Cyberpunk 2077 já perdeu quase 80% dos jogadores na Steam
Aquele que era um dos jogos mais esperados de 2020, tornou-se num autêntico saco de boxe por parte da imprensa e dos jogadores. Cyberpunk 2077 passou de bestial a besta, tudo devido às críticas resultantes dos vários bugs e falhas encontrados no jogo da CD Projekt Red.
Para além disso, de acordo com as mais recentes informações, o jogo Cyberpunk 2077 já perdeu cerca de 80% da base dos seus jogadores na plataforma Steam.
Desde que o jogo foi lançado, a 10 de dezembro de 2020, que poucas notícias favoráveis foram escritas sobre o Cyberpunk 2077. O império do jogo começou a desmoronar-se quando as críticas revelaram as falhas e bugs no jogo, nomeadamente para a PlayStation 4 e Xbox One. Os erros encontrados eram sobretudo referentes a texturas não exibidas, ou não percetíveis, baixa resolução, paragens, congelamentos, atrasos na interface, entre outros.
Depois disso, o jogo da CD Projekt Red foi retirado da PlayStation Store da Sony e os jogadores puderam pedir os seus reembolsos.
Mais recentemente tudo isto tomou proporções mais sérias com um processo em tribunal contra a criadora do jogo, por parte dos investidores do mesmo. Os investidores acusam a empresa de os ter enganado ao não revelar que o jogo estava inacabado ou que continha muitas falhas.
Assim, como seria de esperar, as consequências de toda esta polémica estão à vista.
Quase 80% dos jogadores deixaram de jogar Cyberpunk 2077 na Steam
De acordo com um recente relatório divulgado pela empresa GitHyp, o jogo Cyberpunk 2077 já perdeu 79% da base dos seus jogadores na plataforma Steam.
Este é, realmente, uma percentagem assustadora. Na primeira semana do seu lançamento, o título conseguiu um pico de um milhão de downloads e, para além disso, bateu o recorde da loja de mais jogadores ativos em simultâneo num jogo single-player.
No entanto, no passado fim-de-semana, o jogo continuou em queda, alcançando cerca de 225 mil jogadores.
Se olharmos para os valores mais atuais, disponíveis aqui, verificamos que há momentos em que esses números chegam apenas aos 98 mil jogadores em simultâneo no Cyberpunk 2077. Foi o que aconteceu nesta terça-feira, dia 5 de janeiro, pelas 00h00, tal como podemos ver pela imagem seguinte.
The Witcher 3 segurou melhor os seus jogadores
Por outro lado, a experiência diz que, normalmente, os jogos de apenas um jogador perdem a mesma quantidade de gamers após o primeiro mês na Steam. No entanto, há uma exceção para jogos de mundo aberto, e a GitHyp deixa a comparação com o The Witcher 3, também da CD Projekt Red.
Apesar de ter conquistado apenas 92 mil jogadores durante o seu lançamento em maio de 2015, The Witcher 3 conseguiu manter metade da sua base de jogadores e atingiu um pico de 55 mil jogadores online um mês depois. Somente depois de 3 meses é que o jogo perdeu mais de 79% dos seus jogadores na Steam.
Mas, tal como nos mostra a imagem, no início de 2020, a expetativa e sucesso esperado o Cyberpunk 2077 fez ressuscitar os números de The Witcher 3. Desta forma, o jogo conseguiu alcançar o recorde de 103 mil jogadores em simultâneo na Steam. Contudo, esses valores caíram em 40% após um mês. Atualmente, um ano depois, essa descida é de 74%.
Já jogou Cyberpunk 2077 ou The Witcher 3 na Steam?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: GitHyp
Neste artigo: Cyberpunk 2077, jogo, Steam, the witcher 3
E qual o problema? Podem estar apenas 10 online e ativamente a jogar e terem vendido 1 milhão. Como para já não tem multiplayer é normal a queda, além de que a época natalícia e férias já terminaram. O que lhes interessa é o € que entrou, e apesar de muitos reembolsos o bolo que ficou é bem elevado! Como estão a corrigir e vão lançar novidades, as vendas vão voltar a subir.
