PplWare Mobile

Chat Control: UE prepara-se para “fazer scan” a todas as suas mensagens e e-mails

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Carlos says:

    A Iniciativa Liberal já se veio prenunciar sobre o assunto. Estão contra o chat control.

    Como qualquer pessoa razoável é contra o chat control.

    Fazer qualquer coisa sobre o tema é facil e infelizmente não dá para muito mais.

    Basta ir ao https://fightchatcontrol.eu/#contact-tool que wizard guia como fazer alguma coisa em 2 minutos de uma forma simples.

  2. Silvas says:

    Que disparate, não é feito scan a todas a mensagens . As dos politicos são exepcionadas.

  3. Tiago says:

    A UE, devia ser uma defensora da liberdade e da privacidade, mas desde há uns tempos faz tudo ao contrário!

    Já sabemos que a privacidade como a conhecíamos, já não existe, mas esta proposta/iniciativa é escandalosa, e no caso português é inconstitucional. É uma violação grosseira da correspondência, o que configura crime.

    Quem está no Parlamento Europeu, não está ciente do que está a fazer/propor e refugia-se, na proteção das crianças…

    Não pode valer tudo.

    • bot101 says:

      As criancinhas são desculpa para tudo.

      Curiosamente ( ou não) as que realmente são vítimas continuam injustiçadas e sem o apoio que necessitam.

      Também curioso é o retrocesso no controlo que se faz em certas instituições em que existe um histórico de perversões relacionadas com crianças.

  4. Afonsov says:

    E o RGPD como fica no meio desta intrusão das comunicações de cada cidadão?

  5. Zé Fonseca A. says:

    Eu concordo e aliás isto já devia ter sido implementado há muito tempo. Para se aceder à internet deviam estar todos identificados, assim acabava os bots, spams, fake news. Ficava tudo registado quem fez o que e quando e em caso de abuso era coima pesada. Acabava também a pirataria assim pagavam pelos serviços como devia ser. Não é uns a trabalhar para sustentar os outros.

  6. ahahah says:

    Afinal, somos governados por ditadores.

  7. Carlos says:

    Este é desvario que vai na cúpula da UE! Goebbels ministro da propaganda e controlo, não teria feito melhor…

  8. SPAAFS says:

    Não querem crer que a UE está cheia de wokes. Qualquer dia sou obrigado a dar razão ao Viktor Orbán. Os pro socialistas estão sempre a querer controlar tudo. Agora já querem legislar sobre centenas de milhões de cidadãos, com a desculpa de filhos alheios. Querem ter acesso às mensagens e chamadas, e-mails e ao conteúdo visualizado na Internet. Não abram os olhos… Já para não deixar de referir o euro digital a retirada progressiva de dinheiro físico e redução de caixas de levantamento com a justificação dos que fogem aos impostos. Qualquer dia, vão querer saber, quando se entra e sai de casa, com desculpa de uns andarem a fazer assaltos. Isto assim já não é nada. Tem de mudar.

  9. Patinhas says:

    “Aqueles que abdicam da Liberdade essencial para comprar um pouco de Segurança temporária, não merecem nem Liberdade nem Segurança”
    Benjamin Franklin , 1787.

  10. Sail says:

    Outro prego no caixão da UE e mais um passo em direção da Federação Ditatorial.

    • Bilder says:

      A UE e o Reino Unido (agora com o seu digital não sei dos quantos act) estão na mesma linha de controlo e censura digital, e não só, e em breve formarão um novo pacto inclusivo e Orwelliano concorrente da China comunista. Check blog novo mundo no blogspot

      • arquimedes says:

        Aproximam-se tempos que o unico que pode destruir esta copia de control nazi o TRUMP é o unico que os faz tremer, esta gente no seu orgulho acham que saõ os donos de tuo na europa poem e dispoem e depois tem uns subditos europeus que caminham de joelhos e de mão estendida, já perderam a coluna vertebral a muito , o unico de não se dobra é o Hungaro, e depois fac-lhes atravessado e fazem-lhe ameaças e sanções ( a grande democracia europeia da manipulação )

  11. Miguel A. says:

    Só agora é que fazem esta notícia? Isto já anda às voltas há mais de 3 anos, e com a atual presidência da Dinamarca, foi metido mais uma vez em cima da mesa.
    Pior, Inglaterra colocou em vigor a “Safety Act” que está a desfazer tudo o que é acessos privados, com fugas de dados privados na dark web a partir das empresas que fazem verificação da idade dos utilizadores.
    Meus amigos, da minha parte, é começar a desligar-me das bigtech. Tenho investido em serviços self-hosted, e o próximo passo é serviços de mensagens descentralizados.
    Aquilo que eu poupo em clouds, posso invetir em VPN…
    Se isto for aprovado, estamos perante o fim do sistema democrático como o conhecemos, é o fim da presunção de inocência e o início da inversão do ónus da prova.
    Passamos a ser todos culpados até prova em contrário.
    Irónico ser 100 anos depois e vir do lado esquerdo da ideologia…. tempos negros a chegar….

    • AlexS says:

      “Irónico ser 100 anos depois e vir do lado esquerdo da ideologia.”

      Porque é que é irónico? O lado esquerdo já tinha mostrado ao que vinha na Revolução Francesa.

      • Miguel+A. says:

        Sim, é verdade. Mas advogar a democracia e apresentar uma lei anti-democrática, é muito estranho. Algo não está bem….

