Ubuntu 20.04 instalado? Como ter vários sites num servidor Apache?
O Apache é o servidor Web mais usado em todo o mundo. Flexibilidade, documentação e uma enorme comunidade, são alguns dos pontos fortes que marcam a diferença do Apache para a concorrência.
Depois de já termos transformado o nosso Ubuntu num LAMP e de instalarmos o Webmin, vamos aprender como ter vários sites num único servidor.
O que é o Webmin?
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix - saber mais aqui.
Como ter vários sites no Apache usando Virtual Hosts?
Existem diversas configurações que permitem ter vários sites disponíveis num único servidor Web. A forma mais simples é criando Virtual Hosts. A criação de Virtual Hosts permite que, numa única máquina, possamos ter vários sites, sendo que cada um pode estar associado a um nome ou a um endereço IP.
O Apache suporta dois tipos de VHs (Virtual Hosts)
- VHs baseados em nome: ou seja, num único endereço IP é possível ter um número ilimitado de VHs, sendo que o Apache os distingue pelo nome;
- VHs baseados no endereço IP: é necessário que para cada VHs exista um endereço IP, sendo que o Apache distingue os VHs pelo endereço IP da ligação;
Para este tutorial vamos considerar as seguintes informações/configurações:
- Nome do site1– wiki.pplware.com
- Alojado em /var/www/html/wiki
- Nome do site2– icat.pplware.com
- Alojado em /var/www/html/icat
- Nome do site3– ishark.pplware.com
- Alojado em /var/www/html/ishark
Para criar um Virtual Hosts deve selecionar Servers > Apache WebServer
Em seguida vamos a Create virtual host e depois devemos preencher pelo menos os campos Document Root e Server Name.
Explicação das diretivas mais importantes:
- DocumentRoot - Indicação da pasta onde está localizado o site
- ServerName - Nome associado ao site
Por fim basta que carreguem no botão Create Now. Depois de criado podem ver a configuração global e o Virtual Host configurado.
Quem não tiver um servidor de DNS disponível para efetuar configurações e criar um registo dos VH criados, pode facilmente colocar a informação no ficheiro /etc/hosts para testar num ambiente local. Para isso basta ir a Networking > Network Configuration > Hostname and DNS Client
E criar os registos necessários, carregando em Add a new host address
Como desafio (novamente) experimentem criar os dois sites (icat e idog) restantes e activá-los no apache, tal como fizeram com o anterior. Não se esqueçam de reiniciar o serviço apache no canto superior direito. Aqui fica uma imagem com o icat.pplware.com a funcionar.
Esperamos que este artigo seja de utilidade e esperamos brevemente trazer novas dicas. Se alguém tiver sugestões, não se esqueça de as deixar nos comentários.
Leiam também…
Este artigo tem mais de um ano
Tanto LAMP como Webmin são resquícios de um passado, que infelizmente ainda se mostram aos iniciantes do maravilhoso mundo da web.
O teu exemplo não escala, é muito bonito para exemplos do tipo “Olá mundo!”
Neste mundo de cloud para todo o lado, nem em serviços bare metal isso já se usa.
Esse “Olá mundo!” da iniciação ao desenvolvimento para internet precisa de total reforma Pedro Pinto.
É engraçado mandar um comentário a tentar-se mostrar superior na sua sabedoria.
Bonito Bonito, seria dar uma explicação e exemplos de como seria uma boa instalação/solução para alojar websites simples. Atenção que acredito que este Post é para “iniciantes”, não para alguém que gira uma infraestrutura tão complexa que necessite de ter um bare metal para disponibilizar um site em wordpress por ex. Nem todos os subscritores desta página são “experts” como você. Enfim Ridiculo.
O comentário é auto contido.
Percebeste o que lá está escrito?
Quando saíres dos sites para a mercearia do Zé, chegas depressa à nua e crua realidade que referi ao ao amigo de baixo, a palavra escalar quer dizer qualquer coisa neste mundo da internet.
Quanto aos iniciantes, mostrar algo que qualquer iniciante algo que está intrinsecamente ligado ao passado, que não serve para os dias de hoje, não me parece uma grande mais valia.
Já agora, quem quer ter um simples blog no WordPress, não precisa de nada do que o Pedro Pinto escreveu acima.
Aproveitas e segues o llink que deixei ao amigo aqui de baixo.
Não tens de agradecer.
Agradecer? Para disparates aturo uma criança. Já vi que gosta de falar só por falar. Soluções foi o que lhe propus para que consigamos perceber o que diz. Enfim, já compreendi a sua posição.
Elucida-nos então Grande Mestre…
Explica explica, fiquei curioso
Deste conta que só estás a dizer disparates? Olha lá, sem rebentares de vaidade, que estás tão inchado que até brilhas, diz lá mais sobre isso, mas tenta não ter no teu objetivo o ataque ao autor do artigo, que seguramente é dos mais contribui em Portugal para bom conteúdo sobre Linux.
Eu estou a ver certinho, tu não 😉
Obrigado pelo excelente post. Será seguro de usar esta ferramenta?
Sim, desde que tu configuras essa ferramenta corretamente e se não sabes como configurar, fica alguns links úteis:
https://doxfer.webmin.com/Webmin/Securing_Webmin
https://serverfault.com/questions/139430/how-do-i-make-webmin-secure
https://www.youtube.com/watch?v=7QF0toTZLbw
Obrigado Ppinto
Para um webserver, sugiro o Virtualmin, que é igual ao Webmin mas virado especificamente para webservers.
Bastante mais facil de usar. É o mesmo pessoal que faz o webmin
https://www.virtualmin.com/
Obrigado