Unity 8 já está disponível para Ubuntu 13.10
Quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity (saber mais aqui).
A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis. Mas o Unity 8 vai trazer novidades e quem pretender já o pode testar.
Como já informamos várias vezes, a Canonical pretende que o Ubuntu funcione em tudo o que é dispositivos (PC, tablet, smartphone, etc). Para isso, é necessários fazer algumas alterações na interface Unity, que de certa forma até se ajusta ao segmento móvel e é defendida com unhas e dentes pela Canonical. A interface que se segue chama-se Unity Next e irá introduzir melhorias significativas na actual interface (que continua pesada, pouco prática e confusa).
O Unity 8, versão ALPHA já está disponível e os utilizadores já poderão testar no Ubuntu 13.10. No entanto, tratando-se de uma versão ALPHA, é aconselhável que apenas seja testado num sistema de testes e não em produção.
De acordo com o site Unity8Desktop, esta versão traz já algumas novidades das quais se destacam:
- Interacção com o teclado, incluindo os hotkeys já presentes no Unity7
- Ratos, Ecrãs touchscreen, scroll wheels, touchpads, tudo poderá interagir com o Unity 8
- O HUD – Novos menus inteligentes estão já disponível
- Indicators estão também disponíveis
- Browser App, Gallery App, Music Player App e Video Player App estarão também já disponíveis
- Suporte para multi-monitor ainda não deverá funcionar.
Como testar o Unity 8
Para instalar o Unity 8 basta que no seu Ubuntu 13.10 execute o seguinte comando:
sudo apt-get install unity8 |
Em seguida, basta apenas executar o comando unity8, via terminal para iniciar o Unity 8.
O Unity 8 final deverá estar disponível APENAS com a versão final do Ubuntu 14.10 referiu um engenheiro da Canonical
...] the integration of Unity 8 into Ubuntu Desktop is not scheduled to happen for 13.10 but will only be fully integrated for 14.10. The QML based Unity 8 is currently fully integrated on the Ubuntu Touch images only".
Mas uma vez esperamos que seja “devolvida” a performance do sistema que, com a adoção do Unity, ficou simplesmente afectada…pensamos que a Canonical está a trabalhar arduamente nessa questão.
Este artigo tem mais de um ano
Apesar de não ser um adepto de Unity apoio plenamente a canonical no seu desenvolvimento, acho que é uma mais valia para toda a comunidade que existam alternativas ao que é considerado “normal”, e a ideia de ter o ubuntu em qualquer dispositivo acho fenomenal
Há sempre o Xmonad, i3, ratpoison, openbox, e17, awesome, fluxbox para quem estiver cansado dos window-managers de sempre ;P
Espetaram com mais quantas lenses no unity? Se vão meter mais publicidade, ao menos q metam também alguma com porn.
ja existe 😉
o ubuntu 14.10 se´ra o ultimo?
Não sei se estás a gozar, mas se calhar vai ser a última versão para desktop.
Errado. O objetivo da Canonical é um sistema que integre Desktop, Mobile e TV, não eliminar nenhum destas versões.
Só vai ser integrado no Ubuntu 14.10? Bolas, é um enorme período de desenvolvimento… espero que valha a pena 🙂
@on topic “O HUD – Novos menus inteligentes estão já disponívEIS” – fixed it
Quanto ao Unity Next, espero que fique mais leve, no mínimo, porque basta um mês de uso e uma tweak para por a scrollbar sempre visível para dfeixar de achar o unity pesado 🙂
Já agora queal é o preço previsto para o ubuntu phone (sem ser o tal ubuntu edge claro)? Calculo que um telemóvel minimamente não passe dos 200€ já que o html5 é muito mais leve do que um android, creio eu.
Para deixar de achar o unity confuso*
Eu gosto de usar o unity como barra lateral, mas para procurar os programas que estão fora da lista é mesmo confuso e chato. Nem sempre me lembro do nome do programa que pretendo… Continuo a usar o classic menu indicator para encontrar os outros programas facilmente.
Só para vocês terem noção da treta que é o Unity: só funciona “bem” em Ubuntu. Tentem em instalar em Arch Linux. 🙂
A Canonical está mais preocupada em “pedir” dinheiro para depois gastá-lo em experiências com telemóveis, estando lentamente a abandonar o desktop.
Cannonical quer seguir os passos da Apple. Desenvolver um sistema fechado legado a todos os dispositivos que o rodam. Isso é ruim???? NAO! É a vez do Linux ser o novo SO para desktops (sepultando de vez o Windows, se Deus quiser!)