Moeda digital: Taiwan quer uma, mas o processo será “tremendo e complexo”
Hoje, há já vários países a trabalhar numa moeda digital, com o objetivo de modernizar, facilitando, os processos. O banco central de Taiwan quer criar a sua, mas disse que não há, ainda, calendário para o seu lançamento.
O banco central de Taiwan tem estado a trabalhar num projeto-piloto de uma moeda digital gerida pelo governo, com o objetivo de permitir que as pessoas utilizem uma carteira digital e façam pagamentos sem utilizar um cartão de débito ou de crédito.
Embora o banco não tenha atualmente um calendário para a emissão da moeda digital do banco central, no processo de investigação e experimentação contínuas, já está a melhorar a eficiência do processamento e a aplicação inovadora do sistema de pagamentos.
Partilhou o banco, num relatório ao parlamento.
Uma vez que o lançamento da moeda afetará muitas pessoas, é necessário comunicar amplamente sobre o assunto. Segundo o banco central de Taiwan, as audiências públicas e os fóruns terão lugar no próximo ano, por forma a promover o conhecimento da moeda.
A promoção da moeda digital do banco central é um projeto enorme e complexo que terá de ser realizado durante muito tempo.
Conforme recordado pela Reuters, 134 países, representando 98% da economia global, estão, atualmente, a explorar versões digitais das suas moedas. De acordo com um estudo divulgado em março, mais de metade destes encontram-se em fases avançadas de desenvolvimento, piloto ou lançamento.
Para aqueles que a suportam, as moedas digitais permitirão novas funcionalidades e proporcionarão uma alternativa ao dinheiro físico.