Hacker de 18 anos que divulgou imagens do GTA 6 condenado a prisão perpétua num hospital
Já estamos habituados a ter acesso a informações e imagens de alguns produtos reveladas antes do anúncio oficial das marcas. Mas essa é uma prática que pode ter sérias consequências. Recentemente, um juiz considerou que o jovem hacker de 18 anos que divulgou imagens do GTA 6 é uma pessoa de alto risco para a sociedade e, como tal, foi condenado a prisão perpétua num hospital.
Hacker adolescente condenado a perpétua num hospital
De acordo com uma recente reportagem da BBC (via The Verge), o hacker Lapsus$, com apenas 18 anos que teve um papel crítico na revelação de imagens do jogo Grand Theft Auto VI, foi condenado a prisão perpétua num hospital prisional.
A notícia indica que um juiz britânico decidiu na passada quinta-feira (21) que o hacker, designado Arion Kurtaj, representa um risco elevado para a sociedade uma vez que continua com um desejo de cometer crimes cibernéticos.
Foi no mês de agosto que um júri de Londres chegou à conclusão que Arion realizou ataques cibernéticos contra a criadora Rockstar Games e outras empresas onde se incluem nomes como a Uber e a Nvidia. Contudo, por ter um diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, o jovem hacker foi considerado inapto para julgamento e foi solicitado ao júri que determinassem se Arion cometeu os atos e se o fez com uma intenção criminosa.
Na audiência que aconteceu na quinta-feira, foi relatado que o hacker "foi violento enquanto estava sob custódia, com dezenas de relatos de ferimentos ou danos materiais". No relatório da avaliação de saúde mental feita a Arion conclui-se que o jovem "continuou a expressar a intenção de regressar ao crime cibernético o mais rapidamente possível". Assim sendo, o juiz condenou o hacker a manter-se preso no hospital para toda a vida, a não ser que os médicos concluam que Arion já não representa um perigo.
Os detalhes da acusação revelam que Arion Kurtaj divulgou 90 vídeos do gameplay de GTA VI no mês de setembro, enquanto se encontrava sob custódia por hackear a Nvidia e a empresa de telecomunicações britânica BT/EE. Nesse período, Arion conseguiu atacar a Rockstar Games usando para isso um Amazon Fire Stick e um "smartphone, teclado e rato".
Este artigo tem mais de um ano
“Assim sendo, o juiz condenou o hacker a manter-se preso no tribunal para toda a vida, a não ser que os médicos concluam que Arion já não representa um perigo.
mas nao sera no hospital como esta no titulo da noticia?
Obrigada pelo reparo 🙂
Pena exagerada e possivelmente “para inglês ver”, já que a sentença admite a libertação no caso de os peritos médicos dizerem que o jovem não representa risco para a sociedade, coisa que se dúvida acontecerá após uns tempos na pasmaceira de um hospício de alta segurança.
Pasmaceira num hospício americano? Claramente nunca foste a um.
Fazem muito bem. Hackers que usam os seus talentos para parvoíces como “leaks de jogos” e ainda ter a lata de dizer que o vão voltar a fazer realmente são um perigo (e inutilidade) para a sociedade.
Tantos alvos “mais apetecíveis” e perdem tempo com leaks de jogos. Enfim.
O Zé, leste a notícia? E no UK
Viste o filme ao contrário. Um hacker em posse das suas faculdades mentais, imputável, era condenado – se fosse em pena de prisão, cumprida a pena era posto em liberdade.
O jovem de que se está a falar é um hacker – mas inimputável, “foi violento enquanto estava sob custódia, com dezenas de relatos de ferimentos ou danos materiais” e que, adicionalmente, “continuou a expressar a intenção de regressar ao crime cibernético o mais rapidamente possível”.
*hospício britânico
Todo o “UK” é um Hospício a céu aberto…
Para mim tanto condenava o rapaz tanto a empresa.
Porque segurança da informação é uma obrigação da empresa.
Não é prisão – é medida de segurança de internamento, aplicável a indivíduos que praticaram um facto ilícito e são considerados inimputáveis, como foi o caso.
Cá, pode ser aplicada por períodos de dois anos, prorrogáveis, o que também poderá corresponder a um internamento para toda a vida. Em Inglaterra é semelhante: “permanecerá num hospital seguro por toda a vida, a menos que os médicos o deixem de considerar um perigo”.
Isso é dar um nome diferente à mesma coisa…. Ele pode sair? Não.
Depende do governo que estiver no poder, Inglaterra, infelizmente está a virar extremo como em todo o lado!
Bom natal!
