10 distribuições Linux para instalar no seu Mac (Parte 2)
Os Mac são máquinas fantásticas e funcionam quase na perfeição com o macOS. No entanto, o macOS é um sistema bastante fechado e até um pouco arcaico em algumas funcionalidades, comparativamente ao Windows 10.
Para quem procura uma maior liberdade no uso do sistema da sua máquina, nada melhor que instalar uma distribuição Linux. Depois da parte 1, onde sugerimos 5 distribuições, conheçam mais 5 distribuições.
#6 - OpenSUSE
O openSUSE é um projeto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE.
Este projeto tem como objetivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.
#7 - elementary OS
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.
Tal como o Windows ou o macOS, esta distribuição também tem uma interface de autenticação para entrada no sistema. A plataforma do elementary OS é construída sobre software Livre /código aberto.
#8 - Tails
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.
#9 - Kali
O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.
#10 - Fedora
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se veem em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.
E foram estas as nossas sugestões para quem quer ter liberdade num Mac. Se tiverem outras sugestões, deixem nos comentários. Para quem quiser fazer dual boot com o macOS, aqui ficam todos os passos que tem de realizar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O macOS é um sistema arcaico? Às vezes gostava de saber em que é que estas afirmações maravilhosas são baseadas…
Um pouco arcaico em comparação ao Windows 10, quando se fala sobretudo na evolução de ferramentas, dado que o sistema operativo da Apple tem muitas funcionalidades que não têm o aspeto simplista como o encontramos no Windows. Um exemplo claro é o Finder versus o Explorer.
Por exemplo?
O finder dá 15 a zero ao explorer que nem sequer tem quick look e quando se está a arrastar um ficheiro para uma pasta, ele nem abre a pasta sequer para poder por dentro de outras pastas!
Como é que o Finder dá 15 a zero ao explorer?
(Já podes ter quick look no Windows 10 – https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/quicklook-previsualizacao-ficheiros-macos-windows-10/ app da Microsoft)
Não é a mesma coisa, nem de longe.
Portanto… o Windows tem uma implementação muito manhosa de algo que já exista há anos no macOS, sem ser preciso instalar nada.
E o que é que o Windows tem para ser “melhor” e o Mac ser “arcaico”?
Acho que devias usar o Windows 10 para perceberes o quão arcaico é o MacOS
Até mesmo o Linux é mais moderno que o próprio macOS.
Aceitem… macOS é overated e não tem nada a oferecer que outras plataformas como Windows e Linux.
Já utilizo, porque sou pago, porque se não fosse, não usava essa tortura de software rasca e desactualizada.
@Daniel: podes dizer em quê? Gostava de saber em que é que um SO como o Linux que nem sequer mostra miniaturas das fotos no selector de ficheiros (exemplo quando se vai abrir um ficheiro), está à frente do macOS…
Só iHaters.
Já começaste erro ao chamar o Linux de SO.
Em tudo, no Linux você é o dono do sistema e não o sistema é dono de você.
Você modificar tudo, desde um simples aplicativo até a base, o kernel. Podes customizar todo o sistema ao teu gosto.
As distros Linux trazem-te privacidade, trazem-te diversos softwares. E é grátis.
Existem “linux” (aka distribuições) para todos os gostos, há interfaces gráficas idem, há diversos gestores de ficheiros, há diversos ambientes gráficos, há até mesmo kerneis alternativos como o liquorix.
Quando a não veres miniaturas dos ficheiros, deves ter feito algo de errado, nem todas as interfaces trazem essa função como padrão, tens de ativar em algumas, como no Nemo (gestor de arquivos do Cinnamon). As distros Linux não perdem em nada para o Windows.
E não odeio macOS, afinal, macOS é um unix-like assim como o Linux, basicamente um BSD proprietário.
e estas distros rolam bem nos macs? detectam tudo?
Kali é do best…. já me safou muitas vezes quando estava sem net
O Backtrack 5 era bom, mas depois de testar o Kali e importar algumas ferramentas do Backtrack, ficou top.
Não percebo a lógica deste artigo. Se o seu autor gosta assim tanto do Windows 10, porque recomenda distribuições de Linux para o Mac e não recomenda o próprio Windows 10…
Além disso acho incrível comparar sistemas não comparáveis… o finder está mesmo muito mais à frente do Explorer numas coisas e o Explorer muito mais à frente noutras… enfim…
Não percebo a lógica deste artigo. Se o seu autor gosta assim tanto do Windows 10, porque recomenda distribuições de Linux para o Mac e não recomenda o próprio Windows 10…
Além disso acho incrível comparar sistemas não comparáveis… o finder está mesmo muito mais à frente do Explorer numas coisas e o Explorer muito mais à frente noutras… enfim…
Kali nada mais é que o Debian com alguns programas de pentest que podem ser instalados em qualquer distribuição.
O NTFS usado como sistema de arquivos no Windows 10 também é bem arcaico.
tem outro?
Existe o ReFS.
Mas este é mais voltado para Windows Server.
O mac para análise forense é 5*. A maioria das memórias são NTFS, e por isso. O mac traz um bloqueador de.escrita de origem para NTFS.