YouTube passará a banir vídeos de desafios e partidas perigosas
A mensagem é simples. Se a partida ou o desafio é perigoso não o façam. Simples. Caso contrário, com a entrada em vigor das novas regras da comunidade, o conteúdo será removido.
Se navega diariamente na internet tenho uma pergunta para si. Seja fora, ou dentro do YouTube, em qualquer canto iluminado ou obscuro da internet. Ainda há alguma coisa que o choque?
A plataforma de vídeos da Google vai apertar o cerco a vídeos e tendências que coloquem a saúde e bem-estar do criador em risco. Para todos os efeitos, o YouTube não quer que desafios como o Tide Pod Challange volte a estar na moda.
Apesar de já moderarem e combaterem este tipo de vídeos, o YouTube vai endurecer o tom. Aliás, nesse sentido a plataforma de vídeos da Google já anunciou que vai aplicar regras ainda mais duras
Bons e os maus desafios na plataforma de vídeos da Google
De acordo com o YouTube, podemos encontrar a seguinte disposição para os publicadores de conteúdos.
Não publique vídeos que incentivem as outras pessoas, principalmente crianças, a ações que possam resultar em lesões graves. Poderão ser aplicadas restrições de idade aos vídeos que exibam atos nocivos ou perigosos. Tais vídeos poderão mesmo ser removidos, consoante a gravidade da infração
A medida está longe de ser geral ou abstracta. Aliás, vai ao ponto de nomear alguns dos desafios saudáveis que podem ser encontrados na sua rede. Nesse sentido temos, por exemplo, o “water bottle flip”, entre outros.
Infelizmente e em contraste com alguns salutares desafios e tendências, a plataforma de vídeos da Google ainda acolhe muito conteúdo potencialmente perigoso. Aqui sobretudo para os mais novos e facilmente influenciáveis.
O YouTube quer por fim aos vídeos de desafios perigosos
A gota e água para o YouTube foi o recente BirdBox Challange. Um desafio que consiste em guiar um automóvel com uma venda nos olhos. Uma tendência que também conta com algumas adaptações menos perigosas.
Ainda assim, olhando para o passado não muito distante, podemos ver todo um histórico de desafios pouco convencionais. Alguns simplesmente irracionais e bastante perigosos. Lembram-se do desafio da canela em 2012?
Entretanto tivemos muitos outros desafios memoráveis pelas piores razões. Entre eles destaca-se o “Kylie Jenner” que deixou várias pessoas a babar-se incontrolavelmente.
A lista de desafios pouco recomendáveis é longa. Contudo, se há algo que a internet nos ensinou é que teremos sempre outra moda ao virar da esquina. Provavelmente ainda mais bizarra do que a anterior.
Novas regras a serem implementadas pelo YouTube
Assim sendo, cumpre ser dito que muitos destes vídeos são feitos por atores de modo a impressionar os mais sensíveis. Vídeos por norma editados para parecer mais emocionantes ou mais escandalosos, para quem vê a mensagem não é claro.
Perante este cenário, para não dar aso a mais controvérsias e tendências perigosas, a plataforma de vídeos da Google tentará por um fim a vídeos e partidas controversas.
Tudo o que possa influenciar negativamente os espectadores, inclusive as miniaturas dos vídeos ou thumbnails. Em suma, teremos um controlo consideravelmente mais apertado de tudo o que é submetido nesta plataforma.
Os links na descrição do vídeo serão mais controlados
Ademais, o YouTube passará a vigiar as ligações externas colocadas pelos criadores de conteúdo. Algo que também passará a acarretar consequências para os responsáveis pelo canal.
Isto é, caso coloquem, na descrição do vídeo, links para sites de pornografia, de propagação do ódio ou sites potencialmente perigosos, o vídeo poderá ser removido e o canal receber o temido “strike”.
Em última instância, o canal pode ser encerrado pelo YouTube caso o canal receba um total de 3 sinalizações ou strikes.
A partir deste momento o YouTube concede aos criadores de conteúdo um vacatio legis de 2 meses. Período que deverão aproveitar para limpar o respectivo canal.
Este artigo tem mais de um ano
Não devem tardar os críticos da “censura” no entanto na minha opinião há muita gente limitada, que não sabe medir riscos e consequências e acho bem banir esses vídeos parvos.
Agora vamo-nos rir com que videos ?
Acabaram-se os vídeos de BTT, paraquedismo, mergulho, escalada, downhill, etc, etc, etc.
Como se o problema fosse isso.
O problema é o pessoal que nao faz usos dos neurónios.
Eu pratico a maioria dessas coisas, mas era incapaz de pegar fogo ao corpo, andar a comer detergente para a roupa ou a conduzir de olhos vendados.
Isso são práticas desportivas onde há sempre um potencial de risco associado. Não uma tendência popular entre jovens de tenra idade. Não acredito que chegue a esse ponto.
Aqui estão eles! Misturam alhos com bugalhos…
Banir vídeos de coisas perigosas não inclui nenhuma das actividades que incluíste!
