Versão mais leve da PS5 foi desmontada e apresenta problemas de dissipação de calor
Perto do final do mês de julho revelámos que a Sony estaria a preparar uma versão mais leve da Edição Digital da sua PlayStation 5. A marca japonesa apresentou, sem grande alarido, este novo modelo cujas primeiras unidades já começaram a chegar às prateleiras das lojas.
Como tal, alguns utilizadores já procederam a testes e parece que a nova edição da PS5 apresenta problemas de dissipação de calor.
A nova versão mais leve da PlayStation 5 chegou com o nome técnico CFI-1100B, diferente da original, para que os modelos se consigam distinguir.
O novo modelo começou a chegar às lojas australianas e japonesas na semana passada e conta com menos 300 gramas do que o modelo anterior. No entanto, parece que esta capricho teve um custo, pois alguns recursos da consola foram sacrificados.
Versão mais leve da PS5 mostra problemas de dissipação de calor
O youtuber Austin Evans já tem na sua posse um modelo da PlayStation 5 Edição Digital mais leve e gravou um vídeo onde desmonta a nova versão da consola da Sony.
Contudo, Evans deteta que o equipamento apresenta alguns problemas de dissipação de calor em relação ao modelo original. O youtuber constata que, embora tenham com um sistema de ventilação semelhante, a nova versão da PS5 conta com uma placa de arrefecimento significativamente menor do que o primeiro modelo lançado. Como tal, este aspeto contribuiu para que a temperatura média alcançasse valores acima da média nos testes de desempenho.
Veja o vídeo completo do youtuber:
https://youtu.be/taKKVBVoKhg
Segundo o que Evans apurou, a nova PS5 apresentou uma temperatura de 55ºC, enquanto que o modelo original bateu nos 52ºC, uma diferença de 3 graus. Mas mesmo que esta ainda seja uma primeira experiência, o youtuber salienta que é um detalhe que pode causar quebra no desempenho numa consola já com alguns problemas de sobreaquecimento.
Mas também há aspetos positivos a referir. Esta atualização não só trouxe uma PlayStation 5 mais leve, como também emite um menor ruído ao nível da ventilação. Em valores concretos são 41,2 dB na nova versão contra 43,5 dB no primeiro modelo.
De resto, o design mantém-se idêntico em ambas as variantes, assim como as restantes características de hardware.
Este artigo tem mais de um ano
Vou tentar escrever o meu comentário de um modo a que não leve a uma flame war entre os fans das diferentes plataformas mas duvido que consiga.
Escrever um artigo com base nas conclusões obtidas por um youtuber, que não só foi o individuo escolhido a dedo para fazer o reveal do hardware da Series X, como chegou a fazer parte de um evento de pre-show de um showcase da Microsoft é algo que não consigo compreender, é alguém que claramente tem uma associação financeira com a Microsoft e no entanto vocês escolhem fazer este artigo como se isso fosse apenas um promenor.
E para que fique bem claro eu não estou a dizer que ele está a mentir, ou que falsificou de alguma maneira os resultados que obteve, aquilo que eu estou a dizer é que não existe maneira nenhuma de validar o que ele diz e muito menos as conclusões que ele obtêm, e na opinião ele não merece o beneficio da duvida nem tem integridade para a ter.
Por fim para quem sabe e segue os problemas que a PS5 tem e teve em termos de hardware, sim porque eles existem, sabe que um dos problemas é que nem todas as unidades são iguais e desde o inicio que houve unidades que nunca apresentaram qualquer tipo de problema, o que quer dizer que nunca se pode tirar qualquer tipo de conclusão comparando apenas duas unidades, principalmente quando não se estabelece a origem de nenhuma delas.
A análise do youtuber é factual, o que é que isso tem a ver com o trabalho realizado junto da Xbox? Nada.
Os problemas de aquecimento não são uma novidade para a Sony, vejamos factos, tenho 2 PS4 em casa, a original e a slim, esta última quando está em funcionamento parece um aspirador a funcionar, nunca vi tal coisa numa consola.
Agora vamos passar à PS5 original, os testes realizados determinam o sobreaquecimento de parte das memórias, algo factual, testado e comprovado.
Esta é a razão pela qual ainda não comprei a PS5, o que acho mais curioso é persistirem nos problemas de sobreaquecimento em vez de os endereçarem em definitivo.
É uma não conclusão. Houve muitos youtubers a colocarem liquid metal na Xbox Series X e verificaram que o ruído se mantinha mas a temperatura do dissipador aumentou e o ar expelido também. Concluímos que o liquid metal é pior que a pasta térmica comum? Nonsense
Não consigo encontrar a palavra Xbox no artigo!!!
Deixa lá ver em quem vou confiar:
Um YouTuber (Nem sei a escolaridade deste sujeito).
Ou
Engenheiros da maior empresa de jogos de vídeo do mundo.
Já sei, vou confiar na Sony
Deixa lá ver em quem vou confiar:
Um youtuber que aparentemente não ganha nada em mostrar as diferenças.
Ou
Engenheiros com ordens superiores para tornar o fabrico da consola mais barato mas cobrando o preço igual a todos nós. Porque a Sony está no mercado só para ganhar dinheiro!
Já sei… vou me informar melhor!!!
E PS5 em stock em Portugal ?
Há um canal português no discord que ajuda o pessoal a conseguir arranjar Ps5, a minha foi com a ajuda deles, e orientei mais 3 amigos. Procura no google.