Youtuber MrBeast devolveu a visão a 1.000 pessoas
O YouTube já não é o fenómeno que conhecemos, há uns anos, mas há estrelas que ainda fazem muito sucesso por lá. Ainda mais quando utilizam a visibilidade para fins como o que vamos ver hoje. O youtuber MrBeast ajudou pessoas cegas a ver.
A estrela da plataforma, com mais de 130 milhões de seguidores, patrocinou 1.000 cirurgias às cataratas.
Com uma legião de 130 milhões de seguidores, no YouTube, Jimmy Donaldson preenche o seu canal com desafios arrojados que cativam muitas pessoas. Além de ousados, a grande maioria envolve (muito) dinheiro.
Há dois dias, o chamado MrBeast publicou um conteúdo chamado “1.000 pessoas cegas veem pela primeira vez”. Caso esteja a perguntar o que aconteceu durante os oito minutos de vídeo, saiba que foi exatamente isso: o youtuber pagou uma cirurgia às cataratas a 1.000 pessoas que eram cegas ou quase cegas e que não conseguiam pagar a operação.
Neste vídeo, vamos curar a cegueira de 1.000 pessoas. Vai ser uma loucura.
Começou por dizer o youtuber, no vídeo que já conta com 59 milhões de visualizações, e que mostra pacientes a receber a cirurgia na Jamaica, Honduras, Namíbia, México, Indonésia, Brasil, Vietname e Quénia.
De acordo Jeff Levenson, “metade de todos os cegos do mundo só precisa de uma cirurgia de 10 minutos”. O oftalmologista e cirurgião responsável pelas cirurgias patrocinadas pelo youtuber coordenou o "Gift of Sight" durante mais de 20 anos. Este programa assegura a cirurgia às cataratas a pacientes que precisam dela, mas que não a conseguem pagar.
Nos dias e semanas após a minha própria cirurgia às cataratas, fiquei atordoado com o brilho, a beleza e a vividez do mundo. Mas fiquei chocado com a ideia de que existem centenas de milhões, provavelmente 200 milhões de pessoas em todo o mundo, que são cegas ou quase cegas devido a cataratas e que não têm acesso à cirurgia.
Partilhou Levenson com a CNN, explicando que se inspirou na sua própria experiência para ajudar outras pessoas.
Uma parceria que devolveu a visão a 1.000 pessoas
Em setembro, o cirurgião recebeu uma chamada da equipa do MrBeast e, como “nunca tinha ouvido falar dele”, quase desligou. No entanto, daí surgiu uma parceria que envolveu sem-abrigo e clínicas gratuitas e resultou na cirurgia de 40 pacientes, de Jacksonville. Todos eles foram operados por Levenson, num dia que teve início às 7h e que terminou às 18h.
Por forma a chegar a mais pessoas, o cirurgião associou a equipa do youtuber à SEE International, uma entidade sem fins lucrativos que fornece cuidados oculares em todo o mundo, de forma gratuita. A associação ajudou o MrBeast a realizar 1.000 cirurgias, concluídas em cerca de três semanas.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Rolling Stone
Este é o lado bom da humanidade ! Felizmente temos em Portugal a Fundação Champalimaund com trabalho feito na investigação, desenvolvimento e patrocínios nesta área com impacto global em populações.
O único tratamento às cataratas é a cirurgia.
É colocada uma lente dentro do olho. O médico pergunta :”Quer uma lente para ver ao longe ou para ver ao perto?” . Conforme a escolha, a correção é feita com óculos, com lente para ver ao perto ou ao longe. Ouvi dizer que quem opera os dois olhos há quem escolha uma lente de ver ao perto para um olho e para ver ao longe no outro.
Se perguntarem ao médico: “E se (a lente dentro do olho) for uma progressiva?”. A resposta provável é: “Essas dão problemas” (nunca confirmei).
Mas se metade dos cegos ou quase cegos no mundo é por causa das cataratas, relativamente fácil de resolver com uma operação, é para cima de uma trgédia.
Há lentes intraoculares progressivas e “funcionam” muito bem (uma boa avaliação e execução técnica). É um facto e não “ouvi dizer”.
Deus o ajude.E digo-vos mais,vou tentar saber qual o canal do YouTube dele e vou-me inscrever nele.Palavra de honra.Pessoas destas merecem tudo de bom.
Vais tentar saber??? Então está tudo aqui na noticia— “MrBeast” o homem já tem mais de 100 milhões de seguidores…
as vezes é preciso um desenho
Lol o Salvador Dali chegou a cidade, ou melhor ao pplware.
+1