Questão: a influência de Elon Musk nos EUA deve preocupar a Europa?
O multimilionário tem sido tema, nos últimos meses, também, pelo apoio que tem prestado a Donald Trump. O agora eleito Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) depositou-lhe elogios e foi-lhe conferindo relevância. Na questão de hoje, queremos saber se acha que a influência de Elon Musk nos EUA deve preocupar a Europa.
A influência de Elon Musk nos EUA deve preocupar a Europa?
Conforme explorámos aqui, Elon Musk parece ter em andamento o processo MEGA, por via do qual quer "Make Europe Great Again", começando pelo Governo da Alemanha, que irá a eleições este ano.
Apesar de a Europa estar relativamente distante do controlo direto do multimilionário, a verdade é que as suas empresas são globais, especialmente o X, que tem um papel relevante na cena política.
Uma vez que Elon Musk se virou para a Europa e tem estado a comentá-la politicamente, a pressão que pode exercer poderá ter impacto.
Considerando a conjetura americana, bem como a europeia, na questão de hoje, queremos saber se, na sua opinião, a influência de Elon Musk nos EUA deve preocupar a Europa. Responda à questão e partilhe a sua perspetiva nos comentários!
Participe na nossa questão desta semana
Obrigado pela participação!
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com
Só a Europa?
O homem quer ir para a gronelândia lançar foguetões para Marte. Imagina o que vai acontecer à Europa e Canadá e EUA também, pelo menos a costa leste se isso acontecer? Já nem falo do planeta em si LOL
Mas, não passa nada!!!
O Nazismo nunca foi solução.
Este Fulano que em tempos se tentava confundir como pessoa moderada, tem vindo ao longo do tempo a mostrar as suas cores..
Qualquer pessoa que fizesse uma análise, ao pais de origem, passando pelo nome, e acabando nos EUA, havia já muitas questões, que estão a ser respondidas agora, a conta gotas.
Não é que sejamos melhores, basta ver o sofrimento que provocamos, Siria(2x),Palestina(dezenas de x),Libano,Libia,Jogoslávia,Ucrânia(2x),Iemen, e na Africa centenas e centenas de anos..
O nazismo ainda paira no ar, e parece até bastante vivo, pelo menos aqui na EU, e satélites.
Este fulano, que agora acha que é imperador, chocou muita gente(Não a mim), com a tentativa de golpe de estado no Brasil e na Venezuela, agora vem pegar mais fogo á Europa..e nós sem coluna vertebral..estamos fdx.
Se preocupar a europa querdizer que vai ser bom para eua.
A Europa aprende é a ganhar anticorpos contra personagens como o musk isso sim seria positivo, contrariar ao maximo a visão que homens de negócios querem para o mundo, destruir o mundo do dinheiro e libertar a Humanidade de jogos de poder.
A europa não aprende. E deste que tem gente como tu nos comandos cada vez está pior.
As crises que temos vivido não são mérito de gente que defende a democracia, decência, dignidade e respeito mas sim de capitalistas sem escrupulos amorais que querem o mercado desregulado para serem reis e senhores à custa do povo na miséria, basta pensar na crise de 2008.
+1
A Europa que aprenda é a permitir que pessoas como o Musk existam por cá é que era importante…
Já devia ter acontecido há mais tempo.
Por que é que a Europa se deve preocupar com Musk só por causa da sua influência nos EUA? Sim, ser membro do governo do governo dos EUA amplifica a sua influência na Europa. Mas convém não esquecer que na Áustria apoiou e financiou o partido da extrema-direita que ganhou as eleições. Este mês realizam-se eleições na Alemanha em que segundo as projeções a AfD, apoiada por ele, ficará em segundo lugar, e mantém no X uma campanha de insultos ao presidente e ao chanceler. No Reino Unido a mesma coisa, com uma campanha de insultos inqualificáveis ao primeiro-ministro.
Como membro do governo Trump, com um a dizer mata e o outro esfola, somando a sua fortuna e a rede social X às políticas de Trump para tentar provocar a divisão na Europa, a ameaça de Musk é maior. E não vai ficar só pelos países em que já é manifesta a ingerência na sua política interna do homem mais rico do mundo. E, provavelmente , os bilionários de outras redes sociais vão se-lhe juntar.
Continuo sem perceber porque dizes que a AfD é de extrema direita. Mesma coisa que dizer que Luís Montenegro é o Himmler 🙂
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alternativa_para_a_Alemanha
Wikipédia? Hahahaha
Enganas cada vez menos pessoas e as poucas que enganas ainda se vão virar contra ti.
