Segurança Social: desempregados de longa duração já podem pedir MEAD
A Medida Excecional de Incentivo ao Regresso ao Trabalho para Desempregados de Longa Duração (MEAD) é um apoio financeiro mensal destinado a incentivar o regresso ao mercado de trabalho. Agora há novas funcionalidades.
O objetivo é permitir que as pessoas que regressam ao trabalho possam acumular parcialmente o Subsídio de Desemprego com o novo salário, reduzindo o impacto financeiro da transição.
Recentemente, na Segurança Social Direta, foram disponibilizadas novas funcionalidades online que tornam o processo de candidatura mais simples, rápido e acessível.
Segurança Social: quem pode beneficiar da MEAD?
A medida destina-se a pessoas:
- Desempregadas há mais de 12 meses
- A receber Subsídio de Desemprego
- Que iniciam um contrato de trabalho a tempo inteiro
O apoio funciona como um incentivo complementar, reforçando o rendimento mensal durante a fase inicial do novo emprego.
Agora, o pedido pode ser feito totalmente online
Para aumentar a eficiência e reduzir deslocações, o Portal da Segurança Social passou a disponibilizar:
- Pedidos online
Os pedidos de adesão à MEAD podem agora ser submetidos diretamente através da Segurança Social Direta.
- Correções imediatas
Se o requerente necessitar de corrigir alguma informação enviada, pode fazê-lo de forma simples e rápida, sem burocracias adicionais.
- Comprovativo com código de verificação
Após a submissão, é possível obter de imediato um comprovativo oficial, contendo um código de verificação, válido para efeitos legais.
Estas melhorias visam facilitar o acesso, reduzir tempo de espera e garantir maior transparência no processo.
Como fazer o pedido no Portal da Segurança Social
- Entre no portal e selecione o menu “Trabalho”
- Aceda à secção “Desemprego”
- Clique em Medida Excecional de Incentivo ao Regresso ao Trabalho
- Consulte a área “Como pedir” e siga as instruções
Todo o processo é guiado, permitindo que o pedido seja concluído de forma intuitiva.






















Mas quem e que fica desempregado mais de 12 meses?? So preguicosos !! O chega devia acabar com isto, quem não trabalha não recebe nem um centimo, não interessam a sociedade!
Eu é que gosto destes comentários generalistas e absolutistas. Tinha de ser um chegano.
Tens noção que muitas pessoas perdem o emprego com idades já bem avançadas e depouis ninguém os contrata com essa idade, não tens? As empresas agora querem é jovens e pessoas com niveis de escolaridade que uma grande parte da classe trabalhadora com mais de 50/55 anos não tem. E as que não exigem isso querem é escravos a ganhar uma miséria e a trabalhar de sol a sol.
E tens também noção que quem recebe o subsídio de desemprego descontou para isso, certo?
Mas faz assim… um dia que fiques desempregado, aplica o que disseste acima. Abdica do subsídio de desemprego e fica sem receber um cêntimo.
Ganha juízo, rapaz.
Que ignóbil. As pessoas com incapacidade como sobrevivem? e os Ciganos? vão andar aí a roubar? Ganhe Juízo. Trabalhe e reclame menos se tem saúde física e mental.
Saúde física até pode ter, agora mental …
@Diana não percebi uma parte do teu argumento, defendes que devemos ajudar os ciganos com subsídios (quando tem bom com corpo e saúde para trabalhar) para que eles não andem a roubar. É essa a tua afirmação?
Sim, devem ser ajudados com subsídios se trabalharam e descontaram para os receber, qual é a dúvida? Nem todos os ciganos são parasitas. Aliás se fossemos verificar essas situações exaustivamente, não tenho qualquer dúvida de que se encontraria muitos mais tugas não ciganos parasitas.
Sim… Sim.. os ciganos são muito trabalhadores. Toda a gente sabe isso…. Sem eles não evoluiamos, não éramos ninguém!
Quem tem problemas de saúde ou quem simplesmente nao consegue arranjar trabalho. Eu estive quase 3 anos sem trabalho, metia corriculos constantemente aqui em toda a zona e vilas/aldeias ao redor. Sabe o que custa dizerem que nao iam por ninguem e passado uns meses você sabia que afinal tinham posto e nem sequer o chamavam a entrevistas? Ou quando ia a entrevista e depois dizia que diziam algo e acabavam por nunca ligar? Graças a DEUS tenho trabalho há já 8 anos, e faço de tudo para o manter,pois foi muito difícil,alem de te sido conseguido com a dita “cunha”. Quem nao tem noção de certos aspectos da vida, nunca passou por eles, e ainda bem, mas por favor, nao pense que todos vivemos num mundo perfeito…
E quem não recebe subsídio de desemprego? E é cuidadora informal de uma filha com necessidades especiais. Não tem direito?