China acusa EUA de fazer espionagem massiva a telemóveis em todo o planeta
Um relatório bombástico sobre a cibersegurança da China Cybersecurity Industry Alliance (CCIA) gerou uma grande preocupação internacional. Este novo relatório alega que as agências de inteligência dos EUA têm recolhido secretamente dados dos utilizadores de telemóveis em todo o mundo.
Utilizando ferramentas sofisticadas de hacking, estas agências infiltram-se alegadamente em cartões SIM, sistemas operativos e aplicações móveis. Também exploram o Wi-Fi, Bluetooth, GPS e redes móveis para seguir indivíduos clandestinamente. Os dados recolhidos abrangem detalhes pessoais, informações de conta, registos de dispositivos e históricos de localização.
As conclusões da CCIA destacam o iPhone da Apple como alvo principal. O relatório detalha a utilização de ataques “zero clique”, onde o spyware é instalado sem qualquer interação do utilizador. Os hackers enviam mensagens através do iMessage, incorporando spyware que garante acesso a mensagens, registos de chamadas, fotografias e dados de localização em tempo real. Este método permite uma vigilância prolongada sem o conhecimento do utilizador.
A alegada espionagem estende-se para lá dos dispositivos individuais. A CCIA afirma que as agências dos EUA comprometeram centros de dados de grandes empresas, fornecedores de redes móveis e fornecedores de serviços de Internet. Ter-se-ão também infiltrado em cabos USB e ferramentas de transferência de dados. Estas ações facilitam monitorizar inúmeros utilizadores em simultâneo, complicando os esforços para proteger os dados pessoais.
A CCIA alerta que estas atividades de hacking colocam em risco todos os utilizadores de telemóveis. A utilização de ferramentas de espionagem, vírus Trojan e técnicas de monitorização secreta representam ameaças significativas à cibersegurança, à privacidade do utilizador e à segurança. O relatório alerta que operações contínuas desta natureza podem levar ao roubo generalizado de identidade e à fuga de informação.
À luz destas revelações, os especialistas recomendam várias medidas para aumentar a segurança do dispositivo:
- Atualizações regulares: mantenha os dispositivos atualizados para corrigir vulnerabilidades de segurança.
- Comunicações encriptadas: utilize aplicações de mensagens encriptadas para conversas privadas.
- Vigilância com links: evite clicar em links ou mensagens suspeitas.
- Gerir a conectividade: desative o Bluetooth e o Wi-Fi quando não estão a ser utilizados.
A CCIA sublinha a necessidade de colaboração global para reforçar a cibersegurança e evitar a vigilância não autorizada. Defende leis de proteção de dados mais rigorosas para impedir que as agências de inteligência recolham dados privados sem consentimento. À medida que as ciberameaças aumentam, o relatório sublinha a importância dos esforços coletivos entre governos, empresas e indivíduos para proteger as infraestruturas digitais.






















Mas precisamos de um relatório para saber isso?
Os chineses também o fazem dentro das suas limitações.
Todos os governos o fazem… Chama-se segurança Nacional… Como acham que apanham o que querem? O telemóvel filma, ouve e localiza… Quem não querer ser espiado usa rede fixa e FAX…
E o telex?
“…desative o Bluetooth e o Wi-Fi quando não estão a ser utilizados. …”
Tô lixado, por rotina qd estou em casa ou escritório não tenho BT mas liga o Wi-Fi. Qd estou fora, desliga o Wi-Fi mas liga o BT.
A sorte é q não tenho iPhone.
hahhaha. O roto a falar do esfarrapado!
quando a américa fala da china os portugas geralmente aplaudem
+1.
Talvez é para sentir mais “branco” do que os outros.
quando a américa fala da china eu como um quelhepe chinês com molho de ostra “fake”. Aquilo deve ser agua da sanita com condimentos.
Nada de especial. As recomendações são as de sempre e do costume. A espionagem é feita por todos os serviços secretos deste mundo com os meios possiveis. Curioso é que sejam os iphones os principais alvos, pois são habitualmente tidos como mais seguros que os android…
Isso já é pimenta da casa 😉
O que a tal CCIA faz é uma recompilação, ao estilo académico, do que foi publicado sobre o tema. O IPhone é referido especificamente em artigos, por exemplo sobre o Pegasus por terem investigado casos do iPhone e não do Android. Em todo o caso, quem ler o artigo do CCIA não chega a essa conclusão.
Desdoncordo que: “As conclusões da CCIA destacam o iPhone da Apple como alvo principal.” Pesquisando por iPhone no documento de 79 páginas, e que não tem conclusões, as referências ao iPhone são:
– o estranhíssimo ataque que a Kaspersky diz que foi feito aos iPhones do seu pessoal e que o FSB (a CIA da Rússia) amplificou a um ataque generalizado a iPhones de diplomatas. Podem ler aqui:
https://pplware.sapo.pt/informacao/russia-diz-que-eua-andam-a-espia-la-atraves-de-dispositivos-da-apple/
– o uso do Pegasus (da israelita NSO), pela CIA e o FBI, que é conhecido
– e o que disse Snowden, sobre iOS e Android.
Big brother is watching, and always was
Foi graças a isto que descobri que a minha mulher tinha um namorado
Se isso fosse verdade não estavas a admitir aqui. Das 2 uma, ou nunca foste casado ou és daqueles que gosta de “observar” 🙂
Eheheheh,,,
Eu gosto de observar, sou casado e tenho namorada. Acho eu! 😐
E foi graças a isso que eu descobri que a minha namorada era casada. Espera lá como se chama a tua mulher? LOLOL
Na era dos smartphones, saí dos telemóveis chinenes para ir para o Pixel, agora se calhar o menos “intrusivo” serão os Samsung e começo a equacionar como próxima compra…
Já que a Europa não tem nenhuma marca ou SO que se digne…. Já que parece não haver forma de fugir a isso, a dar os meus dados que fosse a um país europeu.
Unit 8200. Esta é uma das respostas a questões de vigilância global. É a partir desta unidade que são criadas múltiplas Startups. Não é por acaso que Israel é dos países do mundo com mais Startups.
Não eram os EUA que tinham um esquema a nível mundial para espiar tudo e todos e foram desmascarados pelo Snowden?
Ai mas esses podem, têm autorização de Jesus Cristo.
Os outros por fazerem o mesmo é que são raios e coriscos…
são comunistas….papões 😉
Já dizia o outro “America is all devil.”
Pessoal, a espionagem já existe desde os primórdios e sempre existirá. Não há outra forma. Até “nós” os totós das redes sociais, fazemos sempre que se pode. É um não assunto. Poder, projeção, domínio, segurança, economia, prevenção, etc.
…mas tu leste alguma coisa, ao menos?
de uma coisa estão certos, os EUA não são santinhos nenhuns. Santinho!
Quem diria! XD
Todos espiam!