PplWare Mobile

O tão esperado Linux Mint 11 “Katya” chegou !!!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José Fonseca says:

    Sou bem capaz de instalar este em vez do Ubuntu 11.04, já que parece que tem dado uma série de problemas.

    • Sinesio Paco says:

      E fazes muito bem José Pois o Ubuntu 11.04 para mim foi um total desapontamento, há quem diga que se trata de habito e uma questão de adaptação ao ambiente, pode ate ser mas cá para mim não foi o pior interface usado pela Ubuntu.

      Já uso a “versão verde” do Ubuntu e estou bem servido 😉

  2. Zé Tolas says:

    Parece-me muito bem…

    Já agora, procuro uma distribuição, com ambiente gráfico (X) mas que seja o mais leve e minimalista possível, para usar em máquinas com poucos recursos. Alguém conhece?

    Obrigado.

  3. Ricardo says:

    Boa! 🙂
    Logo já actualizo.
    Tenho pena que não venha com o Gnome 3, mas isso resolve-se!

    Cumprimentos!

  4. konteudos says:

    Boas ,

    dá para fazer upgrade desde a 10 ? ou tem que se instalar de raiz ?

  5. Bruno Coimbra says:

    Peço desculpa Vitor pelo abuso de colocar o seguinte video http://youtu.be/VM0A_t7l9mo , mas como este é um site na vanguarda da tecnologia e como a esperança é contagiosa, espero que divulguem por todo o lado.
    Se ja tinhas conhecimento disto, podes apagar o meu comentario, mais uma vez peço imensa desculpa.

    Em relaçao ao novo mint…vou ja experimentar.
    abraços

  6. Olly says:

    Estou a fazer download e estou mesmo tentado a trocar o Ubuntu por este… mas primeiro vai passar um período de “acostumação” numa máquina virtual. Eheh!

  7. Carlos Pombo says:

    Boa tarde. Eu tenho a versão anterior do mint instalada no virtualbox, já fui ao gestor de actualizações mas não me aparece a opção para fazer o upgrade para esta nova versão. Há outra forma de poder fazer o upgrade, é que gostava de testar as novidades da nova versão. Se alguém me puder ajudar agradecia. Cumprimentos.

  8. kendimen says:

    A descarregar para actualizar 🙂

  9. Sammboga says:

    A ver se por acaso nao me der der bem com o Kubuntu. Desde que o ultimo ubuntu saiu testei e testei… e depois detestei… e entretanto deixou de dar porque a maquina das experiencias ja nao aquenta tanto. Assim sendo acho que vou experimentar este tambem.

    • Pedro Gaspar says:

      Mas com o ubuntu 11.04 podes sempre optar por usar o gnome ao invez do unity na mesmoa… eu pessoalmente so ainda nao consegui foi por o gnome3 no ubuntu em condições… o meu pc depois fica todo brecado.. mas instalei noutro pc o fedora ja com gnome3 e estou a curtir bue a interface do gnome3… ainda nao me habituei foi ao gestor de pacotes do fedora… estou-me a ver grego para instalar algumas aplicações que no ubuntu e quase instantaneo.. tal como os codecs ou o vlc.. simplesmente nao consigo instalar…. damn it! lol

      • slblxs says:

        Boas,para quem não consegue instalar os codecs no fedora deixo aqui uma dica existe um pacote que se chama easylife , é só instalar e escolher os codecs para instalar,também gosto do fedora é uma distro muito boa.

  10. Diogo Bhovan says:

    Off-topic:
    Sugiro a criação de uma rubrica, como a que têm de PHP, do género: “Linux é à Segunda-Feira”. E todas as semanas ensinavam truques, “how-to’s”, dicas, etc para Linux (Fedora por exemplo).

    Gostava de me lançar no mundo Linux mas sinto falta de bom conteúdo para iniciantes em PT-PT com a qualidade que o PPLWARE já nos habituou 🙂

    Existem milhares de artigos de iniciação ao Linux, mas são poucos os que explicam e ensinam bem, muitos chapam linhas de comandos para fazer alguma coisa e o leitor baseia-se a copiar as linhas com os comandos e a colar no seu terminal. Porque não mostrar o comando e explica-lo? Deixo aqui este desafio ao PPLWARE 😉

    Cumprimentos;

  11. Bovidino says:

    Pedro,
    Porque há opção de download em CD e DVD?
    O DVD é mais completo, ou o que?
    Desculpe a minha ignorância.

