Chineses fizeram 1.5 milhões de downloads do…Ubuntu
Com 1,35 mil milhões de habitantes registados, a China é um dos países mais populosos do mundo. Com o anúncio do fim de suporte do Windows XP, os chineses parecem estar virados para o Ubuntu, mais concretamente para o Ubuntu Kylin.
Segundo dados agora divulgados pela Canonical, só em 2013, os chineses descarregaram o Ubuntu Kylin cerca de 1.5 milhões.
O Ubuntu Kylin é uma distribuição Out-of-box, que servirá para aproximar os chineses do mundo open source. Esta distribuição é basicamente uma personalização do Ubuntu, que vai ao encontro das necessidades dos utilizadores e do mercado chinês.
A última versão do Ubuntu Kylin que foi disponibilizada em Outubro, foi descarrega 1.3 milhões de vezes, segundo dados da Canonical. Este valor, somado com os 400.000 downloads, do Ubuntu Kylin 13.04, perfazem o fantástico número de 1.5 milhões de downloads, o que demonstra a força do open-source na China.
Como no Ocidente, a China é largamente “dominada” pela Microsoft…mas o cenário tem vindo a mudar. Hoje em dia, o Ubuntu já vem pré-instalado em máquinas da HP, Dell e claro Lenovo. A popularidade do Ubuntu Kylin foi, sem dúvida, reforçada após o apelo e contribuição do governo chinês e entidades militares para transformar o Ubuntu Kylin no sistema operativo 'oficial' da China. Além do Ubuntu, relembrar também o sucesso da suite de produtividade chinesa Kingsoft Office.
De referir ainda que esta “iniciativa” de abandonar o Windows em detrimento do Ubuntu se deve aos dois pedidos recusados, por parte da Microsoft,, em alongar o período de suporte do XP na China. Neste momento, segundo dados da StatCounter, o Windows XP é usado por menos de metade dos utilizadores chineses.
Será a China o grande impulsionador do Linux Ubuntu?
Este artigo tem mais de um ano
“o fantástico número de 1.5 milhões de downloads, o que demonstra a força do open-source na China”
num país com 1,3 mil milhões de habitantes, o número não é assim tão grande!
Sim, é verdade, comparando com a população chineses 🙂
Pois mostrar números mas certas vezes não dizem nada… basta fazer uma regra de três simples para perceber que esse número não têm nada de extraordinário… visto a china ter por volta dos 1351 milhões de habitante comparado aos 10.5 que Portugal têm, o “magnifico” número de 1.5 milhões tornar-se-ia nuns meros 11.650 downloads e tenho bastante certeza que existem bem mais portáteis com ubunto em Portugal do que apenas 11mil…. não quero desvalorizar o sistema operativo porque apesar de não nenhum expert vou utilizando… mas os números enganam muito e não se pode ficar surpreendido por um grande número que vêm dum gigante pais.
Achas que o número não é fantástico? mais de 1/10 da população portuguesa?
\\ironia mode
1.5 milhoes de portugueses usam isto?
\\
E já comparaste com o número dos que têm computador na China? É por aí que as contas devem ser feitas!
Em 2009 existiam cerca de 150 milhões de computadores na China! Não me pareceria nada do outro mundo se entretanto não tivessem passado para o dobro, dado que as vendas anuais por lá andam à volta de 70 milhões de máquinas.
De modo que se assumires 300 milhões de máquina, 1,5 milhões é 0,5%.
Se olhares para as estatísticas de utilização do Linux na internet na China, vês que é inferior ao que se vê no resto do mundo!
http://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/3767/3144
Ora aí está! Afinal a penetração do Ubuntu não é tão grande quanto se poderia imaginar a partir da noticia. Há ainda muito caminho a percorrer.
O facebook iniciou com 20 pessoas…
As coisas mudam. O mundo da informatica ainda mais.
Estamos a falar de cerca de 0,1% da população do país. Não é muito.
Não é muito de facto, mas em 6 meses parece -me algo melhor sendo que 1.3 milhões foram em 6 meses…
E estamos a falar das primeiras versões do Ubuntu na china, pelo empenho que existe entre o governo chinês, e pela vontade da canonical, são um bom pressagio…
O Nunes já disse tudo. Esta noticia está errada nos seus propósitos e contas. 1,5 milhões é uma pequeníssima migalha num país que tem mais de mil milhões de habitantes. Quanto muito, e não sei se será mesmo assim, o Ubuntu é a distro Linux que mais downloads terá na China, e isso, como se percebe, não tem nada a ver com as pessoas estarem-se a virar mais para o Ubuntu.
