PplWare Mobile

Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (7)


Autor: Pedro Pinto


  1. pia says:

    Use MacOS ao invés do Linux. Ao menos o Mac tem programas de alto nível, principalmente no quesito design, pois se for usar Linux e BSD vai ter que viver com o GIMP.
    Linux não tem nem AutoCAD…..

    • Jaime Branco says:

      draftsight…Catia… Siemens NX (Unigraphics) CAD…..

      • Jaime Branco says:

        Onshape…

      • pia says:

        Nada disso se compara com o AutoCAD, kkkkkkkkkk, só falta querer recomendar o FreeCAD também. Por favor amigos, vamos ser sinceros, nada disso tem valor no mercado. O que geral usa é Photoshop e a suíte Adobe é conhecida mundialmente e respeitada. Vai querer comparar programinhas opensource com algo como a Adobe? ou como o AutoCAD? Pfff

        • Matos says:

          Como é lógico e se percebe, não percebe nada do que fala. Eu trabalho em design gráfico profissional, e não preciso de nada dessa suite. Uso programas Open SourceForge com muito orgulho e facilidade.
          O Photoshop serve bem aqueles que querem clicar num botão e ver um cartaz feito.
          Mas já agora é só para lhe trazer algum conhevimento, muitos dos filmes da Pixar, passaram pelo Blender…
          Quem não sabe, não ruma simplesmente contra a corrente, deve ficar calado para que não se note a sua ignorância.

          • pia says:

            Nunca vou ficar calada diante de tal alegação, todos sabemos que as suite Adobe são as mais respeitadas no mundo. Se um ou outro gato pingado resolve usar um suite opensource, não quer dizer que a mesma seja o padrão. Você só luta contra a maré pra provar que está certo, mas a real é que o mundo pouco se importa com isso.

    • Zinco says:

      Pia… baixinho. Não sabes nada de Linux por isso, Pia… baixinho.

      • Belmiro says:

        Se era para ter piada tens que te esforçar mais.

        • arc says:

          @Belmiro, por acaso o @Zinco, até foi correcto com o/a pia.

          A titulo de exemplo, um dos ultimos comentários desse pia…está aqui (https://pplware.sapo.pt/apple/apple-lanca-macos-10-13-5-beta-3-para-developers/).

          Inicia uma thread a atacar do NADA, ainda ninguém tinha colocado a sua opinião e sai com VERNÁCULO … “Windows todo mundo usa, é mais usado que o brioco da tua mãe.”

          Por isso, ele ou ela NÃO PIA, e como muitos sabem…”Quem nasceu para lagartixa, NUNCA chega a JACARÉ”.

          NO Comments!!!

          • pia says:

            Claro, adoro ver vcs irritadinhos querendo fazer replica, kkkkkkk
            Só estão a perder vossos tempo.
            Faço o mesmo que vcs fazem em outros sites.
            Faz uma notícia sobre Mac ou Windows e vem os defensores do Linux pra dizer que é melhor sistema do mundo. Que só burro não sabe usar o terminal. Que Linux é pros inteligentes.
            Eu fico a rir desse povo que se acha o hacker porque decorou alguns comandinhos, bjoks.

    • Belmiro says:

      O Linux não vai a nenhum lado enquanto houver tanta fragmentação e falta de recursos amigáveis para o utilizador.

      Têm imenso potencial, mas enquanto não houver uma base igual, compatível, com UI amigável e fácil e com algo semelhante ao directx, os desenvolvedores não estão para gastar recursos com o Linux.

      • pia says:

        Linux até tem um base interessante, o problema são os usuários que querem tratar o Linux como se o mesmo fosse a solução ideal a todos os problemas. O dia que o Linux for tão popular no desktop quando o Windows ou Mac, não tiver problemas como vírus como no Mac, e tiver todos os software disponíveis como no Windows eu calo a minha boca.
        Enquanto isso não acontece o Linux SÓ É UMA alternativa em casos muitos específicos e não em todos como gostam de dizer e espalhar.

        • Barbara Tostes says:

          Quem faz parte de comunidades GNU/Linux e entende o funcionamento das máquinas, sistemas operacionais e softwares, sabe que existem distribuições mais fáceis de usar e programas livres para o usuários finais e fins profissionais. Segundo o autor da matéria, esta distribuição é de fácil uso, já experimentou antes de falar? Se não gostar desta, existem outras, teste e experimente. Eu mesma sou colaboradora de diversos softwares livres, ajudo a traduzir, difundir, dou aulas, e tenho um curso gratuito de Artes Gráficas com Softwares Livres no youtube, com 30 vídeo aulas. Se cada um colaborar, fizer a sua parte, o Software Livre só tem a crescer. Veja como ajudar e atingir mais pessoas, menos favorecidas como você (que deve pagar por todos os softwares que usa ou usar pirataria…). Veja que um órgão público, uma instituição social, uma comunidade pobre, vai encontrar o que precisa nos diversos Softwares Livres, pois eles não têm dinheiro para investir em Adobe, muito menos numa AutoDesk… por isso a filosofia de Softwares Livres é linda!

