion says:

        Isto, obrigado pelo bom senso

      • Moimeme says:

        Caro, a sua lógica defensiva da Microsoft falha no ponto chave: esta funcionalidade deveria vir DESATIVADA DE FÁBRICA. Já agora, “enviar dados não é espiar” diz você – se for feito tratamento aos dados é espiar sim e como tal, lendo que irão fazer o dito, esta funcionalidade vai contra as leis do RGPD (GDPR). Enfim. Vê-se que fala sem conhecimento de causa, defendendo o indefensável. Isto só segue em frente devido ao poder economico da Microsoft. Se fosse uma outra empresa de menor dimensão, isto era imediatamente barrado…(o que sinceramente, vai acabar por acontecer pelos tribunais europeus, seja sob a forma de multas inicialmente e/ou obrigação de informar o utilizador no sentido de recolha de dados para fins de tratamento de dados).

        lá porque outros fabricantes o fazem,

      • Moimeme says:

        Lá porque outras empresas o fazem, não significa que a finalidade seja transversalmente a mesma, isto já para não falar que muitas dessas empresas informam previamente os utilizadores dos objetivos dessa recolha. O exemplo que deu da google é perfeito: você é
        imediatamente informado de todos os objetivos/finalidades dos dados que irão ser recolhidos logo na primeira vez que abre a dita página do motor de pesquisa. Portanto, cuidado com as comparações que faz.
        Já agora, o pplware não é propriamente a revista Maria, o jornal incrivel e/ou outros tais, que colocam noticias “só para encher chouriço “. Se publicaram esta notícia, é porque existem razões para alarme. É porque gostam de manter os cidadãos ciberinformados (…e ciberseguros)…enfim. nada mais a dizer.

  2. Jorge says:

    Hehehe M$ no seu melhor.

  3. Rui Pedro says:

    Da minha parte a Microsoft vai receber a imagem do download do Firefox. Ou até de qualquer outro navegador.

  4. Independente says:

    Usem Firefox, porque se se virarem para o chrome, os problemas são semelhantes

    • toder says:

      e o firefox nao…. ahahaha

      • CENAS says:

        Claro que não. É um dos pontos fortes desse browser: privacidade.

        • MR says:

          Na realidade o Firefox envia dados sempre que se fecha o browser.
          Das vezes que vi, estes eram dados +/- técnicos , não incluindo os urls vistos.
          Talvez se possa assumir que aqui não há grande questão de privacidade.
          Se têm curiosidade em saber o que é enviado, podem instalar um software que faça a função de proxy, com capacidade interceptar https e ativar a configuração de proxy do browser a apontar para lá
          Depois ao fechar o browser, é verificar na proxy qual foi o último pedido feito.

  5. O que tu queres sei eu! says:

    O que nos vale são os americanos a proteger-nos dos spywares dos malvados chineses…

  6. Profeta says:

    O que mais me intriga neste tipo de noticias que vemos todos os dias por parte da Microsoft e que o pessoal continua agarrado ao SO como se fosse uma mae a proteger o filho. O que e preciso acontecer mais para o pessoal e empresas verem que a Microsoft e um cancro para o planeta ? E nao so a Microsoft o Ubuntu tambem nao e santo, apesar de usar linux mas uso um mais leal e seguro para o utilizador que nao usa estas artimanhas e maroscas. Eu ja me tinha passado com tanta attude malandra por parte da Microsoft, mas ha pessoal que gosta de ser masoquista ate ao fim. Va-se la entender isto.. Alguns de voces nao sei se ja perceberam mas cada vez mais as tecnologias estao cada vez mais presentes na vida de cada um de nos, e se nao soubermos escolher o SO certo ja foste. Seras sempre espiado toda a tua vida. Nao esperem que essas atitudes mudem com o tempo.

  7. João Luís says:

    Há que parar de chorar pois existem alternativas.
    Mas como dá trabalho mudar e evoluir …

  8. JS says:

    No meu Edge Version 114.0.1823.43 (Official build) (64-bit) por defeito está desactivado e não lhe mexi.

  9. Magistrada says:

    No meu Edge esta opção está desligada. E não fui eu que a desliguei.

  10. mikado says:

    A privacidade é algo que nunca existiu no Windows. A Microsoft sempre recolheu dados do utilizadores do Windows. Agora vem dizer descaradamente que também recolhe dados dos sites que os utilizadores acedem.
    R.I.P. Windows

    • Magistrada says:

      RIP porquê? Porque queres? já se disse que esta opção não vem ligada por defeito. Deixa de te armar em mau só para seres do contra. RIP…claro, só porque tu sonhas…

      • Profeta says:

        E quem te garante a ti que pelo facto dessa opcao estar desligada por defeito nao recolhe na mesma as imagens ? E o mesmo que pensarmos que uma camara esta desligada so porque nao tem a luz acessa. Os programadores podem-te provar isso.

