O que se sabe sobre os voos de drones no espaço aéreo da NATO?
As violações do espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), por via de drones, atingiram uma escala sem precedentes nas últimas semanas. Alguns responsáveis europeus, que atribuem algumas delas à Rússia, descrevem os incidentes como um teste de Moscovo à resposta da organização e levantam questões sobre a preparação dos vários países.
Os conflitos armados recentes têm mostrado ao mundo aquilo que tem sido descrito como uma guerra híbrida, que se faz para lá dos campos de batalha.
A par disso, tem sido conhecido o poder dos drones, que entregam uma capacidade de ataque e defesa sem precedentes às partes que os possuem mais avançados.
A 10 de setembro, um conjunto de drones russos invadiu o espaço aéreo da Polónia, obrigando os aviões da NATO a intercetá-los e até abater alguns.
Este foi o primeiro encontro direto entre a NATO e Moscovo desde que a Rússia espoletou a guerra contra a Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022.
Conforme a cronologia estabelecida pela Associated Press, apenas dias depois, jatos da NATO escoltaram três caças russos para fora do espaço aéreo da Estónia.
Desde então, ocorreram sobrevoos perto de aeroportos, instalações militares e infraestruturas críticas, entre outros locais, noutras partes do continente europeu.
Neste contexto, ministros da Defesa europeus concordaram em desenvolver uma "barreira de drones" ao longo das suas fronteiras para melhor detetar, rastrear e intercetar drones que violam o espaço aéreo.
Embora a Rússia tenha sido responsabilizada por algumas das violações, nega tê-lo feito de ou com algum propósito.
Cronologia de drones no espaço aéreo europeu
O aeroporto de Munique, na Alemanha, reabriu na manhã de sábado, após as autoridades o terem fechado na noite anterior pela segunda vez em menos de 24 horas, após mais dois avistamentos de drones.
Esperava-se que os atrasos continuassem ao longo do dia de sábado e pelo menos 6500 passageiros foram afetados pelo encerramento durante a noite.
Na Dinamarca, por sua vez, drones sobrevoaram o aeroporto de Copenhaga, no dia 22 de setembro, causando uma grande perturbação no tráfego aéreo de e para o maior aeroporto da Escandinávia.
Os drones sobrevoaram ainda quatro aeroportos dinamarqueses menores, entre 24 e 25 de setembro, incluindo dois que servem como bases militares.
No mesmo período, vários meios de comunicação dinamarqueses relataram que um ou mais drones foram vistos perto ou acima da Base Aérea de Karup, que é a maior base militar da Dinamarca.
Entretanto, houve, também, um relato de avistamento de um drone na mesma noite no aeroporto de Oslo, na Noruega, forçando todo o tráfego a uma única pista. As autoridades estavam a investigar se havia uma ligação entre os dois grandes aeroportos.
Na Alemanha, as autoridades estão a investigar alegações de que drones não identificados podem ter espiado infraestruturas críticas no estado de Schleswig-Holstein, no norte do país.
No dia 25 de setembro, uma reportagem da Der Spiegel deu conta de que vários drones tinham sido avistados sobre uma central elétrica na capital do estado, Kiel, bem como perto de um hospital universitário e de um estaleiro naval na cidade portuária.
Mais tarde, uma "formação combinada de drones" foi observada sobre o hospital universitário e uma central elétrica, e outros avistamentos de drones foram relatados sobre edifícios governamentais e a refinaria de petróleo Heide na área.
Por fim, outros drones suspeitos foram avistados sobre uma base militar em Sanitz, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a leste.
Neste contexto, enquanto as autoridades europeias procuram desenvolver uma estratégia relativamente aos crescentes avistamentos de drones, os países esforçam-se para descobrir como podem reagir, também, ao seu aparecimento.
Leia também:
Fonte: Associated Press
























Não tarda muito ai vêm os avençados Putinistas defender a mãe Rússia e o seu ditador Put In uma joia de pessoa.
Sim, esses avençados que olharam para o mapa, antes de discutir o assunto 😉
Que antes de andar a dizer palermices, verificaram que Moscovo fica demasiado perto da Ucrânia.
