Amazon dá descanso à IPTV e desbloqueia algumas apps no Fire TV
A Amazon iniciou uma corrida para reprimir a IPTV e a pirataria nos seus dispositivos Fire TV. Para isso começou a bloquear várias aplicações para o dispositivo. Ou pelo menos, era o que parecia. A gigante do retalho abranda agora e desbloqueia algumas aplicações no Fire TV.
Amazon dá descanso à IPTV
As aplicações em questão são algumas das que permitem o acesso a conteúdos gratuitos protegidos por direitos de autor. Fala-se de apps como o Flix Vision, Ocean StreamZ ou Blink StreamZ, que aparentemente foram removidos não por violação de direitos de autor e IPTV, mas por conterem malware.
A classificação de aplicações potencialmente prejudiciais é totalmente razoável, uma vez que não há garantia de que o código nesses sites não seja malicioso. Isso afetará os dados pessoais, uma vez que os atacantes poderão ver tudo o que está relacionado com a ligação. Uma pesquisa no Google revelará vários links com os mesmos caracteres, mas alteram o final do domínio, o que pode levar a sites maliciosos.
Embora qualquer classificação de aplicação potencialmente maliciosa deva incluir um relatório associado, a Amazon não apresentou qualquer investigação técnica, o que não significa que o código não contenha malware. As avaliações são supostamente de pessoas reais, embora pareçam ter sido geradas por inteligência artificial. Além disso, uma delas, associada a Aigars Silkalns, nem sequer corresponde ao CEO real.
Desbloqueia algumas apps no Fire TV
Após queixas dos detentores de direitos de autor e falta de supervisão de segurança para este tipo de aplicações, a Amazon começou a desenvolver o Vega. Este é o seu sistema operativo baseado em Linux que acabará com o FireOS, para impedir este tipo de downloads.
Esta iniciativa da Amazon, que provavelmente não acontecerá antes do final do ano, afetará significativamente os seus dispositivos Fire TV. Isto acontece porque têm sido utilizados de forma recorrente para aceder a futebol gratuito e sem licença e a outros conteúdos via IPTV.
Neste sentido, com base no que se sabe até ao momento, qualquer vestígio do Android desaparecerá do Fire TV. Isso significa que os APK não poderão ser descarregados e não serão permitidas modificações no sistema, algo também comum nestes dispositivos. Por enquanto, as aplicações que a Amazon removeu do Fire TV regressaram com novas atualizações, embora a sua utilização seja sempre por conta e risco dos utilizadores.





















Ou seja eu tenho um Fire Stick, comprei por ser Android, e agora vão fazer alterações e vou perder algumas ferramentas /opções vão devolver o dinheiro que paguei por algo que vão alterar porque há meia dúzia de pessoas a fazer coisas ilegais.
O FireTV stick é vendido para uso exclusivo no ecosistema Amazon. E com o VegaOS vai continuar a funcionar igual nesse aspeto.
Pois, mas há aplicações legais tipo a da Skyshowtime que não estão ou estavam disponíveis para Portugal e tem de ser instalado por APK externo se limitarem a instalação de APK.
Lixo, devias ter comprado uma mi box
O dinheiro fala mais fala mais alto. As vendas caíram então vamos permitir algumas apps.
Concordo tb para o açúcar vinho cerveja facas da cozinha…garfos…cordas … Piscinas…tudo um perigo mortal … Eu pago as consequências de cookies q n param de apitar o meu telefone!!!!!
O problema aqui é que as Fire Sticks, ao contrário das sticks que andam aí de xixomis e outras tretas não tem luz led, tem 1 formato que dá para esconder melhor e na reprodução de vidoe na maioria de apps de iptv é superior a todas as outras. Nem falo do preço porque comprei uma 4k por 25 EUR lol
fire stick is dead !!
Caros, não comprem Firestick.
Eu próprio estive envolvido no desenvolvimento de um script, a uns anos atrás, para conseguir fazer uma espécie de “root” com sucesso parcial.
Depois, um script por ADB, que funcionou, mas impedia as atualizações do FireOS e respectivas atualizações de segurança.
Durante esse período verificamos que a Amazon tem uma equipa muito ativa em sites como XDA, Github, etc para acompanhar qualquer tentativa de alteração ao FireOS.
O problema fundamental, é que a Amazon não autoriza instalações de launchers (ou seja, somos obrigados a levar com um torrencial de publicidade), não autorizam instalação de aplicações várias (eles é que decidem o que se pode instalar na nossa Firestick), e mesmo com recurso ao sideload, não é possível, pois existe uma “black list” de apps não autorizadas, que é atualizada na própria Firestick.
Mesmo offline, não é possível instalar várias aplicações corriqueiras, que a Amazon decidiu que não podem ser instaladas.
É possível bloquear essa atualização, mas também bloqueia as atualizações OTA.
Mesmo que consigam hoje instalar uma aplicação (por exemplo de IPTV), numa próxima atualização essa aplicação pode deixar de funcionar para sempre.
Enfim, mais vale uma Xiaomi, que tem as mesmas características e se pode fazer tudo, e tem android TV, e não tem a cagada do FireOS (um android da Amazon modificado).
Isto vale para qualquer equipamento da Amazon (Firestick, Cube, etc…)
Exato