Steam Deck: Primeiros utilizadores queixam-se de problemas de ‘drift’
A nova consola da Valve chegou finalmente às mãos dos jogadores em todo o mundo. Esta é uma novidade muito ansiada no segmento gaming onde as expectativas quanto ao equipamento estão bastante elevadas.
No entanto há agora relatos de que os primeiros utilizadores se queixam de problemas de 'drift' na Steam Deck. A equipa de desenvolvimento da Steam Deck já veio, entretanto, esclarecer que o problema poderá ser resolvido com uma atualização.
A Steam Deck chegou, mas há algumas queixas
A nova consola da Valve foi oficialmente anunciada no passado dia 25 de fevereiro e as primeiras unidades começaram a chegar a casa de quem as comprou no dia 28 de fevereiro. No entanto parece que ter uma das primeiras consolas pode representar alguma desvantagem, pois vários utilizadores estão a queixar-se de um problema de 'drift'.
Em concreto, as reclamações indicam que a personagem do jogo e/ou a câmara que mostra o cenário podem mover-se deliberadamente enquanto o jogador joga, sem que mexa nos botões. Tal como é possível imaginar, esta situação pode afetar e condicionar a experiência de jogo.
Muitas das queixas foram deixadas na plataforma Reddit, tal como vemos aqui, aqui e aqui.
De acordo com as várias reclamações, pode-se constatar que a maior parte dos utilizadores se queixa do joystick do lado direito como sendo o que apresenta os problemas.
Numa das publicações no Reddit, o utilizador partilhou um vídeo onde faz o teste nos botões da Steam Deck. E na maioria dos botões, os valores estão em "0, 0", mas, por sua vez, o joystick da direita exibe os valores de eixo X e Y de "1640, -4725".
Este não é um problema novo e já aconteceu a outras marcas bem mais populares. Relembramos que, por exemplo, há um ano foi instaurado um processo contra a Sony exatamente também devido aos problemas de 'drift' apresentado pelo comando DualSense.
Pode conhecer todos os pormenores, funcionalidades e especificações da nova consola Steam Deck da Valve na página oficial da mesma, aqui.
Atualização
Lawrence Yang, designer da Steam Deck, utilizou a sua conta do Twitter para referir que o problema estaria já resolvido com uma atualização recente de firmware, já disponível para todos os utilizadores.
Hi all, a quick note about Steam Deck thumbsticks. The team has looked into the reported issues and it turns out it was a deadzone regression from a recent firmware update. We just shipped a fix to address the bug, so make sure you’re up to date.
— Lawrence Yang (@lawrenceyang) March 2, 2022
Este artigo tem mais de um ano
Já um bocado tarde não? A Valve já disse que é um bug relacionado com a deadzone e até já colocaram atualização de software.
muitos destes eram capazes de comprar o “Primeiro carro com rodas quadradas” e depois se queixarem que as rodas são quadradas. Todos os produtos têm problemas, como o fabricante lida com o problema é que é diferente.
A Valve surgiu com novas informações e não se trata de drift, mas sim um problema com uma recente atualização do firmware. Já foi corrigido com uma nova atualização: https://twitter.com/lawrenceyang/status/1498839079558926341
Normalmente quando há um problema o pessoal procura uma solução, talvez depois das críticas ao Steam Deck pusessem a solução?
” Lawrence Yang da Valve comentou no Twitter que já foi disponibilizada uma atualização que corrige o drift, causado por um erro numa anterior atualização.”
Não percebo a razão de tanto drift nas consolas mais recentes. Os meus comandos da PS2 nunca sofreram de drift…falhas de botões e cabo sim, mas drift dos analógicos não me recordo.
Para quem está a spammar que “a valve lançou uma actualização que corrige o drift”, lembre-se disto e pare com spam porque actualizações não corrigem o drift. Isso é problema do hardware em si. Não entendo porquê, pois actualmente parece que tudo o que tenha esses joysticks analógicos, mais cedo ou mais tarde sofrerá de “stick drift”.
O que vai a valve fazer quando o problema piorar? Aumenta a deadzone outra vez? Esse update é uma “não solução”.