Esses marotos que, desde o início perceberam que a Rússia nunca iria deixar colocar armas da nato tão próximo.
Sim, realmente é preciso ser pró russo para entender isso, lol.
Tal como será pró ocidente, perceber que a China ou a Rússia nunca colocarão armas no Canadá, ou no Luxemburgo.
Mas isto, é de quem pensa pela cabeça, de quem vê que passados estes anos de guerra, o único país a ganhar são os EUA.
Já outros, de borla, pensam exatamente o que lhes foi instruído pensar, o que lhes foi imposto preocupar.
Podias-te limitar a: Tal como diz Heil Putin, a invasão da Ucrânia é uma guerra preventiva, lançada na melhor altura.
Está é num impasse, sem o apoio da China Putin já a tinha terminado.
Quanto a mísseis de longo alcance capazes de atingir Moscovo, se é essa a questão, podem ser disparados fora da Ucrânia.
Jaime, está confirmado que tens a cabeça no sitio e a funcionar correctamente.
Nórdicos a lançar drones na EU, e Países da EU a lançar drones nos PAíses nórdicos.
Uns contra os outros.
Alguns já foram presos.
Eu aconselho a essa cambada, que arranje um parceiro que os preencha, e muito sal grosso.
Claro, como explicas peças em drones russos vindas dos Estados Unidos, Alemanha entre outros? Como é que explicas isso e isto?
https://www.jn.pt/mundo/artigo/zelensky-denuncia-pecas-americanas-alemas-e-japonesas-em-drones-russos/17994669
Oh meu deus, o B@rão Vermelho, foi apanhado de surpresa. Andamos a brincar? Vais dizer o quê agora? Que os Estados Unidos, o poderoso, enormissimo exército militar, ultra e gigantesco tecnólogico não sabe a quem vende as suas peças?
Agora B@rão Vermelho argumenta: São proxys!!! Não são eles que enviam!
Então consegues de certa forma confirmar que os Estados Unidos não sabem o que acontece as peças nem por meios de inteligência e serviços de informação das secretas? Acreditas mesmo nisto?
Outra, diz-lá qual foi a cidade (não mini aldeias) que a Ucrânia reconquistou em 2025? Em 2024? Quais? Onde? Quando? Quantas? Em que data?
Outra, o ataque ao NordStorm foi realizado por um ucraniano. Antes de ser publicado que foi um ucraniano, a Rússia foi logo acusada de forma barbará! Foram os russos! Foram os Russos! É, é é sim os russos!!! Afinal, afinal não me parece que tenha sido.
Eu quero ver os argumentos que tens ai, principalmente das cidadas reconquistadas e territórios pela Ucrânia.
Vou te dar uma dica cá entre nós.. “Psssh!! A Ucrânia não tem meios militares suficientes nem poder para reconquistar o território perdido sem ajuda presencial militar de outros países, Psssshhhh!! Não se diz a ninguém, enquanto isso vai morrendo ucranianos e ucranianos sem necessidade para algo que nunca vão conseguir sem ajuda de algum país ou da Europa por completo Pssshh!! É segredo! Enquanto isso Zelensky recebe milhões e faz uns ataques aqui e acóla para “simular” que esta tudo bem e que atingiu a refinária e a maquina de produção russa, o que espanta é os russos ainda terem meios de locomoção. Eiii, psshhhhhhh…”
Bastava conhecer casos como Afeganistão, Vietname,etc. Lá por ser superpotência não quer dizer que ganhem guerra.
Estes defensores da Rússia, se adoram ditaduras mudem-se para uma.
As guerras nunca se sabe como acabam. Tens um exemplo de Portugal, guerra colonial não acabou com vitória militar.
@Rui Pacheco, espero que tenhas lido as letras pequeninas do contrato da avença, na páginas tantas ainda lá esta que tens de levar jerricãs de combustível às costa para Moscovo.
Tu é que ainda não percebeste que a noticia é quando o homem morde o cão e não quando o cão morde o homem e que a Rússia sozinha também não ganha guerra nenhuma.
Mas pronto mais um que adora ditadores e ditaduras e gosta e bem de partilhar a sua opinião na internet coisa que não podia fazer se vivesses em ditadura que aparentemente tanto gosta.
