Project Scarlet: tudo o que foi revelado sobre a próxima Xbox da Microsoft
A E3 2019 foi tomada de assalto pelo departamento de jogos da Microsoft, a sua divisão Xbox. Ainda que já estivéssemos a contar com uma grande apresentação, tivemos ótimas surpresas. Além de 60 jogos previstos para consola e PC, ficamos a conhecer oficialmente o promissor Project Scarlet.
A próxima consola Xbox será lançada, juntamente com o "Halo Intinite" no final de 2020.
Ao mesmo tempo, ficamos também a conhecer várias outras novidades durante o seu briefing na E3 2019, sobretudo ao nível dos jogos. Com efeito, o Gears 5, bem como 34 outros jogos chegarão ao Xbox Game Pass e outras 11 estreias mundiais. Há ainda 14 novos jogos da Xbox Game Studios a serem desenvolvidos.
60 novos jogos revelados pela Microsoft na E3 2019
Phil Spencer, responsável máximo pela Xbox, não escondeu o entusiasmo. "É ótimo comemorar com os nossos incríveis fãs e mostrar como nos estamos a sair contra a nossa visão de capacitar os jogadores a jogarem os jogos que quiserem, com os amigos que quiserem, onde quiserem."
De igual modo, Spencer reiterou o seu compromisso em trazer jogos multiplataforma. Com milhares de jogos da Xbox em desenvolvimento, realizamos o nosso planeamento em torno dos nossos jogadores, com novos títulos lançados no Xbox Game Pass para consola e PC e streaming de jogos que permitem que eles joguem os seus jogos favoritos com os seus amigos onde quer que estejam", acrescenta.
Foi colocada uma grande tónica no estúdio da própria Xbox, e naturalmente nos jogos a serem desenvolvidos. No entanto, ficamos a conhecer a verdadeira face do Game Pass como "portal" para todo o universo gaming da Microsoft. Nas entrelinhas, o grande destaque foi para este serviço de subscrição.
Xbox Game Pass: o passaporte para o mundo dos jogos da Microsoft
Acessível e disponível para PC e para a consola da empresa, o Game Pass vai receber também uma nova aplicação. Aliás, esta já está em fase beta para PC, disponível no Windows 10. Aí, teremos uma app concebida especificamente para os jogadores de PC em que lhes será apresentada uma biblioteca de jogos.
De acordo com a própria Microsoft, numa primeira fase são já mais de 100 jogos de mais de 75 programadores. Entre estes, destacamos o "Football Manager 2019", "Imperator: Rome", bem como o "Metro Exodus". Foi outro dos pontos altos do briefing da empresa na E3 2019.
E se o presente passa pelos serviços de subscrição para o acesso aos jogos, o futuro passará por uma nova consola e um novo serviço. Com efeito, o Project Scarlet está já na mente do público, bem com o serviço de streaming de jogos, o Xcloud. Entre si, partilham a ambição da Microsoft neste volátil mercado.
Project Scarlet, o futuro da consola Xbox
O ponto mais antecipado de toda a keynote da Microsoft na E3 2019. A consola de próxima geração conhecida para já como Project Scarlet. De acordo com a própria, esta será uma escolha crítica para os jogadores que procuram um dispositivo projetado, construído e otimizado para jogar.
A Microsoft afirmou que o Project Scarlet definirá um novo padrão de qualidade para a potência, desempenho e velocidade da Xbox. Ao mesmo tempo, sabemos que chegará durante a quadra festiva de 2020, neste caso a tempo do Natal e toda a época natalícia.
O Project Scarlet dará também novas opções aos programadores. Algo que lhes entregará o poder para dar vida às suas visões criativas. Desse modo, contam com novos e promissores títulos a serem desenvolvidos para a consola. De igual modo, os milhares de jogos das gerações anteriores também serão contemplados.
Com melhor aparência, além de um melhor de desempenho e tudo isso melhorará a sua experiência de jogo. Assim, a jogabilidade será também reforçada para os títulos das quatro gerações de consolas da Microsoft.
Ao nível técnico sabemos que a Project Scarlet terá um processador AMD personalizado. De igual modo, terá também memória GDDR6 de alta largura de banda. Por fim, foi feita também a promessa de armazenamento SSD para agilizar os tempos de carregamento dos jogos.
Da Xbox para a cloud, o xCloud
A Xbox migrará gradualmente para a nuvem. Este ponto ficou bem assente durante a apresentação da Microsoft na E3 2019. A empresa promete oferecer aos jogadores os jogos que estes querem, com quem eles querem e onde quiserem jogar. Portanto, a experiência de PC e consola será unida pela xCloud.
Em primeiro lugar, a Xbox anunciou a capacidade de fazer streaming dos jogos a partir da Xbox One. Algo que será implementado já em outubro deste ano. Estamos assim a encarar o streaming de consola, com os títulos do Game Pass a chegarem também a um dispositivo móvel a partir da consola em si.
Ainda na sua conferência no certame, ficamos a conhecer um novo comando ou controlador. Apelidado de Xbox Elite Wireless Controller Series 2. O novo produto chega também a Portugal e outros mercados a partir de 4 de novembro com um preço de venda ao público que ronda os 179 dólares.
A Project Scarlet promete continuar a dar que falar, sendo a prometida rival para a PlayStation 5.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
Neste artigo: e3 2019, Microsoft, Project Scarlet, xbox
Streaming é o futuro dos games.
Concordo totalmente mas não é a curto prazo. Para o streaming ter sucesso ainda faltam algumas evoluções. Até lá as consolas tem espaço de mercado.
Eu jogo na minha Nvidia Shield TV via streaming da cloud deles (net 50 mbit) e funciona tão bem como jogar diretamente no meu PC com uma GTX 970 (salvo um muito raro salto) com latência negligenciável. Basta terem qualidade 4K HDR 60fps como com uma GTX 1660 vida streaming e está tudo dito
Falaram pouco da nova consola, as características são idênticas às da ps5.
Novidade mesmo foi a possibilidade das actuais consolas poderem já fazerem streaming, está para breve, entretanto veremos, já o novo comando foi projetado para ser jogado em qualquer lado com a conectividade Bluetooth em que é possível ligar a qualquer coisa, pena é o preço
Nos telemóveis as redes 4g portuguesas ainda não estão preparadas para tal trafego
Telemóveis e 4G? O tema são as consolas…
Precisas de boa rede que eu saiba para o streaming…
Não serão muitos a ligar o seu desktop/X-box a uma ligacao 4G.
Eu serei um dos que vai ter a xbox ligada em casa e jogar na app mobile que aí provavelmente terá de ser via rede móvel
Eu espero o streaming nunca ser tão grande, pois se o streaming dizer com que a midia digital é física desapareçam eu deixo de jogar
O streaming vai acabar com muitos gamers, eu não vou comprar jogos por streaming e daqui a 10 anos querer jogar esse mesmo jogo e não conseguir porque o servidor fechou! Para mim não serve!
O Netflix apareceu e isso não fez com que as pessoas vissem menos filmes/series.
Exato, até pelo contrário! E a ideia não é comprar o jogo, é subscrever o serviço. Já agora, os jogos que estão na Steam não são teus, apenas tens uma licença de utilização