NOS tem a melhor velocidade de acesso aos serviços de streaming em Portugal
A NOS apresentou as melhores taxas de desempenho no streaming de vídeo móvel (YouTube) e na navegação na Internet móvel em Portugal, entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. Estes valores colocam a operadora nacional no topo desta categoria, segundo apurou a nPerf.
O estado da Internet em Portugal
Em Portugal, com a NOS, conseguem-se melhores resultados de streaming (88,48% de um máximo de 100%) do que em países como Alemanha (86,61%), França (85,47%) e Reino Unido (84,58%). A percentagem considera o tempo de carregamento de um vídeo no YouTube.
Por outro lado, em Portugal foram obtidos piores resultados na navegação web: 64,22%, menos 13 pontos percentuais que a operadora Telekom na Alemanha, sendo o último dos quatro países neste indicador. O resultado da NOS traduz-se num tempo de carregamento web entre 3 e 4 segundos.
A qualidade do streaming em Portugal tem sido excelente, enquanto a qualidade da navegação continua correta. Cada operadora de Internet que aparece por país na imagem abaixo foi a que obteve o maior percentual, o melhor, para cada indicador.
NOS domina no campo do streaming
Em Portugal foram realizados 7.787 testes de streaming e 8.304 testes de navegação web na aplicação nPerf disponível para iOS e Android, entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023. Estes testes refletem a experiência real do público em Portugal nas diversas redes.
O objetivo do teste de streaming é medir a qualidade da visualização de vídeos na plataforma de streaming mais popular do mundo: o YouTube. Funciona em condições semelhantes às da utilização direta do YouTube e, portanto, leva em consideração a qualidade da rede entre o utilizador e os servidores do YouTube.
O teste nPerf calcula o desempenho da qualidade do streaming no YouTube, fazendo três testes em diferentes resoluções (pixels): 360p (SD), 720p (HD) e 1080p (Full HD). A taxa final é uma média dos três resultados nas três resoluções.
Estamos longe deste resultado na navegação
O teste de navegação permite ao utilizador medir com precisão o tempo de carregamento dos 5 sites mais visitados pelos internautas locais. Entre os cinco sites tidos em conta em Portugal estão o Google, Facebook e Wikipedia.
Este indicador reflete a qualidade de navegação percebida pelo utilizador. No entanto, pode ser impactado negativamente pelo desempenho do equipamento utilizado, especialmente se for antigo.
É calculado considerando o tempo de carregamento da página. Uma página carregada em 10 segundos ou mais obtém uma taxa de desempenho de 0% e uma página carregada instantaneamente obtém uma taxa de desempenho de 100%. Por exemplo, uma página carregada em 2 segundos terá uma taxa de desempenho de 80%. Ou seja, 64% da NOS traduz-se num tempo de carregamento do site entre 3 e 4 segundos.
Este artigo tem mais de um ano
NOS – Velocidade de Internet contratada: 120 Mbps
Teste 18/09/2023:
92.5 Mbps de transferência
9.76 Mbps de carregamento
Nunca passou dos 94 Mbps mas pago por 120 Mbps
Tem que testar por cabo de rede ligado diretamente no modem, e tem de ter uma placa que suporte 1 Gbps, para conseguir chegar aos 120 Mbps de download.
Tem de testar a diversas horas do dia ao longo de toda a semana, para ver se alguma vez consegue atingir a velocidade contratada.
Mais nenhum dispositivo pode estar ligado ao modem, incluindo boxes, aparelhos por Wi-Fi, câmaras, etc., de forma a conseguir testar à velocidade máxima realmente disponível no aparelho.
O PC só deve ter o browser utilizado para o teste a correr de forma activa e tudo o resto (actualizações, torrents, streaming, etc.) deve estar em pausa para ter a certeza que está a obter a máxima velocidade disponível.
Não estou a dizer que algum dia irá atingir a velocidade máxima contratada, mas apenas a sugerir que para o teste ser justo para com a NOS, tem de seguir os passos acima.
E que tal verificar se tem ou placa Gigabit Ethernet, se está ligado na porta 4 (se for um router mais antigo) e se a cablagem suporta velocidades Gigabit?
Que placa de rede tens no teu pc se for 10/100 so recebes ate 100 mbits
O artigo menciona de passagem que se refere a serviço móvel.
Aqui contratei 200 e tenho mais de 200! (teste feito contra um servidor que não era o da NOS!!)
