Quantcast
PplWare Mobile

Drones turcos TB2 Bayraktar dizimam coluna militar russa

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. B@rão Vermelho says:

    “Boas” noticias, desgraçados são os pais que perdem os filhos neta guerra inútil.
    Para mim os drones numa guerra estão ao nível das minas é uma forma de guerra cobarde, mas neste caso até que vão igualar um pouco as coisas.

  2. Eu says:

    Também é impressionante a arrogância Russa para terem substimado a aparente diminuição de poder dos ucranianos.

    • lmx says:

      Eu acho que eles não sobrestimaram os Ucranianos, pura e simplesmente eles não querem matar civis..
      E é muito complicado fazer uma guerra quando a Ucrânia esta a usar as mesmas táticas que os Árabes, que é usarem civis como escudo.
      Nesta situação a Rússia vai ter um grande problema para lutar, e não matar civis, ou seja vai perder muito soldado..

      Há cidades na Ucrânia, em que os Ucrânianos estão a vedar a saída de civis, precisamente para os ter la como escudos humanos…é uma porra.

      Numa guerra em que entras e teem muitas condicionantes para puderes disparar, essa guerra tornasse automaticamente desfavorável.

      Só espero é que a Ucrânia aprove rápido a porcaria do tratado de não adesão a nato, e acabasse esta porra de uma vez..

      • Vasco says:

        Comentário absolutamente vergonhoso, o seu, desmentido pela realidade dos factos, à vista de todos. Ao menos respeite a memória dos que já morreram num combate heróico e desproporcional contra os assassinos russos as ordens de Putin. Outra coisa: a Ucrânia só assina o que quiser pois é um país livre e independente á luz do direito internacional.

        • lmx says:

          Toda a gente sabe aquilo que a Ucrânia é..
          Tens neonazis no serviço militar e também infiltrados do Governo, depois tens Judeus a controlar a alta esfera da Ucrânia…será que isto pode correr bem?
          E sim é verdade, no leste da Ucrânia pelo menos estão a usar civis como escudo humano, uma vergonha.

          Em relação ao resto, a lei diz que um País não pode aproveitar-se de algo á custa de outro, é o que a lei internacional diz.

          Ora a Ucrânia quer levar a NATO para as portas da Rússia e isso é inadmissível para a Rússia.
          Isto não é “ha e tal eu faço o que quero”.. há consequências.

          • Marco António says:

            Antissemitismo do mais baixo (agora também bandeira da esquerda)

          • José Rodrigues says:

            Detesto as companhias que tem um vizinho no meu condomínio, e agora já tenho argumento e equipamento para correr com ele, a bem ou a mal, da sua casa. Realmente é fácil.

          • Rui says:

            algumas indicações úteis: Hospital Júlio de Matos, ou Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), é um hospital psiquiátrico e de saúde mental, situado na cidade de Lisboa, freguesia de Alvalade.
            Em alternativa: Casa Garcia – Oficina de Amolador, em lisboa, para chapéus de aluminio (tinfoil hats) anti-5G.

          • Julio says:

            “Ora a Ucrânia quer levar a NATO para as portas da Rússia e isso é inadmissível para a Rússia.” – so na cabeca de ditadores e burros

          • CF says:

            Isso é o mesmo que querer invadir a casa do nosso vizinho para o desarmar, porque ele comprou uma arma e tem licença para isso.

            Rússia manda no território deles e tem lá dentro as armas que quer que também estão próximas de Kiev, portanto Kiev pode fazer o mesmo, Rússia até tem armas nucleares, então Kiev como não tem, também podia exigir que a Rússia não tivesse !

            Tanto EUA, como Rússia só tem é que aceitar que outros países sejam livres de ter o que eles têm, a soberania dá-lhes esse direito.

          • paocomsalada says:

            CF, os EUA não deixaram a Russia ter misseis em CUBA e COLOMBIA(salve o erro), foi escandalo-so… Quantas bombas os EUA tem na EUROPA? e para que?
            é valido para uns e para outros não?

