Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (2)
Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Linux Manjaro, depois o Linux Mint e mais recentemente o Deepin.
Depois de uma breve apresentação do Ubuntu, vamos conhecer melhor algumas funcionalidades.
Como instalar o Linux Ubuntu?
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 20 GB
- Memória RAM: 2 GB
- Ambiente gráfico do Linux Ubuntu: Gnome
Passo 0) Início da Instalação
A instalação do Linux Ubuntu é bastante simples. Depois de arrancarem com a ISO, devem selecionar o idioma de instalação e em seguida a opção Instalar Ubuntu.
Passo 1) Disposição do Teclado
O próximo passo é escolher o layout do teclado. Para este tutorial escolhemos Português. Depois é só carregar em Continuar.
Passo 2) Atualizações e outro software
Neste ponto de instalação, o utilizador pode simplesmente escolher a opção “Instalação normal" ou "Instalação mínima". Para este tutorial vamos escolher a opção Instalação normal.
Se quiserem fazer uma Instalação Mínima, pode seguir este tutorial.
Passo 3) Tipo de Instalação
Criação de partições, é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo de preparar o disco, definindo as partições onde instalar, é bastante intuitivo.
Para este tutorial vamos seguir o caminho mais fácil que é apagar todo o disco e instalar a última versão do Ubuntu. É só selecionar a opção e carregar em Instalar agora.
Passo 4) – Qual a sua localização?
Definimos agora a nossa localização no mapa.
Passo 4) – Quem é?
Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respetiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
E está feito! Para obter o novo Ubuntu 18.04.1 LTS, (Bionic Beaver) acedam aqui.
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram populares.
Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas esta é sem dúvida uma das distribuições mais completas.
Este artigo tem mais de um ano
coloquei em um amd fx8350 o deepin…so para mexer um pouco, o ubuntu , eu tenho deixado de lado.
Ubuntu é um verdadeiro cancro dos sistemas operativos
Gosto de usar cancros. Estou a usar agora mesmo e sinceramente estou a adorar, muito melhor que Windows e muito mais seguro e leve.
Ganda cancro que me saiu! Só tenho a recomendar.
O «ramsómware» é uma verdadeira vitamina para quem tem window$ LOL
Afirmações como essa sem qualquer argumento a justificar fazem de ti um hater ou um troll…
A nível da interface gráfica (Gnome 3), concordo em absoluto. Não consigo adaptar-me.
Concordo contigo é um cancro!! Mudei para o Mint que é melhor e traz tudo atualizado.
Eu ja estou a utilizar o Deepin numa maquina virtual, mas gostei só que queria fazer uma partição no disco SSD de 250 G mas não consigo, penso que seria bem mais rapido.
nao consegues ou nao sabes fazer ??? e diferente nao conseguir do que saber fazer lol
o HDD e a mesma coisa que ssd OU VICE VERSA
consegues ter 2 sistemas operativos no mesmo ssd ( quem diz 2 diz 3 ou 4 ou 5 )
basta fazer varias particoes ao disco e pronto!!!
Sei fazer, estou a Gestão de Discos, selecciono a partição do disco que pretendo fazer uma partição, coloco por exemplo 20G para a próxima partição e a resposta do sistema é que ” não existe espaço suficiente disponível” quando eu tenho livres 141.88 GB
Não será preciso reduzir a actual par depois ficar com espaço para a nova partição?
Gparted é o que precisas.
abandonar o linux pelo windows, não dá porque para o meu uso não á suporte para linux, e uso linux em 2ª plano apenas para algumas coisas minimalistas, é pena mas por mais que tentem que o linux tenha mais adesão, os programas e utilização continua tudo a favorecer o windows…
Os programas?? Tenta arranjar um programa de eletrónica grátis para o windows e logo verás que não há. Tu é não sabes usar todo o potencial do Linux.
No meu trabalho uso dual-boot Linux + Windows por esse motivo. Mas em casa só uso LinuxMint
Curti o Pop!OS da System76, achei bem clean e pratico…
Uma boa opção pra fugir dos padrões…
Não conhecia, estive a ver o site, parece uma distro muito interessante.
Tou a usar o Ubuntu Studio no meu velhinho Satelite A110 Dual Core 1.6 com 3GB de Ram
Dato ao problemas sistemáticos surgidos no Ubuntu, e por considerar que desde o ano de 2013, na minha utilização e opinião foi um sistema problemático e em alguns aspectos falhado, experimentei vários sistemas Linux, mas aquele que mais me agradou foi o Deepin, a primeira versão que testei foi a 5.4, desde então tem sido o meu preferido, bem como o seu editor de testo e demais funcionalidades WPS. Funciona muito bem com o phpmyadmin, php e SQL. Comandos personalizados no terminal e a muito útil, mas ainda em desenvolvimento ferramenta denominada CrossOver
Todos os linux permitem comandos personalizados.
Já experimentei dezenas de Distros.. incluindo as aqui citadas. E estou rendido ao Fedora já há anos. Atualmente uso numa base diária Fedora e CentOS.
Dizer que o Ubuntu é o maior cancro dos SO, discordo em absoluto. Mas também está muito longe de ser, na minha opinião, o melhor. Concordo com o Nélio Sousa.. O Ubuntu tem vindo a perder qualidade… talvez por a Canonical projetar neste SO cada vez mais dependências/compromissos que têm mais a ver com o mercado empresarial do que com a utilidade/estabilidade do SO.
O maior cancro para mim é mesmo o windows. Mas estas questões dependem muito do uso que cada um dá ao seu pc. Quando transitei do Windows para o Linux, apenas senti “saudades de um programa”… O Notepadd++. Mas isto foi só até descobrir o Atom. 🙂
Cumprimentos.
ps.: Parabéns ao autor desta série de artigos. Fico a aguardar os próximos.
desculpem e um pouco off.topic mas agradecia ajuda:
tenho instalado mint 19 (era 18 fiz upgrade), num portatil hp 15, o sistema funciona normalmente com excepção de que as ventoinhas entram em modo “turbo” em qualquer tarefa que inicie ao contrario de com o windows 10 (dual boot), que estao “normais”nem se da por elas. a par disso nota-se um aquecimento “anormal” do portatil.
ja pesquisei na net mas nao encontrei grande ajuda.
alguem com o mesmo problema? conhecem alguma solução?
obrigado,
moreiras
Usar Ubuntu é tão mainstream
sempre quando baixo esse OS nao baixa o setup, alguem tem uma dica ai??