Não é a mesma coisa. Por certo há procedimentos para os médicos fazerem a reavaliação, periódica, se consideram ou não que continua a constituir um perigo. Na prisão perpétua (nós não temos) só passado muitos anos poderá, eventualmente, haver uma revisão da pena.
Mas isso está lá escrito no artigo que certamente leste.
Internamento compulsivo num hospital psiquiátrico e estar sujeito a avaliações periódicas com a possibilidade de sair após avaliação positiva é completamente diferente de prisão perpétua.
Não basta serem considerados inimputáveis. Têm de ser inimputáveis perigosos. (perigosidade em direito = risco de repetição do facto ilícito). Neste momento, com a lei de saúde mental nova (lei 35/2023) as medidas de segurança têm a duração do máximo da pena. Ou seja, já não há internamentos desses para toda a vida.
Tens razão. O n.º 3 do artigo 92.º do Código Penal foi revogado.
100% de acordo com o que escreveu, mas o sensacionalismo prefere “prisão perpétua”.
O juiz tinha pela frente um jovem com diagnóstico de “autismo”, ainda por cima inteligente (se não não seria hacker), por isso envia para tratamento em vez de enviar para a prisão.
Se soubessem quantos miúdos destes trabalham em tecnológicas e agências espaciais…
Aí Rui Pinto que sorte tens tu de víveres num País das bananas…
Este só por ter colocado umas imagens de um jogo levou perpétua!
Não foram umas imagens. Foram 90 vídeos, com 3GB , grande parte do jogo GTA VI que se espera ser lançado em 2024.
Muito gosta a patetada securitária de aproveitar tudo para dizer que Portugal é um país das bananas 😉
Não interessa Rui Pinto até chantageou e está cá fora numa boa
Os crimes que Rui Pinto tenha cometido foram/serão julgados. Os ilícitos que o hacker inimputável cometeu não foram julgados. O código penal, em Portugal ou de qualquer outro país, preveem em que casos pode ser aplicada a medida de segurança de internamento compulsivo num hospital. Uma situação nada tem a ver com a outra.
O Rui Pinto não é inimputável por isso não é questão da justiça ser branda ou não.
Não… Ele mexeu é com máfia … Imaginemos que ele tinha feito isso num país onde não era crime… Eu penso que o nosso governo por ter cerca de 10 sites vulneráveis com os dados todos pessoais é mais grave que rabetices de futebol… Esses sim deviam ir presos…
Aqui está um…. Alguém foi preso ou responsabilizado??
https://www.jn.pt/528630041/camara-de-gondomar-ainda-nao-voltou-a-normalidade-depois-do-ataque-informatico/
Nada de novo nos Estados Unidos da Amérikkka. Entretanto porque é que Donald Trump continua à solta?
UK
Estou mais interessado em saber como é que fez o hack
Arion conseguiu atacar a Rockstar Games usando para isso um Amazon Fire Stick e um “smartphone, teclado e rato”.
No post em cima à direita, nos três traços, pode-se fazer pesquisas. Pesquisa por Lapsus$, o gangue a que pertencia e obténs a lista de posts.
É pessoa “encartada”. Pelo que diz a BBC, tinham-lhe confiscado o portátil e, mesmo assim, conseguiu hackar a Rockstar só com isso. É dito que obteve os vídeos nos mail da empresa.
Divulgou 90 vídeos de um jogo. De certeza que não diminuiu o interesse pelo jogo e provavelmente até aguçou o interesse. A parte da violência quando esteve detido. Isso acontecerá com grande parte das pessoas com autismo. Não percebo a pena.
… 90 vídeos de um jogo, – a Rokstar Games diz que perdeu à volta de 10 milhões de dólares. E mais ataques a várias empresas (uma lembra-me que a Úber) e pronto para continuar, e mais comportamentos violentos. Não foi condenado por nenhum crime por ser inimputável, não houve pena de prisão. O tribunal aplicou a medida de segurança de internamento compulsivo num hospital – não por toda a vida, mas dependendo de os médicos reconhecerem que deixa de ser um perigo.
como é que eles perderam esses supostos 10 milhões?