          • Daniel says:

            Calma ai….das duas uma, ou são judeus, ou são nazis!
            As duas coisas ao mesmo tempo e entramos num universo surreal…. as tuas palas nos olhs tingidas de vermelho comunista estão a atrapalhar-te o raciocinio!!
            tem calma reaspira fundo, toma os comprimidos, e vá, tenta lá outra vez uma outra teoria da conspiração, mas desta vez que não seja saída do Univero Marvel! 🙂

          • JCLopes says:

            Qual é o problema de a NATO estar às portas da Rússia? Por acaso a NATO ppredende atacar a Rússia?
            O problema da Rússia em relação às NATO é que se a NATO lá estiver, a Rússia já não pode atacar assim de qualquer maneira os seus vizinhos.
            O que a Rússia não quer na sua vizinhança são países democráticos e livres porque depois os russos vêem a vida desses vizinhos e são capazes que querer também em liberdade e democracia
            Esse é realmente o problema de Putin

        • Dico says:

          Se seu vizinho resolver armazenar uma bomba que possa de destruir, ou seja, ele decidiria sobre sua vida, continuarias a defender tal liberdade dele?

          • No war says:

            “Se seu vizinho resolver armazenar uma bomba que possa de destruir, ou seja, ele decidiria sobre sua vida, continuarias a defender tal liberdade dele?”.

            Quando tens mais de 6000 ogivas nucleares digamos que qualquer armamento de ataque (que por acaso até seria de defesa) que os teus vizinhos tenham será completamente irrelevante.

            Nada justifica o ato de agressão que a Rússia está a cometer. Até podiam ter muita razão, mas quando tomam a iniciativa de recorrer à violência, perdem toda a credibilidade.

          • José Rodrigues says:

            É evidente que estava a condenar o assassino de nome putim. Foi uma analogia de como kker cretino de ‘países democráticos’ com munições e escravos (serviço militar obrigatório) podem actuar numa matança.

          • José Rodrigues says:

            É evidente que estava a condenar o assassino de nome putim. Foi uma analogia de como kker cretino de ‘países democráticos’ com munições e escravos (serviço militar obrigatório) podem actuar numa matança.

      • Tadeu says:

        mas que merda de comentário é este? Não vês as centenas de milhares de ucranianos a sair da Ucrânia, as pessoas apinhadas na estação de comboio em Kiev?
        Se não querem matar civis então que não ataquem as cidades… aliás, não ataquem a Ucrânia já que a Ucrânia não fez qualquer ameaça à Russia! Mas pronto, deves ser daqueles que acredita quando o Putin diz que não é uma guerra!

      • Julio says:

        lmx, isso que escreveste e totalmente falso. Nao tem ponta por onde se pegue, nem e um pouco de distorcao, e simplesmente totalmente falso. E mais: qualquer pais soberano deve ter a decisao livre de aderir, ou nao, a aliancas como a NATO e a UE. Tudo o resto e ditadura.

      • Test User says:

        lmx

        1- Falas tratados, Vai ler Memorando de Budapeste que a Russia assinou e não respeita

        O memorando inclui garantias de segurança contra ameaças ou uso da força contra a integridade territorial ou a independência política da Ucrânia, assim como as da Bielorrússia e do Cazaquistão.

        2- Armenia e Bielorrússia fazerem parte OTSC e fronteira com NATO esta tudo bem

        3- Nenhuma condenação por enquanto declaração de instalarem armas nucleares na Bielorrússia.

        4- Nenhuma condenação por ameaçarem Suecia e Finlandia. Não respeitarem espaço aereo da Suecia

      • Anti-burro says:

        Andas a fumar droga ou só lês o Pravda?
        Os ataques russos são essencialmente a civis!

