Portal e-fatura já funciona sem constrangimentos, já validou as faturas?
O dia de ontem ficou marcado pelos constrangimentos no acesso ao portal e-fatura, no dia em que terminava o prazo para validação das faturas. Muitos utilizadores, que deixaram para os últimos momentos esta ação de confirmação dos documentos, reportaram inconsistência no serviço das fianças. Contudo, hoje o portal já funciona.
Portal e-fatura já funciona
Ontem, dia 27 de fevereiro, o portal e-fatura registou quebras na sua página não permitindo que os contribuintes pudessem consultar e atualizar as faturas com NIF nas suas despesas realizadas em 2022.
As dificuldades no acesso podem ter estado relacionadas com a sobrecarga de utilizadores, uma vez que o prazo para validação das faturas terminou precisamente ontem. Segundo informações, o Ministério das Finanças não confirma os constrangimentos, nem adianta se equaciona prolongar o prazo de validação das faturas.
Se ainda tiver de fazer esta validação, veja aqui os passos a dar
#1.1 - Validar/inserir as suas faturas no portal e-fatura?
Para proceder à validação das faturas ou inserir novas, deverão aceder ao portal do e-fatura.
Em seguida, no Menu, devem ir a Faturas >Verificar Faturas.
Depois de entrar, no caso das faturas pendentes, é só carregar no Nº da Fatura para ser remetido para uma interface que permitirá a introdução dos dados em falta.
Verifique a informação que está em falta e preencha esses campos. Depois da introdução da informação carregue em Guardar.
Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.
#1.2 - Validação das faturas via App
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.
Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.
De referir que as apps são gratuitas para Android e iOS.
#2) Como atualizar o seu agregado familiar?
Para atualizar o seu agregado familiar deverá aceder ao Portal das Finanças e depois carregar em Aceder na informação relativa ao IRS.
O próximo passo é autenticar-se com os contribuintes que se encontram registados e que fazem parte do seu agregado familiar.
Se tiverem mais algum dependente deve carregar em Adicionar Dependente. Esta opção entra-se no fundo da página apresentada.
Depois é só carregar em Seguinte para avançarmos para a informação sobre a Habitação Permanente do Agregado.
Para proceder à confirmação e/ou indicação dos elementos pessoais (que aparecem nessa página), deve efetuar, em sequência, os seguintes passos: Confirmar / Preencher » Seguinte » Submeter.
A informação sobre a vossa habitação pode ser encontrada na Caderneta Predial. Depois do correto preenchimento de todos os parâmetros, basta carregar em Fechar Modo Edição e em seguida carregar em Submeter.
Este artigo tem mais de um ano
O portal pode já estar a funcionar corretamente, mas a validação das faturas de 2022 já não é possível.
À semelhança de anos anteriores, seria bom que o Ministério das Finanças alargasse o prazo (pelo menos por mais 24 horas) para que, quem enfrentou constrangimentos ontem, pudesse validar as suas faturas.
Esta notícia é um lapso vosso.
O E-Fatura já não funciona para as faturas de 2022 e o Ministério das finanças não esclareceu se alargaria mais o prazo, que terminou às 01H00 da madrugada de hoje.
Não está errado o que estamos a dizer. Aliás, está dito isso no final do artigo. Não há ainda indicação de que há alargamento, até porque vai haver greve nos serviços amanhã, mas também é verdade que noutras vezes aconteceu que o prazo foi alargado. Está tudo OK com o artigo. Se eventualmente for alargado o prazo, então deixamos a indicação do que deve ser feito.
“Se ainda tiver de fazer esta validação, veja aqui os passos a dar”
Se isto não é induzir em erro, então realmente o Carlos Ferreira é mesmo um nabo!
Nabo é quem não percebe e complica. Se o prazo fosse alargado e as pessoas ainda tivessem de fazer o processo de validação, então está ali a forma de o fazer. Por vezes há pessoas que não conseguem sair da sua vida complicada e cheia de incongruências. Depois complicam tudo, até uma simples informação.
xD
Tentei validar as faturas da forma que indicam, seguindo todos os passos mencionados, mas obtive o mesmo erro, ou seja, “Já não é possível completar a informação das faturas relativas a 2022”.
Seria importante todos os contribuintes deixarem uma mensagem no balcão E-Fatura, reportando os entraves que todos tiveram ao tentar validar no último dia. Fazendo pressão e com união dos contribuintes, será mais provável o alargamento do prazo. Não temos culpa de o site bloquear e não somos obrigados a validar com antecedência.
Obrigado
Ē vergonhoso que um site oficial do estado português, em pleno século XXI, não consiga dar resposta em cumprimento de um prazo por si estabelecido, e os contribuintes é que ficam prejudicados. No entanto, exige que os contribuintes cumpram rigorosamente todos os prazos.
Vergonhoso é as pessoas deixarem para a última da hora a validação das faturas todas do ano e isto quando o prazo já tinha sido alargado
Indepentemente dos problemas que o site das Finanças tenha apresentado (e que não devia, porque se se estabelece um prazo, presume-se que o portal esteja funcional nesse período), não deixo de concordar com o que diz.
Deixei mensagem no balcão e-fatura. Se todos os contribuintes que tiveram o mesmo problema o fizessem era bom…
Vou fazer o mesmo. Nestas coisas, só há solução se houver “ruído”.
Muito obrigado pelo seu contributo
Vergonhoso é os contribuintes que deixam para o último dia para realizar a validação, isso sim.