  12. gonsakk says:

    boas! só uma pergunta… o meu portatil é um asus z92f, tem 5 anos, e já uso o ubuntu gnome desde o lucid lynx, mas em todas as versões, o computador “freeza” com a reprodução de filmes (vlc, totem). Acham que é problema do ubuntu ou da máquina? Resolveria mudar para o mint?

    Obrigado

    • lmx says:

      boas..
      a nivel de multimédia existe um gap…
      mas verifica se a tua grafica tem aceleração 3d.

      cmps

      • gonsakk says:

        hei
        O que queres dizer com “gap”? Não sei como se verifica se tem aceleração 3D. O portátil não tem uma placa dedicada (ou seja, é partilhada), mas nunca tive problemas com nada (efeitos desktop, etc). Isto é um problema comum resolúvel?

        Obrigado

  13. Alexx says:

    Tenho o Ubuntu com o Gnome a correr numa máquina com dual boot (tenho que lá ter o windows pois claro!) mas estava à espera deste Mint. Mas agora estou com uma dúvida terrível – tenho que desinstalar o Ubuntu ou existe algum processo de lhe “prantar” o Mint em cima, sem mais ? Uma dica s.f.f. ?

  14. Paulo Ferreira says:

    Ontem já tive oportunidade de instalar esta versão numa maquina virtual e está muito boa (nem eu esperava outra coisa).
    No entanto, vou manter a versão 10 por mais um tempo,pelo menos até chegar a minha maquina nova 🙂

  15. Rui says:

    Usei Ubunto 11 e depois Mint 11 RC.
    Acabei por ir para uma distro XFCE, Xubunto ou ArchLinux ainda não me decidi qual a melhor.

  16. doxy says:

    Boa tarde,

    sabem se suporta lingua portuguesa? e o sistema operativo ficar na nossa lingua? obrigado

  17. Gilmar Coimbra says:

    Baixando (outra vez) para ficar um pouco mais “íntimo” do Linux.
    – Mas, será que está longe o dia em que este sistema ficará mais, digamos, de fácil manuseio por pessoas “normais”?

    Já passou ( e muito) da hora de termos outro sistema de “fácil utilização” por qualquer pessoa!

    Ao meu ver, a maioria está “condicionada e escravizada ao Windows”, tal qual aos sistemas educacionais, políticos, financeiros, religiosos, psicológicos, etc?

    Quando isso vai mudar?

    • delaorden says:

      ola amigo. Estas versões de Linux Mint são bastante amigaveis e tal. Não ha muita dificuldade não. Eu sou totalmente amador em Linux e ja o uso para salvar o Windows de algumas enrrascadas.
      Ah, sobre o “pessoas normais” como diz nosso poeta Caetano Veloso, “de perto, ninguem é normal” kkkk
      Abraço !

      • Gilmar Coimbra says:

        Por diversas vezes me atrevi a utilizar alguma distro do Linux, mas sempre acabava desanimando com os ‘montes’ de códigos difíceis de assimilar, devido ao ‘meu condicionamento windológico’.

        Mas, não desanimei de todo! – Vou insistindo…!

        Verdade amigo “delaorden”, de perto ninguém é mesmo normal. Se levarmos em conta que “ser normal” esteja ligado às pessoas prisioneiras dos sistemas, que, segundo me parece, poucos não “estão”, numa rápida olhadela no painel geral, constatamos que são poucos os Linuxnáticos! (Obviamente que em relação ao windows!).

        Como leigo e alguém que acompanha de ‘longe’ a evolução do Linux, no meu modo de ‘ver’ ainda não chegou naquele estágio onde possamos instalar uma distro, e não precisarmos de dominar ou, no melhor das hipóteses, decorar os códigos com os quais não estamos acostumados.

        Com absoluta certeza, quando este momento chegar, o de termos um Linux para “humanos normais”, serei um dos primeiros a tê-lo como sistema Padrão.

        – O windows será mero coadjuvante!

        Que seja breve!

        Abraços, gente boa! (E parabéns para todos os que dominam de alguma maneira o Linux!)

