Poderá um homicídio no metaverso ser punido?
O metaverso será, no seguimento do planeado, um mundo virtual muito semelhante ao real. Por isso, seria de esperar que os crimes deste último fossem aplicáveis no primeiro. Então, advogados debatem sobre a possibilidade de punir determinados crimes no metaverso.
Como era de prever, as opiniões dividem-se.
O metaverso está a adquirir cada vez mais interesse, por parte dos entusiastas, e o seu funcionamento desperta curiosidade. Assim sendo, o The Sun entrevistou dois advogados, que teorizaram o crime no metaverso, bem como um antigo procurador de Manhattan que se tornou professor de direito relativamente à violência no mundo virtual.
Obviamente, o crime no metaverso não será combatido através de uma longa pena de prisão. Aliás, de acordo com John Bandler, professor de cibersegurança e cibercrimes na Elisabeth Haub School of Law da Pace University, Nova Iorque, as leis estão formuladas para proteger “pessoas reais e vivas”, não se destinando a defender avatares ou códigos de software - que dão estrutura ao metaverso.
Eu vê-lo-ia mais como discurso ou expressão, menos como um ato físico contra uma pessoa. Então, podemos analisar se esse discurso ou expressão é permitido, protegido, ou se não é.
Alguns dos advogados abordados referiram que os crimes violentos no metaverso poderão ser cometidos através da forma como os avatares comunicam entre si, como ameaças, assédio ou perseguição.
Toda a perseguição, intimidação virtual, ameaças e mau comportamento online acontece a toda a hora. Não é nada de novo, e vai acontecer no metaverso. Mas se eu disser algo racista ou abusar de alguém com base na sua origem, religião ou sexualidade, então, posso potencialmente ser processado.
Explicou Gregor Pryor, advogado na firma Reed Smith LLP.
De acordo com Patrick Roberts, do Roberts Law Group, seria complicado processar um utilizador do metaverso, pela dificuldade associada à reunião de provas. Assim sendo, caso seja possível identificar o ser humano responsável pelo avatar, as consequências poderão ser apenas uma punição virtual, isto é, desativar ou limitar a sua atividade.
Isto é tudo conjetura e tem implicações na liberdade de expressão. Afinal de contas, as pessoas matam-se umas às outras em jogos de vídeo a toda a hora sem consequências. Não consigo imaginar consequências penais do mundo real para o crime virtual.
Disse Patrick Roberts.
Na mesma linha de pensamento está John Bandler que considera que as leis penais não devem ser alteradas para proteger os avatares como se fossem pessoas. Na sua opinião, “não faria sentido”, e já existem desafios suficientes à proteção das pessoas. Além disso, recorda que, atualmente, são poucos os crimes de assédio a acontecer virtualmente e a ser efetivamente processados.
Cada caso é individualizado, mas são feitas muitas ameaças e a aplicação da lei penal não é frequente. Não consigo imaginar que as ameaças no metaverso tenham muita tração com a aplicação da lei.
Por outro lado, Pryor e Roberts afirmaram que é possível que, no futuro, as leis sejam alteradas, de modo a abranger crimes cometidos no metaverso, como forma de proteger essa extensão virtual de uma pessoa.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O Zucker não tem amigos, mas espantalhos não lhe faltam.
Perdoem a linguagem: ele faltou às aulas, é um nabo com guarda costas.
Fico sem palavras. Bem hajam.
Talvez não tenha tido professores capazes de entender o que passava na altura da escolinha dele. Mas é tão ladrão o que rouba como o que à porta.
Há malta com demasiado tempo livre…
Comandos de voz é que vai ser, toda a gente vai usar!
Comandos gestuais é que é! Muito prático, vejo todo o mundo a usar!
Óculos 3D é brutal, então com realidade aumentada, vai ser o novo sucesso!
Carros autónomos vai acabar com os acidentes e mortos na estrada em 2025, todo o mundo vai ter 1!
Smart glasses vai ser brutal, vai aparecer a informação no olho, fotos aproximadas do que vês, acho que ninguém vai abdicar!
O Metaverso é um mundo virtual de possibilidades, onde podes ser realmente tu, tudo é possível! Com certeza todo o mundo está ansioso por entrar!
Enfim, o que não falta são fala baratos e profetas (maioritáriamente americanos). Embora com certeza esqueci algumas coisas, penso que passa bem a ideia.
Se os devs programam a possibilidade de haver homicídios então não deve ser punido. Da mesma forma que morres no meta-verso também podes voltar à vida. Jesus, pessoal com tempo a mais e eu sou um deles.
Não é linear, depende da casualidade desse dito “homicídio”, o mesmo provocará alguma perda real?
Já as questões de assédio e perseguição é fácil de prever que vão ser criminalizadas.
Isso faz-me lembrar um episódio do South Park… 😀
Não sabemos tolerar a forma como julgamos os homicídios na vida real e já estamos nos preocupando com um não-sei-o-que-de-verso ao ponto de levar a debate?
Mas vai morrer alguém? Não é que nos filmes o mau da fita apenas morre no script?
Demasiado tempo livre e imensa falta de senso comum 🙁 O Metaverso é simplesmente uma nova rede social!! Desde quando é que é possível um homicídio numa rede social.
ANDA TUDO A VER DEMASIADOS FILMES DO MATRIX.
No CS:GO já morri muita vez e ainda não processei ninguém.
+1
A rir até 2077 🙂
Eu sei um sitio onde o Zuckerberg podia colocar esta treta do metaverso. Façam coisas pela humanidade e não coisas que prejudiquem, a humanidade. Já me faz lembrar a histórica da IA. Agora tudo tem IA, até os meus dedos, já têm IA. Por isso não sou eu que estou a escrever isto, é a IA.
PqvPaT é o acrónimo que mais utilizarei relativamente ao Metaverso
Desculpem, escapou-me alguma coisa… O metaverso não é uma realidade virtual? Não é um “second life 2.0”?? Não é, de maneira simples, um videojogo?
Estava a pensar no mesmo…
É isso mesmo mas a gastar mais tráfego 🙂
Acho que deve ser punido severamente, todos os criminosos do Metaverso devem ser metidos na prisão digital por vários anos
Metaverso?
O que é isso?
È a nova Gramatica?
Faz lembrar-me nos anos 60 ó Fulano anda ao quadro dizer/escrever os versos
É a estupidez do ano passado que também mete a estupidez desde ano dos NFTs
Num dos filmes de Vin Diesel As Crónicas de Riddick eles também falam la do Metaverso
Diesel? Ao preço que está, fiquem lá com o metaverso! 🙂
Já ando pelo metaverso deste o “Ultima Online”, muito homicídio cometi até à data, para nem falar das inúmeras vezes que já fui assassinado por causa de meia dúzia de batatas…
Eu ando mais pelo Star Wars The Old Republic mas como agora jogo do lado do Império tenho desculpa para limpar o sebo aos inimigos com a bênção do Imperador… 😉
Na série “Black Mirror” há um episodio onde 2 homens entram numa especie de metaverso de um jogo de luta. em vez de lutar acabam por dar umas sticadas com as personagens. Descobriram que têm facetas paneleiras e encontram-se no jogo para de roçarem um no outro sem ninguem saber.
Era só isto que queria dizer