Lol, mas que bela fonte..kkkkk
Há 35 minutos: “O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, condenaram hoje as manifestações pró-nazis exibidas no sábado num comício do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que contou com a participação do multimilionário Elon Musk.”
Essa indignação por se dizer que a AfD é de extrema direita é para rir. Nem tinha o apoio de Musk e Trump se não fosse. Basta ver que políticos europeus foram convidados para a tomada de posse de Trump, além de Meloni: líder do Vlaams Belang belga, Tom Van Grieken, Eric Zemmour, líder do partido nacionalista francês Reconquête, Tino Chrupalla, co-líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Santiago Abascal, presidente do partido espanhol Vox, e Nigel Farage, líder do partido de extrema-direita Reform UK. E ainda eurodeputados
dos Patriotas pela Europa e da Europa das Nações Soberanas incluindo eurodeputados do VOX espanhol, do Fidesz húngaro, do Rassemblement National francês, da AFD alemã, da ANO checa, da Fratelli d’Italia italiana, do PiS polaco, do Dom i nacionalno okupljanje da Croácia e da Aliança Nacional da Letónia. São estes os que Musk apoia.
E qual o problema de ser de extrema-direita?
90 % das pessoas / partidos referidos são de direita conservadores. Ele hoje está em overclock total . Trump derangement syndrome ainda é pior que o terraplanismo.
Que grande contorcionismo e whataboutismo mestre. A mesma coisa que dizer que todos os carros com rodas são eléctricos . Faz lembrar aquela anedota de um filho de jornalista que dizia assim: ” ó pai, doi-me a perna!! Ó filho, isso de foi correres atrás do aves no recreio. Doi-te a esquerda ou a extrema direita? 🙂
Estás a fazer confusão. Não me vais ver dizer que o Andrézinho é o Himmler. Ser de extrema-direita atualmente não significa ser um nazi da pior espécie, embora eles andem misturadas nos partidos da extrema-direita, como a AfD e o partido do Andrézinho, pelo menos nos votos.
Mas faz um exercício simples e vê quais foram os grupos parlamentares do Parlamento Europeu que Trump não convidou para a posse: PPE (centro-direita), Socialista e Social-Democrtas (centro-esquerda), Verdes (centro-esquerda) Renovadores (liberais) e Esquerda (radical). Só convidou os de extrema-direita, nacionalistas, eurocéticos ou anti-UE, anti-imigração.
O problema parece ser teu, defines-te como conservador e vês que ficas debaixo do chapéu da extrema-direita e não chas graça. Provavelmente olhas para a tua direita e vês uns mais radicais de que não gostas. Paciência.
Sim mestre. Basta ver os teus comentários. Tu até sonhas com o 3 Reich. Até no papel que vem dentro das aspirinas deve haver texto de extrema direita sob a tua lupa. Nunca te oiço falar é da extrema esquerda, que é culturalmente mais in e cool. Bem, vou sentar-me aqui neste meu sofá extremo direito, que é uma maravilha pras costas, e ainda vou fazer no microondas umas pipocas, que são de extrema direita porque são todas brancas e não inclusivas. E ver um filme de cowboys, cujos actores todos eles extremos direitos, onde até o Denzel Washington é nazi. Cuida-te amigo. Abraço do técnico da fibra extrema, sem perdas ou atenuações, fusões todas direitas 🙂
Vai lendo o sermão da perigosa “esquerdista radical” como lhe chamou Trump. Um congressista republicano, Mike Collins, acrescentou que “devia ser incluída nas listas de deportação”.
Está a faltar mais gente com a sua coragem, frontalidade e valores humanistas. Parece que só há uns a preparar as listas de deportação e os outros assustados.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy8pdqnn1eno
Este é Pior e ainda não tem um cargo como os outros Chefes de Estados que preocupam o Mundo, este é Perigoso se Alguma vez for Chefe de Estado vai ser Lindo de se Ver
Estou mais preocupado com criaturas como o Costa e a Ursa …eu sei que não é ursa , mais parece …dirigirem a Europa do que com o Musk ….o homem é tão parvinho , tão elementar nas ideias , que está ao nível duma criança . Basta um pouco de maturidade para o ignorar …infelizmente parece que uma grande parte da população está ao nível dele , na personalidade .