  18. delaorden says:

    Sempre achei mais amigavel o Linux Mint que o Ubuntu, ainda que baseado neste último. Vou baixar. Se não me engano, um dos diferenciais deste Mint era que ja vinha com o plugin da adobe flash ja por defeito (default). Não sei se nesta versão ainda tem isso, ou estou completamente enganado mesmo.
    Valeu pela novidade. Abraços !

  19. Corvo says:

    boas tarde comunidade =) uma peq. questão…. o mint tem algum tipo de software por tras como acontece com o wubi no ubuntu… cm novo neste mundo linux tenho experementado ubuntu pois o dual boot funciona as mil maravilhas dessa maneira…. caso o mint nao tenha esse tipo de função haverá mais alguma distribuiçao sem ser o ubuntu k corra em dual boot com outro programa… gostava mm de poder correr outro linux dessa forma… eh mais simples de executar… obgd e bom fds

  20. Laggunna says:

    Muito fixe mesmo este Mint. Sou novato em linux. Experimentei e usei o Ubuntu 10. Considero que o 11 piorou. Para já estou a gostar mais do Mint.

    Bem hajam!

  21. okapi says:

    A seguir ao openSuSe esta é a distro de minha eleição. Sou bem capaz de instalar num outro PC que tenho parado para ver como esta, já que o ultimo contacto foi mais de 4 anos.

  22. Gabriel says:

    Eu comprei meu note em julho do ano passado e veio com o win 7 que eu nunca tinha experimentado, resolvi dar uma chance, e usei ele por 2 semanas… DETESTEI… ai formatei o meu pc e coloquei o Mandriva 2010. No começo gostei bastante mais senti ele meio limitado, sei lá, não senti aquele tchan, usei por 3 semanas testando e resolvi partir para o Fedora 14. Esse eu aguentei uma semana apenas, achei ele mais fraco que o Mandriva, simples demais, meio xoxo… Foi quando descobri o Ubuntu. Instalei o 10.04, gostei bastante, achei ele mais completo que os dois linux anteriores (mandriva e fedora), achei a comunidade maior e mais colaborativa, enfim, o melhor dos mundos. Usei o Ubuntu 10.04, passei para o 10.10 e recentemente atualizei para o 11.04.. Olha, com muita sinceridade, não que o 11.04 seja ruim, mas não sei não, com o 10.04 e o 10.10 eu sentia minha maquina fluindo melhor, agora com o 11.04 minha maquina além de já ter travado 3 vezes, coisa que com as outras versões nunca ocorreu, eu senti ele muito instavel ainda. A interface em si apesar de super diferente eu até gostei um pouco, tem umas inovações bem bacanas, mas acho que o sistema com o Unity esta muito imaturo ainda, talvez na 11.10 ele esteja mais robusto e tal, por hora não dá. Foi ai que eu descobri o Mint, baixei essa versão 11 e vou instalar no meu note esse fds… estou com uma expectativa possitiva por tudo que eu já li e pesquisei sobre ele, sei lá, vamos ver o que acontece e qualquer coisa volto aqui para dizer o que achei. Apenas para encerrar, acho que a maravilha do linux é essa, varios sabores, tem linux para todos os gostos, diversas versões, e variações de uma mesma versão, tudo em nome da liberdade de escolha. Veja que em momento aqui eu critico o linux em si, só acho que para cada necessidade e gosto tem uma distribuição e cabe a nós usuarios antes de reclamar de qualquer coisa, seja do linux ou do win, primeiramente testar, dar a oportunidade como eu fiz nesse quase 1 ano que comprei meu note, já fora 4 OS distintos e partindo para o quinto. Isso é liberdade, agora quero usuario do win vim em forum e reclamar do linux, a maioria sequer testou, sequer buscou uma distro, ficam presos no mundinho comodo deles, aonde a microsoft empurra o sistema fechado e a pessoa goste ou não é aquilo que tem…

  23. luislelis says:

    Ola ca estou eu o novo desodorizante.

    Linux Mint Sempre foi o meu linux de eleição. (já conheço e experimentei uma carrada deles).
    já uso desde o … nem me lembro mas a bué de anos.

    A favor.
    Simplicidade, instalação, reactividade, menu que nunca muda de estilo, e o mais estranho he que tudo funciona como deve(claro com excepções que confirmam a regra).