      • Kito says:

        Outro pró russo, tal como Gerónimo e afins. Tristeza…

      • acba says:

        Um pro russo este lmx tambem deve achar que é uma operação especial como diz o seu camarada putin, mas de eliminação da raça ucraniana como os nazis fizeram aos ciganos aos judeus, etc ou tambem acha que os civis mortos nas valas comuns em Kiev eram todos atores, este deve ter uma cassete do kremlin em vez do cerebro.

  3. pessi says:

    imaginem o estrago que fariam os submarinos do portas nessa guerra era como uma bomba nuclear

  4. José Ferreira says:

    aviam era usar os drones não detectados pelos radares para enviarem uns supositórios para o Mentecapto e corrupto do Putin por isso é que este cabr** prendeu o Nalvany por ter descoberto assuas ligações á mafia russa e o seu enriquecimento ilícito, o povo Ucranio é um povo de coragem e orgulhoso e isto fere em muito o Putin e era o que mais temia se o povo pega-se em armas esta guerra iria ser uma guerra sangrenta força Ucrânia nós estamos juntos de vocês.

  5. PorcoDoPunjab says:

    Estes drones têm uma velocidade reduzida e são facilmente detectáveis pelos radares.
    O facto de estarem a serem usados com sucesso mostra apenas que o exército russo não é tão refinado tecnológicamente como querem fazer parecer.
    Com as armas certas, mísseis terra ar ou algo do género, são facilmente abatidos.
    Fosse o exército americano alvo de drones destes nem um se aproximava…

    • carlitos says:

      Essas noticias sobre drones devem ser tão verdade quanto a noticia dos 18 militares ucranianos que lutaram até á morte na ilhas das serpentes, mas que afinal até eram 82 e se renderam ás forças russas porque não eram malucos.

      A Ucrânia elegeu um presidente comediante, que se revelou tão corrupto como os outros, um louco rufia, antipatriota que prefere que a sua população morra toda, covarde cuja estratégia militar consiste em entrincheirar-se nas cidades usando a população civil como escudos humanos. A Rússia ainda não controla as cidades porque quer poupar a população civil ao contrário da estratégia usual das Forças da Nato que bombardearam e dizimaram cidades inteiras na ex-Jugoslávia, Iraque,…

      Aviso: ás ovelhas mainstream, que só têm um canal ligado na cabeça, podem insultarem-me o que quiserem que eu não ligo, pois sei de antemão que estarão a falar com o vosso ESPELHO.

      • Lelo says:

        Não te preocupes. Ninguém quer saber de ti pra nada…

      • lmx says:

        +1
        O teu comentário é Legitimo.
        Também já me apercebi disso, aquilo que a EU devia fazer é pressionar a Ucrânia para deixar sair os civis das cidades, porque caso contrario as forças russas só podem fazer cerco, e não podem eliminar os neonazis no terreno, porque os sacanas usam escudos humanos, tática muito suja, para quem diz que “dá o corpo as balas”..
        Estás-se mesmo a ver os cobardolas que eles são afinal..

      • Vasco says:

        Comentário absolutamente vergonhoso, o seu, desmentido pela realidade dos factos, à vista de todos. Ao menos respeite a memória dos que já morreram num combate heróico e desproporcional contra os assassinos russos as ordens de Putin. Outra coisa: a Ucrânia só assina o que quiser pois é um país livre e independente á luz do direito internacional.

        • paocomsalada says:

          tens videos das forças russas a falar com civis, e a oferecer suporte a feridos.
          direitos humanos direito internacional para alguns, 2015 na crise dos migrantes ninguem os queriam cá e tavam a fugir da guerra, quantos morreram? falso moralismo como é habitual, é so para alguns. com a ajuda da nato na independencia dos países africanos quantos foram fortes pelas armas oferecidas pela nato? guerra do iraque, etc etc.

      • Hugo Nabais says:

        “A Rússia ainda não controla as cidades porque quer poupar a população civil ao contrário da estratégia usual das Forças da Nato que bombardearam e dizimaram cidades inteiras na ex-Jugoslávia, Iraque,…”

        Mais uma (mega) ovelha com manias da conspiração!
        Sim porque alguém que tem o desplante de dizer tal barbaridade, olhando para vários factos com uma gigante pala á frente, é uma “ovelha” maior” do que qualquer outra!

