Presidenciais 2026: vai votar? Não se esqueça de levar o telemóvel
É já no próximo domingo que decorrem em Portugal as eleições para escolher o Presidente da República. Este ano não se esqueça de levar o telemóvel para simplificar. Saiba porquê.
App gov.pt tem o CC, que tem o mesmo valor legal que o físico
Nas próximas eleições, pode apresentar o seu Cartão de Cidadão digital diretamente na aplicação gov.pt perante a mesa de voto. Os documentos digitais na app têm o mesmo valor legal que os documentos físicos em território nacional.
O Cartão de Cidadão é um documento de identificação físico que contém um chip (smartcard), permitindo identificar o cidadão português perante qualquer entidade pública ou privada, pessoalmente ou de forma digital.
A app id.gov.pt é uma aplicação da Administração Pública que lhe permite guardar e consultar os seus cartões de forma digital. Com esta app oficial pode ter disponível o seu CC, a carta de condução, o cartão da ADSE e recentemente esta app passou a permitir ter o cartão de antigo combatente.
Para garantir que o processo é simples e rápido:
- Confirme que tem a app gov.pt instalada, atualizada e a sua Chave Móvel Digital ativa;
- Abra a app com ligação à internet, pelo menos uma vez nos 7 dias anteriores, para assegurar que os dados estão atualizados;
- No momento de votar, mostre o ecrã com o seu documento de identificação digital (CC)
É rápido, seguro e tem o mesmo valor legal que o cartão físico.
Se ainda não tem a aplicação gov.pt, descarregue-a em: https://id.gov.pt
Além desta app, a ARTE disponibiliza outras apps bastante interessantes como a app MyADSE, MySNS, Autenticação Gov, entre outras.






















Uma pergunta: Se me identificar com a app, o smartphone fica “retido” enquanto me dirijo e regresso à cabine de voto?
Sería interessante, pois assim acabavam-se com as publicações dos boletins de voto nas redes sociais.
És um bocado limitado nao és ?
E se tiveres 2 telemoveis ou 20 ?
A questão do Hugo tem toda a lógica já que o cartão fica detido enquanto se vai votar sendo depois devolvido. Quem costuma votar sabe disso.
Embora no cartão de cidadão diga que é pessoal e intransmissivel… Sabemos lá o que fazem nesses 30 segundos com os nossos dados pessoais…
Limitada foi a sua resposta. Para não dizer nada, mais vale limitar-se ao silêncio.
Ja levei o meu nas últimas e nao ficou retido.
pergunta um pouco para o parva, mas não, nao fica redito o telemóvel. Para que é que querem o teu telemóvel bloqueado? ou desbloqueado se fores nabo claro
Pergunta um pouco parva porquê?
Se sabe a resposta á questão, consegue esclarecer o Hugo sem julgar como parvoíce. Parvoíce é achar que toda a gente tem que ter o mesmo grau de conhecimento.
Se o CC fica retido no momento da votação, é assim tão descabido nos perguntarmos se outro método é abrangido pelo mesmo processo?
Não sei votar
Acho que o motivo pelo qual o CC fica retido enquanto se vota é para evitar que a pessoa se vá embora com o boletim de voto. Já aconteceu há uns anos, alguém desastrado fez com que o CC de alguém fosse para dentro da urna de voto, e a pessoa ficou sem o CC até a urna ser aberta depois das 19h. Foi chamada a PSP mas nada fizeram pois a urna não podia ser aberta antes.
Lol.. adorava assistir a uma cena dessas
Hugo Pombo, deixo aqui o link da CNE, onde é explicado as possibilidades de identificação perante a mesa eleitoral.
Chamo a atenção para o ponto 7.
https://www.cne.pt/news/ar-2024-votacao-identificacao-digital-do-eleitor_8090
Vale mais levar, o cartão físico… 99% dos jovens, nas mesas, nem sabem, o alfabeto, que demoram 5 minutos, a encontrar o nome do eleitor, para dizer, ao outro escrutinador, que está 7 páginas, depois, de onde está a procurar, pois o I não fica depois do J.
Já tive de explicar mais de uma vez que Jorge vem antes de José ….
Mas pronto, estamos a lidar com futuros membros de Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e, quiçá, Assembleia da Republica.
Ele está a falar nas grandes cidades. Não é na badalhoca de xima.
Mas o que tem um coisa que ver com a outra?!
Caro Manuel da Rocha, espero que pelo menos, esses 99% dos jovens, saibam utilizar vírgulas numa frase
O smartphone ficar na posse de outra pessoa. É cada um… Se utiliza o smartphone é porque é virtual / digital. Logo não é físico.
Então posso levar o Tlm do meu velhote que tem 99 anos e já está “lélé” e votar por ele.
Calma. É só a brincar. Tirando a idade, o velhote sou eu (o lélé não sei).
Mas há malucos para tudo.
Hoje em dia custa muito sacar o CC da carteira…
Hoje em dia ninguém usa carteira, tens de te actualizar
Toda a gente é um modo de dizer, generalizar nunca foi bom
toda a gente na cidade.. o resto é deserto
Diz-me que és um ‘menino bem’ da cidade sem dizer nenhuma das duas!
país a duas velocidades, a culpa não é de quem se actualiza
Mas Fã mesmo falta cartão? Votei mas eleições autárquicas e não me pediram nenhum documento identificação. Apenas o nome.
Sérgio V., terá sido mesmo assim como diz? A ser verdade deveria verificar se o procedimento foi igual para outro eleitores, e em caso positivo, denunciar a situação, a própria mesa, para alterar o procedimento incorretos, e em última instância apresentar uma reclamação a mesa, que tem a obrigatoriedade de a acolher e passar a escrito, tomar uma decisão e efetuar o registo em acta. Se a situação se mantiver, solicitar uma certidão da reclamação e decisão e apresentar a CNE.
Nas aldeias é assim, às vezes até os mortos votam
Eu vivo numa aldeia e tive de apresentar o cartão
é uma aldeia muito evoluída, deve estar na AML
não refutando a legalidade desta ação, boa sorte a explicar isso a quem está na mesa de voto.. Mesmo com as autoridades ou entidades públicas é um stress…