PlayStation 5: A instalação de jogos vai ser diferente! Saiba como será…
Os fãs de jogos, especialmente do segmento das consolas, aguardam ansiosamente pelo lançamento da nova PlayStation 5. Esta será uma das consolas mais poderosas do mercado e, tal como já foi revelado, tem um design bastante diferente da PS4.
A instalação de jogos na PlayStation 5 também será diferente do que acontece atualmente na PS4. Saiba como vai funcionar.
Quem tem acompanhado as informações que têm sido reveladas da PlayStation facilmente percebe que esta consola chegará com muitas mudanças. A PlayStation 5 vai chegar com um CPU com 8x Zen 2 núcleos a 3,5GHz, uma GPU capaz de 10,28 TFLOPs, 36 CUs a 2,23GHz, arquitetura RDNA 2 GPU personalizada, 16GB de RAM GDDR6, 448GB/s de largura de banda de memória e uma drive SSD super rápida de 825GB. Se ao nível do hardware são várias as novidades, também ao nível do sistema há novidades, especialmente na instalação de jogos.
Como é a instalação de jogos na PS4? Como será na PlayStation 5?
Neste momento, com a PS4, ou instala tudo ou nada. O jogador tem a possibilidade de obter um jogo ou apagar um jogo, não há um "meio termo". É verdade que existem alguns jogos que permitem que o jogador escolha qual o componente que deve ser descarregado primeiros, por exemplo, o modo single-player ou o multiplayer. Desta forma, o jogador pode começar por aceder ao jogo num dos modos mesmo antes de o jogo ter sido descarregado na sua totalidade.
Na PlayStation 5 existirão mais opções de acordo com Mark Cerny (presidente da Cerny Games,) numa entrevista que deu à Wired "Em vez de tratarmos os jogos como um grande bloco de dados, estamos a permitir um acesso mais refinado aos dados". Isto significa que os jogadores terão a possibilidade de escolher quais as partes dos jogos que desejam descarregar, como, por exemplo, apenas o modo single-player ou o multiplayer. Os jogadores podem até instalar o jogo inteiro e desinstalar a versão single-player, libertando assim espaço na consola.
Relativamente à instalação de jogos físicos, via DVD, tal como no PS4 os jogos físicos na PS5 precisam de ser instalados. Tal não significa que o jogador possa jogar jogos físicos sem os discos. Os discos terão de estar na consola para que o sistema possa verificar a licença do jogo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
So uma nota… desde da ps2 que os jogos físicos não sao em DVD.
“Via DVD” é o que diz na notícia.
DVD “Digital Versatile Disc”
Desde a PS3 que é utilizado Bluray (que não é a mesma coisa que DVD tal como um DVD não é a mesma coisa que um CD)
O que é feito do Stadia da Google, nunca mais houve notícias
O stadia da google ainda está vivo…
Link das noticias sobre Stadia da Google: https://bit.ly/32YzfEo
O Stadia parece mais morto-vivo do que vivo. Afinal de contas não trouxe nada de interessante para se sobressair das restantes consolas. Mais cedo do que mais tarde vai parar ao cemitério de produtos falhados da Google.
Embora não esteja morto, realmente o impacto não foi grande não. E se não vingar, o que também sabemos não ser fácil, o caminho é como o Nuno indica…
Pensei que os jogos seria de subscrição, ou seja, a mensalidade daria acesso a todos os jogos. Assim, entendi da publicidade, contudo aparentemente não é assim e há apenas um pequeno desconto.
Gostaria de encontrar um serviço all-in
Existe o serviço Geforce Now, onde tens acesso à tuas stores (steam, epic, etc) e pagas uma pequena subscrição para alugar maquina. O serviço é espetacular mas infelizmente as editoras estão a sabotar este serviço nao permitindo que jogues os jogos nesta “nuvem”, apesar de já teres comprado o jogo.
Obrigado pelo comentário.
Os 5,49€ / mês são apenas para alugar a máquina e depois temos de comprar os jogos. Ou seja, não há partilha de licenças e estamos limitados a listagem de jogos deles e a comprar na loja deles?
Se comparamos um filme com um jogo, sei que são comparações diferentes, mas quando temos uma mensalidade (netflix, por exemplo) podemos ver todos os filmes, na industria dos jogos não acontece isso e os preços são muito altos (50€), faz mas sentido os preços da play store e terem muitos utilizadores (compradores).
Isto é muito bonito mas se a Sony continuar com velocidades de download vergonhosas vai continuar tudo na mesma…
Se tivesses fibra óptica com boa velocidade, boa operadora de internet e boa zona, não te queixavas de velocidades de download vergonhosas e sendo que, a Sony não é responsável mas sim a sua operadora de internet (ISP) por essa situação.
Por acaso não é verdade @mrProTech… as velocidades de download na PSN já são um problema bem conhecido e discutido. É só dar uma vista de olhos pela internet.
Independentemente da ótima fibra ou do ótimo serviço da operadora “ISP”, existe de facto um “estrangulamento” dos servidores por parte da Sony no que toca a download de jogos via PSN por exemplo.
ok
Eu tenho fibra desde 2011/2012(não me lembro do ano em concreto), passei por todas redes, fui desde os 30mb aos actuais 500mb em diversas moradas e com a Ps4(que foi onde o problema começou) passei pelo menos em 3 moradas e 2 redes e em nenhuma delas as velocidades se alteraram.
Antes de vires cá responder tira dois segundos do teu tempo, googla e vais ver que é um problema bastante comum.
Caso a preguiça seja maior aqui vai:
https://lmgtfy.com/?q=ps4+download+speed+slow
E curiosamente as sugestões do google:
https://i.imgur.com/MES6V5b.png
ok, eu ja vi isso e tens toda a razão, eu pensava o problema que velocidade de downloads do PSN tinha haver com os problemas de operadora de internet, mas eu enganei.
Na era da Ps3 as velocidades não eram tão más e isto numa altura que a PSN era grátis. Agora não só pagamos como temos piores velocidades.
A tendência é do tamanho dos jogos aumentar e mesmo com essas novas opções vamos passar mais tempo a espera que o jogo acabe de fazer download do que propriamente a jogar.
É um problema que existe há 7 anos e eles nada fazem…