Ubuntu 20.10: É hora de experimentar o novo sistema num Mac
O novo Ubuntu 20.10 já está disponível para download. Esta versão não é propriamente uma revolução no sistema, mas sim uma evolução. O Ubuntu sempre foi uma das distribuições Linux que mais atraiu os utilizadores, quer os mais antigos como os mais recentes.
Saiba como experimentar o novo Ubuntu 20.10 num Mac.
Existem várias formas de experimentar o novo Ubuntu 20.10 num Mac. Uma das mais simples e seguras é virtualizando o sistema. Para esse efeito existem várias ferramentas, como é o caso do VirtualBox, VMWare ou o Paralleles.
Aprenda a criar uma máquina virtual no Mac para o Ubuntu 20.10
Para este artigo recorremos ao VirtualBox para criar uma máquina virtual. O VirtualBox é uma das ferramentas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas.
Para criarem uma máquina virtual basta abrirem o VirtualBox e carregar em criar. Em seguida basta atribuir um nome à máquina a criar.
Em seguida indiquem a quantidade de RAM que vão disponibilizar da máquina física para a máquina virtual.
Indiquem agora que pretendem criar um disco virtual para a máquina virtual.
No tipo de disco rígido escolham, por exemplo, VDI.
Relativamente ao armazenamento, escolham a opção Dinamicamente alocado. Desta forma o sistema virtual irá usar o espaço que apenas necessita.
E está feito em termos de configurações da máquina virtual. Podem, dentro de configurações, alterar alguns parâmetros de acordo com o sistema que têm.
Criada a máquina basta que carreguem no botão Iniciar.
Aquando do arranque é solicitado para indicar a imagem com o sistema a instalar. Se não estiver na lista, carreguem em Add e depois indiquem o caminho da imagem.
No arranque já do sistema devem escolher Ubuntu para iniciar o assistente de instalação.
Sendo uma versão LiveCD, podem proceder à instalação do sistema em si ou simplesmente experimentar.
Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar este sistema. É verdade que a dificuldade é mínima, mas sempre é uma ajuda a quem nunca o fez.
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram populares. De referir também que o Ubuntu 20.10 traz já suporte para o Raspberry Pi 4.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O que há especial num Mac alem do seu sistema proprietário ?
Será que o pplware não tenha alguém que utilize sistemas GNU/Linux alem servidores , pois se realizam artigos de sistemas Linux deveriam dar dicas que os próprios utilizem no seu dia dia no seu ambiente Linux .
não confundir MAC com Ganoo/Shittux
Sim. Projeto GNU e as GNU coreutils são lixo, concordo contigo. Agora chamares Shittux ao linux, desculpa lá, mas és burro como o c****ho.
Meu, Linux é uma kernel unix-like, um clone do unix podemos dizer. O mac OS é descendente de BSD, ou seja descendente do unix, mas com as mudanças que a apple fez ao longo dos anos quase pode ser chamado unix-like também.
Por isso ao dizeres mal do linux dizes tambem mal da kernel do teu querido mac OS. São tão semelhantes em muitas coisas hoje em dia…
Para a próxima tenta criticar o windows 😀
Grande confusão vai ai @JCFB ate a microsoft utiliza ferramentas GNU , como também o richard stallman foi convidado para falar num evento na Microsoft na qual aceitou .
Quem és tu para falares do projecto GNU ?
Era uma pasta lol, não leves a peito o que digo 😀
Eu uso Linux como o meu sistema operativo”, declaro orgulhosamente ao homem barbudo e despenteado. Ele gira a sua cadeira com um brilho diabólico nos olhos, pronto para reclamar com uma extrema precisão: “Na verdade”, diz ele com um sorriso, “Linux é apenas o kernel. Tu usas GNU+Linux!”
Não perco o ritmo e respondo com um sorriso malicioso: “Eu uso Alpine, uma distribuição que não inclui as GNU Coreutils ou qualquer outro código GNU. É Linux, mas não é GNU+Linux.”
O sorriso desaparece rapidamente do rosto do homem. O seu corpo começa a ter convulsões e espumando-se pela boca, cai no chão com um baque surdo. Enquanto se contorce, ele grita “MAS FOI COMPILADO COM GCC! ISSO SIGNIFICA QUE AINDA É GNU!”. Friamente, eu respondo “Se o Windows fosse compilado com o GCC, tornar-se-ia GNU?” Ainda interrompo a resposta dele com “-e a kernel está a ser trabalhada para se tornar mais independente do compilador. Mesmo que estivesses correto, não estarás por muito tempo.”
Soltando um grito doentio, a vida do homem é ejectada do seu corpo. Ele fica deitado no chão, frio e mole.
Fica bem
O titulo deveria ser “Ubuntu 20.10: É hora de experimentar o novo sistema no VirtualBox”…
Concordo plenamente!
“Paralelles”
Porque não experimentar fazer o contrário, correr MAC OS num pc em Linux, também é possível? Sem contar que se podes “costumizar ” o Linux para ser igualzinho ao MAC OS… Ou o MAC OS copiou algo o Elementary OS ou estou confuso?
Elementary copiou Mac.
Alguém me pode dar uma dica sobre como resolver a situação do Keyboard não funcionar durante a instalação, quando o sistema pede para dar nome ao PC, e depois criar um user mais password o Keyboard não funciona. O PC onde estou a tentar instalar é um Portátil Asus. Obrigado
Promete.