Em Portugal, há 4,5 milhões de clientes com telefone fixo
O número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,5 milhões, mais 4,7 mil (+0,1%) do que no 1.º trimestre de 2024. Saiba qual a operadora com mais clientes.
Telefone Fixo: quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,9%
No 1.º trimestre de 2025, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 51,7 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 90,4 por 100 agregados domésticos privados.
No 1.º trimestre de 2025, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 94,2% dos acessos telefónicos, tendo aumentado o seu peso em 1,6 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Por outro lado, o número de acessos analógicos diminuiu 27,7% face ao trimestre homólogo, passando a representar apenas 3,1% do total de acessos.
O número de postos públicos instalados era de cerca de 6,3 mil, verificando-se uma queda de 31,9% face ao 1.º trimestre de 2024.
O tráfego em minutos originado em postos públicos diminuiu 23,5% no 1T2025. Desde o 2.º trimestre de 2016, este tipo de tráfego diminuiu 88,4%. Esta tendência decrescente é justificada pela substituição deste tipo de tráfego por chamadas de telemóvel e outras formas de comunicações suportadas na Internet.
No final do 1.º trimestre de 2025 existiam cerca de 1,9 milhões números geográficos portados e cerca de 19,5 mil outros números não geográficos portados. Durante o 1.º trimestre de 2025 foram objeto de portabilidade 33,4 mil números geográficos e 106 outros números não geográficos, correspondendo, face ao trimestre homólogo, a um aumento de 21,2% e a uma diminuição de 64,1%, respetivamente.
No período em análise, o volume de minutos originado na rede fixa diminuiu 10,6% em relação ao trimestre homólogo.
Por tipo de chamada, a diminuição ocorrida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo-fixo (-17,5%) e, em menor medida, à redução do tráfego fixo-móvel (-7,7%), do tráfego nacional para números curtos e números não geográficos (-15,9%) e do tráfego internacional de saída (-11,8%).
No 1.º trimestre de 2025 foram consumidos, em média, por mês, 35 minutos por acesso, dos quais 20 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 1 minuto em chamadas internacionais.
A quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,9%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,1%, a Vodafone com 21,2% e o Grupo DIGI/NOWO com 2,3%. Relativamente ao trimestre homólogo, a quota de clientes de acesso direto da MEO aumentou 0,1 p.p. e a da Vodafone aumentou 0,2 p.p.. A quota do Grupo NOS diminuiu 0,1 p.p..
Quantos têm serviço de telefone fixo e não o usam?
qualquer pessoa com menos de 60 anos
Feri “susceptibilidades”, pelos vistos…
Porque são obrigados. As operadoras insistem em ter pacotes com telefone
Na minha terra é uma mais valia. Não tenho cobertura de nenhuma operadora. Só a NOS fornece 2G e mal.
só a MEO, as restantes já não
mas a maioria nem usa, o telefone nem sai da caixa
Já não fornecem telefone. Hoje em dia alugam, ou o cliente pode comprar à parte.
Quem é que não fornece telefone ?? Ainda em Fevereiro mudei para um contrato novo e ofereceram-me um telefone sem fios. Pensais que sabeis tudo e não sabeis nada.
Muda para low cost
O imposto é mais barato com o telefone junto !!!
+1
Que remédio…
Eu nem sei o número…
Eu sou um deles. Cliente da Vodafone.
Agora já retiraram o fixo dos pacotes Internet. Anteriormente tinham, mas o telefone já era da responsabilidade do cliente. Mas ainda há muitos clientes a usar o telefone da operadora, ainda dos tempos em que os pacotes da Vodafone contemplavam telefone fixo sem fios. A MEO foi a primeira a retirar o fornecimento do equipamento.
Quem é que lhe disse isso ?? O que está a dizer é uma pura mentira. Veja bem, telefone fixo da Vodafone em qualquer pacote—>”Voz Fixa: Chamadas para a rede fixa 24h e internacionais 31 países. Inclui 3.000 min. para as redes fixas nacionais em qualquer horário e 1.000 min. para as redes fixas internacionais de mais de 30 países nos dias úteis das 21h às 9h e aos fins de semana e feriados em qualquer horário.” Não engane as pessoas.
Não se esqueçam que as empresas têm maioritariamente telefone fixo. Onde trabalho “temos” porque somos obrigados a ter por causa do raio dos tarifários da meo. Mas não usamos. Só VOIP. As chamadas são muito mais baratas, mesmo pagando as “linhas”.
As empresas têm telefone fixo? Pensava que há 10 anos isso tinha morrido, não vejo uma empresa com telefone fixo há muito tempo.
Não existe isso de tarifários com telefone fixo, segmento empresarial compras os serviços de pretendes.
