CEO da Epic Games chama irresponsável à Google por revelar falha do Fortnite
Se o Fortnite está a cativar os utilizadores do Android, agora que chegou a este sistema operativo, a verdade é que está também a ser alvo de problemas graves graças às falhas de segurança encontradas.
Depois de ter sido encontrada uma falha grave de segurança, que a Epic Games se apressou a corrigir, o CEO da empresa veio agora mostrar que a Google deveria ter esperado e anunciado a falha apenas depois desta ter sido corrigida.
Para muitos a decisão da Epic Games em não distribuir o Fortnite pela Play Store não terá sido a mais correta. É compreensivel a decisão económica, mas muitos criticam esta escolha pelos problemas de segurança que vão trazer para os utilizadores e a dificuldade que é a sua atualização.
Agora que o problema do instalador do Fortnite está resolvido, o CEO da Epic Games veio a público criticar a Google pela sua posição e chamar-lhe "irresponsável" pela posição que tomou ao revelar a falha em tão curto período de tempo.
Android is an open platform. We released software for it. When Google identified a security flaw, we worked around the clock (literally) to fix it and release an update.
The only irresponsible thing here is Google’s rapid public release of technical details.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) August 25, 2018
Tim Sweeney revelou que a Epic apressou-se a corrigir a falha e em lançar uma atualização que a corrigia, deixando assim os utilizadores protegidos contra os problemas existentes.
Explica ainda que tentaram que a falha fosse retida por algum tempo, dando a margem necessária para que a correção fosse criada e aplicada nos muitos utilizadores do Fortnite.
We asked Google to hold the disclosure until the update was more widely installed. They refused, creating an unnecessary risk for Android users in order to score cheap PR points.
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) August 25, 2018
Fica ainda no ar a acusação de que a Google estaria apenas a querer ganhar pontos junto da opinião pública, reforçando desta forma que o Fortnite deveria ter sido lançado pela Play Store e não de forma independente, como acabou por ser feito.
Esta é mais uma das já várias trocas de palavras entre a Epic Games, através do seu CEO, e a Google, tentando o primeiro justificar a decisão de ignorar a loja de apps da Google e conseguir assim evitar o pagamento de 30% das vendas feitas no jogo.
Este artigo tem mais de um ano
se a google não fizesse nada a epic games corrigia o problema?
Claro que não, fogem às regras e depois queixam-se. Problemas de mundos capitalistas
Isso seria numa outra empresa, a Epic ainda não se comporta dessa maneira e o CEO leva a sério os desenvolvimentos tecnológicos e a evolução do Unreal Engine.
O homem ainda programa hoje em dia e sabe do que fala, o que diz muito sobre a pessoa em relação a outros CEO’s que se deixam encostar só decidem a nível macro em função dos shareholders.
Quais regras?
Podes explicar o “claro que não”?
E que regras eles fugiram?
Já a Microsoft queixa-se do mesmo…
Agora a Epic Games queixa-se do mesmo…
A culpa é dos outros. GSheeps.
Porque é que não haveria de corrigir? É (um dos) jogos da berra. É óbvio que é um produto que tem toda a atenção da equipa de desenvolvimento… e para além disso, pelo que foi dito, a correção já estava feita e a ser distribuída quando a Google abriu as goelas.
Por outro lado qual o ponto de vista da Google com isto tudo de agarrar num “podre” de uma empresa que optou por não seqguir as convenções da Google e atirá-lo assim que pode à opinião publica, já parou para pensar?
Ponto de vista da defesa do consumidor.
Se a Google não o tivesse feito, ainda não estava corrigido pois nem saberiam da existência dessa falha. A Google fez o que tinha de fazer, proteger os utilizadores do seu sistema operativo.
A Epic queria os “normais” 90 dias que a google dá aos programadores (play store) para resolver as falhas de segurança mas eles não estão na play store.
Acredito que a Google tenha feito por estar aziada por a Epic não estar na play store mas será que se fosse um software realmente malicioso teria a mesma opinião, já parou para pensar?
caso a app estivesse na play store e os 90 dias passassem, a google tirava a app da loja certo!?
neste caso a google não podia fazer nada para força-los a corrigir o problema.
Post claramente a provocar, mas vou morder o isco na mesma 😛
“Ponto de vista da defesa do consumidor.”
E todo o malware que se passeia pela Play Store? De vez em quando são feitas umas purgas mas controle apertado deta forma? Nope. Se a ideia fosse defender o consumidor preocupavam-se com o malware propriamente dito que ele sim prejudica gravemente os consumidores, não com uma falha de uma aplicação legítima.
“Se a Google não o tivesse feito, ainda não estava corrigido pois nem saberiam da existência dessa falha.”
Tem fontes para esta afirmação?
“[…] mas será que se fosse um software realmente malicioso teria a mesma opinião”
Mas não é software malicioso. É um jogo feito por uma equipa / entidade legítima.
Que “podre”?
A vulnerabilidade que eles encontraram só pode ser tomada se o dispositivo que corre o software tiver o sistema corrompido (certificados inválidos, ou mecanismo de verificação de certificados comprometido).
Se calhar, a Google podia começar por aí…
O meu comentário era uma resposta ao @mik. Falha minha que me enganei no botão.
