Portugal: Em 11 anos o preço da fatura de comunicações subiu 6,7%
Quando se fala em preços de comunicações em Portugal, as opiniões dividem-se. De um lado os operadores que referem que os valores estão alinhados com o que se pratica na Europa e do outro o regulador das comunicações nacional que indica que os valores são elevados.
Numa nota enviada ao Pplware, a ANACOM refere que os preços em Portugal comparam desfavoravelmente com a União Europeia.
Preço das comunicações cresce em Portugal e baixa na Europa
Em novembro de 2020, os preços das telecomunicações, medidos através do sub-índice do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 0,12% face ao mês anterior. A alteração ocorrida resultou do aumento de preços das ofertas “triple-play”.
Num horizonte mais alargado, entre o final de 2009 e novembro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia diminuíram 10,6%.
Em particular, enquanto os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7% neste período, em Espanha, Itália e França diminuíram 9,4%, 16,9% e 24%, respetivamente.
De acordo com informação recentemente divulgada pelo EUROSTAT, que comparou os níveis de preços das comunicações nos vários países da UE, em 2019 os preços das telecomunicações em Portugal foram os oitavos mais elevados da União Europeia, 21,4% acima da média.
Por outro lado, de acordo com o relatório sobre a «Evolução dos preços das telecomunicações», de novembro de 2020, hoje divulgado pela ANACOM, entre os serviços/ofertas considerados, as mensalidades mais baixas são oferecidas pela NOWO em sete casos de serviços/ofertas, enquanto a MEO e NOS apresentaram as mensalidades mais baixas para três tipos de serviços/ofertas e a Vodafone para um tipo de serviço/oferta.
De referir que a oferta individualizada de acesso à Internet da NOWO é a que apresenta a mensalidade mais baixa (20 euros).
Ainda segundo o documento, a MEO diminuiu a mensalidade mínima de quatro serviços/ofertas em relação ao mês homólogo do ano anterior e aumentou a mensalidade em outros quatro serviços/ofertas, enquanto a NOS diminuiu as mensalidades mínimas de três serviços/ofertas e aumentou as mensalidades mínimas de cinco serviços/ofertas e a Vodafone aumentou as mensalidades mínimas em seis serviços/ofertas.
Algumas destas variações estiveram relacionadas com promoções “Black Friday”. Destaca-se, em particular, o aumento da mensalidade da oferta triple play da MEO, NOS e Vodafone.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Tenho meo satelite + meo adsl + telefone fixo desde 2010, sempre no mesmo contrato e sem interrupções, e em 2010 pagava 32€ e tinha net a 5Mb/s, agora pago 58€ e net a 2Mb/s…A nivel de satelite tenho mais alguns canais (que não vejo), e no telefone fixo em 2010 pagava todas chamadas e agora é gratuito para rede fixa.
Traduzido, aumento de preço de 81% e redução de internet 50%….Estes senhores da EUROSTAT devem usar dados fornecidos pelos operadores em vez de serem os consumidores…só pode!!
Quero para ver nos comentários quantos utilizadores estão na faixa de aumento da noticia…
Os dados que servem de base de estudo foram recolhidos de igual forma entre os vários países. São as tarifas das várias operadoras.
Posso dizer que em 2 anos o meu contrato MEO aumentou mais de 3% sem o aumento se serviço. Apenas aumento de preço com a dita atualização de 50 cêntimos a cada ano. De 29.90€ em 2019, passou para 30.40€ e neste próximo ano para 30.90€
O preço inicial de contractação deve ter sido uma promoção que durou uns meses e que depois aumentou para o preço que tem agora. Eu tive meo satélite e agora meo da fibra e devo dizer que os clientes de satelite são os mais prejudicados a nivel de serviços: net lenta, escolha reduzida de canais na meo box, número limitado de boxes, impossibilidadede expansão a novas tvs, falta de meo go gratuito… Só é atribuido satelite a quem tiver insuficiencia de net. Quem tiver acima de 8mbps, os canais são servidos pela net.
Se possível, migre para fibra pois vai pagar o mesmo e tem mais qualidade de serviço. Se tiver problemas durante a fibra, reclame mesmo.
Em 2019 fiz contrato com a NOS 3P pagava 33 depois passou para 34,32 e neste ano apanhei uma promoção mais 2 anos de fidelização e as mesmas condições sendo que pago 29.68, 100 canais (box), chamadas grátis para todas a redes fixa (telefone), net a 40Mb isto tudo sem pagar a box 🙂
E a velocidade, é a mesma?
Em 2010 tenho a certeza que pagava muito menos de electricidade, de gás e de água.
Muito pouco face a qualidade que temos! Portugal e dos paises com melhor e mais rapida fibra do mundo! 90% da populacao tem internet fibra acima dos 200megas de velocidade, e 60% gigabit! É fantastico!
Lool Das três, uma: ou tem um total desconhecimento da realidade e acha que a sua situação é a mesma que a de toda a gente, ou disse isto sob o efeito de alguma substância ou de alguma forma interessa-lhe que acreditem no que escreveu. É que falou das velocidades mas não falou das realidades dos outros países, para além de mentir à descarada. Já o “fantástico” no final e o número de pontos de exclamação, dizem muito… Neste momento existe um cartel e é preciso ser muito alienado para achar o contrário.
gigabit fibra aqui com tlm chamadas ilimitadas com 10gb de dados moveis mais 23gb para ver tv e series netflix/spotify em dados moveis mais 200canais 4k e telefone em casa por apenas 39euros/mes. Muito satisfeito!!
Há uns anos atrás, MEO Nos faziam cartel a 45€ o Triple Play. Depois apareceu Vodafone a 25€, nos e meo recuaram aí sim nos preços. ..agora cartelizacao a 3 e Nowo ligeiramente mais baixo no preço.
A qualidade depende do local, quem explora essa área e a cooperação entre operadoras. Interior saí infelizmente sempre prejudicado, um dos itens que deveria ser aposta do país para a não desertificação do interior…
Só 6.7% ? Por favor contactem a ANACOM porque claramente faltam cobrar os outros 4.3% e todos sabemos que a ANACOM ia permitir isso em nome de “custos e expansao de rede” < que lol
Não ser uma media mínima de 1% por ano não é levar o máximo de potencial para chularem o povo português que tanto gosta e permite
Menos de 1% ao ano. é menos que a inflação média. Pensei que era pior.
Não haja dúvidas… Todos os serviços estão sobrevalorizados para o uso que se lhe dão e há diferenciação entre clientes novos e clientes antigos. Uns pagam demais e outros pagam de menos tendo o mesmo serviço. E há outros que continuam a pagar o mesmo por um serviço de menor qualidade e o serviço de maior qualidade.
A culpa é de Portugal dar a mão aos chineses. São trafulhas e gostam de impostos bem carregados.
É justo. Acho até que ainda é pouco. É preciso que na mesa de alguns tenha caviar para comer. Mesmo que na mesa de grande parte da população tenha pouco para comer. E já é muito bom.
O importante é poucos se darem bem, e os outros, bem, os outros que se arranjem.
Tudo ficou mais caro. A única mais barata é a Nowo. Mas a Nowo também aumentou os preços só que menos que os outros 3