Em muitos casos fica mais barato ter um “pack” TV+tel+net do que ter uma internet “profissioal”. Vendem a internet para empresas muito mais cara como se fosse toda XPTO 500% melhor que a caseira. E na prática é a mesma treta. Já tive na empresa internet 1000/1000 (no edifício principal) a mais de 100 euros por mês. Mudámos para 1000/500 por 20 paus e faz o mesmo serviço. E a internet de mais de 100 euros por mês tinha as mesmas falhas e o “suporte” e serviços técnicos eram a mesma treta.
Mas as chamadas de todos os operadores, salvo rarar exceções já é tudo via sip trunk
A nível do operador sim, mas a nível do “cliente” ainda levas com o telefone. Há muitas empresas assim. Claro que muitas já estão noutro nível, mas o café da esquina, a oficina auto, a mercearia e por aí fora são as “empresas” que fazem o nosso país.
Sim, e se tiverem fibra já funciona por sip trunk… desde sempre.
Corre bem no meu iPhone 16 pro mas consome bateria como se não houvesse amanhã e nem vou instalar no macbook. Gostei do aspeto cristal. Falta agora o bloqueio das chamadas anónimas.
Portugal é um país super rico. 98300 milhões de SIM, estavam activos (a 2 de Junho de 2025). Comparados com os 5200 milhões, de Espanha, dá para ver que, cada português tem 700, a 4000, cartões SIM, activos e paga subscrições de 20 a 7000 euros, mensais. É, por isso, que se fazem 9000000000000000 minutos, em chamadas, móveis, por ano. E isto já é uma descida de 84%, em relação a 2018. O mesmo para a subida de 6330000%, no tráfego web, móvel, dos últimos 5 anos (a subida, acentuada, do COVID, foi mais pequena que a de 2024). O que levanta questões, que foram respondidas, com o apagão de 28 de Abril, de 2025. É que 99,99991% da dependência de redes móveis, provocou colapsos, nos serviços, em 15 minutos a 4 horas.
Já há pedidos, para que, as operadoras, aumentem, a capacidade das baterias, das 698926 antenas, de redess móveis, existentes. A MEO, e a NOS, já responderam, que o fazer isso, irá custar 380000 milhões, até 930000 milhões de euros, e pode demorar 10 a 18 anos, para ser implementado.
Se fosse de cobre com alimentação a partir da própria central serviria para redundância. De resto, enquanto particular, não vejo qualquer interesse em ter uma linha fixa.
Deviam ser mais, mas…
E quando falha a luz o telefone vai à vida.
4,5 milhões +1. O meu télélé de teclas é fixo. Está ali quieto o tempo todo. Não anda por aí como uma vadia a ligar-se a tudo o que é torre pidesca.
Impingem uma coisa que ninguém quer. Onde se paga por isso (porque ninguém oferece chamadas ilimitadas de fixo, para fixo, de borla) e o pessoal anda todo contente. Onde dos 4,5 milhões, só as empresas e alguns velhotes, é utilizam o respetivo serviço. É só uma mina de ouro, para as operadoras.
Para quem necessitar de telefone fixo, mas não quiser manter o pacote nas 3 maiores operadoras e pretende optar por uma low-cost, ou até ter um segundo fixo, a Vodafone disponibiliza o Vodafone Voz Fixa sem mensalidades e por 10€ ano (carregamento mínimo de 5€ de 6 em 6 meses).
E dá para pedir portabilidade do número fixo atual.
Atenção que em loja, há muita falta de conhecimento sobre esta oferta.
Muitos desses números são autêntica treta. Aqui na empresa cancelamos um contrato com a NOS há uns 3 anos. Continuamos a receber faturas com valor zero, sem qualquer justificação. Para quê? O costume… assim é mais um cliente para a estatística. A Vodafone fez-nos o mesmo. Isto está tudo bem cozinhado… o mal é a ERSE não ter força e na prática ser um pau mandado das operadoras. Não a deixam trabalhar e o único em condições que por lá passeou foi arrumado porque estava a defender os consumidores demasiado… enfim.
Se esses pacotes incluissem uma nossa senhora que muda de cor também poderiam dizer que muitos portugueses se interessam por meteorologia.
O ISDN, telefonia fixa era a única tecnologia que permitia o comando remoto de maquinas , robôs, vídeo e voz síncrona nos dois sentidos em Portugal e em toda a Europa em larga escala por um preço residual. Era preciso era saber usa-lo, correr sobre ele o IP/SIP/RTP junta-lo ao WI-FI e a rede Internet , esta aqui feito
https://www.youtube.com/channel/UCAmLlT2YKjnTc8Lbkuw6jcg