WiFi4EU: A sua autarquia já tem Wi-Fi gratuito? Veja aqui
A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade e residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, desde parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital e o aumento do acesso aos serviços públicos 'online'.
Segundo dados recentes, cerca de 160 autarquias já têm Wi-Fi gratuito disponível.
Mais de metade das autarquias que receberam verbas para a instalação de uma rede Wi-Fi em locais públicos, "cerca de 160, já instalaram os equipamentos" e já têm WiFi4EU, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
O financiamento da União Europeia tem como objetivo cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi. Albufeira, Calheta e Machico (Madeira), Elvas, Montijo, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores (Açores) são alguns dos municípios que já têm projetos implementados - Pode ver aqui.
Alguns municípios estão mais atrasados e têm menos tempo para implementar o projeto. Veja na lista seguinte quais são.
A iniciativa WiFi4EU tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:
- a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
- o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.
O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.
Este artigo tem mais de um ano
Existe alguma App que indica onde se encontram esses pontos de acesso do WiFi4EU?
Consulte o site da autarquia. Estarão lá as localizações tal como se usar um jardim municipal ou um serviço municipal, existirá um cartaz ou anúncio, exposto com o nome da rede.
Uifiquatroeu
Acho bem a disponibilidade de net grátis mas se enganem quem ache que a velocidade dessa net é desta década!
Eu vivo em Lamego e já testei em varias partes da cidade onde está disponível essa rede e as velocidades não passam de 1 a 1.8 megas segundo o speednet lol!
Essa rede é pensada para funções básicas como ler emails, consultar redes sociais, pesquisas, etc. e não para youtube HD/4k, jogos online, streaming ou afins… por isso 1 a 2 Mbits é suficiente… 😉
É preciso relembrar que se trata de uma rede pública que pode ter dezenas de pessoas ligadas e a largura de banda tem de ser partilhada…
E? Vais estar lá a sacar 600gb de jogos ou a veres 2 horas de um vídeo 16k (650 gb)?
Não é para isso que serve…
O que é uma autarquia? A freguesia do concelho onde está o edifício da Câmara Municipal?
Sim é no que toca ao “wifi gratuito” E até onde, dentro da freguesia, será o alcance ou até onde serão instalados os hotspots?
Bom existe um concelho que só possui uma freguesia… esse será o único a que se poderá dar o prémio de autarquia com o “wifi gratuito” 100% instalado…
Podem ser ambas, aliás, a câmara pode estar numa freguesia e que tem uma junta de freguesia. Mas também pode estar num parque forma da área envolvente da Câmara Municipal. Há de tudo.
Moro num concelho com 6 freguesias, TODAS tem 1, ou vários, locais com o serviço wifi gratuito. Desde jardins, piscinas municipais, as 12 lojas do munícipe e os serviços gerais da câmara.
Isso corresponde a 100%. Claro que não pode esperar ter um hotspot de 100gb na sua janela para usar sem qualquer limitação…
Aqui no Seixal, a rede cobre os serviços da câmara, piscinas municipais, bibliotecas municipais, jardins/parques urbanos com alguma coisa concessionada e as lojas dos serviços públicos. Nessas existe rede wifi gratuita.
Não é de 100gbps, como por aqui há muita gente a exigir… cada ligação está limitada a 1mbps, provavelmente desce se existir muita gente ligada. Dá para tudo o que é necessário. Desde consultar informação (não, não precisam de ver vídeos de 16k com 200gb para 30 minutos), ver dados, conversar (também não precisam de vídeos 4k para ver e enviar), usar o mail, ir enviar algum documento que seja pedido.
É neste último ponto que a internet devia ser gratuita em todos os locais onde seja necessário usar algum serviço online. Cada vez mais lojas “oferecem” apps, cada vez mais lojas enviam descontos… que não funcionam se o cliente não pagar por um serviço de internet móvel. Basicamente a loja oferece algo, em troca do cliente pagar o serviço a um terceiro interessado em vender o serviço de internet móvel.
O mesmo princípio que deu origem a esta ajuda europeia, devia servir de base para as lojas e serviços…
Eu já me liguei a redes gratuitas mas.. Não estavam ligadas à Internet.
Agora compiendo, instalam um router wifi, ligam à tomada elétrica e recebem o subsídio e ter ou não ter um disponibilidade de Internet não é problema deles. Mais um serviço incompleto que motiva a corrupção e abusoso de investimentos públicos à custa de dívidas pedias à união europeia.
Melgaço não está nessa lista e tem disponível.