    Não he preciso de instalar praticamente nada para filmes/som e codecs … ( ja o divx/java no chrome da sempre algum trabalho mas penso q e culpa e da google. Nada que não se resolva sem muito trabalho).
    “E ainda” não precisa de nenhum tipo de antivírus.

    Graficamente muito apelativo sem ser Gay. (nada contra os gays ate acho q devem ser acarinhados e incentivados reduz a concorrência).
    Tendo em conta a origem, o nacionalismo esta presente através da predominância da cor verde.
    Algum conservadorismo, o que traz estabilidade e confiança ao utilizador.
    E um sistema que costumo instalar a vários clientes os quais elogiam e não conseguem regressar ao windows depois desta experiência com sabor a mentol. (ha sempre uns ranhosos do Restelo que não gostam de mentol).

    Para quem quer ter um sistema rápido sem ter uma curva de aprendizagem longa, penso ser um óptima distro.

    Pontuação 8/10 (a perfeição não existe e o excelente e temporário).

    Para quem não consegue sair das malhas do windows experimentem o ZORIN 5 ( https://www.youtube.com/watch?v=CwXkAd1tEyQ ).
    Muita gente nem sabe que e Linux e só descobre quando lhes digo que não e windows (Vale a pena experimentar).

    Não sou fundamentalista do Linux e tb uso windows mas só quando ando a crakar alguma coisa e não tenho conhecimentos no linux para o fazer. (tipo xbox e ps3 e Wii).

    Alguém teve paciência para ler isto?
    Ja me alonguei demais o Pedrido e o Vitinho ainda me cortam a língua.

  24. lmx says:

    Gostava de ver um bom ubuntu com fluxbox, e ja vi um projecto que na altura estava a correr as mil maravilhas, mas parece que…acabou??

    Fluxbuntu.com ou org…

    cmps

  25. Telmo says:

    Para mim é a melhor distribuição Linux da actualidade, sem dúvidas. Para mim só tem um defeito: porque vai com o python 2.7 e não com o python 3.2? O Linux tem de evoluir, não pode só pensar em retrocompatibilidade…

  26. Macgyver says:

    Adoro esta versão do Mint,mas como sou um iniciante no linux, gostava de saber como configurar a ufw pois no ubuntu 10.04 tinha a firestarter que me dizia o que se estava a passar, mas no ubuntu 11.04 assim como no Mint 11 dá erro. Podem me dizer como configurar a ufw e como saber que ela está activa pois com a firestarter ficava o icone visivel na barra de tarefas (acho que é assim que se chama).

    Obrigado e bom fim-de-semana.

  27. Carlos Florencio says:

    Fogo!

    Este novo ubuntu e as placas ati não se dão bem. Para instalar o ubuntu tive de ir pelo nomodeset como posso instalar o mint 11?

    É que como tenho placa ati, quando devia dar o splash screen o ecrã apenas fica preto e não da mais nada. :S

  28. Lagunna says:

    Como já referi sou novo nestas andanças do linux mas, para quem tem uma máquina com o Win Seven por exemplo e não está muito satisfeito, embora me pareça ser um dos melhores SO da Microsoft, para quem não está miuto satisfeito, dizia eu, uma vez que também já vi que andam por aqui alguns novatos como eu, pode instalar o Ubuntu e/ou o Mint a correr em dual boot e assim pode usar e abusar de cada um deles sem se desfazer logo do Seven. Para já estou a testar o Mint e acho-o mais amigável que a nova versão do Ubuntu que só veio complicar. A 10 estava bem melhor que a 11. Mudem lá isso para melhor…

    Bem hajam!

  29. Armando Martins says:

    Boa tarde a todos , gostaria de saber se no LinuxMint 11 continua a aparecer o icon no arranque é que comigo em duas maquinas diferentes no arranque fica o ecram todo preto , de resto funciona a 100% . obrigado e comprimentos a todos

  30. abda says:

    Boas…
    Gostaria de saber qual é o melhor Mint até agora…
    Neste momento tenho o UBUNTU 10.04 (lucid), que para mim é superior ao 11.04 , mas gostaria de experimenta algo diferente, e parece-me que o Mint é uma escolha razoável…

    • Armando Martins says:

      Boas em relação a sua pergunta posso dizer que uso o Mint desde a versão 7 e estou muito satisfeito a 11 está muito boa , a única coisa que me acontece é no arranque não me aparece o símbolo do mint como nas anteriores , mas deve ser normal , penso que seja uma boa escolha e é muito intuitivo . comprimentos

  31. Rui says:

    Após experimentar vários distros Linux acabei por me fixar no Pinguy 11 que,tal como o mint, consiste num Ubunto mais refinado mas com um conjunto de packages bastante apelativos, o que é óptimo para quem está a começar a explorar Linux.

