Sony Playstation 5: eis as especificações oficiais da consola PS5
A PS5 estará equipada com um CPU de 8 núcleos (octa-core) da AMD com litografia de 7 nm Zen 2, baseada na terceira geração da gama Ryzen. Em seguida temos a compatibilidade com o Ray-Tracing e resolução 8K, além da retrocompatibilidade com a PS4. Mas, há muitas outras novidades, oficiais, da Sony PlayStation 5.
Ao passo que ontem demos a conhecer o seu preço provável, agora Mark Cerny, confirma as especificações.
Em declarações à publicação Wired, Mark Cerney deixou bem claro, em primeiro lugar, que a PS5 não será uma mera atualização. Além disso, revelou que a Sony passou os últimos quatro anos a trabalhar nesta consola que estará agora nas últimas fases de preparação. Já a sua apresentação deverá ter lugar em 2020.
É oficial, estas são as caraterísticas da PS5
Assim sendo, a Sony PlayStation 5 será mais que um mero upgrade, terá também retrocompatibilidade com a geração anterior e chegará com jogos exclusivos. O arquiteto da PS5 deu razão aos fãs que já estranhavam a demora na chegada desta geração. Sobretudo depois de a Sony e a Microsoft renovarem o atual alinhamento.
Sim, com o lançamento da PS4 Pro, bem como da Xbox One S, essa geração de consolas viu a sua vida útil a ser bastante alargada. Porém, estamos prestes a conhecer toda uma nova geração. Em seguida temos as suas declarações:
O ponto fulcral, é saber se a consola adiciona alguma melhoria à forma já existente de usufruir dos jogos, ou se permite operar mudanças profundas ao atual status quo da indústria dos jogos. Saber se uma consola pode redefinir o que um jogo pode ser - Mark Cerny
Já de acordo com a fonte supracitada, no caso da PS5 estamos perante o segundo cenário. Uma revolução para o mundo dos jogos, algo que tem obrigado a Sony a manter todo o projeto em segredo. Contudo, à medida que se aproxima a sua data de apresentação, começam a ser tomadas algumas liberdades.
O testemunho de Mark Cerny
O arquiteto da consola não confirmou o nome da mesma. Porém, se a história se voltar a repetir, teremos a Sony PlayStation 5, algo que mereceu "apenas", um sorriso enigmático de Cerny. Durante a entrevista cedida à fonte supracitada, o nome utilizado foi "a consola de próxima geração". A mesma, não chegará em 2019.
Cerny referiu ainda que são já vários os estúdios de jogos que estão a trabalhar juntamente com a Sony, tendo a empresa acelerado o desenvolvimento dos devkits. Assim, os programadores poderão tirar proveito do potencial máximo da PS5, preparando já toda uma nova geração de novos títulos.
Cerny é o arquiteto chefe da Sony PlayStation 5, tal como já o foi para a PS4. Salientou ainda que a nova consola integra os desejos dos programadores e espera criar algo revolucionário. Assim, a tónica volta a ser colocada na palavra "revolução", em detrimento de "evolução".
Revolução - o lema da Sony PlayStation 5
Com a atual consola a estar presente em cerca de 90 milhões de lares em todo o mundo, encaramos finalmente a próxima geração. Com um sério reforço do seu processador (CPU) e da sua gráfica (GPU), teremos todo um novo nível de desempenho. Gráficos reforçados, novas texturas e uma envolvência até agora impossível.
Ao mesmo tempo, o armazenamento interno aumentará, bem como a velocidade de acesso a essa memória. Assim, teremos também novos efeitos visuais e fidelidade gráfica, algo que também abrirá novas possibilidades aos criadores de jogos. Estes, por sua vez, poderão tirar proveito das capacidades reforçadas da PS5.
Portanto, teremos um novo CPU da AMD- gama Ryzen de 3.ª geração - no seu interior. Por sua vez, este processador é constituído por 8 núcleos de processamento com a microarquitetura ou litografia de 7 nm Zen 2. Em seguida, a sua GPU será uma versão personalizada da gama Navi, da Radeon.