Inclui comer colheres de canela, comer detergente, conduzir um carro e sair em andamento, conduzir de olhos vendados, etc etc etc
Ele esqueceu-se de mencionar os videos de de culinária devido ao risco de se poder cortar um dedo.
Isso é tudo verdade, mas quem vai ser o juiz e qual o critério?
Vamos supor que aparece um desafio que é saltar de bicicleta por cima de uma valeta. Provavelmente vão haver muitos vídeos de gente a partir dentes porque para muitos é efectivamente uma situação perigosa, tendo em conta que mal sabem andar a pé, no entanto o conteúdo do vídeo é totalmente inofensivo.
Se isso atingir as massas deverá ser censurado?
É que entramos no campo de “o youtube é que diz o que é perigoso ou não”.
Não estou contra atenção, apenas a explorar todas as vertentes da medida.
Btw, todos sabemos como funcionam as modas virais, ainda pra mais em tenras idades, pelo que acredito que se porventura ficar viral jogar à roleta russa não será o youtube que o vai impedir, pois serão usados outros serviços semelhantes.
Concordo absolutamente com aquilo que dizes.
Haverá de certeza alguem a ganhar com este tipo de conteudo.
O que o Youtube diz parece-me bastante abrangente “Não publique vídeos que incentivem as outras pessoas, principalmente crianças, a ações que possam resultar em lesões graves. Poderão ser aplicadas restrições de idade aos vídeos que exibam atos nocivos ou perigosos. Tais vídeos poderão mesmo ser removidos, consoante a gravidade da infração”
Além do mais, esses desafios estúpidos raramente provocam a morte de alguém, ao passo que os desportos radicais provocam tantas que até é difícil arranjar um bom seguro.
Atenção que eu não estou a fazer nenhum juízo de valores, adoro desportos radicais, mas o que está escrito é o que está escrito.
E os Jackass e outros? Também os vão banir? Censura é sempre um acto estúpido.
Tal como em tudo nada, mas mesmo nada deve ser extremista. Nem demasiada censura é bom mas alguma censura coerente não é nenhum “acto estúpido” e passo a explicar:
Há países onde o homem pode bater na mulher, não se deve censurar isso?
Para a maioria das pessoas sim.
Há países onde os animais não têm direitos então Vídeos de maus tratos a animais não se devem de censurar, para a maioria das pessoas sim.
Vídeos de mutilações e assassinatos não se devem de censurar? Para a maioria das pessoas sim.
Para a maioria de quem tem filhos e sobrinhos como eu vídeos de adolescente a comerem colheradas de canela ou a porem detergente na comida devem ser censurados…etc etc etc
Comer uma colher de canela não é ilegal, já assassinatos e bater na mulher não se pode dizer o mesmo.
Obrigado, estás a dar-me razão no ponto que eu queria chegar.
Que há certos casos que devemos censurar, nem que seja no extremo, censurar tudo o que for ilegal e apagar esses vídeos. (é censura na mesma), chama-se censurar o que é ilícito.
Mas volto a explicar um detalhe, parece que não leste, que é LEGAL o homem bater na mulher em alguns países muçulmanos, logo se um homem decidisse colocar um video nesses numa plataforma online, não seria ilegal na sua jurisdição, mas eu acho que a maioria de nós (países do ocidente) quereria que se censurasse esse video, isso seria outro tipo de censura.
Se não houve censura NENHUMA, viveríamos numa anarquia!
Mas cá é legal comer canela à colherada. Por que raio haveria de ser isso censurado?
Uma coisa é censurarem vídeos a sair do carro com ele em andamento, ou seja, a transgredir a lei.
Censurar isto é tão ou mais grave que censurar a troca de beijos em público ou ouvir músicas com crítica política por exemplo.
Pode ser censurado, disso não tenho dúvidas, mas não faz qualquer tipo de sentido.
Posso explicar, a razão é esta:
“A high-school student in Michigan spent four days in a hospital after attempting the cinnamon challenge. Pneumonia, inflammation and scarring of the lungs, and collapsed lungs are further risks. In July 2015 a four-year-old boy died of asphyxiation after ingesting cinnamon.”
As regras do Youtube (que é o que está aqui a ser abordado) dizem:
Conteúdo prejudicial ou perigoso
Não poste vídeos que incentivem outras pessoas, especialmente crianças, a realizar ações que possam causar lesões corporais graves. Vídeos que mostrem atos perigosos ou prejudiciais podem sofrer restrição por idade ou ser removidos, de acordo com a gravidade.
Hugo já percebi o teu ponto, mas sabes que até filmes e séries incentivam as crianças certo? Logo, embora o youtube seja livre de aplicar essas regras, estou contra, pois qualquer coisa pode ser censurada com esse argumento.
Hugo Nabais, para esses exemplos já existe uma coisa chamada de Lei. Sou absolutamente contra a censura de tudo o que não seja ilegal, pronto, para ser mais específico.
Isso da legalidade é um tema mais complexo do que julgas. O que é ilegal cá não é ilegal noutros países, e para mim muitos desses actos legais noutros países devem ser censurados.