O orçamento do GTA 6 é de 1.000 milhões de dólares (pus o link para não dizerem que inventei). Os 10 milhões são 5 milhões de perdas financeiras e milhares de horas perdidas para alterar partes do jogo para não ser igual ao que divulgado por Arion Kurtaj.
https://www.creocommunity.pt/gta-v/desenvolvimento-do-gta-6-com-orcamento-possivel-de-1-bilhao-de-dolares-atualizacao-de-verao-divulgada-por-insider/
E tino na coisa !??! 10 milhoes ? cada golpada de governantes é medido em centenas de milhoes , Bilhoes até , agora um filho de outro alguem que nao é importante , leva carga desta , ou é so para nos distrair e vao aproveitar o talento dele , ou estamos a falar de novo e de novo em algo obsceno no que toca a viver em sociedades ditas democráticas
Quando os médicos lhe perguntarem o que é o QWERTY, e ele responder que é o papagaio em forma de lata de Coca-Cola que ele leva ao ombro, então já não é considerado um perigo para a sociedade…
Acho que o juiz é que devia ser condenado a prisão. Perpétua num hospital de malucos
Em Portugal, nomeadamente nos Açores existe uma pessoa nas mesmas condições, só que não é Hacker. É um informático Opensource que fez curso de Piloto, foi detectado que usava linux e recusou deixar o Linux, e foi corrido da aeronautica portuguesa com psiquiatria. na zona, todos sabem, mas não querem saber. e fingem que não sabem.
Eu percebo que nem toda a gente perceba Inglês mas hoje em dia há tradutores por todo o lado. “..indefinite hospital order…” não quer dizer de maneira nenhuma “prisão perpétua no hospital” mas prisão hospitalar por tempo indeterminado que é uma coisa totalmente diferente. A não ser que já se saiba de antemão e seja clickbait.
Podem dizer o que quiserem, para mim foi uma decisão ajustada dado o quadro clínico.
Privar a liberdade por “crimes” deste contexto é de lamentar… As empresas que teem brechas de segurança são eles os culpados das mesmas porque andam a dormir … Até deviam perguntar ao rapaz como ele fez e pagar…
Mais informação sobre Arion Kurtaj e o Lapsus$, o grupo a que pertencia. No mesmo julgamento, outro membro do gangue, de 17 anos, por ser menor, foi condenado a 18 meses num centro de reabilitação.
Com outros membros do Lapsus$ “hackaram” a Nvidia e a empresa de telefones BT/EE e pediram 4 milhões dólares pelos dados roubados, que não foram pagos. Também roubaram diretamente pessoas, através das suas carteiras de criptomoedas.
Essa de que as empresas é que são as culpadas é confundir vítimas e ladrões.
https://www.bbc.com/news/technology-67663128
Desculpa mas discordo abertamente da última parte.
Há empresas no mercado com ZERO noção do que é segurança da informação. É para inglês ver, basicamente.
Para mim, tanto condenava o rapaz tanto a Rockstar. O rapaz pelo menos pelo crime de acesso não autorizado, e a Rockstar por não zelar pela segurança da sua infraestrutura ou até de dados internos dos seus colaboradores.
BEm de facto e de lamentar, uma empresa dessa magnitude sofrer um ataque dessa dimensao. Foi como roubar um doce as criancas. E trsite as empresas terem dinheiro para tudo menos para a seguranca informatica. Quanto ao hacker fez o trabalho dele, e por isso que se chama hacker. Se foi bom ou mau ou se nao devia ter feito e outra conversa. Se o buraco estava la ele aproveitou.. E triste mesmo muitas empresas que se dizem tecnologicas e nao fazem revisao dos seus sistemas ou contratam hackers tambem para descobrir falhas. Podiam fazer isso. Porque este nao e o unico hacker do mundo a entrar em sistemas de empresas de renome. Uma vez mais invistam mais nos informaticos e sistemas, e muito provavelmente problemas deste tipo serao reduzidos. Isso se aplica no UK como em qualquer parte do mundo.
O jovem pelos vistos é um “serial killer” para este juiz. Lamentável decisão.
Eis um exemplo onde a corrupção pode chegar. Quanto é que RockStar Games pagou a este juiz por esta sentença?
Já havia lido a notícia noutro jornal e não fiquei com a ideia de que era prisão perpétua.
Julgo que o juiz parou o julgamento por achar que o rapaz não estava em condições, e retomar no futuro o julgamento quando estivesse psiquiatricamente bem.
Calma pessoal, este causa 10 milhões de prejuízo, supostamente, não sei como chegaram a este valor, e é preso indefinidamente
Políticos roubam infinitamente mais e são reeleitos.
Assim é a vida.
Quem não tem connections está sempre tramado.
Alguém aí sabe o email do Martelo?
É que preciso de uma consulta com o meu medico de família e de uns medicamentos que ainda custam uns trocos.
Não, de cadeiras de rodas ainda não preciso, mas obrigado pela intenção .
Agradecido…
Já enjoa a história das gémeas luso-brasileiras.
– Tinham direito ao tratamento (ao todo foram 33 as crianças a receber o fármaco), incluindo as cadeiras de rodas? Sim.