A Ucrânia com fisgas está a por em sentido o a Rússia, lentamente vai criando a duvida e incerteza.
Quanto as mortes claro que são escusadas e infelizmente não são só Ucranianos a morrer como das a entender, estima-se que há 120 mortos diariamente de soldados Russos e aliados por dia.
Já agora já tens justificação para a invasão é que mudou tantas vezes que estou baralhado.
O típico argumento “rasca” do que eu vou dizer para tentar contra-argumentar o Rui, já sei! Chama-lo de pro-putin, pro-russo! Boa! É isso mesmo! Aplicar rótulos.
Mas cá dizes cá levas, enquanto NO TEU CONTRATO pagas 2x mais ou 3x mais CARO aos americanos pelo combustível! És esperto! Nas pagínas ainda tens de levar as jerricãs de combustível e ainda tens de pagar 2x ou 3x mais caro, típico de pessoa submissa.
Olha outro argumento a cair por terra:
«Tu é que ainda não percebeste que a noticia é quando o homem morde o cão e não quando o cão morde o homem e que a Rússia sozinha também não ganha guerra nenhuma.»
Não ganha? Parem de enviar material para Ucrânia, parem de dar informações pela secretas como o UK, França etc e vamos ver quem é que não ganha. Só não ganha se não quiser.
Quem disse que gosto de uma ditadura? Só porque a minha opinião é realista? A base da realidade? É isso que te dar o direito de assumir sem perguntar primeiro se gosto ou não, é só afirmar e já esta? Quem o disse? Tu?
«A Ucrânia com fisgas está a por em sentido o a Rússia, lentamente vai criando a duvida e incerteza.»
Pois pois, tens tanta razão, mas tanta razão que não conseguiste responder ao que te escrevi, volto a repetir ONDE É que a ucrania recuperou território e uma cidade? Onde? Quando? Há datas recentemente? Se sim quais e onde?
Fugir as perguntas, realmente é de um sábio. Eu perguntei-te, não deste resposta a nenhuma. Vieste sim com argumentação que é fácil de anular, obsoleta e sem qualquer critério.
Vá, fico a espera onde anda o território recuperado pela ucrania, o Donbass já está? A crimeia já está? Queres mais?
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/invasao-da-ucrania/detalhe/zelensky-admite-incapacidade-militar-para-recuperar-crimeia-
Agora lê essa noticia e lê novamente a tua frase, principalmente depois da vírgula
«A Ucrânia com fisgas está a por em sentido o a Rússia, lentamente vai criando a duvida e incerteza.»
Dizes tu que não gosta de ditaduras e ditadores, então não sei como seria se gostasses.
Qual é a duvida que a Ucrânia sozinha não consegue recuperar o território?
assim como não tenho duvidas que a Rússia sozinha também não vence a guerra.
Alguém têm dividas disso?
Mas é com enorme satisfação que vejo e revejo as táticas ucranianas a serem totalmente eficazes na desmoralização até do teu adorado, amigo e patrão Put In.
E mais uma vez digo, a Ucrânia com fisgas está a colocar a cabeça do Put In no cepo Tic Tac.
As empresas vendem material ao inimigo.
As empresas – ou seja, os capitalistas – não têm inimigo. Têm clientes. O único inimigo são os clientes que não pagam.
O que eu sei, é que a China inventou os drones há milhares de anos em forma de pássaro!
Isso é um avião.
O problema está em que tanto podem ser drones russos (lançados da Rússia ou de barcos mercantes mais perto de costas europeia), como drones da sua “5ª coluna” na Europa, usados para chatear, drones de parvos que gostam de armar confusão e drones de quem se habituou a fazê-los voar e que ainda não percebeu que agora não já não é a altura, em muitos locais.
Objetos voadores estranhos são para abater, nada mais, nem sei porque fazem disso noticia. Noticia somente o falhanço das autoridades em não abater e estarem à espera de autorização política.
Em breve haverá Gulags para todos. Os Gulags, quando nascem, são para todos.
Em breve haverá Gulags, mas daquelas tipicas dos anos 40, se é que me faço entender.
Eu aconselho Sal Grosso.
No final de Domingo vai chorar tanta gente com a razia de câmaras do PCP!
E o comunismo e as eleições autárquicas foram chamadas ao caso porque?