        • Magistrada says:

          Isso a ser verdade já são outros 500. Mas acho que para esta conversa de quem só quer dizer mal da Microsoft não faz qualquer sentido. Mas se mas se mas se. Tens alguma prova que com a opção desligada eles mandam os dados à mesma? Não? Então essa conversa não faz qualquer sentido. Senão vou começar a dizer mal de ti porque quem é que me garante que não sejas um criminoso fugitivo? Quem é que me garante???? Conversa da treta…

        • Profeta says:

          Magistrada, eu nao sou programador mas ve-se que nao percebes nada do assunto. So porque tem um botao de ligar desligar nao significa que nao se possa adulterar isso. Quem e programador de software sabe destas coisas. La que tu desconhecas e uma coisa. Provas ? Olha pede a Microsoft para disponibilizar o codigo fonte original. Ai teras todas as provas que necessitas. Se e que entendes alguma coisa de programacao. Ja que deves trabalhar para a Microsoft para a estares a defender com unhas e dentes.

      • Rambo says:

        Nao é porque queres. Infelizmente nao temos desenvolvedores produzindo para linux, como toda a Steam, toda a Adobe Cloud, toda a Autodesk e quase todos os programas de audio e videos como o site cgpersia. Infelizmente somos vítimas do estupro consentido obrigatoriamente por cauaa dos lobby desleais da Microsoft.

      • sergio m says:

        mesmo que nós desactivemos essas funções, aquilo provavelmente em modo oculto continua a enviar dados.

    • SANDOKAN 1513 says:

      “A privacidade é algo que nunca existiu no Windows.” Nunca existiu no Windows,nem no macOS nem sequer no Linux.Abram os olhos.

      • Félix says:

        Mano, eu concordo demais com esse pensamento. Não só o sistema operacional, mas só de ter uma conta google, ou usar o youtube no seu cotidiano, já está sendo rastreado para caramba. Falo isso, pois era paranoico em relação a privacidade, mas quando eu abri os olhos, a verdade é que nunca teremos privacidade de verdade.

        • Padre says:

          Todos procuram ganhos de alguma forma, é tão óbvio que ninguém mas absolutamente ninguém perde tempo (anos e anos) trabalhando em projectos supostamente seguros sem nada em troca. Vendem-nos sonhos mesmo quando estamos acordados. A terra não é tão diferente do inferno e certamente de boas intenções ambos estão cheios.

          Sem querer desmerecer o comentário e opinião de ninguém. Resume-se em questões de escolhas e interesse.

  11. naodou says:

    E vão ter acesso ao que faço no meu banco, lindo… O que vale é que só uso o Edge o,oooo1%

    • Magistrada says:

      Deixei de usar o Edge porque ultimamente só me dava problemas em alguns sites. A relatar browser desatualizado, quando está atualizado.

  12. Francisco Ramos says:

    Fácil, usem Linux Mint, como eu uso há muito tempo, sem licenças e sem esse tipo de problemas, de preferência uso o browser Opera.

  13. Someone says:

    Pra que tanto alarde? Desativem isso e pronto!
    Todas as empresas coletam dados MASSIVAMENTE! Deixem de parvoíces!

  14. PTO says:

    Desativa-se e pronto. De resto não vejo nenhum interesse em melhorar imagens correntes da internet e se quiser imagens de alta resolução sei onde as ir buscar sem ter de usar essa treta do Edge.

  15. TT says:

    O meu Edge tem isso há bastante tempo e está desactivado por definição! Embora até seja boa opção activar para quando visitar um sites porno =) ahahahah!

  16. Paulo Silva says:

    Não querendo defender a Microsoft mas alguem leu bem o texto… IMAGE URL não é a imagem. Ou seja se estas a partilhar um URL com uma imagem tua é porque ja está disponivel para todos verem. De resto já todos sabem o que andas a ver não é só a microsoft. Enfim, nada de novo

  17. Twisted Brother and Sister says:

    Todos os navegadores fazem isto para vender info, é assim que eles são grátis

    • Profeta says:

      Fonte dessa informacao tens ? Ou estas so a inventar para ficares bem na fotografia ?

      • MSFT NO_CHINA says:

        isto se chama senso comum, então como aparecem anúncios de produtos que pesquisamos sem precisar deles, isto chama-se venda de dados, e a Google faz isso com o Chrome e a Apple com o Safari e por aí fora…. Nota: uso filtro contra fake news

  18. JL says:

    Ascenção e queda de um browser que já foi bom. Esta ainda é opcional, mas o “Start to Collect” no painel das Colecções não é opcional e temos que levar com “lixo pela goela abaixo”! Mas há mais, como a barra lateral parva, que só enche o navegador e distrai quem usa.
    Com muita pena, passei para o Firefox.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.