O Ray Tracing na PS5
Graças a esta gráfica, a PS5 suportará o Ray Tracing, um novo padrão de qualidade para efeitos visuais, utilizado por Hollywood. Algo que até ao momento nenhuma consola, dedicada ao grande público, conseguiu fazer. Em 2020, a Sony PlayStation 5 quer mudar isso. Os seus benefícios serão imediatamente percetíveis.
De uma forma sucinta, trata-se de um novo motor gráfico que imita a forma como a luz é refletida por um objeto. A forma natural, difusa ou mesmo orgânica como os raios de luz se comportam na vida real. Em suma, será uma nova forma de tornar a experiência de jogo muito mais realista. Algo que até agora era impossível.
Para o arquiteto da Sony PlayStation 5, o Ray Tracing será crucial. "Caso queiram correr algum teste para ver se um jogador pode detetar uma fonte de áudio. Ou se os inimigos podem ouvir as passadas dos outros jogadores, o Ray Tracing também será útil para isso", aponta.
Áudio 3D na Sony PlayStation 5
O novo procesador da AMD terá um modelo de áudio 3D, concebido unicamente para a PS5. Algo que para Cerny redefinirá a experiência de jogo. Aliás, mudará a perceção daquilo que o som pode fazer dentro de um jogo. O arquiteto acrescenta ainda que "Enquanto jogador, tem sido um pouco frustrante não sentir grandes diferenças no impacto do som entre a PS3 e a PS4".
Coma. Sony PlayStation 5, o jogador sentir-se-á numa nova atmosfera sonora. O som virá de cima, de trás, de lado, criando assim uma envolvência até então desconhecida nos jogos. Aliás, funcionará com os altifalantes da TV, ou o sistema de som que já tiver instalado em casa. Porém, o "gold standard" será o áudio via headphones.
Cerny utiliza a expressão "presença" para descrever a nova perceção do som com a PS5. Algo que normalmente associamos à realidade virtual e aos óculos PlayStation VR. Contudo, o arquiteto refere que a experiência de som na PlayStation 5 vai muito além daquilo que temos atualmente com o sistema supracitado.
Um poderoso SSD para a PS5
Cerny deixou bem claro que o impossível passará a ser possível com a Sony PlayStation 5 e isso passa também pelo armazenamento interno. Agora, teremos um SSD ou solid state drive que aumentará a velocidade de acesso aos dados face à consola anterior, a PS4 Pro. Será, para todos os efeitos, um dos seus grandes trunfos.
A velocidade de escrita e leitura é importante, mas também o são os detalhes de I/O (Input & Output). Eu adquiri uma PS4 Pro e depois pus-lhe um SSD que custou quase tanto como a consola - tudo isso para ela ficar cerca de um terço mais rápida na leitura dos dados.
Cerny demostrou um dev-kit, equipado com um SSD, até 19 vezes mais rápido para a consola de próxima geração. Para ele, a inclusão de um SSD vem abrir novas portas, diminuir bruscamente tempos de carregamento e dar asas à criatividade dos estúdios e programadores.
Por fim, Cerny não tocou em qualquer serviço. Absteve-se também de comentar qualquer preço para a consola de próxima geração. Aliás, também não prestará qualquer declaração durante a E3 2019, não marcando a Sony presença.
A PS5 será retrocompatível com a PS4
Pela primeira vez, a Sony não marcará presença neste evento. Em vez disso, presente apresentar a PlayStation 5 numa altura posterior, e num evento próprio. Porém, ficamos também a saber que a próxima consola aceitará jogos em formato fisico, os discos. Por outras palavras, não será uma "máquina completamente digital".
Mais ainda, como partilhará alguma da arquitetura da PS4, será retrocompatível com os seus jogos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wired
Neste artigo: Playstation, PS5, Sony, Sony Playstation 5
Falar e demonstrar os benefícios de um SSD em 2019…. ahahahah foi para rir a parte da demonstração do Spiderman. Mas fico contente que só se atrasaram uns 5/6 anos. O que coincide com a data de início do desenvolvimento da consola.
Enfim, sempre atrasados…
Deviam colocar SSD na Ps4, ok podia ser mais cara mas compensava.