        Mais um dos (felizmente poucos) visionários, que vê a culpa no ataque da Rússia, em todo o lado, menos naqueles que provocam o ataque!
        Um ataque vil, sem declaração de guerra, onde as tropas que se preparam para este ataque estavam só em manobras de treino, segundo os honestos Russos! Onde as razões para o ataque já mudaram pelo menos 3 vezes de versão!
        Em que diz que as pessoas que estão a querer defender a sua terra e o que é seu, estão a entrincheirar-se nas cidades!
        Em que chama louco a um presidente que quer defender a liberdade dos seus!
        Que mobiliza já armas proibidas pela convenção de Genebra.

        Custa-me ver pessoas fazer figuras destas e nem se aperceberem do ridículo que são.

        • lmx says:

          Pelo que percebi há soldados ucranianos presos que confirmaram que se estavam a preparar para lançar um ataque de larga escala contra os Ucrânianos Russos..

          Isto foi reportado nos meios de comunicação Russos que estão agora bloqueados( e foram bloqueados, precisamente para ninguém ver a outra parte da historia..).
          Ou seja o zé povinho só vê as noticias de cá, e nem é capaz de formar uma opinião, porque falta-lhe a outra parte da historia..

          A ser verdade, a Rússia fez bem em intervir.
          Agora é verdade ou não?é que eu não sei e vocês também não

          A Rússia tem satélites á volta do mundo consegue acompanhar em tempo real os acontecimentos no terreno, eu não sei que informações as secretas Russas entregaram ao Putin.
          Quem sabe eu na mesma posição ordenava o cerco aquela zona, se de facto havia movimentações para isso no terreno.

          Agora, descobri uma outra historia, que se torna interessante á medida que começamos a pensar nela..

          Os Americanos dentro do grupo da NATO, teem mobilizado muitas tropas para perto da Ucrânia recentemente, isto antes da invasão ainda ter acontecido..
          Só a Roménia recebeu mais 1000 soldados..noutros países vizinhos também receberam soldados Americanos..

          Acho estes dois eventos( a invasão e a colocação de milhares de soldados ás portas da Ucrânia por parte da NATO ) difíceis de separar..

          • MCakaZim says:

            Russia agregou crimeia e posicionou soldados num ponto estrategico a porta da Ucrania. Esteve com “exercicios militares” na bielorussia, ironicamente junto á fronteira com ucrania. se achas os americanos terem soldados em paises do leste é pretexto para haver problemas, onde andavas tu quando eles tinham a base das lages nos acores? iriam invadir a tugaland? ho shit.

          • Hugo Nabais says:

            Que eu e tu não sabemos muito coisa é fácil de perceber!

            Que a Russia cometeu um acto barbado, ilegal, que mentiu, que muda de versão de história quase dia dia, está ao alcance de todos que tenham um pingo de inteligencia para ver!

            Que os estados unidos, há muito que avisavam sobre um possível ataque da Russia e por aí terem movido soldados para o terreno, não vejo conspiração nenhuma nisso!

            Que a Russia ameaça com armas nucleares o mundo, enquanto que o lado ocidental tenta ser racional quanto a isso, tem que estar ao alcance de qualquer pessoa com dois dedos de testa!

            Que no lado ocidental, todos podem dar a sua opinião, mesmo teoristas descabidos e que na Rússia se alguém quiser expressar alguma opinião contrária, é agredido e detido pela policia, não deveria deixar dúvidas a qualquer pessoa com dois dedos de testa!

            Que a Rússia já mudou de versão dos motivos do ataque pelo menos 3 vezes, deveria de ser um sinal claro para qualquer pessoa que pense um pouco!

          • Julio says:

            lmx, tudo falso, tudo falso. Quem acredita nisso que escreveste come gelados com a testa.