Mais um amoral que quer mandar na nossa vida, vai correr bem…
Uma larguíssima maioria dos Europeus não tem medo da influencia do Musk ou dos USA, ou do Maga, ou do MEGA, ou seja lá o que for, porque essa influencia já existe á décadas, através da internet, cinema, cadeias televisivas, programas de tv, politicas económicas, bolsa, Nato, ciência, plano Marshal, ww2, entre muitos anos de história partilhada. Mas cada vez que Trump ganha, assiste-se novamente ao Trump derangement syndrome, onde algumas facções politicas mais extremadas, com o conluio dos média, canalizam as pessoas ao ódio gratuito e desinformação. A Europa está estagnada e precisa de um empurrão. Mas , de tão Europeístas que alguns são, ninguém ouviu o discurso da Lagard ontem a que pediu ao Dragi medidas para promover a Europa, que está a ficar para trás numa serie de coisas. Portanto cara Ana Neto, ” a influência de Elon Musk nos EUA deve preocupar a Europa ” ? Pode ler-se que : ” a influencia de um gajo que agora é popular está a preocupar sim alguns poleiros alimentados por corrupção e nepotismo. “
“Uma larguíssima maioria dos Europeus não tem medo da influencia do Musk…” começas logo com fake news, sofres de trumpismo vai tratar disso.
O jovem, quando tu vens com a cassete do ” capitalismo” nos teus comentários, achas mesmo que vale a pena falar contigo seja lá do que for? Já tive a tua idade, isso passa, acredita. A red pill vem mais tarde na vida. Tás na fase de ser feliz, aproveita agora , e ao máximo.
O velho, vivemos num sistema que merece muitas criticas, bem que tu gostas de pessoas acriticas que não pensam que não dão chatices aos donos disto tudo mas não é o meu caso!
vai mas é correr atrás das cachopas e larga a net…deixa lá a net aqui pros geriátricos pá 🙂
Deixa o homem que está cansado de trabalhar 🙂
Tudo ódio e desinformação contra Trump: https: //www.dnoticias.pt/2025/1/25/435652-pimeira-ministra-dinamarquesa-e-trump-tiveram-conversa-acalorada-sobre-gronelandia/
Claro que o Teco já apoiou no X, nem podia ser de outra maneira.
Não vejo razão para preocupações. Cada um é livre de expor as suas convicções.
Eu nem durmo só de medo…
Está a apoiar e a financiar partidos que apoiam a independência ou saída da UE. Logo, sim, a sua influência deve preocupar a União Europeia. Não interessa nem nunca interessou aos EUA uma Europa unida. Separados, os países europeus são mais permeáveis às influencias americanas.
Como é possivel que as ações tenham subido depois do discurso com a saudação n*zi?? Ainda há uns dias o Elon vazou prints de DMs privadas de um streamer na rede X. Mas pelos vistos os governos e os users nåo levaram a sério. Apesar do boicote, os media e sites portugueses continuam a postar links do X.
Acho preocupante, para a Europa e para o resto do mundo, que um nazi tenha comprado o Trump.
Mas o problema maior não é esse.
O problema é que estamos a assistir à ascensão da nova potência global: o algoritmo.
Às vezes o pessoal aqui brinca com o filme do exterminador e com os computadores a mandarem no mundo, não brinquem mais. Já está.
Na tomada de posse dos presidentes dos EUA não participavam chefes de estado e de governo e políticos europeus. Quais foram os políticos europeus que Trump convidou: a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, Eric Zemmour, líder do partido nacionalista francês Reconquête, Tino Chrupalla, co-líder do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Santiago Abascal, presidente do partido espanhol Vox, e Nigel Farage, líder do partido de extrema-direita Reform UK, o líder do Vlaams Belang belga, Tom Van Grieken e 13 deputados dos grupos parlamentares Patriotas, ECR e Europa das Nações Soberanas, os eurodeputados do VOX espanhol, do Fidesz húngaro, do Rassemblement National francês, da AFD alemã, da ANO checa, da Fratelli d’Italia italiana, do PiS polaco, do Dom i nacionalno okupljanje da Croácia e da Aliança Nacional da Letónia.
São os “aliados de Trump”, que Musk apoia.
O Andrézinho também esteve na tomada de posse, integrado no grupo dos Patriotas. Queria ver se tirava uma foto com Trump mas não teve sorte.
EUA a inovar e a Europa a regulamentar .
Ingerência nas eleições alemãs?
Não vi aqui ninguém falar da ingerência nas eleições da Roménia. Aí está bem. Tem que se repetir porque não dá jeito.
Vejam ou procurem no YouTube o vídeo da entrevista ao Thierry Breton, ex-Comissário da UE.
Enfim, dizem o que fazem diretamente na nossa frente e andamos aqui a discutir o “sexo dos anjos”.
Não se preocupem se não ganhar quem deve na Alemanha, anulam-se as eleições tal como na Roménia.