Chegou o novo Ubuntu 21.04! Impossível não instalar
Abril é o mês do Ubuntu! Tal como prometido pela Canonical, a versão final do Ubuntu 21.04 iria ser lançada a 22 deste mês e a expectativa era muito por parte dos utilizadores que acompanham e usam esta distribuição.
Vamos conhecer as novidades desta nova versão do Ubuntu.
A Canonical lançou hoje o novo Ubuntu 21.04 com integração nativa do Microsoft Active Directory, gráficos Wayland por omissão e um SDK de desenvolvimento da app Flutter. Separadamente, a Canonical e a Microsoft anunciaram a otimização de desempenho e suporte conjunto para o Microsoft SQL Server no Ubuntu.
Native Active Directory integration and certified Microsoft SQL Server on Ubuntu are top priorities for our enterprise customers.” said Mark Shuttleworth, CEO of Canonical. “For developers and innovators, Ubuntu 21.04 delivers Wayland and Flutter for smoother graphics and clean, beautiful, design-led cross-platform development
O Ubuntu, que se estabeleceu como a plataforma de engenharia corporativa, ao nível do desktop e microsserviços, tem vindo a ser adotada nos setores financeiro, automóvel, tecnológico e governamental.
Canonical’s desktop solutions are cost-effective, easy to manage at scale, and simple to integrate with enterprise systems. For our 100,000 police officers, Ubuntu is user-friendly, reliable, and delivers the requisite privacy and security without additional third-party solutions. Ubuntu is our operating system of choice
Esta versão vem com o Linux kernel 5.11 e muitas outras novidades que podem ser vistas aqui.
Microsoft SQL Server para Ubuntu está agora mais otimizado
O sistema de gestão de base de dados (DBMS) e a sua interface de linha de comando (CLI) estão agora disponíveis em imagens otimizadas do Ubuntu no Azure, fornecendo uma plataforma de base de dados altamente disponível e com dez anos de manutenção de segurança.
A Canonical e a Microsoft irão fornecer suporte integrado ao sistema Ubuntu com Microsoft SQL Server implantado no local ou através do Azure Marketplace.
Este artigo tem mais de um ano
A tal distro de Linux que respeita tanto o utilizador como a Micro$oft.
Impossível é instalar isso.
Muitos parabéns,
Mais um artigo óptimo. Só têm uma gralha, é que referem 22 de Outubro quando devia ser 22 de Abril.
Cumprimentos
A Microsoft vai buscar mais ao linux do que dá. É uma pena ainda não termos a suite do Office oficial para ubuntu e companhia. Eu sou dos que no dia em que a Microsoft deixar a sua galinha dos ovos de ouro ir para linux based, digo logo adeus ao Windows. Nem que seja uma versão meia “rasca” como existe no MAC OS (sim, não tem nada a ver a suite office com a do windows, nada, entao o outlook, meu deus).
LibreOffice substitui perfeitamente grande parte dos produtos do Office.. Teams dá para instalar em Linux.. Dizer q se utiliza windows só por causa do Office hoje em dia não faz muito sentido e em última instância também se pode virtualizar Windows dentro de Linux para dar a volta a alguma app em falta..
É muito provável que a Microsoft um dia deixe o Office correr nativamente no Linux, mas apenas na versão de subscrição, Office 365. Eu já uso o Teams e o Edge no Linux e funcionam na perfeição, mesmo o Edge na versão DEV, pois ainda não há canal Beta, não tem tido muitos bugs. O Teams é tão estável que posso usá-lo, tal como o Zoom, para trabalhar.
Fraca desculpa. Libreoffice substitui na perfeição o Office da Microsoft! E se quiser ter um sistema muito familiar GRÁFICAMENTE ao Windows 10, questão de instalar o Linux Mint 20.1 baseado no Ubuntu 20.04 Focal. E claro brevemente aparecerá a versão baseada no 21.04. Resumindo uso um Linux que nas cores e aspecto gráfico iguala o W10 porque só gosto do visual. Lembro que o Linux é altamente personalizável!
Não tarda muito e; para uso doméstico e PME, o Office da MS será todo na “nuvem”… Subscreves e usas online, tendo de instalar talvez apenas alguma extensão para o browser. O 365 online já é assim, creio… Mas, enfim, eu uso o da Google, tudo online e nem tenho essas preocupações… São eles que actualizam tudo.
Que isso… A integração do Libre Office com .pdf e assemelhados é muito mais do que o Office. A não ser que você seja daqueles que não se importam em torrar dinheiro com a Adobe.
Pop os manda um abraco
Só por ter a popota vou instalar.