          • arc says:

            @Barbara Tostes, em total concordância, com as suas palavras sobre o Open Source e o Free Software.

          • pia says:

            Como disse anteriormente, vocês que usam software free são uns gatos pingados no meio de uma imensa maioria que usa software proprietário de alto padrão. Pode ficar com seu Gimp, Blender e FreeCAD achando que são a salvação. Claro que já experimentei diversas distros, ou você acha que falo por falar? Eu falo porque tenho conhecimento e nenhuma distro linux chega aos pés do Windows ou Mac em ser user-friendly, o Manjaro só é bom enquanto não quebrar. Afinal é rolling-release e não se pode esperar estabilidade. Está longe de ser uma distro recomendada pra novatos. A filosofia é linda, mas a realidade esmaga essa filosofia. Essa filosofia é tão linda como o anarcocapitalismo que na prática não funciona.

    • Cabasso says:

      Existem muitos pacotes de software para Linux quer para design gráfico quer para CAD. Se o MacOS serve melhor as suas necessidades, ainda bem para si. Só não percebo qual o objetivo de andar por aqui a “trollar ” o Linux. Uso Linux há muito tempo e tem sido bastante satisfatório. Já usei Linux para todo o tipo de tarefas, inclusive reparar problemas em instalações de Windows, e até agora não me desiludiu. Sempre que surge uma publicação sobre Linux lá está a pia a gritar que está cheia de arame, e que o Open source é lixo. Cure-se!

      • arc says:

        Cá para mim, esse ou essa pia, nem Mac tem!

      • pia says:

        Eu trolo porque vcs fazem o mesmo lá nas notícias do Badoo, Tecmundo, TudoCelular e mesmo no Pplware. Sempre querendo falar que Linux é a melhor cosia do mundo denegrindo o Windows e o MacOS. Adoram querer levar todos os usuários dessas plataformas como se o Linux fosse uma religião que tem que ficar atraindo carneirinhos.

        • Barbara Tostes says:

          Quer trolar? Vai jogar WoW e seja um Troll feliz lá… Acho que você confunde algumas coisas, quem usa Softwares Livres dá valor à liberdade, é contra a pirataria e quer ajudar comunidades sem acesso. Você já leu a história da Microsoft? Sabe que foi Bill Gates quem começou a história de “fechar o código”? Então, é por essas e outras dele que o pessoal do GNU/Linux não vai muito com a cara dele, nem com a política dessas empresas grandes que só visam lucro (e você deve colaborar com isso). Não queremos levar todos os usuários para lugar algum, queremos mostrar o caminho da liberdade, vai nele quem quer! Não é religião, mas é uma filosofia. Leia sobre as liberdades que o mundo do Software Livre dá e veja se concorda, ou leia atentamente as licenças de Microsoft e Apple, e os fabricantes de softwares, como Adobe (que já comprou um monte de empresas só para fechar). Lembra de alguns softwares que morreram? Pesquise aí sobre Aldus Photostyler, Altamira Composer e tantos outros, se fosse softwares livres, estariam VIVOS até hoje… O que acontece com os arquivos de quem salvou usando esses programas mortos? O Software Livre permite que seus arquivos sobrevivam mais tempo, pense nisso…

    • Fernando Cassas says:

      MAC OS é baseado em linux…..só para constar…aqui……

      • Fábio Marrelha says:

        *Unix.

        • Fernando Cassas says:

          obrigado pela correção.

        • pia says:

          Único Unix-like que deu certo.

