Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (3)
Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.
Depois de ensinarmos a instalar o Linux Ubuntu vamos começar a mostrar algumas funcionalidades básica desta distribuição.
O desafio de hoje é começar a apresentar algumas funcionalidades do sistema e vamos começar pelo Centro de Controlo que no Ubuntu está acessível através do atalho Definições.
Dentro das Definições existem várias opções. É nesta seção do sistema que podemos configurar redes Wi-Fi, ligar o sistema a dispositivos Bluetooth, alterar o Fundo do ecrã e personalizar a Doca.
É ainda possível proceder a vários ajustes ao nível das Notificações, definir a região e idioma do sistema, configurar no sistema os mais diversos serviços da nuvem (ex. Google, Facebook, Pocket, etc), proceder a configurações ao nível da Privacidade, ao nível do Som, Rede, Energia, etc.
Num próximo tutorial iremos apresentar outras funcionalidades que nos permitem gerir todo o sistema. O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição que iremos mostrar num conjunto de tutoriais. De referir que estes tutoriais são destinados a leitores que pretendem iniciar-se no mundo do Linux.
Este artigo tem mais de um ano
O titulo deveria ser. “querem uma boa alternativa ao windows, vamos experimentar o linux” porque o vosso titulo supoe que os utilizadores têm que mudar obrigatoriamente. É mesma coisa que dizer o windows é uma porcaria, utilizem o linux e ai estão obrigar quem seja, exemplo. Quererem obrigar utilizadores a usar Apple
Não obrigamos a nada!
O título até é uma pergunta, sempre pode responder que não.
Falta interpretação de texto a ti.
Não entendi onde no título está dito que o Windows seria uma porcaria. Trata-se de uma pergunta e trocar uma coisa pela outra não significa que a que se está substituindo seja uma porcaria.
Simplesmente não procede, se o título fosse esse sugerido por você o significado seria exatamente o mesmo, apenas com uma redação diferente. Em ambos os casos é um convite a conhecer e experimentar uma alternativa.
Não entendo porque algumas pessoas reclamam dos títulos dessas séries de artigos sobre distribuições Linux. São títulos chamativos sim, afinal essa a função do título é chamar atenção, mas não há nenhuma conotação de crítica ou demérito ao Windows.
Ó Zeca, a primeira coisa que tens a fazer é inteirar-te do que é o Linux!
Agora — and sorry — deverias (tu e todos) saber o que é a grande porcaria do Windows (depois de 2003, contas redondas!…).
Já ouviste falar de NET virtual (não existe)?
Que a µSoft tem os seus Windows >= 7 (para não ir mais longe) a trabalhar como server’s e a fim dos próprios interesses?
Mas isto são filmes!…
Agora Linux?
Do que é que estás a falar?
Vê a linha temporal do mesmo e pensa duas vezes antes de falares sobre o que não conheces!
Nunca. Só se não tivesse mais nenhuma alternativa.
Cump’s
Concordo contigo Apple nunca.
lol, nao.
Para quê? Para quem? Porquê? andar a pôr gasóleo num carro a gasolina, tudo no seu lugar sr.s!
Se a malta se queixa a nível de segurança do win10 e não sabe mexer naquilo, quanto mais linux…
Estou sem usar faz 3 meses porque o portátil novo tem EUFI e está encriptado o disco do W10. Que saudades da estabilidade e velocidade. Quando tiver tempo lá hei-de colocar o dualboot a funcionar.
E que tal reduzirem o disco e colocares os dados nessa partição? Nesta versão o Ubuntu consegue ler na partição do ruim 10. Prefiro o Mint
este tipo de artigos seriam mais bem vindos em sites generalistas
🙂 Isso é uma opinião de quem não sabe o que diz…
Sr Pedro Pinto eu ja vi muito dos seus comentários, e na minha óptica devia de ser imparcial em relação aos comentários. Quer seja bons ou maus. É a minha opinião construtiva. Obviamente que respeito o título deste artigo e acho que devemos ser abertos a novas experiências. Obviamente que nada substitui o Windows. Não é pelo o SO mas pelo seu inúmeros programas que existe para o mesmo. A oferta e variadade é incomparável
É isso.
Sr Ivan Ribeiro experimente o linux e depois é que fale. O linux tem programas que são melhores que os do linux e até lhe dou um exemplo: o mesmo programa (o Eagle) no windows custa-lhe o valor de compra mais uma licença de 50 euros por computador enquanto no linux é grátis. Outra coisa existe o Wine que permite instalar e executar programas e jogos.