Felizmente tenho a Xbox e teve uma avaria e disse para lá, eu compro um ssd de 1tb podem colocar-me e substituir o disco? De bom agrado disseram que sim e todos os que vêm esta Xbox ficam de olhos abertos, o tempo de loading dos jogos é pouco
a Xbox tem SSD desde quando mesmo ? …
Eu percebo o comentário do Junior mas aparece como tendencioso. Nenhuma tem SSD nativamente e as DUAS permitem a adição de um SSD. Não sendo algo extremamente habitual. Mas só isso. O bottom line é que realmente não é algo inovador nem atual. Mas é algo que era mais que OBRIGATÓRIO para esta nova geração de consola. Acho que nem precisavam de anunciar…
Desde nunca. Eu tenho uma PS3 com um SSD de 120gb, demorei 10min a trocar de disco e a instalar o firmware, qualquer um pode fazer o mesmo com a PS3 e PS4, vale a pena em ambas.
A inovação aqui esta em ser colocado numa consola, cujo valor total em peças é superior ao valor da consola, em ser pelo menos a primeira consola de producao em massa a oferecer armazenagem ssd de raiz.
O valor de qualquer ps (desde a ps2,ps3 e ps4) de produção sempre foi superior ao pedido ao público. Daí os 2-3 anos de prejuízo inicial e os programas como o PS4 premium subscription para ajudar no profit. Não é novidade que a PS5 seja igual. Mesmo para a xbox.
A Xbox tem muitas coisas mas o mais importante não tem, jogos(exclusivos) por isso é que a PlayStation pode, quer, e manda nesta geração .
Não me parece em nada relevante para a discussão mas ok.
nada haver
Realmente vir falar em SSD como uma grande, espetacular, astronómica inovação, diz tudo.
Cerny referia-se a um SSD entre 1 a 2 TB para uma consola. O preço da mesma, segundo as fugas anteriores, não deverá superar os 500 euros.
Sim, claro. Não deixa de ser apresentar o SSD como algo super inovador. Certamente não é. Quanto ao preço será imbatível (para PS5 e XBOX) mas não vamos esquecer que já desde outras gerações o primeiro e segundo ano é de extremo prejuízo para os fabricantes. Sabemos bem que a combinação de CPU+Ryzen GPU ray tracing + ssd nunca seriam 500. Eles aceitam esse prejuízo para depois compensar massivamente nos anos a seguir. Imagina lá se os fabricantes pedissem mesmo o preço real… ninguém compraria. 500 euros para as duas configurações de topo da Anaconda e da PS5 parece ok. Prejuízo para eles mas só por um ano máximo.
A ter uma gráfica que suporta Ray Tracing, um ryzen “novo”, e um ssd desse tamanho, acho que podemos contar com preço mínimo de 600€ em Portugal. E já estou a ser muito anjinho na previsão.
Agora, caso eu esteja enganado e a ser mesmo 500€, para o que traz/permite, será bom preço.
É a velha questão do não lucro nos 1-2 anos de vida da consola. Olha o caso da XBOXone que literalmente foi dito pela chefia que não há lucro. zero. na produção e venda. Foi o mesmo do lado da Sony com ps3, ps3 e ps4 que só 2-3 anos depois fizeram lucro (especialmente com a ajuda do PS4 subscription). Portanto, na prática, podem ter estes elementos novos todos a 500euros. Pois eles aceitam esse prejuízo nos 2 primeiros anos. Se forem 500$ diria que cai a 550 cá. mas suposições apenas.
agora fiquei curioso. irá ser compatível com jogos físicos de ps4, e quanto aos jogos digitais?
Tu na PS4 tens acesso aos jogos comprados na PS3 apenas nao os podes jogar, mas está la na tua conta psn, logo na ps5 os jogos ps3 / ps4 digitais vão estar também na psn.
Só aos jogos da PS4 tanto digital(via PSN) como mídia física
Retrocompatibilidade com jogos físicos PS1, PS2, PS3 não vai ter? chegou-se a falar que ía ter…
A framework de base é a PS4 como eles disseram. Não conseguindo, naturalmente, confirmar só consigo prever que a retrocompatibilidade é apenas com PS4.
A Sony registou patente para retrocompatibilidade PS1, PS2, PS3, PS4, podem ver neste artigo:
https://www.voxel.com.br/noticias/sony-registra-patente-sugere-ps1-ps2-ps3-ps4-retrocompativeis-ps5_841599.htm
“Sugere” e “Registrar” são coisas diferentes, devido a arquitetura da PS3 podes tirar o “cavalinho da chuva” PS5 vai ter compatibilidade com a Ps4, nada mais nada menos.