          • lmx says:

            MCakaZim . A base das lajes não tem nada a ver com GeoEstratégica Russa á sua volta,… fica no meio do Oceano atlântico..

            MCakaZim – Mas a questão é que os Soldados Americanos há já algum tempo que se vão amontoando á volta e não é só Americanos, é NATO.. o que dá a ideia de que preparam algo para fazer no futuro..

            Julio – Pode ser falso como poder ser verdade, eu só gostava de ver um vídeo dos soldados a falar disso.. aquilo que li é que o soldado disse algo “recebemos ordens para uma operação de larga escala”, algo assim, mas ainda não vi vídeo disso, se vir posto 🙂

    • Daniel says:

      Há uma grande influência de Hollywood no imaginário colectivo em relação a como funciona um radar, principalmente um radar de controlo de tiro!
      A concepção do publico em geral até patrocinada pelos militares e na sua propaganda é que um radar é uma espécie de “Gods View” como nos jogos de computador. Nada mais errado!
      Uma coisa que se aprende rápidamente ao trabalahar com radares é, mais importante do que o radar mostra é aquilo que o radar não mostra, e deste modo criar aquilo que se chama “situation awerness” fundamental em qualquer conflito, seja no ar, mar ou em terra.
      Por várias razões tácticas um radar de controlo de tiro não está ligado 100% do tempo, só é ligado normalmente em coordenação com outros sistemas de vigilancia activos e passivos, e só quando as condições são ideais deve ser activados, sob pena de se estiverem demasiadao tempo activos também podem ser alvo ataque.
      É provavél que os ucranianos não tnham capacidade SEAD (Supression of Enemy AIr Defences) mas se consguirem localizar os radares das baterias de missies podem tentar sabotagens ou ataques com aramas anti tanque portateis, uma vez que esses veiculos não particularmente blindados!
      Mais, se os EWR (Early Warning Radar) russos não conseguirem detectar a longas distancias os drones por qualquer que seja a razão, não são direcionados os radres de tiro das baterias de misises. Sobrando só a protecção da coluna através de baterias de curto alcance.
      Até agora pelo que sido mostrado os russos levam nas colunas Strellas (SA-10), ora um SA-10 tem um alcance máximo anunciado de 3500m na versão 9M333. Além disso é um missl termico que é apontado manualmente e precisa de registar uma leitura termica dos motores de uma aeronave para poder disparar.
      Os proprios pilotos dos FIAT G91 portugueses na guerra colonial enfrentaram os strella na versão portatil, perceberm que bastava voar acima do 10mil pés e podiam dizer adeus aos gerrelheiros lá em abaixo aos saltos danados por não conseguirem uma solução de tiro!
      Além disso o raio de acção do missil é de cerca 5km, ora sabendo disto, sabendo onde estão as baterias de missies S-400 (as mais letais), e sabendo onde está a coluna, não é dificil traçar uma rota para um drone voar a baixa altitude a baixo da cobertura de radar das baterias de longo alcance, subir para mais de 10mil pés a menos de 10km da coluna. marcar uns alvos.,largar umas botijas e descer novamente para fora do raio de acção dos strellas e pirar-se dali para fora em poucos minutos!
      O que me espanta e ainda bem, é o facto do Putin deixar estar a massacar estas tropas e nem lhes dar umas baterias Tor ou ate uns Tunguska, esses sim são bem temiveis pela alta mobilidade altitude máxima de intercepção e raio de alcance bem maiores e capazes de dar maior cobertura porque também têm radar incorporado no veiculo.
      Importante é que continue a chegar à Ucrania misseis anti-tanque , stingers, Iglas e munições, muitas munições!

  6. David Guerreiro says:

    Infelizmente os drones são poucos, e os locais de onde podem descolar ainda menos, pois a Rússia tem destruído os aeródromos e aeroportos.

  7. eu2 says:

    Melhores que os drones da marinha

  8. Coppola says:

    O problema não é só Putin é a própria nação Russa, com grande parte das mentes manipuladas ou cobardes. São enganados e não se revoltam. Um pouco à imagem do que se passa na China.