Já descarreguei o ISO do Xubuntu 21.04 via torrent, e vou instalá-lo ao lado do meu Windows 10 Pro, substituindo o Debian 10.1 Xfce, que é um pouco conservador demais em relação à atualidade do software nos seus repositórios. Quero mesmo usar o novo Xfce 4.16 pois é o meu desktop de eleição. Eu sou dos que gosta de ver a parceria entre a Canonical e a Microsoft, aliás, prefiro sempre ver parcerias e cooperação em vez de litígios e competição. Não acho que a Microsoft tire ao Linux mais do que dá, até é um Membro Platinum da Linux Foundation, contribuindo de muitas formas para a sustentabilidade do Linux ao nível do desktop, pois em termos de IoT e Supercomputadores, o Linux já domina completamente. Prevejo que no decurso deste século a Microsoft finalmente substitua o velhinho DOS, ainda a base do Windows, com muitos problemas, sendo um modelo totalmente obsoleto, por um sistema baseado em Linux, mantendo o paradigma do Windows. Aliás no futuro creio que os sistemas operativos tenderão a ser apenas uma “capa” para o código que vai correr a partir da cloud central, universalmente distribuído a cada um de nós. Veja-se o que a Google já faz, permitindo o Android e o Linux a correr no Chrome OS nativamente, e como o WSL, Subsistema Linux para Windows, integra os dois OS’s, sendo que o Linux tem o seu próprio WINE. Por isso chegará um dia em que não teremos que fazer dual boots para usufruir de todas as vantagens de um outro sistema operativo no mesmo dispositivo.
no debian podes apontar os repositórios para a versão testing que é menos conservadora
Quem tem placa de wifi broadcom que utiliza o driver proprietário (BCM43142) vai lixar-se no Ubuntu pois o kernel 5.11 não o suporta!!
Para esses recomenda-se usarem a versão LTS. Julgo que vão no Kernel 5.10. Deverão ter mais sorte aí, para além de suporte até 2025.
Se tiver mesmo necessidade:
https://tutorialforlinux.com/2021/02/21/step-by-step-ubuntu-21-04-install-broadcom-wifi-driver-offline-easy-guide/
Adoro o Ubunto como SO, mas há algumas razões para ainda não mudar.
Google backup and sync, onedrive, MS office (offline), ….
Já que eles andam amigos bem que podiam pedir à MS para desenvolver o onedrive
“Chegou o novo Ubuntu 21.04! Impossível não instalar” – Tenho um mac com M1, próxima!
lol e mesmo assim comentas 😛
Quem tem dinheiro para desperdiçar fica com um mac. Para mim, sai muito mais barato montar meu próprio computador com os componentes que eu escolho, já pensando no desenho e funcionamento integrado com a minha distribuição GNU-Linux para experts (GENTOO). Ou, em minha outra partição, o Minix. Meu próximo desafio: construir o meu LFS. Próximo otário querendo aparecer…. Segue a fila, rs
Sempre usei Ubuntu…versões LTS…Tenho instalado neste momento o Zorin, também muito bom.
Debian 10 KDE, esta excelente! é o que uso no desktop. No portatil uso o ElementaryOS, mas breve deve ficar com Debian 10 KDE também. Para Office uso o WPS Office, que me parece ainda melhor que o LibreOffice. Raramente vou Virtual Machine Windows, mesmo algo cada vez mais raro. No Debian consigo fazer praticamente tudo e o ambiente KDE é bonito também. Recomendo, mas claro é uma realidade nova, ao inicio pode ser estranho e complicado mas depois, colhe-se os frutos… acabaram-se os cracks para tudo, acabaram-se os Anti-virus, virus sao bem raros em Linux, acabaram-se os updates problemáticos, ja levo mais de 1 ano de Linux e até ver tem sido um descanso, sistema nao vai ficando “lento”… impressoras, leitor de cartao do cidadao, tudo bem detectado e sem stresses, Skype, Teams, etc tudo funciona bem.
Atualmente eu trabalho com cerca de 450 estações móveis rodando ubuntu 20.10 sem poder migrar para o ubuntu 21.04 devido a um bug causado pela pandemia de covid 19, é uma questão de assinatura de alguns binários que geram erro na inicialização do sistema.
Assim que possível farei o sudo apt dist-upgrade de todas elas.
Boas. Queria saber qual a melhor distro LINUX para correr num notebook Samsung N145 Plus com umprocessador Intel Atom N455, com 1 GB DDR3-SDRAM e 250 GB HDD. Só preciso que seja leve, rápido e que traga um pacote office e um leitor video e áudio. Estarei a ser exigente? Obrigado pela ajuda.
Haver há…o peppermint os, leve, baseado no xfce, com suporte a “instalação” apps online(acho que vem com o ms office, para offline há sempre o libreoffice). A cena é…new com uma varinha mágica esse computador se vai portar bem online, é muito fraquinho.
É das piores releases que o Ubunto lançou…falta de novidades, alguns erros foram esquecidos.
Não tem vantagem de fazer upgrade do Ubuntu anterior.
Aposto na próxima versão, mas parabens Canonical. Devemos muito em parte pela familia Ubuntu!
A Canonical está muito ocupada bajulando a Micosoft para emplacar o azure.
Ubuntu 21.04 Funcionando sem problemas no meu PC… Pena que ainda não veio com Gnome-40