PplWare Mobile

Apache2 + PHP5 + MySQL no Ubuntu 10.04


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. EmperiuM says:

    Já agora podias falar no [url=http://phpsysinfo.sourceforge.net/]phpsysinfo[/url]
    e explicar ao user a beleza da coisa 😀

  2. Revolução Digital says:

    De facto nunca foi tão fácil podermos ter um ambiente de desenvolvimento PHP em qualquer lado.

    Pessoalmente utilizo uma pen com o XAMPP e os MySQL GUI Tools em conjunto com o Eclipse PHP. O único senão disto é que se consegue trabalhar em qualquer lado o que até pode ser uma chatice 😀

  3. EmperiuM says:

    Já agora podias falar da beleza do [url=http://phpsysinfo.sourceforge.net]phpsysinfo[/url]
    da sua funcionalidade e utilidade.

    EmperiuM

  4. elvis says:

    E usar a pasta public_html (UserDirectory)? Isso funciona já por defeito com isso ou é necessário modificar algum ficheiro ainda?
    Geralmente instalo todos os pacotes separadamente e depois edito php5.ini para activar o user directory.

    Se não for necessário facilita a vida. Isto já me deu dores de cabeça muitas vezes porque o UserDirectory requer que se mexa em ficheiros.

    • João says:

      Para activar o user dir basta activares um módulo do apache.
      Basta executar na consola o seguinte comando como root:

      a2enmod user_dir

      Para depois os ficheiros php serem interpretados, muito provavelmente tens de editar as configurações do módulo (/etc/apache2/mods-available/user_dir.conf), mas nada de muito complicado.

      • elvis says:

        Ja tenho a funcionar o userdirectory. A minha questão era se estava activado por defeito no pacote do lamp, porque como tinha dito eu instalo os pacotes (apache, mysql, php, etc) separadamente.

  5. Olá. Só um pequeno detalhe — LAMP quer efectivamente dizer Linux + Apache + MySQL + Perl/Python/PHP (http://onlamp.com/pub/a/onlamp/2001/01/25/lamp.html).

  6. Diogo92 says:

    Boa tarde, eu já configurei tudo e consegui colocar o wordpress a funcionar. Será possivel utilizar o meu computador como um servidor? Associando um dominio ao meu computador. Neste momento estou a utilizar a utlima versão do Ubuntu.

    Cumps,
    Diogo

    • Revolução Digital says:

      Poder podes… mas os custos que vais ter não compensam o que se paga por um alojamento.

      Precisas de um IP fixo, coisa que não tens com um acesso Internet normal, ou de configurar serviços como o no-ip.

      E depois ainda outro detalhe: a máquina tem de estar sempre ligada (obviamente) e, dependendo do tráfego do site, teres um maquinão para responder a tudo. Isto se tua largura de banda de saída aguentar com as requisições.

      Sinceramente, por qualquer coisa como 5 ou 6 euros por mês arranjas alojamento o que faz com que, na minha opinião, não compense as dores de cabeça para ter isso montado em casa :S

  7. Zé Pedro Pinto says:

    Os passos php e phpadmin comigo nao funcionam… Também ja tentei aceder do exterior ao meu servidor, mas nao funciona, apesar de ja ter configurado o no-ip! :S A ligação é sempre efectuada para o router da SAPO. Alguem me pode ajudar?

  8. Vitor says:

    Eu estou a ter uns problemas, até esta parte “Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost” correu tudo bem, mas depois criei o script php.info e tentei mover para a pasta var/www que é onde ficou o index.html, e o sistema nao me permite, diz que nao tenho permissões, como é que consigo o fazer? ( ja verifiquei e a minha conta é de admin, mas nao sou o root..) só um aparte.. [tenho 5 horas de linux praticamente ]
    Obrigado

  9. José Xavier says:

    Qual a diferença de XAMP e LAMP? Há um utilizador que diz que tem o XAMP numa pen, posso tambem ter o LAMP? E tipo, sempre que ligo essa pen a um PC o localhost vai para a pen?

  10. Hélder Silva says:

    aqui instá-lo através do comando:
    sudo tasksel

    onde posso instalar este e muitos outro serviços.

  11. Bruno PInto says:

    Está solução serve só para testar em localhost, certo?!
    Como podemos criar um servidor com este sistema LAMP e conseguir abrir o site em qualquer parte do mundo?

    Gostava de uma explicação igual a esta publicação, é possivel 🙂

    • elvis says:

      Muita boa gente utiliza-o para uma rede local. Mas facilmente podes aceder desde o exterior. Não te esqueças se estiveres por detrás de um router irás ter de o configurar.

      Se calhar era um bom artigo.

  12. José Xavier says:

    não consigo aceder ao phpmyadmin :S

  13. Manasses says:

    Olá pessoal muito bom o tutorial mas gostarai de saber se tem como parar e iniciar o servidor mysql . para que ele não fique rodando em backgound sem eu estar usando ele?

  14. Quando abro o arquivo “http://localhost/info.php” no Firefox, obtenho o erro:

    “Download error — /tmp/info-4.php could not be opened, because the associated helper application does not exist. Change the association in your preferences.”

    O que devo fazer??

  15. Paulo Bogado says:

    acho que tenho o mesmo problema do Adriano G, quando coloco localhost/info.php na barra de endereço, o firefox tentar baixar o arquivo, não consigo abrir a página.

  16. Paulo Bogado says:

    Agora não estou conseguindo abrir a página do phpmyadmin. tentei remover e depois reinstalar mas não adiantou…

    tentei reiniciar e também não dá.

  17. Nélio Santos says:

    Já virou rotina: após instalar o PHPMyAdmin via apt-get no Ubuntu aponto meu navegador para http://localhost/phpmyadmin esperando ver o sistema já funcionando, mas nada. O diretório nem está presente em /var/www. E o mais estranho é que isso funciona em algumas instalações do Ubuntu que fiz, mas não nas mais recentes…

    Solução que descobri hoje:

    sudo cp -r /usr/share/phpmyadmin/ /var/www/phpmyadmin

    Agora aponte seu navegador para http://localhost/phpmyadmin. Você deve ver a tela de login do sistema.

  18. Leo says:

    Errors were encountered while processing:
    mysql-server-5.5
    mysql-server
    E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

    E apartir daí já não consigo fazer mais nada. Estava a instalar parte a parte até encontrar o código para fazer tudo junto, mas mesmo assim o erro persiste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.