    • David Guerreiro says:

      Por acaso até se revoltam, mas são rapidamente suprimidos…

    • darth says:

      sendo uma ditadura, nao é facil la

    • Str says:

      Imagine ir a uma manifestação e uma semana depois as duas da manhã arrombam lhe a porta levam-lhe os filhos ou os pais para parte incerta. É comum nas manifs aparecer alguém a filmar, você a pensar que é para as redes sociais, longe de saber que aquele tipo a civil afinal é da policia ou outra qualquer força de repressão. É disso que se trata medo, estes regimes governam através do medo. Cobardia sim certamente mas há razões fortes para isso. A sociedade está impregnada de medo, há chibos por todo o lado.

    • jorgeg says:

      yo bro tu deves estar a falar do povo da tugalandia so pode?!… cada iluminado! hehehe…
      yo bro la se foi a bazuca da UE pois vai ir todinha para a Ukrania,… procura emprego bro ou imigra para a Ukrania a bzuca afinal vai para la!

      • lmx says:

        outro grande problema de facto são os fundos..desde que os países de leste se juntaram Portugal afundou, deixou de receber o que recebia..e se a Ucrânia entra, ainda pior..

        • paocomsalada says:

          ninguem quer saber de Portugal, procura as quantias de dinheiro enviadas para a Ucrania, é ridiculo. resolvias muitos problemas no mundo todo, mas isso é outra conversa que ninguém é adulto o suficiente para ter.

    • paocomsalada says:

      eles não são como em portugal que só invadem o Marques pelo Benfica ou o Sporting, de resto lutas? nem ver, atitude? nem ver. abstenção e falar palha nas redes socias.
      cavaco e companhia roubaram e ninguem disse nem fez nada, salgado nem falar.
      há protestos na russia e mutia gente já foi presa, muita parte da população é contra o que esta a acontecer. covarde foi o povo portugues que comeu e calou tantos anos e continua a fazer

  9. David Guerreiro says:

    Isso já foi tentado, antes da invasão, inclusive governos estrangeiros tentaram mediar e não resultou. A Rússia sempre mentiu e disse que não preparava nenhuma invasão, que eram apenas simples manobras militares e que iriam retirar em breve. Tudo mentira!
    É claro que o desejável seria a paz, mas a Ucrânia ia-se sentar numa mesa vazia à espera de ser dizimada pela Rússia?
    Se o sr Putin fosse uma pessoa razoável, as coisas poderiam ter sido diferentes.

    • carlitos says:

      Devias dizer isso do Presidente Ucraniano e da sua comitiva de comediantes gozões, e dos parolos que o elegeram.
      Os “cocaínados” são por regra narcisistas, com egos muito grandes !

      Primeiro, gozam com a Rússia de toda a forma e feitio, obrigando-os a lutar para se defenderem. Depois, passam por vitimas e os outros por agressores.

      Usaram, manipulando o povo ucraniano com “lanchinhos” grátis, passando-se por amigos “libertadores” do papão, mas cujo objetivo era ferir a Rússia, obrigando-a a reagir, para que esta sendo um País Europeu ficasse separada dos demais países.
      A estratégia, do dividir para reinar !

  10. darth says:

    cala a boca e vai inventar conspirações para a PQTP

  11. jorgeg says:

    loolllll olha o ghost de Kieve ressucitou,…
    esta e a oitava:
    https://off-guardian.org/2022/02/27/7-fake-news-stories-coming-out-of-ukraine/

    • Manuel Joaquim says:

      Por acaso este site até é muito credível, lol

      • lmx says:

        como o correspondente da CNN que morreu no Afeganistão em 2016 e aparece agora, morto de novo, na Ucrânia em 2022.. lool
        É só propaganda, e censura..que raio de ditadura!

        • paocomsalada says:

          fazer o que? o Afegnastistão já era, os refugiados não foram recebidos na Europa, morreram algures no mar, mas isso é na boa… não existem direitos Humanos por lá. oh, espera afinal é porque não são Cristãos.

