Temu “encostada à parede” por 17 associações europeias, incluindo a DECO
A Temu entrou no mercado europeu de rompante e conquistou, desde logo, muitos adeptos. Para 17 associações da União Europeia (UE), contudo, o marketplace chinês viola a nova legislação do bloco, por via de "práticas manipuladoras" e falta de transparência.
A Temu foi lançada em 2022, mas não demorou até ver os seus carrinhos virtuais cheios de novas encomendas. De facto, é um dos marketplaces mais populares em todo o mundo, hoje em dia.
Agora, está a ser alvo de uma ação judicial, após 17 associações a terem acusado de violar a nova legislação da UE com as suas "práticas manipuladoras" e falta de transparência.
A DECO e 16 outras associações de consumidores europeias, que integram a Organização Europeia de Consumidores (BEUC), acusam o retalhista online de "não proteger os consumidores" e de "utilizar práticas manipuladoras que são ilegais ao abrigo da recente legislação da UE".
A queixa legal alega que a Temu está a violar regras que ditam que, independentemente do local onde a empresa está sediada, os produtos têm de cumprir a legislação europeia, se forem vendidos a consumidores europeus.
Conforme informação partilhada pela Sky News, o grupo de consumidores Which? encontrou armas à venda, bem como aquecedores que "podem explodir".
É positivo ver outros grupos de consumidores de toda a Europa unirem-se para responsabilizar a Temu por não conseguir impedir que produtos inseguros acabem nas casas das pessoas.
No entanto, o Reino Unido corre o risco de ser deixado para trás, uma vez que as fracas leis de proteção do consumidor tornam mais difícil tomar medidas eficazes contra a Temu e outros mercados online.
Disse Rocio Concha, diretora de política e defesa da Which?.
As associações europeias acusam a Temu de "práticas manipuladoras", por, nomeadamente, ser mais difícil apagar uma conta do que criá-la, e por induzir os clientes em erro quanto aos preços. Além disso, acusam-na de permitir que alguns dos seus comerciantes não possam ser localizados pelos consumidores, contrariando a legislação da UE.
A Temu não conhece os comerciantes que vendem na sua plataforma e pode não estar em condições de garantir que todos os produtos vendidos por esses comerciantes cumprem as normas da UE.
A queixa refere, ainda, que a retalhista online não é suficientemente clara sobre a razão pela qual determinados produtos são recomendados aos utilizadores, contrariando, mais uma vez, a legislação europeia.
Temu respondeu às acusações europeias
O nosso compromisso com a conformidade e a nossa vontade de envolver as partes interessadas a nível mundial podem ser vistos nas nossas ações proativas.
Na semana passada, a Temu assinou uma declaração de cessação e desistência com a [Federação das Organizações de Consumidores Alemãs] da Alemanha, comprometendo-se a responder às preocupações levantadas sobre as nossas práticas.
Disse a Temu, num comunicado, à Sky News.
No mesmo comunicado, a Temu revelou ter assinado, na segunda-feira, "um compromisso de segurança dos produtos com a Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul, comprometendo-se a adotar um sistema abrangente para detetar, prevenir e retirar de circulação produtos não seguros".
Sobre a queixa do BEUC, a Temu disse que irá estudá-la "cuidadosamente", esperando manter o diálogo com "as partes interessadas relevantes para melhorar o serviço prestado pela Temu aos consumidores".
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“”práticas manipuladoras”, por, nomeadamente, ser mais difícil apagar uma conta do que criá-la…”! Enfim, como que se isso fosse preocupante ou sequer um problema real!
Parece muito mais uma desculpa…lol
no fundo o único problema deles, é a concorrência, habituados a margens descomunais e sugar impostos que nem doidos … aparece concorrência a sério, ficam logo todos preocupados.
Eu também quero “apagar a minha conta” facilmente de uma operador ou seguradora, e dificultam ao máximo, não os vejo preocupados com isso.
Publicidade para criar seguros, até mesmo não querendo, aparecem em todo o lado e botões enormes em todo o lado para contratar seguro…. quero terminar o seguro, onde estão os botões? enfim, ridículo estes temas….
Muito satisfeiro coma Temu. Entregas sempre rápidas.
Só se for contigo, cá pelo burgo demoram sempre um bocadão…
O que é um bocadão?
acho que o problema está mais na mercadoria (que às vezes nem funciona) do que com o prazo de entrega
Eu e pessoas que conheço e que compramos na Temu, nunca houve razão de queixa. Tudo a funcionar muito bem. Penso que o problema é mesmo terem concorrência e agora querem tentar dar a volta ao assunto.
A Worten também não disponibiliza nenhum email para o apoio aos clientes e também não tem nenhum botão na área de cliente para poder apagar a conta. Existe apenas um número fixo pago que está sempre enterrompido. O tempo a passar e o cliente a pagar e a DECO a assobiar para o lado.
E lixado a temu ter vendas e as outras marcas nao! Compro na temu poupo € e tenho 0 problemas
Compras lixo é o que é e dás-te por satisfeito
Lá vai a Irlanda perder está empresa!!! Foram burros! colocavam no Luxemburgo ou na Holanda e a coisa continuava!
Temu que isto lhes vá dar problemas.
LOL
Obrigado pelo riso!
Viva a TEMU. Estou satisfeitinho e muito. Compro todas as semanas, e nunca fiquei defraudado com os artigos comprados. A UE está preocupada com outras coisas, ainda bem que a china está a entrar forte e feio em benefício das populações.
“em benefício das populações” e “China” não combinam na mesma frase
Quem tiver dois olhos na cara e uns neurónio sabe…
Que isto é tudo uma hipocrisia.
Por exemplo já é “legal” comprarmos coisas na WORTEN, mas a WORTEN tem 90% dos artigos em parcerias com marketplace (não tem quase nada em stock), muitas coisas vêm de França ou China.
A Europa critica o “Temu”. Mas no TEMU já cheguei a comprar leitores mp3, discos externos, smart watch, e outras coisas, que vejo na WORTEN iguaizinhos (a mesma marca), mas a WORTEN coloca ao triplo do preço.
Tudo o que comprarem na WORTEN é “made in china”, mas a WORTEN encomenda milhares de mp3, por exemplo ficam a 5€ cada um, mas depois vende-te a 16€ esse mesmo mp3.
LOLOL Ignorância às vezes é mesmo uma bênção.
Diz isso muita vez… quando não tiveres emprego graças aos chineses depois choras…
Lixo vindo da Temu e Shein, não obrigado.
ACHO PIADA a esses argumento da UE.
Ok, alguns aparelhos eletrónicos são perigosos, aquecedores podem explodir etc.?
Já aconteceu isso com vários Iphones da APPLE, que rebentavam enquanto carregavam.
E hoje em dia, tudo o que compramos é “made in China”.
Se comprarem aquecedores, ou secadores de cabelo na WORTEN, é tudo praticamente fabricado na China, esses são seguros? 🙂
Hipocrisia, enfim.
É pena a temu não emitir facturas dos produtos que vende, pois as entregas até são rápidas.
Qualquer dia, a UE irá alegar que, por motivo de segurança nacional, é hora de bloquear este site.
Ontem era tarde…
Só vendem sucata, lixo, além de muitos produtos não cumprirem com o especificado.
Já fiz duas encomendas, nenhuma me apareceu em casa…