Faz-lhe mais sentido agora o meu comentário? Pobre foi expressão (daí as aspas), não para ser interpretado literalmente…
Respire fundo que ainda é terça-feira! 😀
Claro que o que a Google fez é propositado, mas também só assim se mostra claramente os riscos de querer fugir às regras ou boas práticas do Android.
Se a Google fosse mansa, mais empresas a curto prazo iriam pensar também em sair da play store e mais casos destes (graves) ao nivel da segurança e fora do controlo da Google iriam aparecer. E lembrar que estas falhas de segurança da Epic, metem em causa é o Android e não a Epic, porque o que poderia ser afetado seria o Android ou o telemóvel do utilizador e não propriamente a experiencia de jogo, portanto é bem normal e aceitável que quando uma empresa passa ao lado das regras, e poe em causa todo o nome e sistema operativo com uma enorme falha de segurança a Google não poupe na ‘difamação’.
Que riscos?
Como se o Android tivesse alguma segurança!
E quando apanham problemas de segurança nos softwares da Google, não dizes nada!?
“Como se o Android tivesse alguma segurança!”
Não sejas assim 🙂
Vocês Google fanboys só me dão vontade de rir!
A Google é uma empresa monopolista e nojenta que tem de ser partida aos bocados como foi feito com a AT&T e a Standard Oil.
Quer dizer, a Epic Games, é que tem problemas de segurança e a Google é que é culpada!
É PARA RIR!!! A Epic Games ganha 2 milhões de dolares, POR DIA, e não lhe ocorreu investir 1 ou 2 dias em segurança???
Tens noção do que estás a falar? A Apple teve desse tipo de problemas recentemente e investe milhões e milhões em segurança… Falhas acontece em todos os sistemas.
Agora a nível ético deve se dar o tempo para as correções. Porque de facto quem ficou em risco foram os utilizadores do sistema da Google. Por culpa exatamente da Google. Uma correção não se faz em 5 min mas a Epic já mostrou que é bastante rápida e preocupada na correção dos seus problemas, não merece de todo que difamem nesse sentido. A azia da Google é notória mas mais dia menos dia isto tinha que acontecer… O monopólio da Google estava montado bem demais… Alguém tinha que fazer algo, a Microsoft quis fazer o que a Google faz com a playstore no Windows mas ninguém autorizou porque limitava o utilizador demais, no Android acontece o mesmo… Quando começar a abrir novos horizontes a liberdade do user vai ser muito maior e vais poder fazer mil e uma coisas que até agora não são possíveis. É as falhas que a Google deve preocupar se neste momento devem ser do sistema em si e não do que metem lá dentro em apps… Se o sistema for protegido por si só, como a Microsoft “tenta” fazer com o Windows, independentemente do que tentes fazer ao sistema ele irá defender se….
Se existem apps maliciosas o utilizador deve ser informado e proceder à sua desinstalação se quiser ficar seguro, seja um jogo ou outra coisa qualquer!
Informar o utilizador que existe um bug é uma coisa. Divulgar os dados técnicos do bug sem este estar corrigido é por milhares de utilizadores em risco!
E neste caso já existia correção. Só era preciso tempo para os utilizadores actualizarem.
A app não é maliciosa. Tinha um bug que podia ser aproveitado para fazer asneiras. Acontece.
Olhe bem para a quantidade de correções de segurança que o seu Windows faz por mês. Olhe o problema que houve com os processadores e que levaram uma bruta talhada no desempenho à custa disso.
Nenhum software está imune a erros, mas isso não faz desse software necessariamente malicioso.
Sim é para rir, a Google faz um sistema que permite explorar este tipo de falhas em vez de isolar as apps em sandboxes… mas coitadinha da Google que ganha 16 T$ num ano…
E como fizeram com a Microsoft…
Que jogo é esse?
O tempo do jazz jackrabit e do unreal tournament já era 🙁
É preciso dizer que o “bug” do sistema da EPIC, não tem relevância no mundo real.
O bug só pode ser explorado se o sistema operativo estiver já comprometido (certificados inválidos por exemplo).
A cert.org da 45 dias para corrigir falhas antes de publica las
A Yahoo (sim lol) da 90 dias para corrigir falhas antes de publica las
A Google da 90 dias para corrigir falhas antes de publica las
Qualquer uma destas publica a falha encontrada após a correção ter sido feita para assim também notificar utilizadores afetados… A Google ainda deu +7 dias e publicou…
O CEO pode chamar a Google irresponsável… mas não é a primeira vez que existem falhas graves de segurança deste jogo: https://www.reddit.com/r/FortNiteBR/comments/8zw6dk/bsod_on_fortnite_launch/
O homem está de tal forma siderado ($$$) com a popularidade lá do joguito dele que até faz declarações… humm… reticências!
Tu ao menos sabes quem é “o homem”?
Noção…
Ainda aí um toino com a tua foto ao contrário…
Não o trato por tu… mas sim! Sei. Onde pretendes chegar?
Olha a versão sem notch voltou ao mercado.
btw, é melhor veres isto: https://secure.gravatar.com/avatar/9ea29aac0fe4c8e78c733ac94f005acb?s=96
e isto: https://pplware.sapo.pt/gadgets/antes-de-comprar-o-samsung-galaxy-note9/#comment-2200558
Fui eu quem disse à Google, se tivesses disponibilizado o jogo para o meu Sapo A5 não tinha dito nada. Mas como eles e a Samsung andam de mãos dadas …
lagau