Chat Control: UE prepara-se para “fazer scan” a todas as suas mensagens e e-mails
Sob o argumento da prevenção e combate ao abuso sexual infantil online, a União Europeia (UE) prepara-se para adotar o chamado Chat Control (ou Chat Control 2.0), que prevê que as plataformas de mensagens e e-mail, por exemplo, façam um scan a todas as comunicações dos utilizadores. A proposta está em discussão desde maio de 2022 e será votada este ano.
Em maio de 2022, a Comissão Europeia apresentou um projeto de lei que abrange os prestadores de serviços de mensagens, e-mail baseado na web, serviços de alojamento e outros serviços em que ocorre comunicação interpessoal, especialmente aquela que ocorre por meio de plataformas encriptadas, como o Signal.
A proposta da UE visa obrigar os fornecedores de serviços de comunicação digital a avaliarem riscos e definirem medidas de mitigação. Além disso, prevê a deteção, denúncia e remoção de material de abuso sexual infantil, quando ordenado pelas autoridades competentes.
Ou seja, a Comissão Europeia pretende que as empresas que fornecem serviços de comunicação online pesquisem, de forma automática, as conversas, mensagens e e-mails dos utilizadores, por forma a detetar, potencialmente, conteúdo suspeito, nomeadamente, relacionado com exploração infantil.
Na perspetiva da Comissão Europeia, atualmente, as medidas definidas voluntariamente pelos fornecedores de serviços digitais para detetar e denunciar esse tipo de material são insuficientes, levando a práticas desiguais e falhas nas denúncias.
De facto, hoje em dia, existe uma regulamentação que permite que os fornecedores monitorizem as comunicações. Conhecida como Chat Control 1.0, no entanto, trata-se de uma iniciativa voluntária.
Com o novo regulamento, a UE espera um aumento de 354% nos relatórios de monitorização, conforme citado.
Este projeto de lei está em discussão desde maio de 2022 e está previsto para votação a 14 de outubro de 2025, sob a presidência dinamarquesa do Conselho.
Defensores da privacidade preocupados com o Chat Control
Para os defensores da privacidade, as implicações mais amplas do Chat Control são preocupantes. Afinal, a obrigatoriedade do scan de mensagens, mesmo as encriptadas, ameaça a proteção da privacidade dos utilizadores.
Além disso, há quem tema que a aprovação deste projeto de lei, em outubro deste ano, abra um precedente perigoso.
Entre os nomes e grupos que se opõem ao regulamento europeu, incluindo em Portugal, está Patrick Breyer, eurodeputado do Pirate Party MEP e vítima de abuso sexual infantil, que lidera uma sólida frente de oposição.
Antes da proposta, em 2021, uma consulta pública concluiu que a maioria dos entrevistados, tanto cidadãos quanto partes interessadas, se opunha à imposição do Chat Control. Além disso, mais de 80% dos entrevistados opuseram-se à sua aplicação a comunicações encriptadas.























A Iniciativa Liberal já se veio prenunciar sobre o assunto. Estão contra o chat control.
Como qualquer pessoa razoável é contra o chat control.
Fazer qualquer coisa sobre o tema é facil e infelizmente não dá para muito mais.
Basta ir ao https://fightchatcontrol.eu/#contact-tool que wizard guia como fazer alguma coisa em 2 minutos de uma forma simples.
o site no fim não indica se o email foi enviado.
o click deve abrir o teu email client
Feito. Obrigado pela dica.
Isto a acontecer, é a oficialização da Ditadura.
As pessoas pensam que a Democracia e Liberdade, é um direito.
MAs se ela não for protegida, acaba, e vem ditadura outra vez, é o que estamos a ver.
O povo parece estar em estado de coma.
Precisamos de nos manifestarmos contra estas atitudes vergonhosas, e que poem em causa a segurançados Portugueses.
Que disparate, não é feito scan a todas a mensagens . As dos politicos são exepcionadas.
A UE, devia ser uma defensora da liberdade e da privacidade, mas desde há uns tempos faz tudo ao contrário!
Já sabemos que a privacidade como a conhecíamos, já não existe, mas esta proposta/iniciativa é escandalosa, e no caso português é inconstitucional. É uma violação grosseira da correspondência, o que configura crime.
Quem está no Parlamento Europeu, não está ciente do que está a fazer/propor e refugia-se, na proteção das crianças…
Não pode valer tudo.
As criancinhas são desculpa para tudo.
Curiosamente ( ou não) as que realmente são vítimas continuam injustiçadas e sem o apoio que necessitam.
Também curioso é o retrocesso no controlo que se faz em certas instituições em que existe um histórico de perversões relacionadas com crianças.
E o RGPD como fica no meio desta intrusão das comunicações de cada cidadão?
Devíamos pedir um parecer à Spinimviva.
Eu concordo e aliás isto já devia ter sido implementado há muito tempo. Para se aceder à internet deviam estar todos identificados, assim acabava os bots, spams, fake news. Ficava tudo registado quem fez o que e quando e em caso de abuso era coima pesada. Acabava também a pirataria assim pagavam pelos serviços como devia ser. Não é uns a trabalhar para sustentar os outros.
