PplWare Mobile

Aprenda a fazer: Dual boot com macOS e Ubuntu no Mac


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Brasão SS says:

    Já não têm os artigos em PDF para download? Estas dicas são ótimas para guardar. Dava muito jeito.

  2. e assim estragarem o mac nao obrigado

  3. pia says:

    Tendo um mac em mãos quem vai querer saber de microshaft e lixux?

  4. eu eu says:

    Porque raiu é que alguém com um mac vai querer fazer dual boot com Linux !?
    Lá porque uma coisa é possível não quer dizer que faça sentido fazê-la.
    Há cada uma !

  5. Rogério N. says:

    Bom artigo, parabéns para o pplware!

  6. MacUser says:

    But.. Why???

  7. Neves says:

    Excelente artigo!
    Para quem quer apenas testar, como voltar a apagar a partição do ubuntu e arrancar normalmente com o MacOs sem reinstalar tudo?

    • nitrofurano says:

      antes de mais nada, rEFInd instalado é sempre útil, mesmo tendo só osx instalado – para testar, rodar um live-usb a partir do rEFInd basta – osx vem com utilitários de disco que permitem redimensionar, criar e apagar as partições que quiseres, não é completo como o gparted mas funciona bem para o básico

  8. Triperio says:

    Deixem de fazer tutorials e de ensiar o pessoal! Depois os meus conhecidos aprendem, não me pedem ajuda e eu acabo por não receber o dinheiro deles!!!

  9. Altino says:

    que pairing poderose!!! Ganoo/Shittux CUbUntu side bai side com o meu macóésse!! até o chássi do meu macfag tremeu de medo!

  10. darkstar says:

    O artigo é útil, há sempre quem queira saber um pouco mais.
    Agora, um pouco offtopic mas para quem não sabe o macOS e Linux são os dois descendentes do Unix. Podem usar aplicações GNU no vosso mac para isso basta instalarem uma package manager -> homebrew. abraços

  11. Barbosa says:

    Para quem questiona a utilidade. Se tens GPU da Nvidia. Tente usá-la ao máximo (como dev) sobre o MacOS. Impossível!

    Por isso, a muito tempo utilizo o dual boot como o descrito.

  12. shephas says:

    boa noite,
    instalei em dual boot, o elementary e ficou muito bom, mas agora não consigo entrar no os do mac alguma dica?
    ja tentei no inicio o cmd+r e nada, manda-me para o elementary…

  13. Fabiano Góes says:

    Cara parabéns pelo tutorial, muito legal mesmo,
    Mas me diz uma coisa, esse particionamento que é feito com o mac instalado não corre o risco de perder a instalação do Mac?

  14. Edio says:

    Fiz tudo certo, mas agora que instalei o ubuntu, quando reinicio não aparece dual boot para o macOs, estou desesperado, cade meu MAC

  15. Antonio Carlos Filho says:

    Realmente não entendo as pessoas que perdem seu tempo com comentários negativos, sem criticas positivas, se o assunto não lhes interessa e/ou não terá utilidade. Para o meu caso ajudou bastante, usava o Kali Linux numa maquina virtual no meu MacBook para auditorias diversas, no entanto não tinha acesso a todo poder de processamento da maquina, com este tutorial consegui bons avanços nesse sentido. Obrigado.

  16. Luis Computer says:

    No meu caso tenho um . macbook 2011 daqueles brancos, configuração bem pobre dual core, 4 gb de ram e HD 500Gb, eu instalei High Sierra, mas funciona de forma devagar, para tudo demora, tava de saco de tanta lentidão, segui este tutorial e na outra partição instalei Linux Mint, a gora voa, literalmente nem comparação na velocidade, Linux é muito mais rápido, enfim eu convivo com os dois neste macbook de boas
    Uso Hackintosh desde 2006 sempre usei o sistema da maçã em pC agora chegou a vez de usar linux no apple hehe

  17. Robson says:

    Ótimo post!
    Utilizo o Macbook com OsX e Linux Deepin em dual boot, mas não consigo acessar os arquivos do OsX com o Deepin (Debian)…
    Sabes como posso conseguir isto?

  18. Santiago says:

    CARAMBA ISSO SALVOU MINHA VIDA!
    Preciso do linux pra usar uns programas de análise de dna que não rodaram no mac e graças a esse tutorial tenho os dois!
    Agora é me acostumar com o Ubuntu kkkk

    Queria saber se tem como acessar uma partição ou outra sem reiniciar o computador e apertar “option”

    OBRIGADO!!

  19. Vasco Marques da Silva says:

    Boas pplware! Não existe outra opção para a questão do ubuntu não reconhecer o teclado e o rato do mac? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.