Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o novo Ubuntu 21.04! Impossível não instalar

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Xanato says:

    A tal distro de Linux que respeita tanto o utilizador como a Micro$oft.
    Impossível é instalar isso.

  2. Pedro Resende says:

    Muitos parabéns,

    Mais um artigo óptimo. Só têm uma gralha, é que referem 22 de Outubro quando devia ser 22 de Abril.

    Cumprimentos

  3. Fernando says:

    A Microsoft vai buscar mais ao linux do que dá. É uma pena ainda não termos a suite do Office oficial para ubuntu e companhia. Eu sou dos que no dia em que a Microsoft deixar a sua galinha dos ovos de ouro ir para linux based, digo logo adeus ao Windows. Nem que seja uma versão meia “rasca” como existe no MAC OS (sim, não tem nada a ver a suite office com a do windows, nada, entao o outlook, meu deus).

    • australopithecus says:

      LibreOffice substitui perfeitamente grande parte dos produtos do Office.. Teams dá para instalar em Linux.. Dizer q se utiliza windows só por causa do Office hoje em dia não faz muito sentido e em última instância também se pode virtualizar Windows dentro de Linux para dar a volta a alguma app em falta..

    • Rogério Paulo Martins Pereira says:

      É muito provável que a Microsoft um dia deixe o Office correr nativamente no Linux, mas apenas na versão de subscrição, Office 365. Eu já uso o Teams e o Edge no Linux e funcionam na perfeição, mesmo o Edge na versão DEV, pois ainda não há canal Beta, não tem tido muitos bugs. O Teams é tão estável que posso usá-lo, tal como o Zoom, para trabalhar.

    • Paulo Silva says:

      Fraca desculpa. Libreoffice substitui na perfeição o Office da Microsoft! E se quiser ter um sistema muito familiar GRÁFICAMENTE ao Windows 10, questão de instalar o Linux Mint 20.1 baseado no Ubuntu 20.04 Focal. E claro brevemente aparecerá a versão baseada no 21.04. Resumindo uso um Linux que nas cores e aspecto gráfico iguala o W10 porque só gosto do visual. Lembro que o Linux é altamente personalizável!

    • Pensamento Positivo says:

      Não tarda muito e; para uso doméstico e PME, o Office da MS será todo na “nuvem”… Subscreves e usas online, tendo de instalar talvez apenas alguma extensão para o browser. O 365 online já é assim, creio… Mas, enfim, eu uso o da Google, tudo online e nem tenho essas preocupações… São eles que actualizam tudo.

  4. Blocker says:

    Pop os manda um abraco

  5. Joseph says:

    Só por ter a popota vou instalar.

  6. Rogério Paulo Martins Pereira says:

    Já descarreguei o ISO do Xubuntu 21.04 via torrent, e vou instalá-lo ao lado do meu Windows 10 Pro, substituindo o Debian 10.1 Xfce, que é um pouco conservador demais em relação à atualidade do software nos seus repositórios. Quero mesmo usar o novo Xfce 4.16 pois é o meu desktop de eleição. Eu sou dos que gosta de ver a parceria entre a Canonical e a Microsoft, aliás, prefiro sempre ver parcerias e cooperação em vez de litígios e competição. Não acho que a Microsoft tire ao Linux mais do que dá, até é um Membro Platinum da Linux Foundation, contribuindo de muitas formas para a sustentabilidade do Linux ao nível do desktop, pois em termos de IoT e Supercomputadores, o Linux já domina completamente. Prevejo que no decurso deste século a Microsoft finalmente substitua o velhinho DOS, ainda a base do Windows, com muitos problemas, sendo um modelo totalmente obsoleto, por um sistema baseado em Linux, mantendo o paradigma do Windows. Aliás no futuro creio que os sistemas operativos tenderão a ser apenas uma “capa” para o código que vai correr a partir da cloud central, universalmente distribuído a cada um de nós. Veja-se o que a Google já faz, permitindo o Android e o Linux a correr no Chrome OS nativamente, e como o WSL, Subsistema Linux para Windows, integra os dois OS’s, sendo que o Linux tem o seu próprio WINE. Por isso chegará um dia em que não teremos que fazer dual boots para usufruir de todas as vantagens de um outro sistema operativo no mesmo dispositivo.

  7. Samuel MG says:

    Quem tem placa de wifi broadcom que utiliza o driver proprietário (BCM43142) vai lixar-se no Ubuntu pois o kernel 5.11 não o suporta!!

  8. Pedro says:

    Adoro o Ubunto como SO, mas há algumas razões para ainda não mudar.
    Google backup and sync, onedrive, MS office (offline), ….

  9. Bastião says:

    “Chegou o novo Ubuntu 21.04! Impossível não instalar” – Tenho um mac com M1, próxima!

  10. Carlos Castela says:

    Sempre usei Ubuntu…versões LTS…Tenho instalado neste momento o Zorin, também muito bom.

  11. Nuno says:

    Debian 10 KDE, esta excelente! é o que uso no desktop. No portatil uso o ElementaryOS, mas breve deve ficar com Debian 10 KDE também. Para Office uso o WPS Office, que me parece ainda melhor que o LibreOffice. Raramente vou Virtual Machine Windows, mesmo algo cada vez mais raro. No Debian consigo fazer praticamente tudo e o ambiente KDE é bonito também. Recomendo, mas claro é uma realidade nova, ao inicio pode ser estranho e complicado mas depois, colhe-se os frutos… acabaram-se os cracks para tudo, acabaram-se os Anti-virus, virus sao bem raros em Linux, acabaram-se os updates problemáticos, ja levo mais de 1 ano de Linux e até ver tem sido um descanso, sistema nao vai ficando “lento”… impressoras, leitor de cartao do cidadao, tudo bem detectado e sem stresses, Skype, Teams, etc tudo funciona bem.

  12. Higor says:

    Atualmente eu trabalho com cerca de 450 estações móveis rodando ubuntu 20.10 sem poder migrar para o ubuntu 21.04 devido a um bug causado pela pandemia de covid 19, é uma questão de assinatura de alguns binários que geram erro na inicialização do sistema.
    Assim que possível farei o sudo apt dist-upgrade de todas elas.

  13. Rui Pedro Pereira Amador says:

    Boas. Queria saber qual a melhor distro LINUX para correr num notebook Samsung N145 Plus com umprocessador Intel Atom N455, com 1 GB DDR3-SDRAM e 250 GB HDD. Só preciso que seja leve, rápido e que traga um pacote office e um leitor video e áudio. Estarei a ser exigente? Obrigado pela ajuda.

    • Rafa says:

      Haver há…o peppermint os, leve, baseado no xfce, com suporte a “instalação” apps online(acho que vem com o ms office, para offline há sempre o libreoffice). A cena é…new com uma varinha mágica esse computador se vai portar bem online, é muito fraquinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.