Bing está agora entre os motores de pesquisa mais descarregados no iPhone
Se há algumas semanas alguém lhe dissesse que o Bing acabaria por ser uma das aplicações mais descarregadas do iPhone, provavelmente não acreditava. Mas a aposta na inteligência artificial (IA) está a aumentar cada vez mais e, como é notório, está a fazer-nos repensar muitos conceitos que tínhamos enraizados na nossa mente. O Bing, que desde o seu lançamento, há 15 anos, nunca representou uma ameaça para os gigantes da pesquisa, está subir posições na App Store, e já está à frente do Google, em algumas regiões.
O Bing tem subido posições diariamente e já existem sítios onde este é encontrado à frente de gigantes como o Google. Por exemplo, nos Estados Unidos, este encontra-se agora em terceiro lugar no "Top apps grátis" da App Store.
Bing à frente do Google
Embora estejamos a falar do mercado dos EUA, não deixam de ser marcos impressionantes. E, o mais surpreendente, como podemos ver na imagem, é que o Bing está à frente do Google, que se encontra na sétima posição. O até há pouco tempo líder indiscutível no mercado da pesquisa perdeu algum terreno na App Store.
No caso de Portugal, por enquanto, os downloads não estão do lado da Microsoft. O Google é a oitava aplicação mais descarregada no "Top apps grátis". Se quisermos encontrar o Bing, temos de descer para a posição 28, um lugar na lista da App Store rodeado por aplicações como o Waze e o Linkedin.
Então o que está por detrás de tudo isto? E porque é que tantas pessoas estão agora interessadas em experimentar o motor de pesquisa da Microsoft? A resposta é que o Bing incorpora agora um modelo de IA da próxima geração da OpenAI. A empresa liderada por Satya Nadella moveu-se muito rapidamente e conseguiu tirar partido da explosão do ChatGPT para dar um golpe à Google (com investimentos na OpenAI pelo meio).
Estratégia da Microsoft traz bons resultados
A estratégia da Microsoft está a dar bons resultados, embora tenha sido culpada de práticas antigas que se têm revelado cansativas. Por exemplo, sob a promessa de "Acesso ao novo Bing ainda mais rápido", a empresa convida os utilizadores a definir o Edge como o seu navegador predefinido e a descarregar a aplicação do motor de pesquisa para dispositivos móveis.
Neste momento, o novo Bing é, na sua maioria, uma promessa. Já na Google as coisas não correram tão bem, e a empresa está a pagar as consequências do passo em falso.
O Bard, a solução que visa enfrentar o novo Bing e ChatGPT, fez uma aparição muito limitada numa apresentação feita pela gigante da pesquisa. O evento não foi muito interessante, e um erro numa resposta que foi apanhada pelas câmaras não passou despercebida.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O bing e um browser desde quando? E um motor de pesquisa e ler isto num blog de tecnologia deixa me rir! Heheh
Não existe a aplicação Microsoft Bing Search? Tanto queres ser inteligente que só mostras que não percebes mesmo nada de nada. Tristeza de gente.
por essa ordem de ideias então imensas aplicações são browsers pois muitas têm a possibilidade de ver páginas da web, apesar da sua função principal ser outra.
Tanto estava certo que ja foi corrigido. Afinal o triste es tu hehe
Não, ele tem razão, aliás, com estas novas funcionalidades é cada vez mais um browser e menos um motor de pesquisa. Mas ele tem razão, nas duas coisas que te disse 😉
engraçado que nem a Microsoft descreve a aplicação como um browser. Deves saber mais do que os criadores
Então instala a app e vê 😉 mais uma oportunidade para fazeres antes e comentares depois 😉
Vitor lá estás tu a querer te armar em que sabes mais que os criadores… Deixa de comédias
Comédia é tu poderes instalar e não o fazeres só para não veres como tenho razão 😀 só isso. O resto… é apenas isso!
por acaso a aplicação bing também faz de browser. se fizeres download verás, em vez de escreveres sem saber do assunto.
Só pedias para que se deixassem de brasileirismos. Mas OK. É aguardar, pode ser que sim.
O Bing é um browser?
Apesar do motor de pesquisa ser hoje muito mais que isso, e ser já uma espécie de browser, para não confundir, até lhe podemos chamar de motor de pesquisa. No entanto, é muito mais que isso, é mesmo já uma ferramenta de navegação, de procura e de fornecimento de dados, então agora com o novo motor de IA, cada vez é mais que um motor de pesquisa. Se calhar é já mais browser que motor de pesquisa.
Boas notícias, a concorrência é saudável.
Também me registei para experimentar o Bing com o novo motor de IA, e quanto à Google, terá de melhorar a proposta deles e é isso que vão fazer.
Exatamente…mas muita gente prefere vir para aqui defender uma “marca” do que tentar ver o que os “outros” têm de bom,e depois “arrotam postas de pescada” acerca de algo que nem sequer conhecem! Eu também penso assim…quanto mais concorrência melhor e depois escolhemos utilizar o que para nós é mais “rentável”!
+1
Estou a gostar de ver a Google a ter alguma concorrência. Já assisti a várias gigantes a tombarem. Ainda a uns anos atrás alguém me disse que a NOKIA jamais iria perder a primeira posição no mundo dos Smartphones. Que a Yahoo ia dominar o mundo na pesquisa web, que o Netscape era um browser à prova de bala e que o Napster era o início de uma era e o líder incontestado na música. Onde estão estes exemplos todos?
Aqui no meu bolso não estão de certeza hehehe
Para mim parede um browser… Se não é, disfarça bem….
Recomenda-se o motor de pesquisa «Brave Search».