Filtro passo baixo
Até que chega o dia em que o caro tem um opinião divergente da dos poderes instituidos e decide exprimi-la, como nos dias de hoje tem direito, e a sua pontuação social desce e os seus filhos deixam de poder frequentar aquela faculdade prestigiada.
Se repetir a brincadeira, surge uma qualquer irregulariade nos seus impostos e nunca mais se ouve falar de si.
Parece coisa de filme de ficção, mas só para alguns, incluindo você e eu.
Adicionando, acho divertidissimo achar que a indentificação obrigatória num acesso online iria acabar com “bots, spams, fake news” e “pirataria”. Com um pouco de esforço consigo até imaginar que acabe com a fome no mundo e a desigualdade social <3
por acaso não concordo, falhaste
Ou muito me engano, ou é um troll que escreveu isto em nome do Zé Fonseca A.
Só pode.
Pior é que já não dá para saber quem é quem xD
hehe 😉 checkmate!
Verdade, parece que o trol que se deu ao trabalho de treinar um modelo LLM para se parecer comigo
Nice catch 🙂
Será possível ser mais ignorante de história e poder que o Zé Fonseca A. e a União Europeia?
1984 do George Orwell não é um manual é um aviso.
estilo PCC muito importante
Afinal, somos governados por ditadores.
+1
Não é Ditadura é Democracia Totalitária.
Este é desvario que vai na cúpula da UE! Goebbels ministro da propaganda e controlo, não teria feito melhor…
são todos uns bons discipulos Goebbels a começar pelo pavao Ursula von der Leyen
Não querem crer que a UE está cheia de wokes. Qualquer dia sou obrigado a dar razão ao Viktor Orbán. Os pro socialistas estão sempre a querer controlar tudo. Agora já querem legislar sobre centenas de milhões de cidadãos, com a desculpa de filhos alheios. Querem ter acesso às mensagens e chamadas, e-mails e ao conteúdo visualizado na Internet. Não abram os olhos… Já para não deixar de referir o euro digital a retirada progressiva de dinheiro físico e redução de caixas de levantamento com a justificação dos que fogem aos impostos. Qualquer dia, vão querer saber, quando se entra e sai de casa, com desculpa de uns andarem a fazer assaltos. Isto assim já não é nada. Tem de mudar.
Está a reverter esta ideia não é apoiada pelos Wokes, mas sim pela Extrema direita.
Errado. Os paises com governos mais à direita até estão contra.
Então como explica que são os partidos de esquerda em Portugal que votaram contra?
A muito tempo que o Viktor Orbán tem razão um dos pouco que não caminha de joelhos na UE
“Aqueles que abdicam da Liberdade essencial para comprar um pouco de Segurança temporária, não merecem nem Liberdade nem Segurança”
Benjamin Franklin , 1787.
Outro prego no caixão da UE e mais um passo em direção da Federação Ditatorial.
A UE e o Reino Unido (agora com o seu digital não sei dos quantos act) estão na mesma linha de controlo e censura digital, e não só, e em breve formarão um novo pacto inclusivo e Orwelliano concorrente da China comunista. Check blog novo mundo no blogspot
Aproximam-se tempos que o unico que pode destruir esta copia de control nazi o TRUMP é o unico que os faz tremer, esta gente no seu orgulho acham que saõ os donos de tuo na europa poem e dispoem e depois tem uns subditos europeus que caminham de joelhos e de mão estendida, já perderam a coluna vertebral a muito , o unico de não se dobra é o Hungaro, e depois fac-lhes atravessado e fazem-lhe ameaças e sanções ( a grande democracia europeia da manipulação )
Só agora é que fazem esta notícia? Isto já anda às voltas há mais de 3 anos, e com a atual presidência da Dinamarca, foi metido mais uma vez em cima da mesa.
Pior, Inglaterra colocou em vigor a “Safety Act” que está a desfazer tudo o que é acessos privados, com fugas de dados privados na dark web a partir das empresas que fazem verificação da idade dos utilizadores.
Meus amigos, da minha parte, é começar a desligar-me das bigtech. Tenho investido em serviços self-hosted, e o próximo passo é serviços de mensagens descentralizados.
Aquilo que eu poupo em clouds, posso invetir em VPN…
Se isto for aprovado, estamos perante o fim do sistema democrático como o conhecemos, é o fim da presunção de inocência e o início da inversão do ónus da prova.
Passamos a ser todos culpados até prova em contrário.
Irónico ser 100 anos depois e vir do lado esquerdo da ideologia…. tempos negros a chegar….
“Irónico ser 100 anos depois e vir do lado esquerdo da ideologia.”
Porque é que é irónico? O lado esquerdo já tinha mostrado ao que vinha na Revolução Francesa.
Sim, é verdade. Mas advogar a democracia e apresentar uma lei anti-democrática, é muito estranho. Algo não está bem….
