PplWare Mobile

IPFire 2.11 Core 55 – Uma solução open source para Firewall


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Jeudí Prando says:

    Eu ja usei largamente e nunca tive dor de cabeça! geralmente em lan-house, habilitando o cache do squid traz muita estabilidade aos acessos na internet

  2. André Neves says:

    Boa opção para firewall, aconselho também a quem estiver interessado dar uma vista de olhos pela distribuição IPCop e ClearOS

    • Carlos Costa says:

      Concordo André Neves!!

      IPCop e ClearOS são distribuições excelentes. Instalei à pouco tempo com uns colegas, o ClearOS. Procedi a alguns testes para ver a eficácia no que consta aos mail’s, verifiquei grandes resultados na filtragem de conteúdos e anexos.

  3. jpng81 says:

    Ainda não testei este a fundo, mas a partir do momento que o pfsense me usa apenas 128mb no virtualbox para funcionar perfeitamente, não me parece que vá usar este, mas irei testar futuramente.
    E quando digo a usar 128mb de ram é já mesmo o máximo pois o pfsense para funcionar no mínimo dos mínimos precisa apenas 64mb.
    Quanto ao ipfire alguém me sabe dizer qual é o mínimo de ram para o por a funcionar?

    • jpng81 says:

      Ok já me informei … o minimo dos minimos é 128mb de ram.

      • says:

        Boa tarde pessoal.

        jpng81, quando configuras na virtualbox a rede red (pelo que percebi é a que se liga à net), usas dhcp ou se é estático, dá-me um exemplo de ip’s que usas.

        Obrigado e parabéns pelo excelente post

        • jpng81 says:

          Devo dizer que ainda andei um bocado á luta com a configuração que fiz, pois minha ideia era a seguinte visto que ainda tenho o modem thomson antigo da ZON.
          Thomson modem > ligado placa de rede eth0 > pfsense > LAN na eth1
          Mas por algum motivo o modem quando ligado atribui um dhcp automaticamente, o que por vezes o pfsense conseguia detectar o ip do modem, mas quando me faltava a electricidade era o caos o pfsense fica completamente perdido pois acho que o modem thomson dava uma gama de ip completamente diferente da que tinha, e pelo que me tenho informado na net havia pessoas que também tinham o mesmo problema, mas penso eu que esta seria a melhor configuração a fazer pois visto que não queria usar o meu router smc para atribuir o ip para o pfsense, como isto não resultou, fiz a seguinte configuração:
          modem thomson > router smc (ip: 192.168.1.100 com DMZ) > pfsense eth0 (em vez de dhcp meti o ip 192.168.1.100) > LAN (na gama 192.168.2.1 estando a fazer DHCP para a rede).
          Isto para quem tem dos novos routers da ZON basta meter o router em ip fixo com DMZ e ligar ao eth0 do pfsense.
          Tenho o pfsense virtualizado no virtualbox com 128mb ram a bombar a fazer de proxy cache (squid) para a rede, e devo dizer que a velocidade com que acede ás páginas web é espectacular.

  4. Xavier Fernandes says:

    Bom dia, tenho um router asus com dd-wrt instalado, será possível por este aplicação a correr numa pen inserida no router?? se alguém me poder explicar agradecia.

    Obrigado

  5. Ambrósio Santos says:

    Aproveito para perguntar se há alguma solução opensource que permita efectuar o mesmo que o ISA server faz no que diz respeito a captar um URL e a reencaminhar para um respectivo servidor:porto

    Exemplo

    http://www.xpto1.com IN A 193.1.1.1
    http://www.xpto2.com IN A 193.1.1.1

    sendo o 193.1.1.1 a fw e depois internamente ele publicar e reencaminhar o pedido respectivamente:

    http://www.xpto1.com —> 172.16.1.1
    http://www.xpto2.com —> 172.16.1.2

    Com isto procurava poupar IP’s para publicação de sites para a internet.

    Obrigado,
    Kind regards

  6. Nuno Antunes says:

    Boa tarde,
    alguem sabe-me indicar um plugin para o IPFire ou IPCop que faça monitorização, de preferência de forma visual, de quem está ligado e onde? Ou em alternativa uma aplicação (mesmo que comercial)
    O IPFire (e o IPCop) têm o iftop, mas este comando não é muito userfriendly e não funciona no browser tem de ser por linha de comando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.