Eu não critico o Linux e ate acho um SO muito interessante. O wine executa alguns programas do windows. Cumprimentos
Artigos excelentes mas que chegam com um nivel de inferioridade que é triste…
Porque se tem sequer que se referir o windows 10? O Linux em geral é bom por si só, nao apenas por comparação.
Á parte destes constantes titulos, excelentes artigos:)
Porque se queres sugerir algo bom tens de ter um termo de comparação e para os nossos leitores nada mais que algo no pódio, o Windows 10. Só assim consegues realmente mostrar o poder de algo em comparação com o melhor. Mostrar algo em comparação com o mais fraco.. isso sim é triste. Os títulos são importantes, mais uma vez vem ao caso o mostrares que mesmo sendo o melhor, mesmo que nada bata o Windows 10 na generalidade, podes ter outros sistemas que nalguns pontos são melhores e mais robustos. Isso a cada artigo é mostrado. Como uma medida não serve a todos, tens de oferecer várias medidas e como tal temos um vasto, a maior montra deste tipo de distros e sistemas operativos em língua portuguesa só para que quem se interessa possa escolher.
Acho que o objetivo do título é apenas chamar a atenção para o artigo.
Sugestão de um novo post para este tópico seria de como instalar o novo tema que vai ser usado no Ubuntu 18.10.
O tema Communitheme, agora conhecido como Yaru já está na disponível na loja de aplicativos.
Cumps.
Ganoo/Shittux Ubuntu…. carregado de botnet e bloatware.. axo melhor ficarem pelo windoes 😀
Tá mais para o Windows, botnet seria a falta de privacidade que o Windows te dá, e bloatware a quantidade de joguinhos inuteis e programas como minecraft, skype, candy crush e companhia instalados no seu lindo Windows 10 que mesmo sendo removido, volta a se instalar de forma louvável.
ubuntu 18 = trash, cheio de bugs Xorg, tty sessions, sleep mode… N recomendo
Existe mais distribuições de linux mas concordo em geral quando dizem que ubuntu é uma porcaria. Eu proprio usei o ubuntu e vi como ele se vinha deteriorando ao longos das versões até que pensei chega de mer… e mudei para o melhor o Mint.
É sem duvida um bom sistema para substituir o MacOS em máquinas velhas que se arrastam.
Se substitui o Windows? Só em sonhos…
todo e qualquer sistema operativo substitui windoze na perfeição
Em minha opinião o texto está bom, tendo em vista o público a que ele se destina (que inclusive é citado ao final).
Acho que não importa se o Windows tem milhares de programas à sua disposição, se aquilo que o usuário X necessita, e usa, está disponível em várias plataformas. Então o Linux é uma alternativa viável.
Talvez para a maioria a maior barreira não seja os softwares disponíveis, mas a resistência em se adaptar a algo diferente.
Bora já uso o Ubuntu em casa há mais de 6 anos.. sempre Top!
fanboys.
Uso linux há 20 anos (redhat 5.1 foi a minha primeira distribuicao) e a curva de aprendizagem era na altura bem dura, mas hoje as coisas estão mais simples. Estabilidade, velocidade, seguranca, e com o tempo tornam- se powerusers , usem scripts, vim , latex, i3, mutt, etc. e comparem a produtividade inagualavel que podem alcançar.
Eu gosto do título e do trabalho. Não é só a malta que escreve sobre o Windows que sabe escrever bons textos. O mundo open source está a ganhar cada vez mais força. Vai chegar um dia que teremos dde mudar a forma como fazemos negócio. Gostei do artigo e claro uso Ubunto à anos graças a textos como estes do Pplware que me despertaram.
O pessoal a assumir que o pior sistema operativo, sempre tendo sido o pior, é algo de bom, essa coisa de Windows, que se arrasta… e torna qq computador lento num único ano, após se ter adquirido um novo PC…
Se o Windows é tão bom, porque me leva tanto tempo a iniciar de cada vez que quero usar o PC, partindo dele em standby, ou mesmo de desligado? Num PC HP com um ano…no MacBook pro, nem com 7 anos era lento…eu não sou especialista, sou um normal utilizador com muita vontade de instalar Linux (não sei que versão/distribuição) mas sem saber ainda como. Mas de Windows… estou farto.