  32. Pedro says:

    boas pessoal,

    Tenho o linux mint instalado e ele sempre que inicia procura as actualizações com o gestor de actualizações, a questão é devo instalar tudo o que lá vem, ou apenas o que me interessa? aquelas actualizações não tem lá coisas que se calhar só vão encher o disco? ou ele só vai buscar actualizações para programas que estejam instalados?
    Pergunto isto porque tenho um disco pequeno e não quero tara enche-lo de actualizações desnecessárias.

    Obrigado e cumpts.

    • Alucard says:

      O gestor de actualizações só procura actualizações a pacotes que já tens instalados. Sei que muitas vezes pode parecer que algumas actualizações não tem grande utilidade sobretudo a pacote “lib qualquer coisa” que nem sabemos bem o que são, mas elas servem sempre para alguma coisa.E só vão substituir o pacote que já tens, não ocupam assim tanto espaço.
      Deves ter atenção à prioridade das actualizações, elas estão classificadas de 1 a 5, sendo o 1 as mais recomendadas e 5 as que poderão causar instabilidade no sistema. Recomendo que actualizes de 1 a 3, 4 e 5 não recomendo.

  33. kombo says:

    Bom dia pessoal
    A minha questão é a seguinte, cada vez que mando reiniciar ou desligar esta versão do Mint ou pelos menos a mim ele não desliga nem reinicia, vai sempre para ao inicial como se tivesse terminado a sessão.
    Alguem sabe porque?

    Agradeço ajuda

  34. pedro says:

    Gosto muito do Linux mint, mas recentemente mudei de portátil e o indicador de carga da bateria não funciona. Os tempos estão sempre errados e não percebe quando estou em carga AC ou quando estou a usar a bateria.
    Tentei o Mint 9, o 10, o Ubuntu, 10.04, o 10.10, o Jolicloud, e outros que já nem me lembro. Já estava quase convencido que o problema não teria solução quando recentemente experimentei o Fedora 15 e tudo voltou a funcionar.
    A minha pergunta a todos os que estiverem presentes é:
    Não haverá hipótese de pôr o Mint a funcionar indo buscar qualquer pacote do Fedora?

  35. Macgyver says:

    Boas …

    Gostei do Mint 11 mas no meu eee pc o wireless desligava-se sucessivamente. Experimentei o pclinuxos fullmonthy e simplesmente….bem é expectacular !!!!Disponivel em Gnome, Kde, Lxde,Xfce,E-17,Openbox

    Experimentem e digam o que acharam!!

    link:http://www.pclinuxos.com/?page_id=180

    • slblxs says:

      Por acaso há muito uma das minhas distro preferidas ,tudo funciona traz todos os codecs instalados muito boa e é rolling release não é preciso instalar a distro do zero ,pois actualiza sempre para os pacotes mais recentes.Só tenho pena de não ser mais falada por aqui…Já existe um fórum em pt ,onde também dou umas dicas, para quem quer conhecer aqui fica o link; http://www.pclinuxosbrasil.com.br/

  36. Caros forenses instalei o linux mint 11 64 e não consigo fazer funcionar o google-tolking video, alguém do forum tem alguma dica do que pode ser, instalei chesse e a camera funciona normal, porém quando vou testas no bate papo a camera não entra.
    Obrigado.

  37. Caros,
    estou usando o Mint 11 e está perfeito. Meu atual uso é básico, e acho que está muito bom. Estou tentando rodar programas para outras necessidades e acredito que não terei problemas. Vamos ser positivos. Instalei o Google Chrome, que também rodou sem problemas.

  38. tulio says:

    eu tenho o linux mint 11 mas depois que vc usa o gerenciador de aplicativos ele trava!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.