“Sugere” e “Registrar” são coisas diferentes, devido a arquitetura da PS3 podes tirar o “cavalinho da chuva” PS5 vai ter compatibilidade com a Ps4, nada mais nada menos.
Há uma coisa que ainda n percebi essa coisa de retro compatibilidade é so com os jogos ou também é por exemplo os servers onlines (eu numa ps4 posso jogar com outro jogador na ps5 funciona?)
Na altura que saiu a PS4 eu joguei um jogo com um colega meu que tinha-o na PS3 epah acho que era “Defiance” ou qqr coisa assim, agr quanto aos servers depende as developers (ou quem alojar o server) pode n querer ou ver que n tem valor e dar Shutdown no mesmo, mas quanto aos jogos que dão pra jogar offline isso n há stress.
500€ por um PC fraquissimo? Não obrigado, prefiro fazer o meu.
Ok, mas não terás os exclusivos Playstation para jogar. Diferença entre PC e consolas
Te garanto que por 500€ não fazes um PC nem pra rodar fornite nos médios a 30FPS.
faz sim. 300€ compras um ryzen 3 2200g, ssd 240gb, mobo b450 e8gb ram. fortnite no medio a quase 60fps
300€? Hahahaha epah vcs são doidos ou tudo crianças, pronto fica lá com esse PC que tu vais ver o que ele te roda(prolly fortnite e não muito mais). Tamos a falar de uma consola de 500-600€ prolly que vai dar pra jogar todos os jogos na boa sem stresses ( e 8gb de RAM em 2019? Lol) pra nao falar que instalas o fortnite o Windows e mais um joguito e já nem espaço tens (meanwhile PS5 no mínimo vai ter 2tb SSD) só isso custa 230 € +/- e não tou a falar de discos da feira.
Não diria fraquíssimo; a única forma de obter ray-tracing decente é com a RTX2060, a 370€ no mínimo. E não, a actualização que permite que as placas mais antigas façam ray-tracing não conta, a performance é uma miséria.
Pois é, em termos de Ray-Tracing, as RX Vega mandam cumprimentos às amigas Turing… =)
CryEngine Ray Tracing demo (Vega 56): https://www.youtube.com/watch?v=1nqhkDm2_Tw
Cumps
Não consegues montar um pc comparável a uma consola com o mesmo orçamento.
Eu prefiro pc, mas a verdade é essa, a menos que faças bons negócios de segunda mão.
Com 500 euros? LOL nem sonhes. Espero que até sejas burlado, isso é sonhar bem alto. Isso é conversa de quem não sabe o que está a falar.
É que nem novo nem usado.
Jamais terás exclusivos Playstation e a interface de uma consola num PC disso eu te garanto.
Não percebo a azia dos Pcmaniacs com as consolas em suas disputas ridiculas.
A vantagem das consolas é serem mais baratas e serem mais user friendly. Não há cá chatices e problemas a intalar…incompatibilidades, configurações gráficas, etc.
De resto um bom pc é superior, mais caro e exige algum conhecimento e muitas vezes paciência.
Naturalmente, não há maneira de comparar o preço consolas / PC. Logo à partida, os fabricantes de consolas aceitam um prejuízo de 2-3 anos inicial para as conseguir vender porque o hardware dentro delas no início é muito mais caro. Garantidamente.
Para comparação a Ps3 e Ps4 só 2-3 anos depois deram finalmente lucro em termos de produção. Como se contorna isto? Por isso é que existe o PLUS e o xbox pass. Daí vem o financiamento e o profit. Não da consola. Nenhum utilizador de consola daria mais de 500/600 por uma consola.
Sim sim o marketing da treta das consolas hexacores que cria um fetiche nos curiosos e fanáticos…
Enquanto os que percebem perguntam,
e que jogos revolucionários e inovadores estão a ser já desenvolvidos que ainda não se tenha jogado?
Remakes, Remasters e as sufocantes estagnadoras sequelas dos mesmos jogos/estúdios estão em grande nesta geração… mais as 3/4 consolas datadas em curto espaço de tempo…