          • Rotten Apple says:

            pia és uma apple-fan e tudo o que é fanatismo é igual ao ser ignorante. Quem diz que Windows, Mac ou Linux é o melhor certamente não entende nada do que está por detrás.
            Ao dizeres que linux é estupido e que Mac é que é o unico UNIX que funciona e é o melhor nisso, é de uma burrice monstruosa.
            Agora já sabemos que és a favor do capitalismo e contra a liberdade por assim dizer.
            Pois bem eu sou contra todos os “valores” de uma empresa que usam “código fechado” , isso não ajuda a evoluir e a fazer com que haja menos pirataria, aliás é mais um incentivo porque mesmo que tenhamos o dinheiro para comprar determinado software a maioria das pessoas irá certamente piratear. Assim como com o anarco-capitalismo, basta olhar-mos às criptomoedas que é excelente exemplo disso, e é open-source como todos sabemos. Portanto informa-te antes de mandares postas de bacalhau, “pseudo-geek”

          • pia says:

            Pelo jeito tás “rotten” pra falar tantas bobagens.
            Todos sabemos que o único unix que deu certo foi o macOS. Não nenhum outro tão popular e usado a esse nível em desktop.
            Eu sei que os linux-lovers custam a aceitar os fatos. Mas fazer o quê? Verdade é verdade, doa a quem doer.
            E sou sim a favor de fechar o código, cada um faz aquilo que entender, ninguém é obrigado a dar seu trabalho de graça pra um bando de comuna hippie.

  2. Lucas says:

    Acho que não é uma boa ideia usa Manjaro ainda mais com o Gnome tendo todo aquele problema de vazamento de ram… Alguém aqui que usa Gnome no Manjaro constatou algo do tipo ou se limita somente ao Ubuntu?

    • Clodoaldo says:

      Se for usar Manjaro sugiro optar pelo xfce que é o desktop padrão.

      • arc says:

        Nem mais @Clodoaldo, é bem mais leve e altamente configurável. Bem as eu sou suspeito com o XFCE, uso ele Arch Linux e em Debian.

        • pia says:

          Geralmente só os que tem pc da xuxa usam XFCE, com certeza deve falar mal do Gnome porque não tem PC de peso pra rodar, provavelmente não rodaria o mac ou windows atuais, por isso fugiram pro lixux.

          • Costa says:

            Não sejas idiota pá. Eu tenho um portátil que deixa a milhas o teu MacBook e uso Xmonad simplesmente porque a beleza não está nos menus arredondados nem nas cores frutinha, está em ser produtivo, ocupar realmente o ecrã com coisas úteis e não com barras. Epaas tb estou para aqui a escrever para um tipo que como.tu, estou tb eu a ser totó…

      • Pedro B. says:

        O GNOME também já é uma release oficial
        https://manjaro.org/get-manjaro/

  3. arc says:

    pacman no seu melhor….muito bem Pedro Pinto.

  4. jobz says:

    Corre iLok, WiBu, Codemeter?
    Nope?
    Move along……

    • Costa says:

      Desculpa lá a pergunta, mas e isso acrescenta o que na perspectiva do utilizador?
      E já agora, podes explicar como funciona isso? É que segundo percebi, acrescenta uma camada de encriptação em cima de uma aplicação, mas a aplicação para correr não corre encriptada, logo onde está a novidade? Isso não me parece nada de mais.

      • jobz says:

        São aplicações de protecção de software (É necessário ter as respectivas chaves USB) que apenas correm em Windows ou Mac.
        Enquanto estas protecções não correrem em Linux, não tenho qualquer interesse em mudar, visto que não posso utilizar o software.

        • Costa says:

          Então mas bastou meter no Google wibu Linux e o primeiro site redirecciona logo para a página https://www.wibu.com/downloads-user-software.html
          Que tem carradas de versões, para tudo o que é sistema operativo, até qnx lá encontramos.
          E já agora, pelo que percebi, isto é uma camada em cima do software que você quer usar, ou seja, se o software em questão existir para Linux, isto é só a forma.de dizer que é verdadeiro, e parece que há forma de usar tb em Linux.

  5. jaugusto says:

    … então e o office windows que vem no manjaro?

  6. ricardo says:

    deepin sim e bem mais simples.

  7. vinho-pias says:

    existe office para linux e sao vários , nao existe nativa-mente o microsoft office queres tu dizer serto?

    • pia says:

      Seu cérebro demora pra funcionar pelo visto, ÓBVIO que me limito a falar apenas do Microsoft Office e não de outras suítes.
      Não existe a suíte office da Microsoft oficialmente pra Linux! Só a versão ONLINE que pode ser acessada por qualquer máquina que tenha internet.

  8. Suelen says:

    Olá, tenho um notebook velho que ganhei, originalmente ele veio com o Windows Xp.
    ele é um:
    -Acer 3004 WLCi
    -Mobile ADM Semprn processador 3100+
    -60 GB HDD
    -512 DDR

    minha duvida é posso formata-lo com o Linux Manjaro??
    Se Não. Qual Linux Seria Compatível com as Especificações dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.