– Mas houve algum tratamento de favor, passaram à frente de alguém para a consulta, tratamento e cadeiras de rodas? Não. Não há fila de espera para consulta dessa doença e desde que a doença seja sinalizada a consulta é obrigatória. Da consulta, em janeiro, ao tratamento com o fármaco, em junho, houve um tempo de espera superior aos outros casos. As gémeas ainda não receberam as cadeira de rodas, tal como a criança de S. Miguel, da mesma altura.
– O que está em causa é uma questão menor. Para quem mora em Portugal, não se pode chegar a um hospital e pedir uma consulta com um especialista, há uma Portaria que define o procedimento para sinalizar ao hospital os casos para consulta – como seja uma consulta primeiro no Centro de Saúde. Mas as gémeas moravam no Brasil, a sinalização externa tinha, necessariamente, tinha que ser diferente.
– Mas sinalizar o caso ao hospital de Sta. Maria, admitindo que foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde, não é marcar uma consulta – a consulta só podia ser marcada pelo médico(a) do Sta. Maria que, desde que soubesse que o caso existia, tinha que marcar a consulta..
A extrema direita quer fazer crer que as crianças com a mesma doença que não têm connetions não são tratadas com o medicamento caro e não têm direito às cadeiras de rodas. Não é verdade, é eleitoralismo reles.
Oh Aves, é isso mesmo, vem gente de fora, que obteve a nacionalidade de modo relâmpago, tipo foguete, e estoura com 4 milhões de euros da tugalhada que paga impostos e diz vc que está farto .
Quem está farto sou eu…
Já agora, o que impede que todas as crianças do mundo inteiro que precisam deste medicamento, façam este processo?
Obter a nacionalidade é super fácil, hoje em dia dentro de cada saco de fraldas está lá o passaporte tuga.
Ah já sei, só faltam os connects…
Pobre país e pobre gente.
A verdade é que tbm merecemos isto e mais ainda…
A mãe é portuguesa, pode pedir a nacionalidade portuguesa para as filhas, tinha todo o direito de o fazer. A concessão é automática, não há qualquer razão para demorar. As crianças do mundo inteiro não têm mãe portuguesa.
O medicamento não custa 2 milhões e se não tiver o efeito esperado paga-se só uma parte. E por ser de dose única fica mais barato que os outros que têm reforços periódicos.
Também estou farto. Da extrema direita nem tanto fazem o papel deles como seria de esperar. Estou mais farto das ditas cabeças bem pensantes que aparecem na televisão todos indignados – ai que não se cumpriu com a Portaria e alguém da Secretaria de Estado da Saúde ligou para o Hospital de Santa Maria a sinalizar a doença das gémeas, o que dada a natureza da doença levava à marcação de uma consulta.
As cabeças bem pensantes também se indignaram com os 4 milhões. O estranho é que depois de saberem que foram 33 as crianças com esse tratamento ainda há quem continue indignado com os 4 milhões das gémeas e dizem que foram gastos por causa dos connect … o que quer dizer que os outros 62 milhões também foram. Enfim, é a pobre gente que temos.
Obter a nacionalidade em 14 dias acha normal?
Se calhar até acha…
Não vê aqui algo de, sei lá, não bate certo?
Em relação à nacionalidade, actualmente é atribuída na compra de um saco de fraldas ou numa embalagem de cereais.
Dito de outro modo, só não é tuga quem não quiser e quem não quiser tem que ser na mesma.
Política de bar e pernas abertas.
Um prostíbulo, portanto….
hacker de 18 anos com autismo entra na rockstar com um amazon fire stick e um telemovel !! em vez de o prenderem ajudem-no e arranjem-lhe um trabalho, o puto possivelmente é um génio e precisa é de orientação
As empresas querem é meter dinheiro ao bolso, ponto.
Mas parece que o dinheiro vale mais que informações internas, mais seguras…
Se e só se, se provar a veracidade dos factos, estou de acordo. Vestigios de autismo pode ser aplicado a muita gente e não é por isso que andam aí a prejudicar os outros. Como medida de parar a actividade criminal, estou de acordo.
Por cá houve há uns tempos alguém que se esperava ser condenado e apareceram logo nos média umas “cabeças bem pensantes” dizendo que o jovem tem pais, irmãos e demais, não se podia condenar assim alguêm por uma bagatela. E parece que ficou tudo em nada.
– Não sei se concordo com isto, pois também não sei os factos todos …
– MAS !!… Sei de indivíduos que já mataram e matam (assassinos), outros corruptos e que roubam nações inteiras, deixando milhares de famílias na miséria, na fome, também estes violentos, bem perigosos para a sociedade, autênticos vírus … No entanto, nunca tiveram um castigo destes. A maior parte nem castigo nenhum! – E tudo cai neste garoto, por causa de “roubar” um jogo, de ser violento e mal-educado … Acho que falha aqui alguma coisa …