Não importa se o bolo restante das vendas já feita seja grande mesmo com reembolso, o problema é todo marketing e trailers fictícios de gameplays que não existiram na versão final, sem contar que deu a impressão que lançaram o jogo inacabado (cheio de bugs e erros), ela ficou queimada na comunidade gamer e se lançar algum jogo no futuro, esses mesmos gamers não irão comprar devido a má fama de lançar algo que obviamente tem problemas.
Não vejo nesta notícia nenhum drama, como querem fazer passar. É um jogo single player com uma história bastante linear que se joga uma vez (ou duas) e se encosta.
Considerando que já passou quase um mês após o lançamento, a maior parte dos jogadores já jogou tudo o que queria jogar e partiu para outros jogos. Provavelmente só voltarão quando existirem DLC’s e aí voltará a existir um pico que depois voltará a descer ainda mais rapidamente quando o novo conteúdo for esgotado.
Sim isto vai voltar a subir, eu tenho vários Witcher e joguei alguma coisa do 3 e gosto bastante, tenho Cyberpunk 2077 e joguei 30 horas por ai e acho bastante bom mas como cada vez jogo menos e já pouco vou ao Windows 10 que por um lado até me ajuda na produtividade, o que quero com isto dizer é que o jogo está bom, nada assim UAU! apesar de ser next gen no que toca a hardware o jogo em si está bom de gráficos mas se não tiver Ray Tracing não é nada de extraodinario é um bom jogo e vai crescer de novo com os updates, o Co-op e o Multiplayer de certeza.
A subida de The Witcher 3 em 2020 foi devido à serie de televisão “The Witcher” e não devido ao Cyberpunk.
Mas vamos lá a ver , eu não jogo Cyberpunk desde dia 14 e deixei porque acabei o jogo e fiz todas as quests , sidequests e vi os fins do jogo todo, resumindo se não existe mais conteúdo vou jogar para que?
É bastante normal depois de dia 14 para a frente o pessoal deixar de jogar , até porque quem colou a serio no jogo deixou muito antes de dia 14 de jogar pois ficam sem conteúdo para jogar. Para mim podem dizer o que quiserem do jogo, para PC achei bastante bom, consolas compreendo a frustração.
Sim isso mesmo, Single Player e já viste os fins todos e fizeste as side quests jogar para que mesmo.
E concordo em PC o jogo está bom e parece que nas consolas de gen anterior a está estava sem dúvida muito mau.
Eu ainda nem toquei se quer no jogo, fico há espera que um dia fique todo limpo de problemas. É como sempre o PC a ser esmagado por fortes criticas. Se tivesse denuvo ai os bugs voavam.
Realmente …..noticia absurda. As pessoas acabam o jogo não o vão jogar a vida toda. Tendo em conta que não existe modo online, só voltaram a pegar no jogo quando houver um novo DLC ou um modo online disponível!!!
De repente como por magia todos os ditos “gamers” se esqueceram dos bugs a quando do lançamento do The Witcher 3. Eu joguei The Witcher 3 quando saiu e voltei a jogar quando saiu o ultimo DLC para o jogo, e a diferença era imensa. Tirei lições com essa experiência e agora jogos da CDPR só 2 anos depois do lançamento, devo iniciar as minha aventuras em Night City em 2022. Não tenho pressa.
É exactamente esse o meu plano. Se esperei estes anos todos posso esperar mais alguns.
Nada de novo, portanto. Se o jogo só tem single player, porque raio é que quem já o acabou iria continuar a jogar constantemente como se fosse novidade?
Exato…
Super normal. É um jogo de campanha, quem já a fez,deixa de jogar, simples…
A CD Projekt Red andou quase 7 anos a criar ilusões com as suas promessas e vídeos. Sobre tudo o que o jogo “next GEN” ia pode entregar. Não obstante a falha avassaladora nas PS de gerações anteriores. O jogo até tem uma performance boa em PC, apesar de haver bugs visuais ou de mecânica a cada minuto.
