Xbox em apuros? Editoras debatem se vale a pena apoiar consolas da Microsoft
A Xbox poderá ficar sem o apoio de editoras terceiras, que questionam se vale a pena lançar jogos para as consolas da Microsoft. As baixas vendas na Europa, aliadas à estratégia de lançamento de jogos para a Nintendo e a PS5, provocaram a desconfiança de algumas editoras.
De acordo com Chris Dring, diretor da GamesIndustry.biz, algumas editoras manifestaram dúvidas sobre a Xbox e a sua estratégia futura. O responsável por uma das principais publicações do setor partilhou a sua experiência na recente Game Developers Conference, onde se reúnem os criadores e estúdios. De acordo com o executivo, a Xbox está em apuros enquanto fabricante de hardware.
A única coisa que uma grande empresa que lançou um grande jogo no ano passado disse foi: 'Não sei porque nos demos ao trabalho de a apoiar. A outra coisa que ouvi (de uma empresa muito proeminente e de outra não tão proeminente) foi que o desempenho da Xbox na Europa está a estagnar.
Afirmou Dring.
A queda da Xbox refere-se a um relatório do final de 2023 que indica que as vendas das consolas Xbox X e S Series caíram 52% na Europa. Em contrapartida, a PS5 registou um crescimento anual de 143% e foi a consola mais vendida na Europa.
Com as vendas em baixo e a estratégia de exclusivos pouco clara, há quem questione se a Xbox continua a ser uma plataforma viável para a publicação de jogos. Segundo Dring, uma grande editora foi mais longe e afirmou que o mercado é a PS5 e o PC.
Estamos perante a transição para uma geração sem consolas
O apoio de terceiros é fundamental para o sucesso ou para a morte de uma consola. Apesar de ter perdido a guerra para a Sony e a Nintendo, a Xbox está numa posição privilegiada para dar o salto para a multiplataforma. A compra da Activision-Blizzard, o Game Pass e o fim da exclusividade mostram que a Microsoft está concentrada em mais do que apenas uma peça de hardware.
Phil Spencer, diretor da Microsoft Gaming, mostrou o seu interesse em levar a experiência Xbox para as consolas portáteis. Spencer acredita que um Steam Deck com Game Pass seria fundamental para o sucesso da empresa, pelo que está a avaliar opções para oferecer uma versão do Windows otimizada para jogos. Em última análise, o objetivo é colocar o Game Pass no maior número possível de lojas.
Se a Xbox perder o apoio de algumas editoras, não será o fim da plataforma, embora isso tenha um impacto considerável no seu catálogo. O conceito de "Xbox como fabricante de hardware" é uma ideia que está a desvanecer com o passar do tempo. A Microsoft sabe disso e está a acelerar o passo para se posicionar para o momento em que não precisaremos de consolas para jogar.
Leia também:
Uma empresa que diz isto:
“Microsoft cautions developers to avoid curvy female characters”
Pode morrer no inferno.
A Playstation não andará longe dessa frase!
Mas sim empresas que aderem a essa premissa podem go broke à vontadinha…o meu guito não vai para jogos consultados por agiotas LGTVHD+ ou burn loot murder! E o que não falta é jogos antigos sem ativismos do bem que não joguei na altura e que ainda hei de jogar!
Jogos, música e filmes, por ex., são entretenimento. Podemos meter ideologias ao barulho mas não acho que elevar essa componente a esse nível seja a forma correta de os “consumir”.
Xbox quase com 50 estúdios a mais rica empresa do mundo, com a melhor e mais potente consola do mundo deve estar muito aflita com isso, essas noticias Fakes inventadas de alguém que gosta da PS mas não tem argumentos para se defender vem com isto, daqui a pouco vão dizer que o comando novo que a Xbox vai lançar junto com a consola portátil é um problema pois tem um defeito qualquer que não existe.
Para mim a melhor consola da actualidade. Nada bate o gamepass ultimate. O problema da Xbox sempre foi a falta de publicidade, penso eu de que.
Sempre foi. Nos “reclames” na tv, é raro ver algo da xbox, enquanto que do lado da sony és inundado de publicidade.
Eu tenho a serie X recomendo, game pass é magnifico, não trocava.
Por acaso me interrogo o porquê de não fazerem publicidade e em especial em Portugal, visto que têm o gamepass em todos os dispositivos
Mataram o Halo, mataram a XBox…
Sim porque a malta só joga Halo … (só joguei o primeiro e não continuei)
É a minha consola desta geração! Considero estúpido ver as lojas – sobretudo as grandes – considerar apenas um tipo de consla! è dificil comprar seja o que for em Portugal – nem falo dos dvds e blu-rais que desparaeceram “por milagre” com a desculpa igulamenmte stupida que não se vendem, quando “lá fora” vendem-se sempre. Mas isso são outros contos. O facto é que a empresa não apostou muito em Portugal, o que é paradoxal visto que teve ou tem uma das melhores das suas dependências do mundo precisamente em Portugal, e onde, os seus produtos são largamente consumidos. Compreia X-box Séries X, por ser a melhor e por gostar muito mais do conceito da X-Box do que aquele que a PlayStation tem apresentado – estou candado de estar a pagar sempre o mesmo pelos mesmo jogos e/ou ter de manter todas as consolas anteriores para jogar os que tenho nas prateleiras, e, tenho centenas! Por outro lado há da parte da Sony uma campanha sucessiva desde sempre, até nos campos de futebol se vê publicidade à sua consola, não me lembro de ver alguma à X-box nestes vinte e tal anos do formato. Vale pelo que vale, apesar de a separação entre gerações ser cada vez menor, por ve4zes diferem apenas no facto de certos jogos serm “apenas adaptados” para o último modelo. Por fim, os jogos cheios de ideologias, e politicas, além de usarem sempre o “truque” de se estar sempre on-line, não sucitam muito interesse. Tenho comprado cada vez menos, pois não estou para aturar as ideias imbeceis de outrém e ainda ter de pagar para isso.