Os totalitarismos sempre foram fomentados e praticados(urss etc) em nome do progresso e do bem,obviamente para melhor enganar as populações ingénuas . Ou aqui alguém acha que qualquer agente ao serviço de agendas sinistras vinha dizer ‘estamos a implantar esta lei para melhor vos lixar’? Check blog Imagens no sapo blogs
Primeiro o Chat Control, depois o ID Digital, seguido do Euro Digital… estamos a caminhar para uma ditadura controlada digitalmente, onde a liberdade de expressão e movimentos está cada vez mais a ser colocada em causa! Pesquisem o que se está a passar no UK com esta medida do ID Digital… (já há polícia a ir à casa das pessoas por comentários feitos no Facebook…) E tudo isto está a ser implementado sem o consentimento (votação) do povo! A Europa está a mergulhar para o abismo como em 1933…
E terás o crédito social, o Ministério da Verdade(Pravda) etc etc.
Sim, falar-se no credito CO2. Se fores uma pessoa que gaste o dinheiro de forma errada, o teu dinheiro fica retido, ou até retirado. Se estiveres gordo, o teu dinheiro não pode servir para comprares o chocolates. Se passeares muito de carro, gastas muito CO, o teu dinheiro passa a não poder ser gasto em combustível. As capacidades do Euro Digital é ele ser programável, limitando o modo como o gastas. Tempos perigosos….
Tristes tempos onde se debate se as pessoas devem ter privacidade…e ,claro está, este debate está a ser promovido pelas elites que são ultra corruptas.
Proteger crianças e deixa-se políticos de fora?
Hihihi…
Ainda falamos da China e da Rússia, vai lá vai.
Ah espera, lá é mau, aqui é bom.
As voltas que o mundo dá.
Lembrem-se do que aconteceu aos camionistas no Canadá.
Euro digital é uma ameaça terrível e o pessoal nem se apercebe.
Lá está, mistérios da educação que cria acéfalos.
Se isto for avante, o que duvido, mas se for adiante surgirão maneiras de contornar esta treta.
PGP sempre…
Proton Mail
Helder, proton mail o quê?
Se quer email encriptado tem que ser vc a encriptá-lo.
Confiar em terceiros para isso nunca deu bons resultados.
Aliás, é sabido que a Proton bufou-se de alguns utilizadores à policia.
A UE a somar parvoeiras umas atrás das outras. Já não lhes chega seguir o pessoal com a imposição de carros conectados?
Bisbilhoteiros de um raio. A vizinha Varina é uma santa perto destes gajos.
O nascimento do nazismo
Nota: isto não é UE, é a franja de esquerda que está no parlamento europeu
Há uns anos atrás, não muito, a ideia era “monitorizar o discurso de ódio” – o que levantou muita polémica (como devia). As coisas não passaram e, agora, mudam-se os tempos mas as ideias continuam e, então, agora o argumento usado é “prevenir o abuso infantil” (E tudo associado a isso).
Vejo dois tipos de pessoas que apoiam este tipo de argumentação a favor de monitorização de comunicações privadas – porque se queremos monitorizar algo especifico temos de monitorizar o todo:
– pessoas que têm como prioridade o “emocional” e, com a argumentação de se sentirem seguros, apoiam medidas que monitorizam o comportamento. Por vezes até usam argumentos como “quem não deve não teme” para justificar invasão de privacidade.
– o segundo grupo de pessoas são aquelas que com argumentos “populares” e emotivos, querem controlar as pessoas. São as mesmas pessoas que, com a desculpa da segurança, implementam sistemas de ID Digital, ranks digitais (como na China) – em que tudo o que fazes é monitorizado até por camaras com reconhecimento facial, etc..
Há uma citação que gosto muito relaccionada com este tema: “Aqueles que abrem mão da liberdade por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.” — Benjamin Franklin
Já tivemos argumentos para monitorizar comunicações privadas como – prevenir terrorismo; trafico humano, discurso de ódio, abuso infantil.. Tudo em nome da segurança, no entanto raramente se pensa sobre:
— quem monitoriza quem tem acesso a esta informação?
— o que impossibilita o sistema implementado de usar esta informação pessoal para outros fins?
A minha resposta é Nada. Nada irá ser capaz de controlar esta rampa que irá escalar; curiosamente nunca pensamos nas coisas a médio-longo prazo e como poderá escalar e correr mal.
As pessoas já têm a sua informação pessoal a ser literalmente espalhada pelas redes sociais que dizem ser “seguras e bem controladas” mas depois vemos o spam e ads que recebemos. Acham mesmo que um governo irá fazer melhor serviço de segurança de protecção de dados e manter as cosias “na linha” do que um privado? Claro que não. Aliás, é mais provavel ver a nossa vida arruinada porque os nossos dados estão a ser usados por um regime autoritário do que por um CEO que decidiu colocar mais ads no site ou recebemos mais chamadas de spam.
Enfim. Monitorização de comunicações, seja qual for a razão, é monitorização de todas as comunicações. Já ninguém se lembra do Assange e da polémica da NSA.