Como caça aos golfinhos, baleias, bater em mulheres, maltratar animais (é ilegal cá, tendo os animais até cá direitos, mas em muitos países os animais têm os mesmos direitos do que objectos e não é ilegal agredi-los e fazer vídeos disso).
Neste conjunto de situações sou bem a favor da “censura”. (não deixa de ser uma censura)
Para além disso, sendo pai, há vários vídeos onde são protagonizados actos legais que eu defendo que devem de ser censurados.
Da mesma forma que a lei obriga os motociclistas a usar capacete, porque muitos não conseguem perceber isso sozinhos, por exemplo censurar vídeos de cozinhar detergentes é algo que evita pessoas com menos capacidade intelectual ou demasiada adrenalina de fazer estupidezes, principalmente menores de idade que muitas vezes não têm maturidade suficiente para conhecer todos os riscos.
São opiniões e cada um tem a sua…
Sou contra a censura de modo geral mas em casos específicos como mencionei, completamente a favor.
clap clap clap clap!
Concordo em absoluto com esta medida tomada pelos responsáveis máximos que gerem a plataforma do YouTube.É assim mesmo.
É assim mesmo. Censura.
Um dia publicas um vídeo, é apagado, porque sim. Era perigoso. É assim mesmo.
Estamos aqui a falar do Youtube e ninguém está a falar em apagar vídeos só porque sim! As pessoas adoram dramatizar!
E hoje em dia já é assim, se publicares um video com direitos de autores é apagado.
Se publicares um video com conteúdo spam é apagado, conteúdo pornográfico é conteúdo violento ou sangrento é apagado, vídeos de ameaças são censurados, bullying é censurado, etc etc etc etc etc
Dramatizar? Oi? Estás a descontextualizar. Depois de “só porque sim” dizia mais qualquer coisa…”Era perigoso”.
Existem muitos vídeos no youtube violentos, de ameaças ou bullying (em contextos humorísticos por exemplo). A questão é: quem vai dizer o que é perigoso, violento, ofensivo ou que quer que seja?
Já percebi que és contra e a favor da censura simultaneamente, mas seria bom tomares uma posição para se poder ter uma conversa séria. Não existe meia-censura. Existem regras e tenho certeza absoluta que se o youtube bloquear vídeos de pessoas a comer canela a concorrência irá agradecer e nada mudará.
Se proibirem comer canela, aí a história é outra lol
A minha posição está bem definida e alinhada com a política do youtube.
Muito resumidamente, é não banir vídeos em geral, exceto aqueles que se enquadrem em algumas categorias, tal como já acontece hoje em dia com o youtube:
https://www.youtube.com/intl/pt-BR/yt/about/policies/#community-guidelines
No fundo este assunto abordado pelo pplware traduz- se apenas em restringir mais, uma categoria já
existente:
Conteúdo prejudicial ou perigoso
Não poste vídeos que incentivem outras pessoas, especialmente crianças, a realizar ações que possam causar lesões corporais graves. Vídeos que mostrem atos perigosos ou prejudiciais podem sofrer restrição por idade ou ser removidos, de acordo com a gravidade.
Penso que não tenho uma posição complexa e nada difícil de entender.
Quanto ao argumento do então e quem é que decide o que se enquadrada neste tipo de conteúdos a banir?
Cada empresa tem os seus meios para o fazer e tem canais para a pessoa reclamar se não concordar, em último caso se continuar a achar que o seu vídeo foi injustamente banido existe sempre os tribunais no limite.
Tal como já existe hoje em dia para muitas outras coisas na nossa vida.
O viver em sociedade implica que não tenhamos liberdade para fazer qualquer coisa que nos apetece e que tenham que existir regras.
Na minha opinião, isto é apenas mais uma regra do viver em sociedade, tal como o não podermos andar a mais de 120 km/h nas auto estradas, o termos que usar o capacete ao andar de moto, o não podermos agredir animais, etc . E não estou a dizer que são situações idênticas mas apenas que na sua raiz têm o mesmo princípio de regras.
se resolve a estupidez ou ansia pela fama das pessoas? não, mas ajuda a diminuir e isso é positivo.
Ajudava se isso não fosse aparecer noutras plataformas, logo, não serve de absolutamente nada.
Serve de alguma coisa, pois muitos dos miúdos usam maioritariamente o youtube, e se todas as plataformas mainstream bloquearem esse tipo de videos, ficaão remetidos para plataformas na dark web, o que vai diminuir drasticamente o número de crianças que tem acesso a isso.
Os miúdos usam o que estiver na moda e quando nós nos apercebermos que uma certa plataforma está a ganhar popularidade já aquilo é velho para eles.
Se o problema é educação isso resolve-se bem…com educação.
Já parece mais a missa das 10:00 ao fim de semana, existem outras plataformas a surgirem…
Peca por tardia…
Acho mal… Tudo o que faça a “Selecção Natural” acontecer, não devia acabar
+1
Ehhh tá mal!
Eu chamo a esses videos, desafios de Charles Darwin.
Qeem se mete nessas palhaçadas e se lixa, confirma a teoria que só os mais fortes e inteligentes devem sobreviver.
Estes videos são no fundo incentivo a um controlo e filtragem da espécie humana….