Rússia criou uma lista negra para banir as apps de mensagens estrangeiras
No seu esforço para eliminar parte da informação da guerra na Ucrânia, a Rússia tem tomado medidas controversas na Internet no país. Neste processo foi criada uma lista negra de apps de mensagens que foram banidas na Rússia.
Tal como tem acontecido em algumas regiões do planeta, a Rússia tem procurado filtrar a informação que chega ao país. Quer controlar o que é acedido sobre a guerra na Ucrânia e assim limitar o que os cidadãos sabem sobre esta situação.
Depois de ameaçar desligar a Internet no país, criado o que é chamado de Runet, a Rússia tem uma nova medida. Quer banir as principais apps de mensagens estrangeiras dos organismos governamentais, instituições financeiras e empresas estatais, bem como dos seus empregados.
- Discord;
- Microsoft Teams;
- Skype for Business;
- Snapchat;
- Telegram;
- Threema;
- Viber;
- WhatsApp;
- WeChat.
A lista acima foi publicada pela Roskomnadzor, o regulador da Internet na Rússia, e detalha quais as apps que foram banidas do país. De notar que não é uma lista fechada e que poderá ser alargada a qualquer momento, dependendo da vontade das autoridades.
É interessante ver como o Telegram está presente na lista. Com muitos a considerarem esta app como nativa do país, a verdade é que Pavel Durov e a sua app tem a sua origem na Rússia, mas depressa entrou em conflito com as autoridades da Rússia, tendo migrado para os Emirados Árabes Unidos.
Há ainda a ausência de muitas apps bem conhecidas como o Zoom ou o Signal nesta lista. Aparentemente, ficaram fora dos planos do governo da Rússia, mas podem ser incluídas a qualquer momento. Há também o facto a destacar de que esta proibição fica apenas nos organismos públicos e não na população geral.
Mais uma vez a Rússia toma medidas que querem limitar a liberdade de informação e o acesso à mesma, em especial sobre a guerra na Ucrânia. Desta vez foram as apps de mensagens, que muitos usam para aceder a informação fidedigna e sem os filtros do governo.
Este artigo tem mais de um ano
“Há também o facto a destacar de que esta proibição fica apenas nos organismos públicos e não na população geral.” não será por uma questão de segurança?
“Mais uma vez a Rússia toma medidas que querem limitar a liberdade de informação e o acesso à mesma, em especial sobre a guerra na Ucrânia” – parecem aqueles que baniram até o canal RT da grelha de canais…
Canal RT e a máquina de propaganda ruzza, estavas a espera do que?
como é que não consegues ver os dois pesos e duas medidas? toda a gente faz propaganda, no entanto temos a grelha cheia
Assim como toda a MSM é máquina propaganda ocidental, qual é a diferença?
Não achas que deveríamos ser nós a decidir o que vemos e a analisar por nós próprios a informação recebida e assim podermos decidir o que é verdade ou não?
Não confio no estado para fazer essa decisão por mim.
É agora que precisas de um mano mais velho para decidir a nossa opinião por nós?
Tu nunca viste RT de certeza absoluta!
vá-lá ver cnn+
WeCHAT?! A App Chinesa? Como é que eles vão banir uma App de um país aliado deles?
Telegram não é Russo?
Em pleno séc XXI a estupidificação de um povo como grande filosofia de países que se dizem socialistas…
por aqui é igual… os socialistas estão em todo o lado
Dizem-se socialistas. Mas nem numa sombra o são.
E era de esperar que os “maxims” deste mundo viessem-se logo confirmar que sim 🙂
A China ou a Rússia são tão socialistas como a Arabia Saudita é democrática.
Escusavas de trazer a Arabia Saudita à discussão, bastava dizer “…são tão socialistas como democráticos.”
Assino por baixo.
A que países te referes? Que eu saiba a Rússia está longe de ser socialista, esta é capitalista com contornos nacionalistas. O mesmo se diz dos seus aliados da Bielorrússia.
Eu vou mais longe e afirmo: Tanto a china como a russia são no contexto actual duas potências mundiais de filosofia autocrática,ditatorial,fascista e imperialista. tudo aquilo que os comunistas dizem que os “outros” sâo.
A Rússia é sem sombra de dúvidas imperialista com ligeiro cheiro a fascismo, bem como pode ser considerada autocrática.
No entanto tudo o que disseste não se aplica á China. A China não é autocrática, o poder legislativo pertence ao congresso nacional do povo que é formado por quase 3000 pessoas, bem como o poder executivo pertence ao concelho de estado. O presidente chinês não têm qualquer poder, seja ele executivo, ou legislativo. No que toca a ser uma ditadura, tendo em conta que os membros do congresso do povo são eleitos pelo povo, bem como, segundo estudos executados por agências europeias, o governo tem uma taxa de aprovação superior a 95%, eu cá diria que não. Fascista não é de certeza. Também não é imperialista. Basta ver a maneira como a China gere os seus empréstimos a países terceiros quando comparado com a actuação do banco mundial, ou o banco central europeu.
E a Rússia não é socialista desde o início dos anos 90. Portanto a última frase não faz qualquer sentido.
Admira é os organismos públicos Russos não terem um aplicativo de mensagens aprovado como tem por exemplo o governo francês, chama-se: “Tchap”.
vcontakt
Cai por terra a ideia que o Telegram é uma aplicação espiã russa…
Na volta querem passar essa ideia para enganar os tolos…
Fia-te na virgem e não corras!
Ora quando a Rússia bane qualquer aplicação de organismos governamentais e empresas estatais é censura. No entanto, quando um país como os EUA o faz, já não é censura, é segurança nacional. Realmente, dois pesos, duas medidas.
A russia restringe o acesso e a liberdade de imprensa/informação. Os EUA restringem contra-informação e espionagem industrial em prole de potências hostis. É como comparar o staline dos gulags e do holodomor com a madre teresa de calcutá.
Sim.., e a carochinha também é uma personagem histórica.
Pelo menos aqui o TikTok tem mercado loolool
Velho truque do fruto proibido é o mais desejado…