PplWare Mobile

Presidenciais 2026: vai votar? Não se esqueça de levar o telemóvel

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo Pombo says:

    Uma pergunta: Se me identificar com a app, o smartphone fica “retido” enquanto me dirijo e regresso à cabine de voto?

    Sería interessante, pois assim acabavam-se com as publicações dos boletins de voto nas redes sociais.

    • Manuel Rodrigues says:

      És um bocado limitado nao és ?
      E se tiveres 2 telemoveis ou 20 ?

    • Invisível says:

      Ja levei o meu nas últimas e nao ficou retido.

    • Miguel says:

      pergunta um pouco para o parva, mas não, nao fica redito o telemóvel. Para que é que querem o teu telemóvel bloqueado? ou desbloqueado se fores nabo claro

      • Fumigah says:

        Pergunta um pouco parva porquê?

        Se sabe a resposta á questão, consegue esclarecer o Hugo sem julgar como parvoíce. Parvoíce é achar que toda a gente tem que ter o mesmo grau de conhecimento.

        Se o CC fica retido no momento da votação, é assim tão descabido nos perguntarmos se outro método é abrangido pelo mesmo processo?

    • David Guerreiro says:

      Acho que o motivo pelo qual o CC fica retido enquanto se vota é para evitar que a pessoa se vá embora com o boletim de voto. Já aconteceu há uns anos, alguém desastrado fez com que o CC de alguém fosse para dentro da urna de voto, e a pessoa ficou sem o CC até a urna ser aberta depois das 19h. Foi chamada a PSP mas nada fizeram pois a urna não podia ser aberta antes.

      • Zé Fonseca A. says:

        Lol.. adorava assistir a uma cena dessas

      • paulo rodrigues says:

        Sim, é um facto. Só quem nunca esteve numa Secção de Voto é que se coloca por aqui a “inventar”! Os boletins de voto são levantados pelo Presidente da mesa na respectiva Junta de Freguesia. Vem todos contados.. no fim do dia, quando a urna encerra, é necessário que os boletins sejam exactamente os mesmos: nulos, brancos, preenchidos por engano pelo cidadão que vai pedir outro boletim e os válidos. A forma como os elementos da mesa tentam que não exista a possibilidade de alguém não colocar o boletim na urna é manter o documento de identificação na posse desta..
        Os elementos da mesa podem estar 13, 14, 15 ou mais horas durante todo o processo… quando as urnas encerram, quando se vai proceder à contagem, se algo não está bem é terrível…
        Nada como passar pela experiência… o valor que o Estado paga por aquelas horas todas é cerca de € 60… muito abaixo do salário mínimo!
        Quanto a quem não sabe o analfabeto… é bem sabido que o domínio da língua materna está pelas horas da amargura…

    • Cucureal says:

      Hugo Pombo, deixo aqui o link da CNE, onde é explicado as possibilidades de identificação perante a mesa eleitoral.
      Chamo a atenção para o ponto 7.
      https://www.cne.pt/news/ar-2024-votacao-identificacao-digital-do-eleitor_8090

  2. Manuel da Rocha says:

    Vale mais levar, o cartão físico… 99% dos jovens, nas mesas, nem sabem, o alfabeto, que demoram 5 minutos, a encontrar o nome do eleitor, para dizer, ao outro escrutinador, que está 7 páginas, depois, de onde está a procurar, pois o I não fica depois do J.

  3. Miguel says:

    O smartphone ficar na posse de outra pessoa. É cada um… Se utiliza o smartphone é porque é virtual / digital. Logo não é físico.

  4. CSantos says:

    Então posso levar o Tlm do meu velhote que tem 99 anos e já está “lélé” e votar por ele.
    Calma. É só a brincar. Tirando a idade, o velhote sou eu (o lélé não sei).
    Mas há malucos para tudo.

    • paulo rodrigues says:

      Sim, pode acontecer… e pode acontecer com o CC/BI. O Presidente ou seu suplente, normalmente, limita-se a ler o nome do cidadão de forma a que os escrutinadores efectuem a respectiva descarga nos cadernos eleitorais. Não é um facto adquirido que olhe para o cidadão e compare com a foto no documento de identificação para com todos os cidadãos.

  5. Luís Cândido says:

    Hoje em dia custa muito sacar o CC da carteira…

  6. Sérgio V. says:

    Mas Fã mesmo falta cartão? Votei mas eleições autárquicas e não me pediram nenhum documento identificação. Apenas o nome.

    • Cucureal says:

      Sérgio V., terá sido mesmo assim como diz? A ser verdade deveria verificar se o procedimento foi igual para outro eleitores, e em caso positivo, denunciar a situação, a própria mesa, para alterar o procedimento incorretos, e em última instância apresentar uma reclamação a mesa, que tem a obrigatoriedade de a acolher e passar a escrito, tomar uma decisão e efetuar o registo em acta. Se a situação se mantiver, solicitar uma certidão da reclamação e decisão e apresentar a CNE.

    • Zé Fonseca A. says:

      Nas aldeias é assim, às vezes até os mortos votam

    • paulo rodrigues says:

      Se tal aconteceu é um flagrante delito à Lei Eleitoral… O eleitor até pode ser um familiar direto do Presidente ou do suplente, não deixa de ser obrigado a se identificar com algo que seja válido/aceite como tal.

  7. mamba says:

    não refutando a legalidade desta ação, boa sorte a explicar isso a quem está na mesa de voto.. Mesmo com as autoridades ou entidades públicas é um stress…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.