Nunca tive qualquer problema com a NOS!
https://www.speedtest.net/result/15263387741
Eu tenho 200 Mbps de download/transferência contratados na NOS:
Teste 18/09/2023 (Ookla)
218.64 Mbps de download em media (18.64 Mbps acima do contratado)
109.18 Mbps de Upload em media (9.18 Mbps acima do contratado)
Teste 18/09/2023 (pplware)
download
pico: 220.3 Mbps
media: 218.9 Mbps
upload
pico: 115.5 Mbps
media: 108.4 Mbps
sistema:
SO: Linux Mint 21.2 (Victoria, kernel 5.15.0-83)
CPU: AMD Athlon X4 860k
Placa-mãe: ASRock FM2A68M-HD+
Gráficos: GeForce GT 730
Disco: SSD Kingston 500Gb
Ram: 12Gb (4Gb+8Gb)
2 ventoinhas de 80cm (intake: 1200 Rpms, Outake: presume-se 1000 Rpms
quem quer saber dos teus specs
É para dizer que tem Linux
deixa para lá, eu tenho 1 gbps contratado e nos devolo só consigo debitar 870 mbps, são 130 mbps a menos, mais do que tens contratado..
devia ligar para lá a queixar-me…!!!!!!!!!
Isso é da placa de rede. Claramente
Mais material comprado pela nos, aqui com a nos mesmo a pagar por um servico todos os meses e quase nao da para ver nada, antes tinha 40 mbits em 4g e agora so recebo menos de 5 mbits tem dias nem 1 mbit chega
+1
Com outra “agravante”: se por acaso quiser fazer upgrade ao router eles deixam de dar apoio pois o equipamento não é o deles!
Já fui cliente Vodafone e nunca levantaram problemas por usar um equipamento que não é deles. E nunca recusaram apoio como já me fez a NOS – tive de desligar o meu, voltar a por o router deles para no ‘fim’ me dizerem que é um ‘problema na antena deles’, que já sabem e que não há agendamento para qualquer intervenção!
O pior que eu uso o router deles e a nos sabe do problema e nao querem resolver o problema eu so estou a espera que contrato de permanencia termine para eu os mandar dar uma curva
Só pode ser para rir. Eu não seria cliente da NOS nem que me pagassem…
Eu, como cliente NOS só tenho a agradecer.
Consigo fazer uma chamada via Facebook ou whatsapp durante uma viagem entre Porto e Lisboa sem interrupções… coisa que não conseguia na Meo.
Tenho mais velocidade disponível do que tinha antes na meo!
obrigado!
É isso mesmo! Agradeço ao Pedro e a todos os que fazem o mesmo!
Ainda bem que assim é…
‘Pena’ ser só no litoral… Tente fazer o mesmo no interior do país… Porto – Bragança ou Lisboa – Beja.. Ou faça a N2 que logo vê a enorme quantidade de zonas sem cobertura ou com muito má cobertura.
“Spoiler alert”: basta afastar de uma das cidades/vilas para começarem os problemas.
@Aiaiai foi por isso que mudei para a NOS.
Moro junto a um dos principais eixos rodoviários de Portugal, e a resposta da MEO e da Vodafone foi… se não tem rede, a culpa é do telemóvel, das pedras, das arvores, do vento, da chuva, do cambetas. Temos rede máxima 4G aí, se não tem problema seu.
NOS: 5G a 600 Mbps no mesmo local.
Entao no interior de portugal estar a 2 kms em linha recta para a antena da nos mesmo com rede maxima nem 1 mbits tinha em 4G e o 5g nem se mexia lol
Eu sou cliente NOS e estou bastante arrependido. So na localidade onde trabalho nao tenho rede e logo por azar e’ onde passo mais tempo…
Não tenho queixas na NOS, de 1gb ativei os 160Mhz do 5Ghz e passo os 1000 e por cabo não passa de 950 que é ótimo mas deixei de usar cabo para ter mais de 1000Mb para não dizer os números mais certos
Pois, mas é só no youtube. Na HBO Max (com a google Tv) demora tanto a carregar que parece um intervalo publicitário.
No HBO não posso falar, mas posso dizer-te que não é só no youtube! Amazon prime e Netflix, sem qualquer problema ou lentidão!
HBO Max é assim em todas as operadoras xD
O Problema esta mesmo na HBO Max, e é pena pq quando era “só HBO” funcionava sem problemas.
“HBO Max é assim em todas as operadoras”
Nop, no meu caso abre igual às outras.
Sou cliente da Vodafone, a minha irmã da NOS com o dobro da velocidade contratada. Tenho a dizer só… tem tem, então não tem… mas de rede móvel não é nada má, mas a fibra é horrenda. A velocidade não é má nos speedtest é a contratada, mas a estabilidade dessa velocidade péssima em alguns sites é rápida, noutros é lentíssima, noutros nem carrega à primeira, alguns serviços as vezes não funcionam. Na vodafone nenhum problema desses existe.
Meus amigos isso depende de zona para zona pois algumas estão condicionadas. E muito Traffic shopping á mistura.
A NOS até pode vir a tirar cafés que nem que me paguem volto para eles .
Parabéns por comprarem mais um “carimbo”! Continuem a investir no que realmente interessa…
Já está a melhorar e bem na rede móvel, mas ainda falta um bom caminho.
offtopic:
O que é que se passa com o site da sapo?
Tem nova interface.