Claro que com isso tudo e a desilusão (o jogo é lindo) mas andar em uma cidade morta tira o interesse rapidamente.
* IA dos NPC não tem, e se tem deve ter sido feito por um gajo ligado a comédia…
* Conteúdo da história está bom, mas o jogo não tras muita coisa nova (7 fins diferentes) no entanto cerca de 90% das escolhas que fazes não tem qualquer impacto na história, sendo apenas conteúdo para encher.
* Tudo no mapa, acerca de lojas entre outros é baseado em chegar perto, “F” e vai-se a um menu (esse sistema é mais antigo que a minha avó) não tras nada de novo e peca pela ausência de interacção.
* modo de história acaba relativamente rápido e o jogo morre porque não sobra mais nada para fazer do que andar a ver paisagem
* é no mínimo frustrante ter uma opção de personalizar o teu personagem para durante o gameplay não poderes ter a hipótese de usar uma camera em terceira pessoa, incluindo que o teu personagem é um vampiro (somente no espelho nas casas consegues ver o reflexo) em qualquer outro vidro ou espelho na cidade reflete tudo menos o teu personagem…… (só é possivel no modo de fotografia).
* Ausência de Andar e correr. O jogo em PC só permite correr ( o que é patético quando tens de seguir um NPC e o teu personagem só corre.
* A condução (qualquer carro) é horrivel (será por isso que colocaram teleporte em quase todo mapa?).
* qualquer npc no jogo reage de forma estupida quando há perigo. Mas os cyberpunks do ano 2077 são todos galinhas? ficam todos agachados…. (repara na mecanica de interação do GTAonline e NPC’s)
Que nova geração há aqui? como isto pode ser considerado Triple AAA? Outro jogo Hypado durante anos para no fim ser uma desilusão (não completa porque 7 anos de trabalho colocou Night city bonita) Mas eu como outros não compraram o cyberpunk para andar a ver paisagem….. ou só a andar a tirar fotinha.
e há mais. Mas isso não poderia ter passado sem crivo da comunidade gamming. Por razões históricas do promete uma coisa e entrega metade ou menos não é esquecido.
É inevitável que uma empresa apresente um novo jogo, que refere vezes sem conta “o jogo da nova geração” e não haja comparação com outros titulos. Eu cheguei a ler no reddit comparações do GTA e Cyberpunk. Ou Cyberpunk com Fall out 4.
Ou outros a dizerem que o efeito BioWare (Anthem 2.0) é um standard da industria dos supostos games Triple AAA que são somente pura ilusão e engano.
A CD Projekt Red encaixou com este título uma pipa de massa, obrigatóriamente terá de fazer algo, caso contrário cairá no rótulo genérico do boiware 2.0, onde as empresas não tem bem uma visão de inovação.
Mas sim um padrão horrível de repetição
Muitos aqui não estão a ver qual é o problema, se o jogo fosse assim tão bom como muitos dizem e defendem o jogo não teria tido uma queda enorme de jogadores e que na qual continua a cair, witcher 3 teve sempre em onda porque o jogo sendo grande como é e tem mais conteúdo que o cyberpunk é um jogo que vale a pena jogar de novo pela historia e pelo jogo em si, já o mesmo não se pode dizer do Cyberpunk que tem muito cortes de conteúdo, historia, etc o que faz o jogo parecer um jogo feito por uma empresa indie antiga por causa dos erros, glitches e crash’s. Sem duvida alguma este jogo fica para historia como o maior falhanço de sempre de lançamento e pelas mentiras.
há de haver sempre fanboys cegos. Mas o problema está lá claro e óbvio. A promessa versus o que foi entregado. Eu no meu post fui extenso na lista de problemas, mas não falei de todos….
Um jogo anunciado como um Triple A nova geração….. chega e estar pior em termos de bugs que o proprio Fallout4….