Os novos cenários do Firefox OS estão a chegar
O sonho da Mozilla de ter um sistema operativo para telefones baratos e com acesso à Internet morreu! Mas a Mozilla não terminou este projecto e tem planos bem definidos para ele.
Com capacidades que o podem tornar único, o Firefox OS prepara-se para chegar a outros dispositivos e muito mais cedo do que se possa pensar.
Apesar de ter terminado os desenvolvimentos da versão do Firefox OS para smartphones, a Mozilla não colocou de parte a possibilidade de continuar a desenvolvê-lo para outros fins e para outros equipamentos.
Se já pode ser visto em algumas televisões, o Firefox OS a servir de sistema operativo ligado à Internet e com a capacidade de correr aplicações, existe muito mais onde pode ser usado.
A Mozilla tem esta ideia bem presente e definida, e novos documentos internos da empresa revelam que estes planos estão já encaminhados.
Do que se pode ver desses documentos que vieram a público, a Mozilla tem quatro novos produtos a serem desenvolvidos para serem lançados no mercado.
O primeiro é um tablet, que deverá pode ser usado especificamente para acesso à Internet. Este tablet não terá acesso à loja de aplicações, não deverá dar acesso a mais do que o browser e deverá ter uma simplicidade grande de utilização.
O segundo é um teclado com capacidade de processamento. Será um PC dentro do teclado, que poderá ser ligado a qualquer ecrã para funcionar. O seu nome, Firefox Pi, revela que deverá ter dentro de si um Raspberry Pi, que correrá uma versão específica do Firefox OS.
Um outro produto que está a ser pensado é um router com capacidades de configuração elevada, que dará uma grande capacidade de controlo.
Este deverá dar muito mais do que acesso à Internet, sendo preparado para a criação das redes residenciais, ligadas à Internet das Coisas e a todos os novos equipamentos. A segurança e a protecção deve ser outra das áreas onde este router poderá ser usado.
Por fim temos uma dongle HDMI que dará a qualquer televisão a possibilidade de se tornar inteligente e ligada à Internet. Esta não é uma área nova para o Firefox OS, onde esteve já disponível.
É neste novo campo que a Mozilla espera que o seu Firefox OS consiga vingar e ter o sucesso que se esperava dele. Estando o mercado dos smartphones de entrada de gama dominado e até inundado de dispositivos Android, é nestas novas áreas e nestes novos formatos que a Mozilla conquistar o mercado.
A concorrência é forte e a Google tem já uma proposta para a maioria destas novidades, mas de certeza que a Mozilla conseguirá mostrar as valências e as qualidades do seu sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Esse Firefox OS só foi um sucesso na mente dos executivos (?) descolados da realidade da Mozilla e dos poucos geeks amantes de Linux que formam a fronteira final do radicalismo tecnológico: os que acham que até o Android é funcional e user friendly em demasia. Nada que seja simples e fácil de utilizar é aceitável para essa malta.
?!?!??? A essa hora e já com tanto álcool no sangue? Bolas 😀
Estou como S. Tome. Ver para…
Estou interessado no FirefoxPI, não para usar o FirefoxOS em si mas para meter outro sistema operativo nele.
Pensei em fazer algo semelhante com o meu Cherry G80 mas não vou “estragar” um teclado mecânico com isso.