Hackers pró-Rússia atacaram aeroportos de Milão e outros sites italianos
Itália foi alvo de uma série de ciberataques neste fim de semana, com hackers a atingirem sites governamentais e infraestruturas críticas, incluindo os aeroportos de Milão. A polícia italiana confirmou os ataques e anunciou o início de uma investigação para apurar os responsáveis e a extensão dos danos.
Ataques híbridos da Rússia?
Entre os alvos, estão o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros e os sites dos aeroportos de Milão-Malpensa e Milão-Linate. Os sistemas de transportes das cidades de Siena e Turim também foram afetados, de acordo com Marco Valerio Cervellini, porta-voz da polícia nacional especializada em cibersegurança.
Um grupo de hackers pró-Rússia, conhecido por NoName057(16), reivindicou a autoria dos ataques através de uma mensagem publicada na plataforma Telegram. Este grupo tem um historial de ataques dirigidos a instituições públicas e setores estratégicos de países membros da NATO que têm apoiado a Ucrânia no conflito contra a invasão russa.
Os ataques, classificados como ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), visam sobrecarregar os servidores dos sites com tráfego artificial, tornando-os inacessíveis aos utilizadores. Apesar do impacto, as autoridades italianas garantem que os serviços essenciais não foram interrompidos.
No caso dos aeroportos de Milão, um porta-voz da SEA, empresa que gere os aeroportos, afirmou que os voos não foram afetados e que as aplicações móveis continuaram a funcionar normalmente, apesar da indisponibilidade dos sites.
Este incidente realça a crescente ameaça de ciberataques com motivações políticas, especialmente em países que apoiam a Ucrânia. A Itália junta-se a uma lista crescente de nações que têm sido alvo de ataques cibernéticos com origem em hackers da Rússia ou em grupos afiliados, evidenciando a importância da cibersegurança num contexto geopolítico cada vez mais tenso.
As autoridades italianas estão a trabalhar para restaurar os sites afetados e reforçar as medidas de segurança para prevenir futuros ataques. A investigação em curso visa identificar os hackers responsáveis pelos ataques e levar os culpados à justiça.
Loolll,… tudo o que acontece no mundo ocidental psicopata a culpa e da Russia!
Ate a vacas largam demasiados gases para a atmosfera pela russia.
Inacreditavel!
ouvi dizer que a russia já recuperou 140% de kursk. Segundo as suas fontes confiáveis, é verdade? 🙂
Por aqui o pessoal é assim..
Mas esqueceram-se de falar os aviões abatidos nos ataques terroristas na Russia, assim como muitas outras coisas.. e reparem que o aviãos até é da Embraer…mas tudo caladinho, nem pio.
Dezenas de pessoas mortas e nada..
Navios afundados ao largo de Espanha, noticia?Nada..
No entanto falar de um suposto ataque no eroporto de Milão, ai já é noticia..e …são Russos, ora pois claro.
Os factos dizem-nos que o Embraer da Azerbaijan Airlines foi abatido pelo sistema de defesa da Rússia. Além disso, dizem as investigações, foi um petroleiro da frota “fantasma” de Putin que cortou o cabo elétrico submarino entre a Finlândia e a Estónia. Portanto, são boas pessoas que estão a tomar estas atitudes.
Depois, a Embraer não ficou caladinha. A empresa disse que, antes de mais lamenta as vítimas, e que está totalmente disposta a ajudar nas investigações. Mas a Rússia já disse tudo. As caixas negras vão ser enviadas para o Brasil.
Agora, vão ler sobre a tal frota “fantasma” de Putin.
Fora isso, vamos ver em 2025, com Trump, como vão ser as relações entre os EUA e a Rússia, as relações entre o ocidente e a China, e como irá o eixo do médio oriente orientar-se num planeta com uma ordem mundial a tentar ser reordenada. A China tomou o lugar da Rússia.
É engraçado Vitor..
A forma como tu defines navios comerciais, como frota “fantasma”… ninguém sabe exactamente o que isso quer dizer.. mas pronto explica-nos o que são navios “fantasma”, mas fa-lo sem recorrer a propaganda, por favor.
Ehehe eu? Curioso 😉
Exato… Se procurar na NET vê que no reinado anterior Português o governo tinha 12 sites sinalizados a vermelho… A culpa deve ter sido da pandemia
Eles deviam de ser intitulados de “Hackers pagos pela Rússia”. Porque estes e a maioria dos Hackers, são pró-dinheiro.
Mercenários?
Concordo, eles só o fazem pelo dinheiro..
É como aqueles que se sentem deprimidos, porque a lei não lhes permite explorar a fechadura do vizinho..mercenários portanto.
E nós quando vamos trabalhar para pagar as contas vamos trabalhar e recebemos em beijinhos e abraços… Nada de dinheiro
Engraçado. Se fosse a NSA ou Hackers ucranianos o título seria “dizem que…”, “supostos hackers…” , “a imprensa russa diz que…”.
Ando mesmo fartinho disto. A cena do “paraíso” do Borell é que torna a Europa comunitária mais subserviente ao invés de ser um “player” de respeito que soubesse defender os seus interesses e dos seus cidadãos.
PS: presume-se que um consórcio americano ou coisa assim, venha a tomar conta do North Stream, a ser verdade, a Europa continuará a comprar gás russo por este ramal, só que ao invés de darem dinheiro aos operadores europeus, serão americanos. Muito obrigado.
OS russos sabem defender os seus interesses… e têm liberdade para o fazer, são um povo de livre expressão… enfim, deverias era pensar antes de escrever disparates.
Eu já não me acredito no que dá na TV porque sei que é tudo manipulado… Costumo dizer que só dou opinião de um bolo, vinho ou situação, se a provar ou viver…
Por vezes há pessoas que desconfiam até da sua própria sombra. A inteligência está no saber escolher 😉 e não entrar por radicalismos. Podemos perceber, conhecer, sem provar ou viver. E esse é mesmo o princípio da vida neste Universo do desconhecimento conhecido.
Rússia = Império do mal