Cá em Portugal, 1.5 milhões de pessoas nem sabem o que isso (Ubuntu) é 😛
Qual é a novidade que a China, que é o maior país do mundo em população, é o líder em praticamente tudo em que o número de pessoas é o critério fundamental?
Estranho era quando não era o líder.
E sim, a China é o grande impulsionador — de tudo. Para saberem porquê, releiam o primeiro parágrafo.
E já agora, para pôr o número 1,5 milhões de downloads num ano em perspetiva, isso corresponde a aproximadamente o número de PCs (com Windows) que se vendem em 2 dias.
Maioria dos portáteis made in China ou trazem Linux ou XP black edition por isso nada de novo.
Fantástico sistema.
Irá se transformar no sistema operativo padrão na china…
A canonical, começou a pouco a desenvolver uma solução com os seus parceiros na china.Esta é ainda uma amostra visto que o projecto é recente e falta ainda aplicações chinesas, etc
Mas a crer no empenho politico e de diversas organizações lá, será no futuro o sistema operativo padrão…
A verdade é que eles não precisam dos americanos para nada, alias…são eles que financiam a América!
ha so para acrescentar…
amanha a Canonical vai fazer um anuncio, que tudo leva a crer seja de um tablet ou de um Smartphone com ubuntu…
Espero bem que sim, ainda estou a espera do Ubuntu Edge…. grrrrrrr
pois…também eu lol
não se sabe ao certo, mas tudo leva crer que seja…
mas também pode ser apenas para apresentar o ubuntu como SO móvel completo a nível de features básicas de um smartphone,e talvez anunciar alguma parceria de maior monta…
eles no programa deles ja teem imensas empresas, portuguesas está a PT(meo), mas a nivel de fabricantes, desconhecem-se os maiores sendo que o unico conhecido que ja fabrica para a china, é um fabricante pequeno..
vamos ver no que dá…cross your fingers 😛
http://insights.ubuntu.com/events/update-on-ubuntu-for-smartphones/?utm_source=ubunteu&utm_medium=url_shortner&utm_term=mwctownhall&utm_campaign=shortner
Boas,
Os 1,5 milhoes de downloads não é muito comparado com o nº de utilizadores de PCs na China (aprox. 400 Milhões, dados de 2009).
Também até 2013 a taxa de penetração do Linux (não apenas Ubuntu) era de 1,89% o que significa perto dos 8 milhões de utilizadores.
No entanto, se esta tendência se mantiver, o crescimento do Ubuntu é mais elevado que o do Windows 8 e perto do Windows 7 (embora como o Win7 tem 27% de quota de mercado, ainda demorará bastante a chegar lá, se algum dia chegar), já o Windows XP está em queda livre, embora ainda tenha uma quota de 47%, o que é considerável, pouco menos de 190 milhões de utilizadores.
Cumprimentos,
Pedro Pisco
O King Soft Office pode estar a ser um sucesso ,o mesmo já não se pode dizer do Red Flag que muito pouca gente ouviu falar.
http://www.zdnet.com/cn/chinas-home-grown-linux-os-shutters-7000026404/
1.5 milhões são 1.5 milhões, independentemente do numero de habitantes daquele pais!
Isso se chama progresso, sendo assim, não é espaço para críticas!
Será que tem versão em portugues?
o Ubuntu?
há anos
http://ubuntu.com
me refiria a versão Ubuntu Kylin (versão personalizada para chineses)
a diferença não deve ser muita para o Ubuntu dito “normal”…
1,5 milhões de downloads num pais com 1 bilião e quase 600 milhões isso dá…… qualquer coisa como 0,01 da população
Tianhe-2 neste momento o supercomputador mais potente do mundo usa Linux… e é chinês.
1,5 Milhões de Downloads em menos de um ano é pouco para uma distribuição GNU/Linux? Seja qual for a Distribuição e em que país for… Por amor da santa, deixem de ser ignorantes…
Aí esta… bem dito.
1.5 milhões, são 1.5 milhões na mesma, pode parecer pouco comparado com a população, mas são 1.5 milhões na mesma.
desculpa, mas para se poder dizer se é muito ou pouco, há que ter um termo de comparação, por isso importa saber em que contexto é que são apresentados esses números!
1,5 milhões em Portugal não tem a mesma importância que 1,5 milhões na China
Gosto destes artigos que revelam os hábitos de outras culturas. Venham mais artigos assim.