      • Bilder says:

        Os totalitarismos sempre foram fomentados e praticados(urss etc) em nome do progresso e do bem,obviamente para melhor enganar as populações ingénuas . Ou aqui alguém acha que qualquer agente ao serviço de agendas sinistras vinha dizer ‘estamos a implantar esta lei para melhor vos lixar’? Check blog Imagens no sapo blogs

  12. TugAzeiteiro says:

    Primeiro o Chat Control, depois o ID Digital, seguido do Euro Digital… estamos a caminhar para uma ditadura controlada digitalmente, onde a liberdade de expressão e movimentos está cada vez mais a ser colocada em causa! Pesquisem o que se está a passar no UK com esta medida do ID Digital… (já há polícia a ir à casa das pessoas por comentários feitos no Facebook…) E tudo isto está a ser implementado sem o consentimento (votação) do povo! A Europa está a mergulhar para o abismo como em 1933…

    • AlexS says:

      E terás o crédito social, o Ministério da Verdade(Pravda) etc etc.

    • Miguel+A. says:

      Sim, falar-se no credito CO2. Se fores uma pessoa que gaste o dinheiro de forma errada, o teu dinheiro fica retido, ou até retirado. Se estiveres gordo, o teu dinheiro não pode servir para comprares o chocolates. Se passeares muito de carro, gastas muito CO, o teu dinheiro passa a não poder ser gasto em combustível. As capacidades do Euro Digital é ele ser programável, limitando o modo como o gastas. Tempos perigosos….

  13. Elia says:

    Tristes tempos onde se debate se as pessoas devem ter privacidade…e ,claro está, este debate está a ser promovido pelas elites que são ultra corruptas.

  14. PorcoDoPunjab says:

    Proteger crianças e deixa-se políticos de fora?
    Hihihi…

    Ainda falamos da China e da Rússia, vai lá vai.
    Ah espera, lá é mau, aqui é bom.
    As voltas que o mundo dá.
    Lembrem-se do que aconteceu aos camionistas no Canadá.
    Euro digital é uma ameaça terrível e o pessoal nem se apercebe.
    Lá está, mistérios da educação que cria acéfalos.

  15. PorcoDoPunjab says:

    Se isto for avante, o que duvido, mas se for adiante surgirão maneiras de contornar esta treta.
    PGP sempre…

  16. Helder says:

    Proton Mail

    • PorcoDoPunjab says:

      Helder, proton mail o quê?
      Se quer email encriptado tem que ser vc a encriptá-lo.
      Confiar em terceiros para isso nunca deu bons resultados.
      Aliás, é sabido que a Proton bufou-se de alguns utilizadores à policia.

  17. Yamahia says:

    A UE a somar parvoeiras umas atrás das outras. Já não lhes chega seguir o pessoal com a imposição de carros conectados?
    Bisbilhoteiros de um raio. A vizinha Varina é uma santa perto destes gajos.

  18. arquimedes says:

    O nascimento do nazismo

  19. Zé Fonseca A. says:

    Nota: isto não é UE, é a franja de esquerda que está no parlamento europeu

  20. JPM says:

    Há uns anos atrás, não muito, a ideia era “monitorizar o discurso de ódio” – o que levantou muita polémica (como devia). As coisas não passaram e, agora, mudam-se os tempos mas as ideias continuam e, então, agora o argumento usado é “prevenir o abuso infantil” (E tudo associado a isso).
    Vejo dois tipos de pessoas que apoiam este tipo de argumentação a favor de monitorização de comunicações privadas – porque se queremos monitorizar algo especifico temos de monitorizar o todo:
    – pessoas que têm como prioridade o “emocional” e, com a argumentação de se sentirem seguros, apoiam medidas que monitorizam o comportamento. Por vezes até usam argumentos como “quem não deve não teme” para justificar invasão de privacidade.
    – o segundo grupo de pessoas são aquelas que com argumentos “populares” e emotivos, querem controlar as pessoas. São as mesmas pessoas que, com a desculpa da segurança, implementam sistemas de ID Digital, ranks digitais (como na China) – em que tudo o que fazes é monitorizado até por camaras com reconhecimento facial, etc..

    Há uma citação que gosto muito relaccionada com este tema: “Aqueles que abrem mão da liberdade por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.” — Benjamin Franklin

    Já tivemos argumentos para monitorizar comunicações privadas como – prevenir terrorismo; trafico humano, discurso de ódio, abuso infantil.. Tudo em nome da segurança, no entanto raramente se pensa sobre:
    — quem monitoriza quem tem acesso a esta informação?
    — o que impossibilita o sistema implementado de usar esta informação pessoal para outros fins?
    A minha resposta é Nada. Nada irá ser capaz de controlar esta rampa que irá escalar; curiosamente nunca pensamos nas coisas a médio-longo prazo e como poderá escalar e correr mal.

    As pessoas já têm a sua informação pessoal a ser literalmente espalhada pelas redes sociais que dizem ser “seguras e bem controladas” mas depois vemos o spam e ads que recebemos. Acham mesmo que um governo irá fazer melhor serviço de segurança de protecção de dados e manter as cosias “na linha” do que um privado? Claro que não. Aliás, é mais provavel ver a nossa vida arruinada porque os nossos dados estão a ser usados por um regime autoritário do que por um CEO que decidiu colocar mais ads no site ou recebemos mais chamadas de spam.

    Enfim. Monitorização de comunicações, seja qual for a razão, é monitorização de todas as comunicações. Já ninguém se lembra do Assange e da polémica da NSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.