A Cortana vai chegar em breve a novos idiomas, pelo Windows 10
A Cortana é actualmente um dos elementos onde a Microsoft tem aplicado muita da sua tecnologia e dos seus desenvolvimentos. Deixou de ser o simples assistente pessoal do Windows Phone e assume-te hoje como uma ferramenta multiplataforma e em breve multi sistema.
Ainda está limitada a alguns idiomas e alguns países, mas a Microsoft anunciou agora que muito em breve a vai alargar a novo mercados.
Esta novidade veio mostrar que a Microsoft quer fazer da Cortana um elemento centrar dos seus sistemas operativos, e não só, e que esta assistente será adaptada a todos os mercados e idiomas onde terá presença e expressão.
Depois de conseguir conquistar os Estados Unidos, o Reino Unido, a China, a França, a Itália, a Alemanha e a Espanha, a Microsoft prepara-se para chegar a novos países, onde preparou, tal como nas situações anteriores versões, versões específicas para esses países.
No futuro próximo, que será nos próximos meses, vamos ver a Cortana surgir no Japão, Austrália, Canadá e Índia. Até ao final do ano o circuito será alargado com a chegada da Cortana ao México e também ao Brasil.
Muitos podem alegar que a Microsoft está a ser lenta no alargamento da Cortana a novos países, mas a verdade é que a empresa faz muito mais do que adicionar novos idiomas a cada novo local onde a assistente pessoal está disponível.
A Microsoft em cada um desses locais avalia o feedback dos utilizadores e adapta a Cortana a estas realidades, tendo em atenção aos pormenores que cada país tem e que pode fazer a diferença junto dos utilizadores.
Só depois é que a Cortana pode ser lançada, completamente ajustada e de acordo com o que se espera desta assistente pessoal.
Estes novos idiomas vão chegar aos utilizadores através do programa Insiders e ao Windows 10 dentro dos próximos meses. Depois de verificada a sua estabilidade e o seu correcto funcionamento será lançado de forma global, para todos os utilizadores.
Mais uma vez Portugal fica de fora do leque de países onde a Microsoft tem a Cortana. A chegada ao Brasil abre algumas portas, mas ainda não as suficientes para termos a Cortana a falar o nosso idioma.
Provavelmente será num próximo alargamento, mas para já ficamos sem a assistente pessoal a funcionar no nosso idioma.
Este artigo tem mais de um ano
Uma ferramenta deste género é bastante completa, não basta simplesmente traduzir texto/voz é preciso, como foi referido, fazer varias adaptações para cada idioma/país.
Por isso é uma questão de esperarmos, acredito que irá vir a versão PT-PT.
Em Português de Portugal, aponto no mínimo que teremos de esperar 3 anos.
PT-PT é qu era… Restanos aguarda
resta-nos
>>>> melhor mesmo começar a aprender a língua portuguesa !
Se for como o sistema de voz do Windows Phone…….não passará do PT-BR. Acho que o ideal vai mesmo deixar o sistema em inglês e resolvesse esses “inconvenientes”. Parece que a Microsoft não tem portugueses para a tradução, eu ofereço-me 😀
Pt pt é uma coisa que as empresas internacionais nao teem em consideracao. Nem a apple. Nem a google. Nem a microsoft. No maximo dos maximos pt br e é porque estao ao lado dos usa lol
Tem a ver com o tamanho da base de utilizadores..
Não é porque estão ao lado dos EUA, e sim porque são um mercado infinitamente maior que o nosso.
Que empresa no seu bom juízo vai entrar num mercado de 10M de pessoas antes de entrar num com 200M?
Falas te bem, mas não é infinitamente maior ;). As vezes nem é pelo número de habitantes, mas sim pelo poder de compra que esses habitantes têm.
Mas o mercado onde tem mais pessoas é sempre o vencedor, não importa o poder de compra.
Pode ser que 80% dos 10M podem adquirir os produtos da Microsoft e se apenas 10% dos 200M puderem consumir produtos da Microsoft, ainda serão maiores que o mercado de 10M em sua totalidade.
O costume… A Microsoft esquece-se de Portugal
Ó Carriço vai la ver a bola pá.Não leste os comentários anteriores?É uma questão de mercado,de quantidade de utilizadores, de poder de compra etc… Meu, wake up, lá por termos a “melhor” sardinha do mundo, “melhor” vinho do mundo”melhor” jogador da bola não quer dizer que a Microsoft vá despender milhares de milhões no nosso mercado a desenvolver uma Cortana em primeiro lugar.O que somos é os melhores gabarolas de todos isso sim.
Há-de chegar mas até lá aproveitamos noutros idiomas.Serve para os praticarmos.
P.s Desculpa lá o desabafo mas hoje estou, como diria a Cortana, “pissed off”
+1
A versão PT – PT devia ser primeiro a sair, do que Brasil!…..
A Microsoft devia ter em consideração disso
Claro, porque sim, não é?
Tudo isto dos mercados é muito bonito, para quem lucra, com o é natural.
Mas afinal para que raio serviu o acordo ortográfico? não deveria ser para “normalizar” a NOSSA lingua? (por muita pena minha… até nisto cedemos e perdemos a identidade).