Uber e Lyft vão pagar aos condutores cerca de 30€ por hora, mais benefícios e proteções
No seguimento de um novo acordo, os motoristas da Uber e da Lyft vão receber um salário mínimo de 32,50 dólares (cerca de 30 euros) por hora, além de um conjunto de benefícios e proteções, nos Estados Unidos da América (EUA).
Conforme um acordo anunciado na quinta-feira pela Procuradora-Geral do Massachusetts, Andrea Campbell, os motoristas da Uber e da Lyft vão receber um salário mínimo de 32,50 dólares (cerca de 30 euros) por hora, num compromisso que inclui, também, uma série de benefícios e proteções.
Segundo avançado pela Associated Press, as duas empresas serão obrigadas a pagar um total de 175 milhões de dólares ao estado americano para resolver as alegações de que as empresas violaram as leis salariais e de horário de trabalho de Massachusetts. A maioria do valor será distribuído pelos atuais e antigos condutores.
A Procuradora-Geral do Massachusetts partilhou que o acordo resolve um problema que dura há vários anos e envolve as duas empresas, acabando, além disso, com a ameaça da sua tentativa de reescrever a legislação laboral do estado através de uma iniciativa de votação proposta para 2024. Segundo explicou, esta questão teria resultado em proteções inadequadas para os motoristas e um padrão de ganhos que não garantiria um salário mínimo.
A iniciativa de votação, que vinha a ser promovida pelas empresas, procurava classificar os motoristas como trabalhadores independentes elegíveis para alguns benefícios, mas Campbell explicou que o acordo a que chegaram agora acaba com essa ameaça.
Durante anos, essas empresas pagaram mal aos seus motoristas e negaram-lhes benefícios básicos. O acordo de hoje responsabiliza a Uber e a Lyft, e fornece aos seus motoristas, pela primeira vez em Massachusetts, salário mínimo garantido, licença médica remunerada, seguro de acidentes de trabalho e estipêndios de saúde.
Disse Campbell, numa declaração por escrito, partilhando que o acordo oferece "salários e benefícios históricos para corrigir os erros do passado e garantir que os motoristas sejam pagos de forma justa no futuro".
Motoristas da Uber e da Lyft com melhores condições de trabalho, nos EUA
Numa declaração, a Lyft afirmou que o acordo resolve uma ação judicial que foi recentemente a julgamento e evita a necessidade de uma campanha de iniciativa eleitoral em novembro.
Mais importante ainda, é uma grande vitória numa ação de vários anos dos motoristas de Bay State para garantir o seu direito de permanecerem independentes, ao mesmo tempo que ganham acesso a novos benefícios.
Na mesma linha, a Uber comunicou o acordo como "um exemplo de como deve ser o trabalho independente e flexível com dignidade no século XXI".
Ao aproveitarmos esta oportunidade, resolvemos responsabilidades históricas através da construção de um novo modelo operacional que equilibra a flexibilidade e os benefícios.
Escreveu a Uber, alegando que "isto permite que tanto a Uber como Massachusetts avancem de uma forma que reflete o que os condutores querem e demonstra a outros estados o que é possível alcançar".
Por via deste novo acordo, os motoristas passarão a contar com os seguintes benefícios:
- Os condutores terão uma hora de subsídio por doença por cada 30 horas de trabalho, até um máximo de 40 horas por ano.
- A Uber e a Lyft terão de atualizar as suas plataformas para que os condutores possam ver e reclamar as suas baixas por doença diretamente na aplicação.
- Os motoristas receberão uma bolsa para aderirem ao programa estatal de licença médica e familiar remunerada.
- A Uber e a Lyft permitirão que os condutores juntem as suas horas de condução nas duas empresas para obterem acesso a uma bolsa de seguro de saúde. Qualquer pessoa que conduza mais de 15 horas por semana - para uma ou ambas as empresas - poderá receber uma bolsa de seguro de saúde para pagar um plano no Massachusetts Health Connector.
- Os condutores poderão beneficiar de um seguro de acidentes de trabalho pago pelas empresas até um máximo de um milhão de dólares de cobertura para lesões relacionadas com o trabalho.
- A Uber e a Lyf terão de fornecer aos motoristas informações essenciais sobre a duração da viagem, o destino e os rendimentos esperados, antes de aceitarem uma boleia.
- A Uber e a Lyf estarão proibidas de discriminar os condutores com base na raça, religião, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de género, deficiência ou outras identidades protegidas , e não poderão retaliar contra os condutores que tenham apresentado uma queixa contra as empresas ao Gabinete da Procuradoria-Geral.
- A Uber e a Lyf deverão fornecer aos condutores apoio por chat na aplicação com uma pessoa em direto em inglês, espanhol, português e francês, que forneça aos condutores informações sobre o motivo pelo qual foram desativados e criem um processo de recurso.
Imagem: CNN
Neste artigo: condições de trabalho, condutores, Lyft, uber
não me parece grande taça, um motorista numa cidade grande que só faça idas para aeroporto recebe cerca de $150, se só fizer 4 (2h por viagem) são $600 por dia e pode gozar as pausas com tranquilidade e não tem de andar a trocar de passageiros nem consultar apps
Em Lisboa trabalho apenas aos fins de semana como uber e faco 700-900 euros limpos apenas por fim de semana.
tretas 🙂 se fosse assim tão bom não era um trabalho para os estrangeiros menos qualificados … ainda há pouco conheci um tipo que me disse fazer 5000 € / mês (em lisboa) mas, posteriormente, com o avançar da conversa deixou-se dizer que tira limpos pouco mais de 1000 € / mês para um trabalho a tempo inteiro a ter de trabalhar duas noites por semana … peace men
Aí está uma informação mais factual. Se fosse tão bom haveria mais portugueses a ocupar esses lugares como o Aristides refere.
O perigo aqui é o facto de mandarem para a discussão informação incompleta e muita gente não estar a usar a cabeca para pensar.
Tragam para a discussão situações reais do tipo fulano X com carro Y do ano Z, que usa combustível XPTO, que faz de Uber na região de Lisboa ganhou, após pagar impostos e despesas, desde manutenção, seguros, combustível, etc ganhou valor tal. E a partir daí fazer uma discussão séria.
isso varia se o carro é deles ou não.. maioria dos tugas não faz isso por causa da segurança, então fazem apenas part-time.
uber eats o normal é conseguirem acima de 1000€ limpos quem faça isso full time, uber normal se o carro for do proprio e o fizer como full time deve conseguir uns 2000€ limpos, se o carro for de uma empresa que o contrata para o conduzir não deve ir além dos 1000 e poucos. A variante gorjetas também tem influência, e depende de quem apanham e que entregam além do serviço de condução.
Que bom para eles…Depois não se queixem que o preço dos Uber está pela hora da morte…
Mais um excelente serviço de informação detalhada oferecido pela Pplware.
Deveria servir de orientação aos governos europeus para adoptarem legislação mais civilizada reguladora deste serviço.
Mais um merecido elogio à Pplware.
Serviços caríssimos. Mais vale andar a pé na cidade.