  12. J.C.Lopes says:

    “Russia, os dois paises tem de se entender e ter PAZ !!!! Qualquer intervenção externa é uma ERRO !”
    Portanto, para si a Ucrânia iria enfrentar, sem ajuda externa, a Rússia com toda a superioridade bélica desta.
    Era isso que queria, não era?

  13. Slava Ukraini says:

    Não acredito que tenhas escrito isto, mas prontos é bom as vezes ficar na ignorância…

  14. Secadegas says:

    Alta que continua a achar que civis que nunca pegaram numa arma estão a ganhar. Os russos não estão ali para matar a população, para isso bastava usarem bombardeiros e utilizar outro tipo de armas. Claro que os soldados russos não seriam estes ataques passar ao lado, vingando-se de seguida.
    Enfim…

    • Test User says:

      Russos andam espalhar amor e não maram civis.

      Estonia 1917
      Latvia 1918
      Lithuania 1918
      Poland 1918
      Belarus 1918
      Ukraine 1918
      Georgia 1920
      Azerbaijan 1920
      Armenia 1920
      Moldova 1918
      Central Asia 1918
      Mongolia 1921
      Georgia 1924
      Estonia 1924
      Afghanistan 1929
      Japan 1938
      Poland 1939
      Finland 1939
      Estonia 1940
      Latvia 1940
      Lithuania 1940
      Romania 1940
      Iran 1942
      Ukraine and Belarus 1944
      Bulgaria 1944
      Hungary 1944
      Yugoslavia 1944
      Albania 1944
      Poland 1944
      The Baltic States 1944
      Germany 1944
      Tuva 1944
      Japan 1945
      China 1945
      Korea 1950
      East Germany 1953
      Hungary 1956
      Vietnam 1960
      Czechoslovakia 1968
      China 1969
      Israel 1969
      Ethiopia 1974
      Angola 1975
      Afghanistan 1979
      Georgia 1989
      Baltic States 1990
      Georgia 1991
      Azerbaijan 1991
      Moldova 1992
      Tajikistan 1992
      Northern Caucasus 1992
      Georgia 2008
      Ukraine 2014
      Syria 2015
      Ukraine 2022

  15. Corrector Ortografico says:

    Saramago ponto e vírgula. Uma coisa é não utilizar pontuação, outra são erros crassos de gramática e ortografia. Não metas o Saramago ao barulho porque é um pouco ofensivo para a língua portuguesa essa comparação.

  16. fbaptista says:

    Já que ele acha que sabe muito todos os País do mundo lenvatem 10 aviões e vão bombardiar a Rússia e assim pelo menos fica empate manda lixar se ele vai mandar bomba atómica.

    • paocomsalada says:

      HIROSHIMA E NAGASAKI, bombas atomicas pelos EUA, foram vistos como HEROIS. vamos dar 10 aviões a cada PAÍS que os EUA INVADIRAM e vamos bombardiar os EUA.

      • Test User says:

        Tenham dó. Isto não é um jogo de computador.

        HIROSHIMA E NAGASAKI é reprovável. Apesar de tudo Estados Unidos acabou por assinar um Tratado de Mutua Cooperação e Segurança com Japão posteriormente.

        paocomsalada continuo a não perceber se os Russos são bons da fita, porque querem aderir a NATO?

      • Test User says:

        Tenham dó. Isto não é um jogo.

        HIROSHIMA E NAGASAKI é reprovável. Apesar de tudo Estados Unidos acabou por assinar um Tratado de Mutua Cooperação e Segurança com Japão posteriormente.

        paocomsalada continuo a não perceber se os Russos são bons da fita, porque querem aderir a NATO?

  17. fbaptista says:

    Ele acha que é o único nervoso no mundo

  18. traveller says:

    mais um texto traduzido sem atenção nenhuma 18000 a 25000 feet = “altitude operacional de 18 mil metros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.